Páginas

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

(24)REFORMAS: QUANDO VÃO SER ACTUALIZADAS?(post informativo)


 Resultado de imagem para pessoas idosas+imagens
[TRAZIDO DO FB: CONTA DA TSF-18/1/2016]

REFORMAS:COMO E QUANDO VÃO SER ACTUALIZADAS AS PENSÕES?

«Pensões atualizadas só em fevereiro


O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social esclareceu hoje que a atualização das pensões relativas a janeiro será refletida no pagamento de fevereiro, mas com retroativos.

Num esclarecimento enviado à Lusa, fonte do Ministério refere que a atualização das pensões relativas a janeiro do regime geral da Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentações (CGA) "será refletida no pagamento de fevereiro.


Ou seja, o pagamento das pensões em fevereiro (cujo processamento se encontra em curso) refletirá a atualização relativa a fevereiro, bem como o pagamento do retroativo de janeiro".

As explicações da tutela surgem depois de a SIC Notícias ter noticiado que as pensões do mês de janeiro não incorporaram a atualização entretanto anunciada pelo executivo.

No âmbito do acordo entre o PS e os partidos da esquerda, é retomada a aplicação da lei-quadro de atualização de pensões, que esteve em vigor até 2007, na qual a fórmula de cálculo de aumento anual das pensões é ponderada em função da inflação e da média dos últimos três anos de crescimento económico.

Assim, em 2016 - tendo como base uma inflação de 0,3 por cento estimada em outubro deste ano e um crescimento económico médio inferior a dois por cento nos últimos três anos -, serão atualizadas as pensões até 628 euros, correspondentes a 1,5 vezes do indexante de apoios sociais (IAS).

O Ministério explica agora o atraso na atualização das pensões com "o enorme volume de informação envolvido num processamento de pensões, que ocorre sempre em meados do mês anterior ao mês do pagamento".

Deste modo, "as pensões pagas em janeiro foram processadas em meados de dezembro, momento em que o decreto-lei que determinou a atualização das pensões não tinha sido publicado, não se encontrando, por isso, em vigor", acrescenta ainda a tutela.»

NB:ESTE MÊS JÁ PUBLICAMOS 4 POSTES INFORMATIVOS, COM ALGUMAS ALTERAÇÔES QUE JÁ ENTRARAM EM VIGOR OU VÃO ENTRAR AO LONGO DO ANO!(ver nos comentários)

12 comentários:

  1. LISTAGEM DOS POSTES DE JANEIRO/16 COM INFORMAÇÕES ÚTEIS:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. -POST 6:FINANÇAS: Alterações no IRS

      -POST 9:AGRICULTURA: Formação Obrigatória prós Agricultores

      -POST 12: IMPOSTOS: Terá direito a um IMI mais reduzido?

      --POST?: CARTA DE CONDUÇÃO: Este post ainda não saiu.

      Eliminar
  2. EM SUMA:

    As pensões até 628 euros serão actualizadas só em Fevereiro, mas com "retroativos a janeiro/16".

    ResponderEliminar
  3. SEMPRE QUE VEMOS POSTES ANTIGOS A SER MUITO PROCURADOS FICAMOS SEMPRE MUITO CURIOSOS, PRINCIPALMENTE QUANDO NÃO ENCONTRAMOS UMA EXPLICAÇÃO PLAUSÍVEL PRÁ SITUAÇÃO, COMO ACONTECE NESTE CASO!(post 57 de set/14).

    NB/ESTE:«(57)MAU TEMPO: DEPOIS DO CENTRO/SUL...CHEGOU A VEZ DO CENTRO/NORTE!(meteorologia)»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nada melhor do que esperar, calmamente. sempre ouvi dizer que o tempo tudo esclarece.

      Eliminar
  4. ainda não percebi o motivo de tanto baralho quando os aumentos vão desde 0,50 a 2,50 euros. qual será a mossa no deficite uns aumentos destes???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os aumentos nas reformas mais baixas vão ser pequenos mesmo que se aumentem de acordo com a inflação esperada para este ano. Mas como vêm aí outra vez o CS.....

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. REFORMAS: AUMENTO DAS REFORMAS MINIMAS (rurais e outras)

    O PSD e o CDS vão sugerir que o Governo actualize estas reformas acima da inflação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se bem entendi, o que estes partidos querem é que as pensões sejam actualizadas com base na inflação de 2016 e não de 2015. Feitas as contas, dará mais uns troquinhos...

      Eliminar
    2. (Anónimo22 de janeiro de 2016 às 04:00)

      Os aumentos nas reformas mais baixas vão ser pequenos mesmo que se aumentem de acordo com a inflação esperada para este ano. Mas como vêm aí outra vez o CS.....

      Eliminar
    3. CS/Complemento Solidário para Idosos

      Eliminar