Páginas

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

(5)DIA ESPECIAL: DIA DE LUTA CONTRA O CANCRO!(4/fevereiro)

DIA ESPECIAL: DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA O CANCRO:
Resultado de imagem para imagens de gorros

ESTE DIA VISA SOBRETUDO SENSIBILIZAR AS PESSOAS PRÁ IMPORTÂNCIA DOS ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEIS  E PRÓS SINAIS DE ALERTA BEM COMO SENSIBILIZAR AS ENTIDADES PRÁ PROMOÇÃO DE RASTREIO GRATUITOS ÀS POPULAÇÕES!

«Celebra-se esta quinta-feira o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro.


Cancro. Não há dia em que não se ouça esta palavra, esta dura palavra que, diariamente, tira a vida a milhares de pessoas em todo o mundo, não olhando a idades, a géneros e sonhos.

O cancro é a proliferação anormal de células. Nasce nas células, faz nascer novas células (as cancerígenas e que não são necessárias para o organismo – mas que viajam nele livremente) e mata células. E é neste excesso de células que se dá o tumor. O maldito.

Mas nem todos os tumores são cancro, apenas os malignos. E muitos deles dão os primeiros sinais de alerta em pequenos sintomas, quase sempre desvalorizados e nada associados ao cancro.

É o caso da tosse ou da rouquidão persistente. Mas é também o caso de um nódulo, de diarreia e obstipação constante. A perda de peso inesperada e a dificuldade em cicatrizar uma ferida são também sinais de alerta, assim como a presença de sangue no vomitado, na urina ou nas fezes. Ou a perda de sangue fora do período menstrual.

Ir a casa de banho e sentir que não conseguiu libertar tudo ou ter umas fezes muito moles e com formas irregulares. São todos possíveis sinais de cancro, sabia?

O alerta é dado pelo médico britânico Richard Roope, que ao The Independent salienta a importância de consultar um médico em caso de dúvida. “Muitas vezes os sintomas não serão causados pelo cancro, mas se forem rápidos no diagnóstico, melhor o resultado”, diz.

Segundo a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), são ainda acrescentados estes sintomas no leque dos mais comuns da doença: espessamento, massa ou 'uma elevação' na mama, ou em qualquer outra parte do corpo, aparecimento de um sinal novo ou alteração de um sinal já existente, alterações relevantes na rotina intestinal ou na bexiga, desconforto depois de comer, dificuldade em engolir e sensação de fraqueza ou cansaço extremo.

E como nunca é tarde para prevenir, clique aqui para saber quais são os alimentos do dia a dia que aumentam o risco de cancro e aqui para conhecer os dez principais inimigos da doença.

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro e a Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), com o apoio da Janssen, companhia farmacêutica do grupo Johnson & Johnson, assinala este ano a data com uma mensagem positiva e encorajadora, dirigida a todos os que, direta ou indiretamente, enfrentam esta doença. Veja aqui » (In Notícias ao Minuto)

INFORMAÇÃO RELACIONADA: VOLTAMOS A LEMBRAR QUE UMA ASSOCIAÇÃO AMIGA DO IPO DO PORTO ESTÁ A PROMOVER UMA CAMPANHA DE RECOLHA DE BENS PRÁS CRIANÇAS ALI INTERNADAS. EM TAROUCA, É O "GRUPO ELAS" QUEM FICOU RESPONSÁVEL POR RECOLHER E ENTREGAR OS DONATIVOS!(cont. nos comentários)

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (voltamos a pedir pra não ligarem à hora de registo das postagens porque o "sistema" baralhou isto tudo, nada dá com nada)

      Eliminar
  2. Quem quiser aderir a esta campanha solidária, pelas crianças do IPO do Porto, poderá entregar na sede do Grupo Elas (*):

    -pantufas, pijamas, fatos de treino, gorros, brinquedos e livros.

    (*)A sede fica situado nas instalações da antiga escola primária.

    ResponderEliminar