Páginas

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

(28) COMO ESTÁ A AVALIAÇÃO/REMOÇÃO DO MIANTO DOS EDIFICIOS PÚBLICOS?(não está...)

  1. CAROS BLOGUISTAS: A QUERCUS VOLTOU A PERGUNTAR AO GOVERNO COMO ESTÁ A SITUAÇÃO DA AVALIAÇÃO/REMOÇÃO DAS PLACAS DE FIBROCIMENTO DOS EDIFÍCIOS PÚBLICOS! SEGUNDO A QUERCUS "ESTÁ TUDO NA MESMA, CINCO ANOS DEPOIS".

    «Amianto nos edifícios públicos. Tudo na mesma, cinco anos depois

    A prevenção é a melhor aposta, mesmo do ponto de vista económico, garante Carmen Lima, da Quercus, lembrando que todos os dias há pessoas expostas involuntariamente ao amianto em edifícios públicos.

    Já lá vão cinco anos e está tudo praticamente na mesma em relação aos edifícios públicos com amianto. Continua por concluir o levantamento previsto por lei, o primeiro de vários passos de um Plano de Acção para o Amianto. Ou seja, existe uma lista de edifícios, mas não estão identificados todos os materiais perigosos.

    Carmen Lima, da associação ambientalista Quercus, lamenta que o levantamento não esteja concluído e refere que já passou tempo suficiente para o fazer.

    “Cinco anos era tempo suficiente para fazer o levantamento com rigor e sem acrescentar custos demasiado elevados a este trabalho. Aquilo que foi feito até agora foi apenas a primeira fase, apenas a identificação dos materiais que poderão conter amianto, mas falta trabalho importante, como por exemplo a avaliação do risco de exposição dos trabalhadores da função pública a este material, que não está feito nem há qualquer previsão para o fazer.”

    Por isso, a Quercus pede ao primeiro-ministro Antonio Costa um interlocutor no Governo para esta matéria e um organismo que coordene e sistematize a informação recolhida.

    A aposta na prevenção é algo que faz sentido, mesmo em termos económicos, explica.

    “Não nos podemos esquecer que há pessoas que estão expostas, não sabemos como nem quando, o que sabemos é que estão involuntariamente expostas e cada dia que passa é mais um dia de exposição. Qualquer dia quando começarem a aparecer mais pessoas doentes e começarmos a fazer contas a tudo isto, vamos verificar que cada ano que passa vai ficar mais caro ao SNS não ter feito a prevenção da exposição ao amianto.”

    Até agora, o Estado apreciou 13 mil espaços públicos, para identificar apenas os locais que presumivelmente podem conter amianto.
  2. Fenprof sem respostas

    No que diz respeito às escolas que contêm amianto, há também mais dúvidas do que certezas.

    No início do mês, a Fenprof colocou ao Ministério da Educação a questão do levantamento, mas Mário Nogueira, secretário-geral da Federação Nacional de Professores, lembra que há muitas escolas cuja situação se desconhece, incluindo nas regiões autónomas.

    “Na maior parte dos casos, a nível das escolas dependentes dos municípios, estamos ainda para saber quais são exactamente, porque não houve publicação nenhuma, quais são as escolas que continuam com amianto. O mesmo se aplica às escolas públicas das regiões autónomas.”

    Outras das questões colocadas à tutela foi saber qual o calendário previsto para a remoção do amianto nas escolas, mas também ficou sem resposta.»
  3. [TRAZIDO DO FB: RÁDIO RENASCENÇA-10/2/2016]

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. ESCLARECIMENTO: PLACAS DE FIBROCIMENTO VS SAÚDE

    1-Não pretendemos causar alarmismos, mas tão-somente falar de uma realidade.

    2-Está provado que as placas de fibrocimento, porque contêm amianto, fazem mal à saúde (provoca cancro). Igualmente é sabido que o grau de perigosidade depende do estado de conservação/degradação das mesmas, pelo que a avaliação do estado destas deveria ser feita por técnicos o que nem sempre aconteceu!(cont.)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  3. As associações podem alertar mas como não têm poder decisório... Os alertas são importantes para lembrar os responsáveis a estabelecerem melhor as prioridades.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. o amianto só faz mal se estiver estragado e em locais pouco ventilados

    ResponderEliminar
  6. INFORMAÇÕES ADICIONAIS: INTERVENÇÕES NAS ESCOLAS DO DISTRITO DE VISEU

    1-Ontem, dia 23/2, os Deputados do PSD eleitos por Viseu fizeram um requerimento pra saber como está o acordo celebrado com o anterior Governo, que previa a intervenção em várias escolas do País, com recurso aos fundo do famoso 20.20.

    1.1-O documento não refere especificamente o "amianto", mas mal feito fora fazer-se uma intervenção e não retirarem estes materiais.

    2-No distrito de Viseu são 7 escolas a intervencionar: Lamego, Vouzela, S. Pedro do Sul, Moimenta da Beira, Tondela, Mangualde e Viseu.

    2.1-Perguntam os signatários do documento, quais os critérios que nortearam estas escolhas.

    3-Como se pode ver, a Escola de Tarouca não consta na lista mas, como é sabido, no Pav.E a cobertura é de fibrocimento.

    A. Monteiro

    ResponderEliminar