Páginas

domingo, 23 de outubro de 2016

(25)O HOSPITAL DE LAMEGO: PASSADO, PRESENTE E FUTURO!(artigo de opinião)

[CAROS BLOGUISTAS: PRÁ RUBRICA DO "E PORQUE HOJE É DOMINGO", ESCOLHEMOS UM ARTIGO DE OPINIÃO SOBRE O HOSPITAL DE LAMEGO, COADJUVADO COM ALGUNS ENDEREÇOS DE OUTROS TEXTOS SAÍDOS NA CS E FACEBOOK!]
hospital lamego - foto internet.jpg
ARTIGO DE OPINIÃO:O HOSPITAL DE LAMEGO: PASSADO-PRESENTE-FUTURO!

M/Caros Bloguistas!

Desde o início que o Hospital de Lamego tem sido alvo de um montão de críticas vindas de TODOS os lados. E porquê? Na m/opinião por isto:

1-O Hospital de Lamego foi mandado construir por um Governo Socialista e recebeu muitas criticas de TODA a oposição, porque não previa muitas especialidades e, fundamentalmente, porque não previa muitas camas (só 30!). O Ministro da Saúde de então defendia-se dizendo que "pra Lamego foi projectado um hospital vanguardista" pelo que só existia em um igual em Barcelona!"-Hospital de Proximidade.

2-Coube ao Governo de Coligação PSD/CDS concluir os espaços envolventes e apretecha-lo com os equipamentos de tratamento e diagnóstico. Ora, como durante 4 anos tal não aconteceu na integra, o PS-Lamego acusava o Governo de desleixo pra com a saúde Lamecences, etc.

3-Entretanto o PS volta ao poder e, pela mão da Deputada Marisabel Moutela, o Hospital de Lamego volta a estar no centro das atenções, porque ela proteu que ia tentar que fossem criadas condições pra serem colocadas mais umas camitas e que fossem adquiridos os aparelhos de diagnóstico que estavam previsto no projecto inícial.

Sobre as diligências feitas junto da tutela, a referida Deputada ia colocando no Facebook as suas intervenções na Comissão da Saúde. Tudo parecia estar a correr bem!

4- Sim, TUDO indicava que as coisas estavam a correr bem (embora devagarinho), até que a 13 de Outubro alguns órgãos da CS Regionais davam a saber que alguns elementos da Conselho de Administração tinham pedido a demissão. Estas demissões fizeram suar o alarme, e logo se expeculou que "o Hospital de Lamego não ia conseguir mais nada e ainda ia era perder algumas das especialidades a favor do Hospital de Vila Real!" A conversa aqueceu...

5-A conversa aqueceu e pra pôr um ponto final(?) na expeculação, na passada 5ª Feira "trouxeram" cá o Secretário de Estado da Saúde pra que os Profissionais de Saúde e a CS pudesse ouvir de viva voz o que estava projectado pró FUTURO.

Assim, ficou-se a saber que:

-Estava em curso o estudo com vista à compra do TAC;

-não iam sair especialidades e que Lamego ia ganhar uma consulta na área da oncologia e um reforço na área da reabilitação;

-a cirurgias em regime ambulatório iriam continuar, embora sem aumentar o número de camas por se acharem suficientes as existentes.

(será preciso dar continuidade a este texto? a ver vamos...)

Continuação de um bom Domingo!

Profª Anónima Devidamente Identificada!

NB:NOS COMENTÁRIOS VAMOS COLOCAR OS LINKS E ALGUNS TEXTOS RELACIONADOS COM OS PONTOS 4 E 5!

9 comentários:

  1. TEXTO 1: Audição do Ministro da Saúde - Marisabel Moutela

    «Um dos graves problemas com que se debate o SNS e que assume grande acuidade no distrito de Viseu, uma região do interior do País, é a carência de médicos das especialidades hospitalares e principalmente de medicina geral e familiar. Urge fixar médicos no interior e colmatar esta grave carência no SNS.»

    AQUI:
    https://www.youtube.com/watch?v=lvnH7d_OzHg&feature=youtu.be

    ResponderEliminar
  2. TEXTO 2: «Douro Sul a perder mais serviços de saúde!?

    http://dnecompanhia.blogs.sapo.pt/douro-sul-a-perder-mais-servicos-de-8242

    TEXTO 3:Adjuntos da direção clínica do CHTMAD demitem-se

    http://www.noticiasdevilareal.com/adjuntos-da-direcao-clinica-do-chtmad-demitem-se/

    ResponderEliminar
  3. -TEXTO 4: Visita do Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, ao Hospital de Lamego

    Aqui:http://www.rclamego.pt/jornalonline/?p=25946

    -TEXTO 5: Hospital de proximidade de Lamego vai ter TAC

    AQUI: http://www.jornaldocentro.pt/categoria/regiao/lamego/

    ResponderEliminar
  4. Ao que parece a demissão de alguns elementos do Conselho de Administração está relacionada com a falta de médicos anestesistas. O Ministério da Saúde já abriu concurso mas as vagas continuaram por preencher. Como resolver a falta de médicos no INTERIOR é o grande desafio que se coloca neste momentos aos responsáveis pela saúde. (am)

    ResponderEliminar
  5. NOTÍCIA RELACIONADA

    Minitro da Saúde espera ser possível resolver a falta de Médicos dentro de 3 anos.

    «Cobertura total de médicos no país dentro de três anos

    Leia mais: Cobertura total de médicos no país dentro de três anos http://www.jn.pt/nacional/interior/cobertura-total-de-medicos-no-pais-dentro-de-tres-anos-5460062.html#ixzz4O3MQE6ip
    Follow us: jornalnoticias on Facebook»

    ResponderEliminar
  6. OUTRA NOTÍCIA RELACIONADA

    Bloco quer mais autonomia dos hospitais para contratar recursos humanos

    Ler aqui:http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=847471

    ResponderEliminar
  7. INFORMAÇÃO

    A propósito da visita do Secretário de Estado da Saúde a Lamego, a Deputada Marisabel Moutela postou no seu Facebook a notícia da RCL com uma mensagem informativa (e politicamente provocatória), onde prossegue um animado debate!

    E se muitos aplaudem as conquistas conseguidas outros desvalorizam-nas e, outros ainda, acharam que estas não se irão concretizar como por exemplo a aquisição do TAC.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  8. «Não é possível acessar esse site

    Não foi possível encontrar o endereço DNS do servidor de www.blogtaroucando.»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes assim acontece. A solução passa por ir tentando...

      Eliminar