Páginas

sábado, 15 de julho de 2017

(16)POR CÁ:RESUMO DA 1ª TERTÚLIA PROMOVIDA PELO PS!(autárquicas/17)

AUTÁRQUICAS/2017: ACÇÃO DE CAMPANHA DO PS-TAROUCA: TERTÚLIAS/DEBATES
Resultado de imagem para imagem de palestras
-1ª TERTÚLIA: Sábado (8/7), pelas 21:45

-MOTE: "Pensar Tarouca"

-TEMA:Potencialidades e constrangimentos do município de Tarouca

-ORADOR: Sr Provedor Lucílio Teixeira
«Era pra ser uma tertúlia mas chegada a hora aconteceu uma palestra seguido de uma pequeno debate. O palestrante convidado, desta vez, foi o Sr Provedor Lucílio Teixeira que fez aquilo a que o Moderador, Dr Bruno Cardoso, classificou de "uma boa radiografia do Município de Tarouca".

Durante quase uma hora, o Palestrante abordou vários temas locais e da actualidade nacional, como sejam a "tragédia em Pedrogão Grande", "o roubo de armamento de Tancos" e a anunciada greve dos Juízes.

Relativamente aos assuntos mais "caseiros" o Orador falou da proliferação das Associações de Moradores, da (des)organização dos Apoios Sociais (duplicação de serviços e falta de projectos de vida prós beneficiários do rsi), da Regiéfrutas (que só opera um mês/ano), das dificuldades em escoar os produtos sem intermediários, lembrou que além da baga também temos vinha/vinho de qualidade e azeite. Talvez devido ao período que se vive falou da evolução do voto dos Idosos.

Aberto o debate, o Sr Afonso Dias teve oportunidade de esclarecer alguns pontos e emitir a sua opinião sobre outros.

De seguida o Sr João Correia disse que "Tarouca não tem uma estratégia de desenvolvimento" e que "os Jovens não são incentivados a serem empreendedores". "Tarouca precisa de uma lufada de ar fresco", disse.

Uma cidadã de Tarouca questionou a gestão da Regiéfruta enquanto equipamento construído a pensar em 5 concelhos; e um cidadão de S. João aproveitou pra deixar alguns conselhos ao candidato Afonso dias, nomeadamente pra "não se fechar no gabinete" como fizeram os anteriores e está a fazer o actual.

O Palestrante retomou a palavra pra dizer que "em Democracia tão importante é o Poder como a Oposição", pelo que defende um outro "modelo" de Assembleia Municipal onde se discutam efectivamente os problemas do Município. Em atalho de foice, uma cidadã emitiu a sua opinião dizendo que nas reuniões da AMT se discutiram muitos desses problemas embora outros não o foram muito possivelmente porque terão sido discutidos na tal "Comissão Permanente". O palestrante não reconhece legitimidade a essa comissão e defende uma "órgão consultivo".

Por último, o Orador voltou a dizer/lamentar que se tenha silenciado Tarouca e que isso fez com que os Tarouquenses se tenham fechado e dexassem de discutir os problemas reais do seu município/falar de política;; "isto não é cidadania nenhuma", disse.

O Moderador tomou a palavra pra agradecer aos presentes e informar que a partir de agora todos os Sábados à noite vão acontecer outras com temas específicos!

ATÉ BREVE!(se...)

Profª A. Monteiro»

52 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vejo que o senhor Lucílio continua ativo. Gostei de tudo principalmente do penúltimo parágrafo.

      Eliminar
  2. Uma lufada de ar fresco precisa o PS de Tarouca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começo a sentir uma certa nostalgia dos blogs tarouquenses, o que davam alguma "alegria" às campanhas partidárias e seus intervenientes. (Risos)

      Eliminar
    2. Voltem! Voltem!
      A democracia agradece.

      Eliminar
    3. O problema não eram as origens desses blogues, mas no que eles se transformaram em dado momento!(depois de terem sido tomados de assalto por alguém?!)

      Excessos à parte, também defendo que surjam esses "blogues com cor assumida" (até pq sei que os jotinhas os têm), onde as pessoas possam dizer o que pensam! AM

      Eliminar
    4. Pode ser que alguém (até estou a pensar numa pessoa em concreto) que devolva a liberdade de expressão à blogosfera tarouquense.

      Alguém que não tenha medo de represálias, caras ou costas viradas.

      Eliminar
    5. A este espaço chegou-nos um outro comentário que não foi lançado aqui (ver post 3), pois estamos a tentar ver qual foi a porta de entrada da Msg das 17:24!(cont.)

      Eliminar
    6. O blog, já está online? Qual é a sua cor? Ou será sem cor?!? Terá carácter político? Estará direcionado exclusivamente para as eleições?

      Eliminar
    7. Desportivamente falando, a responsável Nº1 pelo blog é lagartixa! Quanto ao resto, fica à sua consideração!(quando chegar a conclusões diga-nos)

      Eliminar
  3. RESPOSTA A UMA PERGUNTA "RETIDA": O TEMA DA 2ª TERTÚLIA

    Sim, ontem a tertúlia foi sobre "Cultura", mas este resumo é sobre a Primeira(que decorreu em formato palestra/debate).

    As tertúlias/palestras são organizadas pela candidatura do PS (nada na manga, portanto) mas abertas a TODOS que nelas queiram participar.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  4. UMA CURIOSIDADE/PERGUNTA: LUÍS PEREIRA

    Chegou ao n/conhecimento que ontem, à margem da tertúlia, falava-se muito (mas baixinho) num tal Luís Pereira. Será que está de regresso?! E por qual partido?!?

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  5. Também ouvi dizer que à margem dessas tertúlia se falou muito do gabinete das florestas. O que faz? Será que sabe que os tanques de água dos fogos estão vazias??? Zé

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As poças estão vazias e o estradão não permite a passagem de um pesado.

      Eliminar
    2. As poças estão (ou estavam) vazias porque tinham fissuras. A poça de S. João já está a ser composta.

      O estradão é o que liga Sta Helena ao Cristo Rei?! Am

      Eliminar
    3. O dos arcos também ficou estragado com as chuvas do ano passado porque compuseram mas não deixaram valetas para as águas escorrerem.

      Eliminar
  6. Mais importante que saber o que o senhor Lucílio disse era saber o que disse o senhor Afonso. O que pensa e fez o senhor Lucílio já todos sabem por isso era importante dar voz aos novos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mau é quando os "novos" não ouvem os "menos novos"! (e mais não digo...)

      Quanto ao que o candidato pensa, segundo o próprio, vai ser tornado público no programa eleitoral! AM

      Eliminar
    2. quer dizer que só os "velhos" é que sabem e outros não sabem nada???

      Eliminar
    3. Na minha opinião NÃO são só os "velhos" que sabem. Mas são eles que têm a obrigação de saber mais pelas experiências (boas e más) que viram e/ou viveram. Listas mistas é o melhor! Am

      Eliminar
  7. Uma tertúlia é isso mesmo: uma tertúlia, uma tertúlia e nada mais. Um resumo de uma tertúlia tb não passa disso: um resumo, um simples resumo.

    Existe um "Coutinho" que escreve umas crónicas e por vezes lamenta que existam pessoas que vejam nas suas crónicas algo mais que simples "crónicas"!
    +
    E já agora aproveito pra dizer que enquanto algumas pessoas estavam a "roer-unhas" (a escrever aqui umas mensagens, entenda-se) o Sr Lucílio andava a passear com a esposa e o seu boby! Pra ele a tertúlia já lá vai, pq lá está: uma tertúlia é isso mesmo: uma tertúlia! ;)

    A. Monteiro

    ResponderEliminar
  8. RESPOSTA A 1 PERGUNTA "RETIDA": REPRODUZIR O QUE SE OUVE...

    Claro que aqui se reproduz o que se ouve por aí, MAS não dito como confidencia ou escutado pelo "buraco da fechadura"! (sabemos que nos entende...)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  9. Trazido dos comentários do post 10 (ed):

    «(Anónimo 14 de julho de 2017 às 15:29)

    O que mais disse [o orador] além de ter criticado a gestão de algumas instituições e de ter atacado os "pobrezinhos" do rendimento mínimo, como sempre, e ter acusado que silenciaram Tarouca e só a ele ninguém o cala??? Anónimo atento»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quer saber se ele continua a apoiar o A. Ventura?!(risos)

      Eliminar
  10. Os blogues podem ter coisas boas ao permitir a participação das pessoas sem darem a cara, mas as pessoas estão tão cheias que já não têm medo de dar a cara no face.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade que as pessoas usam o Facebook para expor os problemas mas se vir bem os comentários mais fortes são feitos com recurso a contas falsas. Porquê???

      Eliminar
    2. Confesso que ainda não me dei conta disso! AM

      Eliminar
    3. Porque será?!?!? Porque "certas personagens" são sagradas.

      Eliminar
    4. Por norma as pessoas não têm medo das "personagens efectivamente sagradas" (boas pessoas, entenda-se).

      Eliminar
    5. Muitas vezes os perfis falsos é só para evitar chatices com as tais pessoas "sagradas". Zezinho

      Eliminar
    6. Nada contra os perfis falsos se forem efectivamente falsos, inventados. Isto é: desde que não se façam passar por quem não são! AM

      Eliminar
    7. Passar por quem não são é algo que está no ADN de muito boa gente.

      Eliminar
  11. ESTE COMENTÁRIO FOI DEIXADO AQUI ONTEM, PELAS 18:55H, MAS RESOLVEMOS "SEPARA-LO" POR CAUSA DO COMENTÁRIO DAS 17:24H DO DIA 17/7:

    «Os políticos tarouquenses neste momento estão a colocar as seguintes hipóteses:

    1. Contratar informáticos especialistas em "deitar abaixo" blogs;

    2. Fornecerem-se de medicação para insônias e dificuldade em manter a boa disposição;

    3. Começarem a distribuir "simpatias" e sorrisos por quem passam, para caírem em graça do povo e ninguém acreditar no que dizem por lá. (Risos) em»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trazido do Post 3:

      «(Anónimo 18 de julho de 2017 às 20:05)

      Especialistas em deitar abaixo blogs? Qual? O "Viriatus"? Podem pedir ajudar aos que deitaram abaixo o "Casparinho"! Micá de Lá»

      Eliminar
    2. Estamos a levar este aviso MUITO a sério depois de terem acontecido duas coisas: uma delas verifica-se desde o dia 13/7, no Post 18 de Junho, onde nos põem a escrever como "anonymus". A outra é a divulgação automática(?) da tal Msg de ontem das 17:24! ProfAnónima

      Eliminar
    3. Alguém anda com receio.
      Quem não deve não teme!!!

      Eliminar
    4. Sempre ouvi dizer, que no melhor pano é que cai a nódoa. Os
      Melhores "panos" estão cheios delas, mas bem as tentam disfarçar, camuflar ou dissimular...mas há sempre alguém quer as vê.

      Eliminar
    5. Como sabe o voto é secreto...

      Eliminar
    6. [Informação Interna e Externa: O comentário das 23:51 horas chegou-nos quando estamos on e não entrou automaticamente]

      Eliminar
    7. Caro Anónimo das 23:51: Antigamente dizia-se "que ATÉ no bom pano pode cair a nódoa" (e as notícias recentes vêm mostrar-nos que assim é), e não que "apenas no bom pano cai a nódoa"! Podem parecer iguais mas são MUITO diferentes, concorda?! ProfAnónima

      Eliminar
    8. No bom pano a nódoa sobressai mais.

      Anónimo das 23:51.

      Eliminar
    9. Mas esses, viram-no ao contrário de modo a esconderem as nódoas, mas elas estão lá.

      Eliminar
    10. Sim, no bom pano sobressaem mais, mas também é mais fácil retira-las. Veja o caso dos ex-autarcas condenados e que voltam a concorrer. Um "mau pano" depois de condenado só serve pra arrumador de carros e pouco mais! AM

      Eliminar
  12. Tarouca precisa de facto de Alguém com uma visão estratégica com projecto estruturantes que de uma vez por todas faça desenvolver Tarouca. Pegar nos recursos endógenos, valorizá-los e projectá-os como forma de um desenvolvimento efectivamente sustentável... não é com slogans "Tarouca tem mais vida", "Vale do Varosa", "Cidadania..." que se vai a algum lado. Cumprimentos José Manuel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Julgo que os slogans podem ajudar a promover um "produto" mas só por si...a médio prazo...valem muito pouco!

      Que adianta dizer que "o omo lava mais branco" se ao fiz de meia dúzia de lavagens a camisola branca ficar cinzenta? Ou falar em "dar vida" se as pessoas olham à volta e não vêm pessoas?!?

      Eliminar
  13. AQUI FICA ESTE COMENTÁRIO (depois de um cole e past), ENVIADO HOJE PRÓ BLOG MAS SEM REGISTO DE HORA:

    «Medo teêm, qual seria a razão da utilização de perfis / contas falsas no facebook para comentarem e exporem assuntos que os deixam descontentes!?!? E algumas das "personagens efetivamente sagradas" de boas pessoas têm muito pouco. S.A. em»

    ResponderEliminar
  14. Não foi nesta tertúlia que o doutor Bruno disse que o candidato socialista à assembleia era um jovem? Já se sabe quem é? Será o tal Pereira????

    ResponderEliminar
  15. INFORMAÇÃO AOS LEITORES E COLABORADORES:

    Neste post nem todos os comentários estão a ser divulgados (e pelo menos um foi truncado), porque alguns são repetidos e outros tentam passar a Msg que existem outros blogs e nós não os promovemos sem "ver" a linha editorial!

    Por exemplo, hoje por volta das 17 horas, apareceu alguém a dizer que "nasceu" uma "revista online"(*) que visa falar da vida dos/das Jet7 (dentro e fora das fronteiras), contando pró eleito de "paparazzis e jornalistas sempre atentos."!(cont.)

    ProfAnónima

    *Vamos tentar acompanhar essa tal revista, se não for tão longe como o que insinua, será aqui divulgada.

    ResponderEliminar
  16. Qual o nome da revista? Já está online?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como já dissemos NÃO divulgamos o nome de NENHUM blog/facebook sem 1º vermos a linha editorial...o conteúdo(ponto)

      Eliminar