Páginas

sábado, 1 de julho de 2017

(1)DIVERSOS DE JULHO/17!(informe, elogie, denuncie...)

 «PEDROGÃO GRANDE NÃO PODE CAIR NO ESQUECIMENTO DOS PORTUGUESES (ponto»)

Caros Bloguistas!

Aqui está o post pra onde pode enviar os seus elogios, as suas denúncias, as informações úteis prós Tarouquenses, mas também onde pode colocar as suas perguntas/dúvidas!(e neste caso, esperar que alguém apareça a responder)


Aquele Abraço!
ProfAnónima

«PROVÉRBIO CHINÊS: «OS SÁBIOS DISCUTEM IDEIAS, OS COMUNS DISCUTEM FACTOS E OS MEDÍOCRES DISCUTEM PESSOAS» (ajude-nos a ser "comuns"...)»

26 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. INFORMAÇÃO: ACTIVIDADES PRA ESTE FdS

    Algumas das actividades previstas pra este Fim-De-Semana podem ser vistas no último poste de Junho!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  3. «UMA ACÇÃO DE CAMPANHA MUITO SUI GENERIS?!

    Anda pelo facebook uma "Dona Maria" muito zangada porque alguém enviou ao marido (candidato?) fotos de mulheres em biquinis muito ousados.


    Pelo texto não deu pra perceber se a candidata é ela ou o marido, mas parece ser ele!

    O Sr Presidente da República quer ver mais Mulheres a concorrerem às Autárquicas, mas era bom que alguém se lembra-se de fazer um manual de sobrevivência a certo tipo de picardias politicas e outras! (e mais não digo porque aqui ninguém é burro...)

    Profª Pouco Anónima»

    (trazido do post 34 de junho)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha opinião estas coisas embora desagradáveis, não devem ser levadas muito a peito. Isto só deve levar as mulheres a entrarem na politica com mais força e classe.

      Eliminar
  4. Sabe quando termina o prazo dado para discussão pública do PDM? Onde pode ser consultado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acham bem que tenha sido aberto o período de discussão pública sem a Assembleia Municipal o ter visto???

      Eliminar
    2. Quanto ao período prá anunciada discussão pública, esta terá a duração de 30 dias consecutivos MAS só depois de divulgado no Diário da República.

      Reconhecemos que este assunto não apareceu na opinião publica da forma mais clara e o TAROUCAndo assume a sua quota de parte de responsabilidade, pois agora reconhece que o post 32 de Junho não está muito claro. Pelo facto aqui ficam as n/desculpas!

      ProfAnónima

      Eliminar
    3. Quanto ao facto do PDM vir a entrar em discussão pública sem ter sido dado conhecimento prévio aos Deputados Municipais, nada dizemos pois parece que alguns tiveram acesso ao documento (e até aplaudiram algumas alterações) e outros não! ProfAnónima

      Eliminar
    4. ESCLARECIMENTO AO COMENTÁRIO DAS 00:17 HORAS:

      Nesta frase «parece que alguns tiveram acesso ao documento (e até aplaudiram algumas alterações) e outros não», referíamos concretamente a um presidente de junta que numa reunião recente da AMT falou alto e bom som sobre o assunto. Foi uma referência curta, é certo, mas falou elogiando as alterações previstas prá sua freguesia. Esta intervenção surgiu "do nada" pelo que dava a ideia que o Documento tinha sido previamente difundido por todos! ProfAnónima

      Eliminar
  5. Pergunta

    O que têm a dizer que a câmara tenha levado um grande lanche aos idosos da Santa Casa que foram hoje à novena de Santa Helena? Todos os anos lá vão mas só hoje se lembraram do lanche. É triste que até a Igreja esteja a ser usada para fins políticos.

    Maria

    ResponderEliminar
  6. O TAROUCANDO DEFINE "ACÇÃO DE CAMPANHA"!

    Atendendo às condições específicas em que esta (pré-)campanha eleitoral está a decorrer, decidimos considerar "acção de campanha" o seguinte:

    1-Todas as actividades desenvolvidas pelos diferentes órgãos autárquicos e/ou associações e/ou instituições que não se assinalem há pelo menos há 2 anos.

    2-Também serão por nós consideradas acções de campanha se uma dada actividade (desportiva, religiosa ou outra) já for considerada pelo Povo "tradicional" mas, desta vez, tiver porco no especto no final! (vocês entendem...)

    3-Igualmente vamos considerar acção de campanha todas as visitas de Líderes distritais ou nacionais (os tais vips) que participem nas actvidades referidas em 1 e 2.

    4-Serão igualmente consideradas acção de campanha (e não vida privada), as presenças dos candidatos nas festas se acompanhados por outros políticos, independentemente de estar acompanhado/a ou não da sua cara-metade!
    ***
    Estas actividades vão sendo registadas na rubrica dos "Preparativos das Autárquicas" e posteriormente transformadas em post! O "como" fica pra depois...

    Gratos pela V/compreensão!

    Aquele Abraço!
    ProfAnónima

    (levar pró espaço criado no post 3)

    ResponderEliminar
  7. UM ELOGIO: AOS RESPONSÁVEIS PELAS SARJETAS

    A Malta do TAROUCAndo decidiu dar um elogio aos Serviços da à Câmara Municipal de Tarouca responsáveis pelo escoamento das águas pluviais, já que o que aconteceu hoje/ontem (chuvas fortes e bolas de granizo durante uns 20 minutos), poderia ter causado sérios problemas às populações caso as sarjetas não estivessem operacionais.

    Parabéns!:)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é verdade para a zona alta da cidade porque na baixa, Castanheiro do Ouro, variante e em algumas freguesias foi preciso a intervenção dos bombeiros.

      Eliminar
  8. ESPAÇO PRA SER COLOCADO O TEXTO RELATIVO À 1ª "TERTÚLIA" REALIZADA PELA CANDIDATURA DO PS:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AUTÁRQUICAS/17: ACÇÃO DE CAMPANHA DO PS-TAROUCA--TERTÚLIAS/DEBATES

      -1º DEBATE: Sábado (8/7), pelas 21:45

      Era pra ser uma tertúlia mas chegada a hora aconteceu uma palestra seguido de uma pequeno debate. O palestrante convidado, desta vez, foi o Sr Provedor Lucílio Teixeira que fez aquilo a que o Moderador, Dr Bruno Cardoso, classificou de "uma boa radiografia do Município de Tarouca".

      Durante quase uma hora, o Palestrante abordou vários temas locais e da actualidade nacional, como sejam a "tragédia em Pedrogão Grande", "o roubo de armamento de Tancos" e a anunciada greve dos Juízes.

      Relativamente aos assuntos mais "caseiros" o Orador falou da proliferação das Associações de Moradores, da (des)rganização dos Apoios Sociais (duplicação de serviços e falta de projectos de vida prós benefeciários do rsi), da Regiéfrutas (que só opera um mês/ano), das dificuldades em escoar os produtos sem intermediários, lembrou que além da baga também temos vinha/vinho de qualidade e azeite. Talvez devido ao período que se vive falou da evolução do voto dos Idosos.

      Aberto o debate, o Sr Afonso Dias teve oportunidade de esclarecer alguns pontos e emitir a sua opinião sobre outros.

      De seguida o Sr João Correia disse que "Tarouca não tem uma estratégia de desenvolvimento" e que "os Jovens não são incentivados a serem empreendedores". "Tarouca precisa de uma lufada de ar fresco", disse.

      Uma cidadã de Tarouca questionou a gestão da Regiéfruta enquanto equipamento construído a pensar em 5 concelhos; e um cidadão de S. João aproveitou pra deixar alguns conselhos ao candidato Afonso dias, nomeadamente pra "não se fechar no gabinete" como fizeram os anteriores e está a fazer o actual.

      O Palestrante retomou a palavra pra dizer que "em Democracia tão importante é o Poder como a Oposição", pelo que defende um outro "modelo" de Assembleia Municipal onde se discutam efectivamente os problemas do Município. Em atalho de foice, uma cidadã emitiu a sua opinião dizendo que nas reuniões da AMT se discutiram muitos desses problemas embora outros não o foram muito possivelmente porque terão sido discutidos na tal "Comissão Permanente". O palestrante não reconhece legitimidade a essa comissão e defende uma "órgão consultivo".

      Por último, o Orador voltou a dizer/lamentar que se tenha silenciado Tarouca e que isso fez com que os Tarouquenses se tenham fechado e dexassem de discutir os problemas reais do seu município/falar de política;; "isto não é cidadania nenhuma", disse.

      O Moderador tomou a palavra pra agradecer aos presentes e informar que a partir de agora todos os Sábados à noite vão acontecer outras com temas específicos!

      ATÉ BREVE!(se...)

      Profª A. Monteiro

      Eliminar
  9. PERGUNTA: ALGUÉM NOS SABE DIZER PORQUÊ QUE O POST 13, DE MAIO/17, VOLTA A TER TANTAS NOVAS VISUALIZAÇÕES?! ESTE:

    --(13)TAROUCA FOI NOTÍCIA: SAIBA PORQUÊ!(maio/17)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  11. ESPAÇO PRA SER COLOCADO O TEXTO RELATIVO À 2ª "TERTÚLIA" REALIZADA PELA CANDIDATURA DO PS: CULTURA

    ResponderEliminar
  12. INFORMAÇÃO/LAMENTO

    Voltamos a estar impedidos de escrever com o "carimbo oficial" nos comentários de alguns postes. Desta vez é no 20 e 21!:(

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  13. AUTÁRQUICAS/2017: ESPAÇO PRA SER COLOCADO O TEXTO RELATIVO À APRESENTAÇÃO DOS CANDIDATOS DO PSD

    Com o material que temos vamos tentar fazer 2 textos: um relativo ao modelo organizativo (está quase pronto) e outro com um resumo dos 3 discursos. A saber: Mandatário, Candidato à Assembleia Municipal e Candidato à Câmara Municipal!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «AUTÁRQUICAS/17: UMAS COISAS SOBRE A APRESENTAÇÃO DOS CANDIDATOS DO PSD!(radiografia)

      1-DATA: 23/7/2017, pelas 18 horas

      2-LOCAL: Largo dos Combatentes do Ultramar

      2.1-Coube ao candidato à câmara explicar que escolheram novamente este local pra mostrar a importância que a sua equipa que dar à Zona Histórica da cidade.

      3-ORGANIZADORES: 10 jovens (cada um foi apresentado como mandatário por uma determinada área)

      4-CONVIDADOS (vips de fora): Presidente da distrital, um Deputado eleito por Viseu, o candidato do PSD à Câmara de Lamego, 2 Autarcas da região: Presidente da Câmara de Armamar e Presidente da Assembleia Municipal de Tabuaço.

      5-DISCURSANTES: foram 3

      5.1-Mandatário: basicamente explicou porque aceitou ser mandatário desta candidatura e falou da sua experiência como Presidente da Assembleia Municipal nestes últimos 4 anos.

      5.2-Candidato à Assembleia Municipal: explicou igualmente porque aceitou encabeçar a lista do PSD à Assembleia Municipal e falou da forma como pretende exercer o seu mandato, caso vença as eleições! (se bem entendi pretende manter o modelo do seu antecessor)

      5.2-Candidato à Câmara Municipal: entre outras coisas, falou dos constrangimentos com que teve que lidar desde que tomou posse em 2013, da obra realizada nos vários domínios e da obra a realizar no próximo mandato caso vença as eleições.

      *posteriormente envio um resumo dos 3 discursos

      6-(APRESENTAÇÃO D)OS CANDIDATOS:???

      7-LANCHE CONVÍVIO: foi feito um grelhado misto com vinho da região e murganheira! (pelas 22 horas ainda lá estavam alguns "resistentes")

      E prontos, aqui fica uma espécie de radiografia à apresentação dos candidatos Laranja às eleições de Outubro/2017!

      ATÉ BREVE! (se...)

      Profª A. Monteiro

      Eliminar
    2. 6-(APRESENTAÇÃO D)OS CANDIDATOS: os candidatos aos diferentes órgãos foram chamados ao palco por ordem alfabética, pelo que pouco ficamos a saber sobre quem são os "verdadeiros candidatos" e os "candidatos decorativos", digamos assim.

      6.1-JUNTAS DE FREGUESIA: Primeiro chamaram os candidatos de cada uma das 5 juntas onde o PSD concorre: Granja Nova/Vila Chã, Ucanha/Gouviães, Tarouca/Dalvares, Várzea da Serra e Salzedas. Embora todas as listas tivessem mais elementos, ao palco só subiram 13/15. Aqui não aconteceram grandes surpresa ao que já se lia e ouvia por aí!

      6.2-ASSEMBLEIA MUNICIPAL: Seguiu-se à apresentação dos candidatos à Assembleia onde se confirmou uma profunda reformulação relativamente a 2013. Além de haver mudança do Presidente e da 2ª Secretária, muitas outras mudanças aconteceram. "Caras conhecidas" só vi umas 3!...

      6.3-CÂMARA MUNICIPAL: Por último foram chamados ao palco os candidatos à Câmara onde apenas constactei ter havido 2 mudanças. Estas não incidiram sobre o "núcleo duro" (os elegíveis, entenda-se)!

      *Pra indicar os nomes a lista da "spiker" dava jeito...

      Eliminar
  14. AUTÁRQUICAS/2017: ESPAÇO PRA SER COLOCADO O TEXTO RELATIVO À APRESENTAÇÃO DOS CANDIDATOS DO PS-TAROUCA

    ResponderEliminar
  15. AUTÁRQUICAS/17: UMAS COISAS SOBRE A APRESENTAÇÃO DOS CANDIDATOS DO PS!(radiografia)

    1-DATA: 25/7/2017, pelas 21 horas

    2-LOCAL: Auditório Municipal-Adácio Pestana

    2.1-Coube ao representante da JS Tarouca, desejar as boas vindas a todos os presentes no auditório municipal "equipamento construído pelo partido socialista", disse! (tendo arrecado um forte aplauso)

    3-ORGANIZADORES: Staff do candidato.

    4-CONVIDADOS ESPECIAIS (vips de fora): o Secretário de Estado da Internacionalização, os Presidente da distrital do PS e da JS e uma Deputada eleita por Viseu.

    5-DISCURSANTES: Nesta apresentação tivemos 12 discursos (não necessariamente por esta ordem):

    5.0-Spiker: nesta apresentação a spiker tinha alguns momentos onde emitia a sua opinião ou fazia achegas. Por exemplo, antes de dar a palavra ao Sr Secretário de Estado, referiu que a música de fundo devia levar-nos à intervenção e mudança. No fundo lançou a pedra de toque prós discursos que se seguiram!

    *posteriormente envio um resumo dos discursos

    6-(APRESENTAÇÃO D)OS CANDIDATOS:

    6.1-JUNTAS DE FREGUESIA: Aqui a "spiker" chamou o cabeça-de-lista de cada freguesia que fazia uma breve discurso e apresentava os restantes colegas da lista!

    6.2-ASSEMBLEIA MUNICIPAL: Seguiu-se à apresentação dos candidatos à Assembleia onde se verificou uma "misturinha" entre jovens e menos jovens. Vi muitas caras conhecidas de "campeonatos" anteriores!

    6.3-CÂMARA MUNICIPAL: Por último foram chamados ao palco os candidatos à Câmara. Aqui não vimos nenhuma surpresa em relação ao anteriormente anunciado!

    *Pra indicar os nomes de todos os candidatos dava jeito a lista usada pela "spiker"!...

    7-LANCHE CONVÍVIO: atendendo à hora foi servido um lanche de doces e salgadinhos, tudo bem regado com sumos variados, vinho da região e murganheira! (pelas 2 da matina horas ainda lá estavam alguns "resistentes")

    E prontos, aqui fica uma espécie de radiografia à apresentação dos candidatos Rosa às eleições de Outubro/2017!

    ATÉ BREVE! (se...)

    Profª A. Monteiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 5-DISCURSANTES: Nesta apresentação tivemos 12 discursos (não necessariamente por esta ordem):

      5.0-Spiker: nesta apresentação a spiker tinha alguns momentos onde emitia a sua opinião ou fazia achegas. Por exemplo, antes de dar a palavra ao Sr Secretário de Estado, referiu que a música de fundo devia levar-nos à intervenção e mudança. No fundo lançou a pedra de toque prós discursos que se seguiram!

      5.1-Secretário de Estado da Internacionalização: depois de dizer que estava ali em representação do Dr António Costa, manifestou a sua satisfação por ter visto o auditório completamente cheio e com vitalidade tendo concluido que "é uma sala cheia de esperança pra que o PS volte a líderar Tarouca e possa fazer em Tarouca o que está a fazer pelo País", tendo elencado várias coisas nomeadamente as medidas pra combater a desertificação do interior e os aumentos nas reformas. Alertou que as vitórias conseguem-se com todos na rua/porta a porta. Disse ainda que partia convencido na vitória da candidatura do Sr Afonso Dias e prometeu que no dia 1 de Outubro seria ele o primeiro a telefonar-lhe pró felicitar!

      5.2- Presidentes da Federação do PS e da JS: basicamente teceram grandes elogios à equipa liderada pelo Sr Afonso Dias e felicitaram os candidatos.

      5.3-Representante da JS-Tarouca: depois de ter dado as boas vindas de uma forma que a todos surpreendeu (e pelas reacções agradou), falou que ele e os seus amigos não gostariam de ter que emigrar como os seus pais. Terminou com umas palavras de apreço pra com o Sr Afonso Dias!

      5.4-Presidente da Concelhia/Mandatário: o Dr Amaro disse ter ficado feliz e honrado por ter sido convidado pra ser o mandatário da candidatura liderada pelo seu amigo Afonso Dias, que apresentou o projecto certo pra "recuperar o tempo perdido nestes 4 anos". Disse acreditar na vitória do Afonso porque lidera uma equipa com "pessoas com provas dadas na suas vidas" e "integra elementos de diferentes sensibilidades políticas". Esclareceu que "esta candidatura não é contra ninguém mas pra repor o ciclo positivo quebrado há 4 anos". "Prometeram dar vida a Tarouca mas só deram desalento", disse.

      5.5-Cabeças-de-lista das Juntas de Freguesia: (será feita uma breve referência às ideias-chave num texto à parte)

      5.6-Candidato à Assembleia Municipal: foi o discurso "menos político". Mostrou as sua fortes ligações desde sempre a Tarouca por causa da sua mãe que é da região e agora por causa do trabalho e porque "partilha a sua vida pessoal com uma tarouquense". Disse ter aceitado o convite por acreditar no projecto liderado pelo Sr Afonso Dias e pediu pra que ninguém tivesse medo pró abraçar! (ao projecto...)

      5.7-Candidato à Câmara Municipal: prometeu apresentar o programa muito em breve mas ao longo do discurso foi dando dicas que nos deixavam antever o que aí vem, tantos nas áreas de intervenção como no "modelo organizativo muito caro e não funcional". Assumiu-se como o protagonista da candidatura alternativa à actual que "nos conduziu a um marasmo que nos incomoda", disse. Acrescentou que "como Tarouquense não aceito que os outros concelhos avancem e Tarouca continue parada no tempo a olhar pró chão!" Prometeu acabar com as idas ao gabinete e exortou todos a juntarem-se à sua candidatura "sem medos porque somos todos Beirões de Viriato!"

      --------------------------(continua)

      Eliminar
    2. (transformado no post 27)

      Eliminar