Páginas

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

(13)SOLIDARIEDADE: CENTRO PAROQUIAL DAS MOITAS VS MILAGRE DAS ROSAS!

VOLTA A SER PROIBIDO AJUDAR OS QUE PRECISAM?! ÀS VEZES ATÉ PARECE QUE SIM.....

CAROS BLOGUISTAS: AQUI FICAM 2 TEXTOS MUITO DIFERENTES, MAS NO FUNDO MUITO IGUAIS, JÁ QUE EM AMBOS OS CASOS ALGUÉM SE VIU "INCOMODADO" POR QUERER AJUDAR OS NECESSITADOS.

ORA VEJA:

--TEXTO 1: O CASO DO CENTRO PAROQUIAL S. MARTINHO DAS MOITAS

«Centro Social Paroquial de S. Martinho das Moitas multado por apoiar mais pobres do que podia

O Centro Social Paroquial de S. Martinho das Moitas, em S. Pedro do Sul, foi condenado a pagar uma multa de 2.500 euros por ter prestado apoio domiciliário a mais seis pessoas do que estava autorizado pela Segurança Social e ainda por não constarem nos contratos que assinou com os utentes os seus direitos.

Esta contraordenação resulta de uma inspeção levada a cabo no início do mês de dezembro, após denúncia. A Segurança Social multou a Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) em 6.300 euros, um valor que a organização considerou elevado e que a levou a recorrer ao Tribunal de Trabalho de Viseu, que reduziu a coima para os 2.500 euros.

O presidente do Centro Social Paroquial de S. Martinho das Moitas, o padre Ricardo Correia, não é contra as inspeções que são feitas, mas considera desproporcionada a multa passada à IPSS.

O sacerdote diz que não sabia que o Centro Social Paroquial não podia ajudar mais pessoas do que o que estava acordado com Estado e que apenas se limitou a apoiar cidadãos pobres e que vivem isolados. Sobre a questão dos contratos não conterem os direitos dos beneficiários, o pastor explicou que quando a instituição celebra um acordo com os utentes entrega-lhes o seu regulamento onde constam esses mesmos direitos.»

--TEXTO 2: O MILAGRE DAS ROSAS:

«O Milagre das Rosas

D. Isabel, a mulher de D. Dinis, ocupava todo o tempo que tinha a fazer bem a quantos a rodeavam, visitando e tratando doentes e distribuindo esmolas pelos pobres. 

Conta a lenda que o rei, que tinha muito mau génio apesar de ser também bondoso, se irritou por ver a rainha sempre misturada com mendigos, e proibiu-a de dar mais esmolas. 

Certo dia, viu-a sair do palácio às escondidas, foi atrás dela e perguntou-lhe o que levava escondido por baixo do manto. Era pão para distribuir pelos pobres. Mas ela, aflita por ter desobedecido ao rei, disse: 
- São rosas, Senhor!
- Rosas? Rosas em Janeiro? - duvidou ele - Deixai-me ver! 

De olhos baixos, a rainha Santa Isabel abriu o regaço e o pão tinha-se transformado em rosas, tão lindas como jamais se viu.»

INFORMAÇÃO ADICIONAL: O Pe RESPONSÁVEL PELO CENTRO PAROQUIAL NÃO QUIS FALAR À CS PRA NÃO "EMPOLAR O CASO". RESPEITAMOS A DECISÃO, MAS ERA BOM QUE TIVESSE FALADO, PRA EVITAR QUE SITUAÇÕES DESTAS SE REPITAM!(até porque já existiram outras situações análogas...)

48 comentários:

  1. UM RESUMO DO CASO DO CENTRO PAROQUIAL DE S.MARTINHO DAS MOITAS-VISEU-S.PEDRO DO SUL:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1-Em S. Pedro do Sul existe uma IPPS que celebrou um contrato com a Segurança Social de Viseu pra prestar apoio domiciliário a 30 pessoas.

      2-Se no início este acordo era suficiente, com o tempo tornou-se insuficiente: Crise? Envelhecimento da população? Não sabemos.
      O que sabemos é que "6 idosos carenciados" foram bater à porta do Padre responsável e este, sem saber que era proibido, decidiu apoia-los, sem pedir nada em troca à Seg. Social: um puro gesto de caridade, portanto.

      3-Depois porque terá havido uma denúncia (de quem? porquê?), a Segurança Social de Viseu multou a IPSS em 6.300 euros (após recurso "apenas" teve que pagar 2.500).

      3.1-Ao que parece agora já pode alimentar os tais 6... agora já estão legais. E assim sendo, porque não se alterou o contrato antes de irem prós tribunais?!

      4-Por último, e quiçá o mais importante: quem no fundo vai ficar prejudicado com o pagamento desta multa?!? O Bom do Padre? O Director da Segurança de Viseu? O Ministro da Solidariedade? Que responda quem souber.

      ProfAnónima

      NB/UM CONSELHO: PRÁ PRÓXIMA, Sr Pe RICARDO CORREIA, QUANDO FOR ALIMENTAR UM "POBRE FAMINTO" E APARECER A SEG.SOCIAL DE VISEU A PERGUNTAR O QUE LEVA NAS MARMITAS, RESPONDA: "SÃO ROSAS, MEU SENHOR(A)!"

      Eliminar
  2. No site da Rádio VFM alguém deixou um comentário com a sua graça "as regras são para serem cumpridas", diz. Querem ver vão querer transmitir a ideia que o Padre é um fora da lei...um anarca??? http://www.vfm.pt/noticias/ver/1676

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me que esta rádio é da região de Lafões-Vouzela-emite em 94.6

      Eliminar
  3. Confirma-se que depois de ter pago a multa foi dada autorização ao Centro Paroquial de S.Pedro do Sul, pra alimentar mais 6 idosos carenciados. Saiba mais aqui:

    «http://www.jornaldocentro.pt/centro-social-e-paroquial-de-s-martinho-das-moitas-multado-por-ajudar-pobres/»

    ResponderEliminar
  4. Salienta-se o facto da Segurança Social só dar subsídio pra 30 utentes e o Padre responsável (fazendo uma boa "divisão do pão") alimentava 36, sem qualquer encargo extra pró erário público! Se fosse ao contrário...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquanto a problema burocrático não se resolveu quem alimentou os 6 idosos??

      Eliminar
    2. Parece-me que essa parte é o que menos importa(va) aos responsáveis pela SS de Viseu. Devem ter como lema "se o Povo não tiver pão...que coma brioches!"

      Eliminar
  5. o problema deve ser esse. aparecer alguém que está no social só para fazer o bem ao próximo sem querer tirar proveitos. deviam achar estranho.

    ResponderEliminar
  6. UM PONTO DE SITUAÇÃO DO CASO RELATADO NO POST

    1-A situação terá sido denunciada em 1ª mão pelo Jornal do Centro (online), há 6 dias.

    1.1-Passados 3 dias, a rádio de Viseu VFM terá dado a notícia (conforme o texto do post) depois de ouvir o Padre.

    2-Posteriormente, outros órgãos da CS quiseram "pegar" no assunto, mas queriam ouvir os responsáveis por esta situação.

    2.1-Foi o caso da TSF que apenas conseguiu falar com o Presidente das IPPS`s já que o Director da Segurança Social de Viseu não mostrou "disponibilidade" pra justificar a situação.

    3-Hoje, já se pode encontrar este CASO em vários órgãos da CS, com a informação disponível.

    ProfAnónima

    NB:VAMOS COLOCAR ALGUNS ENDEREÇOS DESSES ÓRGÃOS MAS DESDE JÁ ALERTAMOS QUE MUITOS DOS COMENTÁRIOS QUE FORAM FEITOS À NOTÍCIA, MAIS NÃO VISAM DO QUE DESVIAR A ATENÇÃO DOS LEITORES DO ESSENCIAL: IPSS MULTADA POR AJUDAR IDOSOS CARENCIADOS A CUSTO ZERO PRÓ ESTADO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os responsáveis da segurança social não falaram nem vão falar. Como justificar uma coisas destas?? Pobre de quem precisa.

      Eliminar
    2. Realmente, alguns comentários não têm ponta por onde se pegue. Quanto ao responsável, não justificou nem vai justificar. Como justificar uma situação destas???

      Eliminar
    3. Me parece que, desta vez, não vai ser fácil os responsáveis pela Segurança Social de Viseu remeterem-se ao silêncio à espera que a coisa caia no esquecimento. Depois da comunicação social escrita e radiofónica apareceram hoje as televisões...

      Eliminar
    4. NOVO: O assunto continua a merecer a atenção da CS Nacional. Na edição de hoje do JN saiu um texto com novos dados. Por exemplo, identificou 3 das 6 pessoas ajudadas de forma "ilegal". Estes novos dados ainda tornam as coisas mais revoltantes.

      Eliminar
  7. SAIBA MAIS:«"Somos multados por alimentarmos os nossos pobres"

    10 DE FEVEREIRO DE 2016

    O Centro Paroquial de S. Martinho das Moitas, em S. Pedro do Sul, foi multado por apoiar mais pessoas carenciadas do que aquelas que estava acordado com a Segurança Social.»

    http://www.tsf.pt/sociedade/interior/somos-multados-por-alimentarmos-os-nossos-pobres-5023725.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A explicação adiantada pelo presidente das IPPSS portuguesas cai por terra a partir do momento em que o centro foi autorizado a apoiar mais 6 idosos depois de pagar a multa e preencher o papel. Quem vai pagar a multa???

      Eliminar
    2. Lino Maia, Presidente das Instituições de Solidariedade Social, não apresentou NENHUMA explicação. Ele apenas levantou 2 hipóteses mas foi dizer que a situação era "estranha".

      No texto da TSF, pode ler-se:«Lino Maia, o presidente das Instituições de Solidariedade Social, considera que este é um caso estranho, sublinha que não o conhecia, mas ensaia uma explicação para o que poderá ter levado à tomada de posição da segurança social.»

      UCdB (Uma Colaboradora do Blog)

      *Entretanto a imagem usada por esta rádio está a ser contestada por quem diz conhecer a realidade.

      Eliminar
    3. Um desses comentário foi escrito por alguém que "assina" com o nome de Joaquim Ribeiro, disse do Municipio de S.Pedro do Sul. Aqui fica o que ele escreveu:«É lamentável que alguém tenha cometido a desonestidade de associar esta foto à cozinha do Centro Social em questão, só pode ser por maldade. Conheço a cozinha em questão, que é uma cozinha industrial com todas as condições de higiene. A pessoa que está por detrás desta "brincadeira" de mau gosto devia ser processada judicialmente.»

      Eliminar
    4. Na minha óptica o site da TSF não esteve à altura da situação, ao acompanhar a notícia com uma foto que desvirtuava a realidade. Porém, por mim, fica "perdoado" com os "Sinais do Tempo" do Fernando Alves dedicado a esta questão.

      Eliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. SAIBA MAIS: (11/2/16-há 4 horas)
    «Paróquia multada por ajudar e alimentar os mais pobres

    Desabafo pertence ao padre Ricardo Correia.

    Pode parecer mentira, mas não é. O Centro Paroquial de São Martinho das Moitas, em São Pedro do Sul, no distrito de Viseu, foi multado pela Segurança Social por ter ajudado mais seis pessoas do que o previsto. (...)»

    www.noticiasaominuto.com/pais/536425/paroquia-multada-por-ajudar-e-alimentar-os-mais-pobres

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porquê que estes jornais não selecionam os comentários???

      Eliminar
  10. Um é padre e quis fazer o que a bíblia manda. Os outros quiseram ser mais papista que o papa. Mas não é o único caso, já estão a falar que existem outros casos. Pobre de quem precisa.

    ResponderEliminar
  11. Porquê denunciar uma situação desta? Existe um ditado antigo que diz "o teu maior inimigo foi e será sempre o teu colega de ofício." Não conhecendo o meio, não posso inventar, mas recordo o ditado.

    ResponderEliminar
  12. Como a situação é completamente surrealista não vou perder tempo a comenta-la pelo menos até os responsáveis da Segurança Social de Viseu apresentarem uma explicação. Por agora apenas gostaria de salientar a forma celeber como a Justiça decidiu este caso, em apenas 3 meses. Já quanto à decisão, embora me pareça que a absolvição fosse o mais correto, sem conhecer mais pormenores vou considera-la ajustada e vou continuar à espera que os responsáveis falem pois pode haver alguma aspecto relevante que ainda não seja conhecido do público.
    Sempre Atento.

    ResponderEliminar
  13. Sempre a falar das vidas regionais e nacionais e das locais nada. Veja isto como uma crítica construtiva. Cump.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tarouca não é uma ilha isolada. Quando sobe a gasolina na capital, também sobe em Tarouca. Quem manda na(s) IPSS(s) de S.Pedro do Sul também manda nas de Tarouca. Convém saber como (re)agem perante determinadas situações, ou não?!?

      Eliminar
  14. PERGUNTA:

    Alguém nos sabe dizer se o CM também abordou este assunto? Na net não encontramos nada! ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos "breves" da edição de ontem, vinha uma pequena notícia intitulada "S. Pedro do Sul: Centro Social multado por ajudar demais". Referia ainda que não tinham conseguido falar nem com o responsável pelo Centro Paroquial nem pela SS de Viseu.

      Eliminar
    2. Na edição de ontem, este jornal, falava novamente no assunto, informando que a SS de Viseu acabou por autorizar que este centro passasse a ajudar 40 pessoas, recebendo o financiamento inicial, isto é, relativo a 30.

      Esta informação foi colhida junto do responsável pelo Centro Paroquial das Moitas, Pe Ricardo Correia. Os responsáveis pela Segurança Social de Viseu continuam mudos e calados.

      Eliminar
  15. ÕUTRA PERGUNTA:

    Na net alguém escreveu que "excesso de zelo é crime", É verdade? Profanónima

    ResponderEliminar
  16. IN DN-11/2/2016

    «(...)

    Para Lino Maia, presidente das Instituições de Solidariedade Social, este é um caso "muito estranho", que não conhecia. À TSF avançou uma possível razão para a coima: "Pode a Segurança Social argumentar que estão a utilizar equipamento que foi financiado por dinheiros públicos e, portanto, não podem prestar apoio senão ao abrigo das condições impostas pela Segurança Social. Pode também acontecer que a instituição - penso que não é o caso - prestasse apoio domiciliário sem ter propriamente condições para o prestar. É de facto muito estranho."»

    «http://www.dn.pt/sociedade/interior/centro-paroquial-multado-em-6300-euros-por-ajudar-pessoas-a-mais-5025092.html»

    ResponderEliminar
  17. INFORMAÇÃO: COMENTÁRIOS

    A grande maioria dos comentários dos internautas vai no sentido de condenar a Segurança Social (e o próprio tribunal); contudo existem alguns que apareceram a defender antes "a dádiva da cana de pesca em vez de darem o peixe". Esta sugestão poderia fazer sentido se não estivessemos a falar de idosos e/ou doentes. (cont.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De salientar que comentários que visavam "acusar o Sr Padre pela situação" (porque transgrediu?), não apareceu mais nenhum.

      Eliminar
  18. Claro que os principais responsáveis são aqueles que praticam as acções. Mas aqueles que "contratam" pessoas para certas funções que manifestamente não têm perfil para o cargo, também não ficam isentos de culpas. Tenho dito.

    ResponderEliminar
  19. NOVO: O assunto continua a merecer a atenção da CS Nacional. Na edição de hoje do JN saiu um texto com novos dados. Por exemplo, identificou 3 das 6 pessoas ajudadas de forma "ilegal". Estes novos dados ainda tornam as coisas mais revoltantes.

    UCdB

    ***
    AQUI:««Multado por dar de comer a pobres e cegos

    São três irmãs, todas cegas de nascença. Maria, a mais velha, tem 69 anos. Conceição, 65, e Ana, 62. Vivem juntas desde sempre, em Covas do Rio, S. Pedro do Sul, onde não têm mais familiares.

    Vale-lhes o apoio domiciliário do Centro Social e Paroquial de S. Martinho das Moitas. "Foi isto que a Segurança Social não viu", considera José Martins, vice-presidente da instituição, multada em 6300 euros pela Segurança Social por apoiar mais pessoas carenciadas do que o acordado. (...)»
    ***
    http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Viseu&Concelho=S%E3o%20Pedro%20do%20Sul&Option=Interior&content_id=5025946

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois dsta "descoberta" (só possível pq alguém foi ao terreno) quem defendia dar a cana e não o peixe, devia infiar um gorro na cabeça até ao pescoço!Pois.

      Eliminar
    2. OU UM SACO DE SARAPILHEIRA.

      Eliminar
  20. Os responsáveis pela segurança social de Viseu já falaram? Ou só vão falando por interpostas pessoas nos facebooks????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aquilo que se pode ir lendo na CS, nenhum dos responsáveis disse nada. Também o que dizer?! Todos os argumentos (hipotéticos) invocados por anónimos/as foram caindo por terra.

      Eliminar
    2. Foram mais papistas que o papa e ainda queriam denegrir a imagem do padre responsável pelo centro social. Não conseguiram.

      Eliminar
  21. UMA SEMANA DEPOIS:

    O jornal online "Observador" também pegou no assunto, mas fê-lo de uma forma tão "enroscada" que mais parece querer arranjar os culpados pela coisa. Nomes? Népia. Um grupo de profissionais!(*)

    ENAE (Esta Não Assino Eu)

    (*)NESTE CONTEXTO, UM "GRUPO PROFISSIONAL" PODERÁ SER, POR EXEMPLO: "OS VIGILANTES", "OS INSPECTORES", ETC. GENTE SEM ROTO, PORTANTO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de ter lido a notícia dada pelo Observador NÃO cheguei a essa conclusão, muito pelo contrário. Será que existem 2 notícia sobre este assunto?

      Eliminar
  22. Já existem novos desenvolvimentos. Neste momento já se sabe quem eram as 6 pessoas ajudadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na televisão falaram que 3 delas são 3 irmãs idosas e cegas...

      Eliminar
  23. NA NET, alguém, aparentemente entendido em leis, dizia:
    «o problema é que os Magistrados aplicaram a letra da lei e não o espírito da lei».
    Confusos?!
    No início tb fiquei mas depois de pensar um pouco julgo ter percebido:
    -o Estado fez uma lei pra evitar (que os chicos espertos) usassem mal os dinheiros públicos destinado aos pobres. Só que este "mau uso" verifica-se, por exemplo, se alguém receber da SS subsídio pra 36 utentes e só tiver 30, e não o contrário. Julgo que era isto que o internauta queria dizer com o trocadilho letra/espírito. E se assim for, faz todo o sentido que exista a lei e, mais uma vez, deixa de fazer sentido multar o Pe Ricardo Correia. A. M.

    ResponderEliminar
  24. À SIC Notícias, o Padre responsável alegou desconhecer que não apoiar mais utentes do que os estipulados no acordo com a SS. Naturalmente que o desconhecimento da lei não é alibi em tribunal. Mas que crime cometeu este Senhor para ser tratado como um fora de lei???

    ResponderEliminar