Páginas

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

(17)AINDA O EDITAL 54: ALTERAÇÕES DO TRANSITO NA ZONA HISTÓRICA DE TAROUCA!(artigo de opinião)

[CAROS BLOGUISTAS: SOBRE O EDITAL CAMARÁRIO 54/2016, JÁ MUITO SE DISSE E ESCREVEU. ESTA SEMANA, FOI A VEZ DO CIDADÃO DOMINGOS NASCIMENTO, PRESIDENTE DA AMT, EMITIR A SUA OPINIÃO, TENDO USADO PRÓ EFEITO O SEU BLOG. BASICAMENTE ELE VEM DIZER-NOS QUE ERA NECESSÁRIA UMA REGULAMENTAÇÃO DO TRÂNSITO NAQUELA ZONA, PRA MELHOR AS CONDIÇÕES DE CIRCULAÇÃO DAS VIATURAS E DOS PEÕES!ProfAnónima]
--------------
(estacionamento dos 2 lados e pessoas a circularem na via pública)

«A falar, serenamente, é que a gente se entende!

Santa Casa da Misericórdia de Tarouca  - Solidariedade e serviços de excelência

É certamente a Instituição com mais impacto social no concelho de Tarouca.
São muitas as pessoas ali residentes, são bastantes as que no complexo sede trabalham e são também em grande número as que lá se deslocam para irem buscar os seus filhos ou visitar os seus familiares.
Que bom termos esta infra-estrutura na nossa cidade!

As  condições caóticas de trânsito naquela zona não poderiam continuar, sendo um grande desconforto  e insegurança para todos, incluindo naturalmente os outros moradores na Rua de S. Miguel.

 Quanto à solução aprovada por unanimidade em reunião de Executivo Municipal, haveria certamente outras hipóteses.
Quero acreditar que foi encontrada a solução que tecnicamente é mais viável e que salvaguarda os interesses de quem anda de carro e de quem a usa a pé - até agora tinha que ir no meio da rua porque o passeio estava ocupado pelos carros , sendo que, brevemente, voltará a ter a vista livre para o VV e poderá sentar-se e repousar um pouco a contemplar a sua beleza!

E, porque quase todas as mudanças provocam desconforto ou inquietação, espero que se conclua esta intervenção e se continue a observar a eficácia desta solução e que se tenha sempre em conta os interesses de todos os cidadãos.
Isso acontecerá certamente, sendo que não haverá mal nenhum se as evidencias mostrarem eventualmente que esta não é a mais adequada.

Bem sei que não é fácil falar aqui como cidadão sem que as pessoas me associem à função que exerço no Município, contudo, não poderia ficar calado e fugir das pingas, como se nada tivesse a ver comigo.

Agradeço e Valorizo muito a atitude dos moradores que não estão satisfeitos com a solução, mas também não poderia deixar de manifestar a minha preocupação pela forma como se estão a usar argumentos que não são justos com uma das maiores Instituições deste concelho!
Não podemos colocar de um lado os Moradores da Rua e os Moradores e utilizadores da Santa Casa de outro - todas as pessoas são importantes, estamos, por isso, todos do mesmo lado.

 Tarouca é um concelho inclusivo e tolerante.
Saibamos todos, sem exceção, ouvir e equacionar, procurando sempre as melhores soluções, sabendo que provavelmente nenhuma será perfeita para todos.

A falar, serenamente, é que a gente se entende!

Um abraço de cidadania
Domingos Nascimento»

NB: SOBRE ESTE ASSUNTOS JÁ PUBLICAMOS 2 POSTES: O Nº33 DE SETEMBRO E O Nº 4 DE OUTUBRO, ONDE DECORRE UM DEBATE!

19 comentários:

  1. DAQUI:«http://dnecompanhia.blogs.sapo.pt/a-falar-serenamente-e-que-a-gente-se-7991

    ResponderEliminar
  2. ESCLARECIMENTO: COMO "TITULAR" ESTA MATÉRIA?

    Desde o início do caso que falamos em "Edital 54" e em "Zona Histórica" e assim vamos continuar a fazer, embora possamos estar de acordo quando nos dizem que as alterações do referido edital não contemplou a Zona Histórica no seu todo mas apenas um local muito restrito e especifico. Seja. mas entendemos dever continuar a usar a mesma narrativa!:)

    Gratos pela V/compreensão!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O edital só contemplou as ruas onde se verificam problemas com o transito.

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. INFORMAÇÃO ADICIONAL: MAIS SINAIS DE PROIBIÇÃO! (mas desta aplaudidos pelos moradores na rua)

    A versão original do Edital 54 só previa a proibição de se circular nos 2 sentidos nas 2 ruas que servem a Misericórdia de Tarouca. A colocação dos respectivos sinais foram colocados na passada 6ª feira (7/10).

    Entretanto continuaram a verificar-se estacionamento nos 2 lados da rua (por parte dos funcionários da casa?), levando os Moradores a denunciar a situação, já que os Idosos e as Crianças tinham que circular na via pública.

    Na 2ª Feira à noite surge então o texto do Post (e por coincidência ou não) a Misericórdia mandou colocar, hoje (12/10), o sinal de "proibido estacionar" do lado direto, libertando assim o passeio pra peões.

    Se bem entendemos, esta nova alteração não resolve o problema de fundo dos Moradores do 1º troço da Rua de S.Miguel (que continuam proibidos de circular ali), mas pareceu-nos que a libertação do passeio foi bem acolhida por todos.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Santa casa não pode por e dispor nos sinais de trânsitos. Quem mandou colocar o novo sinal de proibição foi a Junta e a Câmara.

      Eliminar
    2. Ao que parece o lado direito (o do passeio), não foi todo libertado. Ao que parece continua a haver uma parte onde é possível parar e estacionar.

      Eliminar
    3. E quem diz que a Santa Casa, Junta e Câmara não é tudo a mesma coisa??
      Penso que não é preciso aprofundar este tema, a população sabe.
      Logo a Santa Casa pode colocar os sinais.

      Eliminar
  5. Acho bem que tenham proibido o transito nos 2 sentidos porque estava em causa a seguranças das 50 crianças que estão ali à guarda da Santa Casa. O Provedor e a restante direcão estão de parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que compete ao Provedor zelar pelas crianças ali confiadas. Mas deve competir aos Presidentes da Câmara e da Junta zelarem por TODAS as outras crianças que usam diariamente aquela rua pra irem prá escola, por isso fizeram bem virem depois proibir o estacionamento do lado direito que é o mesmo que dizer proibir o estacionamento encima do passeio.

      Eliminar
    2. Não é fácil um "dirigente" conseguir ser Olívia patroa e a Olívia empregada, em simultâneo.

      Eliminar
    3. Não é fácil nem precisa ser. Basta que seja presidente da Junta e por via disso pensar em todos. Ou não será?

      Eliminar
  6. Só 2 potes?? Eu julgava que o 12 também era!! ;)

    ResponderEliminar
  7. O doutor Domingos passa a vida a falar em diálogo e em cidadania mas no blogue dele só fala ele!(e mais não digo...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para ser mais clare digo isto porque já enviei 3 comentários e nenhum deles foi publicado.

      Eliminar
    2. Ele não deixa e não lhe interessa!! É um ditador !!

      Eliminar
    3. Os textos desse blog são levado para o Facebook e aí podem ser comentados.

      Eliminar
    4. Por norma os ditadores não fazem a apologia do diálogo alargado aos cidadãos!(e mais não digo...)

      Eliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar