Páginas

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

(20)COMO ESTÃO "ORGANIZADOS" OS APOIOS SOCIAIS? (por cá...)

POR CÁ: COMO FICARAM (RE)ORGANIZADOS OS SERVIÇOS QUE PRESTAM APOIOS SOCIAIS EM TAROUCA?

0-NOTA PRÉVIA: Como poderão ver, neste texto falo não só dos "antigos" como dos 2 novos "apoios" que surgiram muito recentemente e sobre os quais as pessoas têm levantado muitas questões. Não pretendo responder a todas as perguntas (até porque não sei nem me interessa), mas apenas àquelas que mais directamente podem interessar aos cidadão em geral e aos carenciados em particular. Posto isto:


1-Se bem entendi, depois de ter lido alguns desdobráveis e ter falado com algumas pessoas, algumas com funções técnicas na área do social e outras com responsabilidades políticas no Município de Tarouca, o facto de terem "aparecido" duas novas "associações" ligadas ao social, não muda nada. Isto é:

-Tarouca vai continuar com os serviços que tinham até aqui (a prestar os serviços que sempre prestaram), sendo que agora tem o CLAST com funções sociais especificas e o RLIS, que vai "absorver" os assuntos que até meados de Janeiro deste ano, eram tratado num dos gabinetes da Segurança Social de Tarouca (na loja do cidadão) pela Dr Catarina Rodrigues.

2-RLIS: Em face deste "novo" serviço, os processos da Seg. Social transitaram pra uma das técnicas da Rlis. Em Tarouca, o Rlis está a cargo da Misericórdia local e funciona de 2ª a 6ª feira, na Rua João de Deus (onde era o super do Sr Branquinho). Pra mais informações ligue: 254 405 819.

3-CLAST: Este é um projecto que vai ser desenvolvido nos próximos 3 anos em 100 Municípios. Tarouca candidatou-se e foi um dos contemplados. Das 4 as  áreas de acção que este projecto prevê, em Tarouca vai centrar-se mais nas questões da empregabilidade e do apoio às crianças. Este funciona na Expansão Oeste, junto à Biblioteca Municipal.

Espero ter contribuído pra esclarecer um pouco mais este assunto pois foi várias vezes questionada sobre ele, mas numa altura em que também eu nada sabia. Por agora é tudo:

Até Breve!(se...)
Profª Assunção Monteiro

NB:NOS COMENTÁRIOS VAMOS COLOCAR O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DOS NOVOS SERVIÇOS.

3 comentários:

  1. POST CONSTRUÍDO COM TEXTO DEIXADO NOS DIVERSOS DE FEVEREIRO/16!(post 3)

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. quando ouvi falar em "novos apoios" sociais pensava que eram as caritas pois constou-se que viria para cá uma secção. afinal havia outra...

    ResponderEliminar