Páginas

segunda-feira, 2 de julho de 2012

(1)-DIVERSOS DE JULHO/2012! (Elogie-Denuncie-Pergunte-Informe..)

Caros Bloguistas!

Ora aqui está o post k vai assegurar a rubrica dos DIVERSOS DE JULHO de 2012!
Esta continua a ser uma das rúbricas muito "procurada", logo a seguir às rúbricas "Tarouca Foi Notícia: saiba porquê" e "Por Tarouca Aconteceu/Vai Acontecer" (ainda bem?!...).

Aquele Abraço!

ProfAnonima

55 comentários:

  1. FIGURA DA SEMANA (4ª semana de junho):

    -PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DA UCANHA! (Prof. Libânio)

    E o Prof. Libanio é a figura desta semana por ter protagonizado o melhor e o pior na última Assembleia Municipal, ocorrida na passada 5ª feira:

    -O MELHOR, verificou-se quando ele recordou (a todos) k a Assembleia Municipal era uma espécie de Assembleia da República pelo k era normal haver "discussões" por causa da divergência de opinião, MAS k isso devia ser esquecido quando as reuniões acabassem. Julgamos k já TODOS sabiam isso mas entendemos k é sempre bom (re)lembrar!:)

    -O PIOR, verificou-se quando ficou calado k nem um rato quando viu o protesto, muito legitimo, dos seus colegas da oposição (PSD) pelo facto de só terem recebido os documentos pra analise 2 dias antes!
    (k respeitando o prazo minino não demonstrou o bom senso necessário tendo em conta a QUANTIDADE de documentos/proposta em analise e a IMPORTÂNCIA das mesmas).
    É k, se uma Assembleia é o tal espaço onde se duscutem ideias...é também um espaço onde se deliberam coisas e...É SUPOSTO SER O ÓRGÃO MÁXIMO DE FISCALIZAÇÃO DO PODER. Ora, se o Executivo Camarário de Tarouca não lhe dá condições de trabalho, nada feito!(e a eficácia e o prestígio do órgão perdem-se)

    ProfAnónima

    NB:APROVADO POR UNANIMIDADE!

    #####################################

    INFORMAÇÃO ADICIONAL: Conheça todos os contemplados de Maio e Junho!(e de-nos a sua sugestão)

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. INFORMAÇÃO:

    TAROUCA É NOTICIA NO DOURO HOJE, DESTA SEMANA, DEVIDO À TOMADA DE POSSE DA NOVA EQUIPA DA CONCELHIA DO PS TAROUCA, LIDERADA PELO Dr AMARO!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  4. POR TAROUCA DEVIA TER ACONTECIDO:

    A SANTA CASA DEVIA TER ABERTO A 1ª CANTINA SOCIAL. SERÁ K JÁ ABRIU? (AGRADECEMOS K NOS INFORMEM)

    ProfAnónima

    NB:Como certamente já se deram conta este post é o 1º de Julho/2012, mas um novo problema técnico, impede k assim seja!:(
    (mas nos cá iremos continuar a "trabalhar" com as condições possíveis!)

    ResponderEliminar
  5. INFORMAÇÃO:

    Informamos k o TAROUCAndo se compromete a divulgar TODOS os textos (resumos ou textos de opinião), sobre a última Assembleia Municipal. Já recebemos alguns k oportunamente divulgaremos!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  6. PRA K CONSTE:

    Ninguém ligado ao TAROUCAndo é ou foi "A Gata Scribona" do Notícias de Vila Real.

    A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo: ProfAnónima

    ResponderEliminar
  7. [COMENTÁRIO TRAZIDO DO POST 22 DE MARÇO/2012: "OS NÚMEROS TAMBÉM FALAM!" (adap)]

    Anónimo: 27 de Março de 2012 16:08

    BAIXA DE PREÇOS NOS MEDICAMENTOS:

    -No próximo domingo os medicamentos de marca vão baixar 4%. As baixas nos genéricos podem chegar até 20%, já apartir de maio. Nem tudo são más notícias,,,

    Respostas

    Anónimo: 28 de Março de 2012 14:29

    NÃO CONSIGO ENTENDER:

    -O preço dos medicamentos baixam...o número de consultas médicas diminuem (crise?), no entanto a dívida do Serviço Nacional de Saúde (estado) à Industria Farmaceutica sobe...
    Não consigo entender este "fenómeno" com a matemática k há muito me ensinaram: estará desatualisada?!

    Profª Assunção Monteiro

    NB:SERÁ K A OPERAÇÃO "REMÉDIO SANTO", LEVADA ACABO PELA PJ, VAI TRAZER LUZ A ESTE "FENÓMENO" K SÓ NÃO VIA QUEM NÂO QUERIA OU ANDAVA MTO DISTRAÍDO COM OUTRA COISAS?!

    ResponderEliminar
  8. INFORMAÇÃO: EXAMES NACIONAIS e MATRICULAS (actualizada)

    -Os resultados dos exames realizados na 1ª fase vão ser afixados dia 9 de Julho.

    ProfAnónima

    NB:depois, dia 11 de Julho, deverão ir à escola renovar/efectuar a matricula!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. INFORMAÇÃO ADICIONAL:

      -AS DATAS INICIALMENTE MARCADAS PRA EFECTUAR AS MATRICULAS (renovação da matricula e entrega das notas)FICARAM SEM EFEITO. ESTAS VÃO REALIZAR-SE DIA 11 DE JULHO PRA TODOS OS ALUNOS K ANDAM NO "CICLO".

      Eliminar
  9. [TRAZIDO DO BLOG ASAS DA MONTANHA]

    Segunda-feira, 10 de Outubro de 2011

    NOVO EXECUTIVO CAMARÁRIO TOMOU POSSE!

    Da Secretária do Gabinete de Apoio à Presidência,Luciana Correia, e dirigida ao Sopé da Montanha, recebemos por email a seguinte nota de imprensa que divulgamos, porque na referida comunicação vinha "Para os efeitos tidos por convenientes". Email com data de 10 de Outubro.






    Novo Executivo Camarário Tomou Posse


    Em reunião extraordinária, decorrida no passado dia 6 de Outubro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tarouca, tomaram posse os novos membros do executivo desta autarquia. José António Amaro Nunes foi nomeado Vice-Presidente da Autarquia, e Sandra Silva tomou posse como vereadora.


    A distribuição de pelouros e tarefas até ao final do mandato autárquico de 2009 – 2013 passará a ser a seguinte:


    Presidente da Câmara:


    - Educação;


    - Cultura;


    - Transportes e Comunicações;


    - Desportos e Tempos Livres;


    - Serviços Urbanos;


    - Ambiente;


    - Acção Social;


    - Saúde;


    - Património;


    - Promoção do Desenvolvimento/Agricultura;


    - Ordenamento do Território;


    - Gestão dos Recursos Humanos;


    - Finanças Municipais;


    - Espaços Verdes;


    - Ruas e Arruamentos;


    - Cemitério Municipal;


    - Espaços Verdes;


    - Ruas e arruamentos;


    - Cemitério Municipal;


    - Instalações dos Serviços Públicos Municipais;


    - Feiras;


    - Modernização Administrativa.

    Vereador em regime de tempo inteiro, José António Amaro Nunes:


    - Vice-Presidente e legal substituto do Presidente da Câmara Municipal;


    Pelouros:


    - Energia;


    - Saneamento Básico;


    - Defesa do Consumidor;


    - Habitação;


    - Protecção Civil/Floresta;


    - Turismo;


    - Ordenamento do Território e Urbanismo;


    - Segurança e Trânsito.

    Vereadora Sandra Maria de Sousa Nunes Pereira da Silva:


    - Gestão e acompanhamento das candidaturas aos fundos comunitários;


    - Directora do Boletim Municipal;


    - Responsável pela Biblioteca Municipal;


    - Organização e coordenação de eventos relacionados com a actividade económica de interesse municipal;


    - Promoção e Apoio ao desenvolvimento de actividades artesanais e de manifestações etnográficas de interesse local;


    - Responsável pelos Programas de Ocupação de Tempos Livres;


    - Representante da Câmara Municipal junto da Associação de Desenvolvimento Beira douro nas faltas e impedimentos do Presidente da Câmara;


    - Representante da Câmara Municipal nas reuniões da Associação de Municípios do Vale do Douro Sul, quando para tal for designada.




    Gabinete de Apoio à Presidência


    Tarouca, 10 de Outubro de 2011

    P.S.
    Asas da Montanha pede desculpa à Câmara e aos leitores pelo anterir post sobre o assunto em título. Realmente estava incompleto e só advertimos o facto porque alguém nos alertou. Agradecemos.
    Ao transformar o texto em formato de imagem, não nos apercebemos que nem todo o texto havia sido transformado. Daí a lacuna.

    (ENVIADO POR: PA/DI)

    ResponderEliminar
  10. [OUTRA ANALISE AOS RESULTADOS DAS PROVAS DE AFERIÇÃO DO 4º ANO DE 2012]

    Média das provas de Matemática desceu 14,4%
    inShare0
    12 de Junho, 2012
    A média dos resultados da prova de aferição de Matemática do ensino básico desceu 14,4 por cento este ano em relação a 2011, enquanto na prova de Português houve uma descida de 2,5 por cento.
    Os dados divulgados hoje pelo Ministério da Educação e Ciência indicam que a média de Matemática se situou este ano nos 53,4 %, quando no ano passado foi de 68,3 por cento.

    Em Português a média este ano foi de 66,7 %, menos do que os 69,3 por cento verificados em 2011.

    Em comunicado, o Ministério salienta que a prova de Matemática incidiu pela primeira vez sobre «o novo programa da disciplina».

    As provas são classificadas por cinco níveis: Nível A (90 a 100 por cento), nível B (70 a 89 por cento), nível C (50 a 69 por cento), nível D (20 a 49 por cento) e nível E (de 0 a 19 por cento).

    No caso da Matemática, o número de alunos do quarto ano com resultados insuficientes mais do que duplicou este ano, com 43% dos alunos classificados no nível D e E, quando no ano passado essa percentagem tinha sido apenas de 19%.

    Há também uma descida acentuada do número de alunos com melhores resultados a Matemática: apenas três por cento das provas foram classificadas no nível A, enquanto no ano passado havia 16% naquele escalão.

    Em relação às áreas temáticas, a organização e tratamento de dados foi onde os alunos tiveram mais dificuldades, registando-se 59% de resultados negativos. Simultaneamente, foi nessa área que uma percentagem maior de alunos conseguiu resultados de nível A (19%).

    Já o ano passado os resultados das provas de aferição de Matemática tinham descido globalmente em relação a 2010, quando a média de classificações positivas foi de 70,8%.

    Em 2011, o aumento de alunos com resultados negativos tinha sido ainda maior em relação a 2010 (8,6%) mas tinha aumentado 5,5% o número de classificações nos níveis A e B.

    Quanto às provas de Português, os resultados foram mais constantes este ano, com pequenos aumentos nos níveis inferiores e diminuição nos níveis superiores de classificação.

    A percentagem de alunos nos níveis D e E tinha sido de 12% no ano passado e este ano subiu para 20%. Nos níveis A e B houve uma descida de 54% em 2011 para 49% este ano.

    Olhando para os resultados por área temática, a Escrita regista a maior percentagem de resultados negativos (30%) e a Leitura foi onde mais alunos se saíram melhor, com 57% de resultados nos níveis A e B.

    No ano passado a prova de português tinha mantido a média em relação a 2010, mas tinha havido um aumento maior (14,1%) no número de alunos com resultados melhores.

    Este ano foram realizadas 105.057 provas de Matemática e 105.275 de Português.

    Foi o último ano em que as provas de aferição não contaram para nota, uma vez que o ministro Nuno Crato determinou que passem a chamar-se «provas finais» e contar 25 por cento para a nota no fim do primeiro ciclo do Básico.

    O Ministério defende que a análise dos resultados deste ano deve «sustentar práticas letivas» que possam melhorar progressivamente a qualidade da aprendizagem dos alunos.

    Lusa/SOL

    [ENVIADO POR:PA/DI]

    ResponderEliminar
  11. [TRAZIDO DO SITE DO NOTÍCIAS DE VILA REAL: ALDEIAS DE CÔR]

    Destaques | 05-07-2012
    Sessenta e nove milhões de euros vão ser investidos em Tarouca

    Tarouca foi o concelho escolhida para a construção do resort turístico “Aldeias de Côr”. Garantindo, este empreendimento, dar vida a um território cada vez mais desumanizado.
    Sessenta e nove milhões de euros é o valor previsto do investimento que irá dotar o concelho de Tarouca de um resort turístico de luxo. Localizado na freguesia de Várzea da Serra o resort irá ocupar um área total de 312.766 hectares.

    O resort turístico prevê a instalação de diversas valências e cerca de 830 unidades de alojamento, distribuídas por apartamentos e uma unidade hoteleira em condomínio fechado.

    SPA, ginásio, pista de desportos de inverno, campo e academia de golfe, uma discoteca, entre muitos outros serviços e equipamentos, prometem fazer deste resort um dos mais procurados do Norte do País.

    A construção do “Aldeias de Côr” contribuirá para a luta contra o desemprego na região, uma vez que é previsto criarem-se cerca de 120 postos de trabalho, directos, neste empreendimento.
    A Câmara Municipal de Tarouca de tudo tem feito para agilizar o processo de licenciamento de empreendimento, dada a sua magnitude e todos os benefícios que poderá trazer à região.

    Sara Alves


    (ENVIADO POR: Profª Anónima Devidamente Identificada)

    ResponderEliminar
  12. PERGUNTA-SE:

    -O POST DE 4 DE SETEMBRO VOLTOU A TER UMA GRANDE PROCURA (ultimamente)...ALGUÉM NOS SABE DAR UMA EXPLICAÇÃO PLAUSÍVEL PRÓ FENÓMENO?! VAMOS AGUARDAR!

    ProfAnónima

    NB:DESTE LADO CONSEGUIMOS VER OS POSTES MAIS PROCURADOS MAS NÃO DÁ PRA SABER A "MATRICULA" DO PC K OS PROCUROU E/OU COMENTOU!AQUI FICA A INFORMAÇÃO!

    ResponderEliminar
  13. (??)-O TAROUCAndo VOLTA A ESTAR DE PARABÉNS!(11 mesitos)

    Caros Bloguistas!

    É com grande surpresa k vimos k nos deixaram chedar até aqui!:)
    Surpresa, porque se no início até pensávamos k iriamos comemorar o centenário (nota A)....quando começaram a chegar-nos certas reacções/comentários, começámos a pensar k o TAROUCAndo seria mais um aborto! (só não sabiamos se feito dentro ou fora dos prazos legais...)
    O certo é k apesar dos seus "inimigos", o TAROUCAndo cá continua procurando cumprir o k prometeu (vide post nº 1 de agosto de 2111), ora melhor ora pior...mas sempre abertos às sugestões/criticas(pena k nem sempre construtivas, ou pelo menos, nem sempre com a linguagem mais adequada, mas prontos...).

    Aquele Abraço!:)
    ProfAnónima

    NOTA A: A NOSSA CONVICÇÃO K PODERIAMOS COMEMORAR O TAL CENTENÁRIO, RESULTAVA DO FACTO DE NÂO FALARMOS NA VIDA PRIVADA DAS PESSOAS, K ERA O K SUPOSTAMENTE INCOMODAVA/INDIGNAVA OS VISADOS NOS OUTROS BLOGUES, ENTRETANTO DESATIVADOS(?); E AINDA DEVIDO AO FACTO DOS COMENTÁRIOS/POSTES MAIS "AZEDOS", ESTAREM TODOS DEVIDAMENTE IDENTIFICADOS, MAS ENGANAMO-NOS!...

    ResponderEliminar
  14. [TRAZIDO DO SITE DO JORNAL SOL]

    Médias 6.º ano: 59% a Português e 54% a Matemática

    inShare0

    9 de Julho, 2012

    As médias dos exames nacionais do 6º ano, que se realizaram pela primeira vez neste ano lectivo, foram de 59 por cento a Língua Portuguesa e 54% a Matemática, segundo dados do Ministério da Educação e Ciência.
    Em Matemática, 44,1% dos alunos teve notas de nível 1 e 2 (em 5 níveis), com uma taxa de reprovações de 23%.

    Em Língua Portuguesa, a maior percentagem de notas (45%) situou-se no nível 3 e a taxa de reprovações foi de 10%.

    As notas mais elevadas, de nível cinco, foram atribuídas a apenas 2,8% dos alunos em Língua Portuguesa e a 7,9% em Matemática.

    Os alunos do 2º ciclo do Ensino Básico realizaram 111.532 provas de Língua Portuguesa e 112.394 de Matemática nas primeiras chamadas.

    As provas finais do 2.º Ciclo do Ensino Básico foram realizadas em 1.145 estabelecimentos de ensino do continente e ilhas, e nas escolas no estrangeiro com currículo português.

    Lusa/SOL


    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  15. PERGUNTA:

    ESTAMOS A VER K O POST Nº 10 DE NOVEMBRO(*) VOLTA A SER MUITO PROCURADO/TEM MUITAS VISUALIZAÇÕES RECENTES, ENTENDA-SE. HAVERÁ ALGUM MOTIVO K O JUSTIFIQUE?!

    ProfAnónima

    (*)É O POST DAS ENTREVISTAS (FICTÍCIAS) AOS RESPONSÁVEIS PELO DERBY: TAROUQUENSE VS ARGUEDEIRA!:)

    ResponderEliminar
  16. TANTA COISA COM MEDIAS.....AGORA PARA PASSAR BASTA PEDIR!!! !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro(a) Bloguista!
      Só pode dizer uma coisa destas quem está COMPLETAMENTE fora do k é a escola de hoje. Sim, porque se soubesse um pouco sobre como se processa actualmente a avaliação dos alunos, certamente saberia k os alunos e os pais/ee são OUVIDOS (são parceiros dos professores) mas quem cabe ter a última decisão é ao professor!
      (espero k não seja enc. de educação...)

      Profª Anónima Devidamente Identificada

      PS:NÃO DÚVIDO K HAJA QUEM PEÇA...MAS JÁ DUVIDO K OS PROFESSORES CEDAM (a menos k sejam apresentados argumentos muito válidos) E REJEITO/REPÚDIO A EXPRESSÃO "BASTA PEDIR", NESTE CONTEXTO (ponto final)

      Eliminar
  17. Nos exames do secundário os resultados também não foram muito maus apesar do senhor ministro, Nuno Crato, não ter ficado satisfeito. A média global é positiva.
    PA/DI

    ResponderEliminar
  18. [TRAZIDO DO POST Nº 1 DE JULHO/2012]

    Anónimo 11 de Julho de 2012 21:53
    TANTA COISA COM MEDIAS.....AGORA PARA PASSAR BASTA PEDIR!!! !

    ResponderEliminar

    RespostasAnónimo12 de Julho de 2012 18:46
    Caro(a) Bloguista!
    Só pode dizer uma coisa destas quem está COMPLETAMENTE fora do k é a escola de hoje. Sim, porque se soubesse um pouco sobre como se processa actualmente a avaliação dos alunos, certamente saberia k os alunos e os pais/ee são OUVIDOS (são parceiros dos professores) mas quem cabe ter a última decisão é ao professor!
    (espero k não seja enc. de educação...)

    Profª Anónima Devidamente Identificada

    PS:NÃO DÚVIDO K HAJA QUEM PEÇA...MAS JÁ DUVIDO K OS PROFESSORES CEDAM (a menos k sejam apresentados argumentos muito válidos) E REJEITO/REPÚDIO A EXPRESSÃO "BASTA PEDIR", NESTE CONTEXTO (ponto final)

    ResponderEliminar
  19. [FONTE: AGÊNCIA LUSA]

    xames 2012. Média nacional da prova de Matemática do 9º ano subiu, taxa de reprovação diminuiu
    Por Agência Lusa, publicado em 9 Jul 2012 - 09:13 | Actualizado há 3 dias 10 horas x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x Share on printImprimir Share on tweetEnviar

    Imagem.
    Alunos têm de estudar para dois exames
    eduardo martins. x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x

    Os resultados das provas de Matemática do 9º ano registaram uma melhoria em relação ao ano passado com uma subida de 10 pontos percentuais na média nacional e uma diminuição na taxa de reprovação.

    Segundo dados do Ministério da Educação e Ciência (MEC) hoje divulgados, na disciplina de Matemática, a média nacional foi de 54 por cento, mais 10 pontos percentuais relativamente ao ano passado, e a taxa de reprovação situou-se nos 27 por cento o que significa quatro pontos percentuais abaixo do registado em 2011.

    Por outro lado, a percentagem de classificações de nível 1 e 2 também desceu ao situar-se nos 45 por cento o que segundo o ministério corresponde a três pontos percentuais abaixo do verificado nos últimos dois anos.

    Na disciplina de Língua Portuguesa, a média nacional foi também de 54 por cento, mais três pontos percentuais relativamente a 2011 mas a taxa de reprovação situou-se nos 11 por cento, mais dois pontos percentuais em relação a 2011.

    Segundo o ministério, a percentagem de alunos que obtiveram classificações de nivel 1 e 2 foi 36 por cento.

    Os dados estatísticos relativos às provas de final do 3º ciclo do ensino básico referem-se à 1ª chamada, considerando o MEC que os resultados da 2ª chamada têm significado estatísticos pouco relevante dado o reduzido número de alunos.

    No 3º ciclo do ensino básico, realizaram-se 92.976 provas na disciplina de Língua Portuguesa e 93.599 na disciplina de Matemática.

    Nestas provas estiveram envolvidos 5.225 professores.

    (ENVIADO POR: PA/DI)

    ResponderEliminar
  20. [TRAZIDO DA NET: TVI/24]

    Ministro insatisfeito com resultados dos exames

    Nuno Crato insiste em mais trabalho para melhorar a educação dos jovens em Portugal

    Por: Redacção / MM | 9- 7- 2012 17: 33

    Exames: professores de Português satisfeitos com resultadosSecundário com médias negativas, Básico escapa9º ano com média negativa a Português e MatemáticaExames 2011: média a Português foi de 9,6O ministro da Educação, Nuno Crato, assumiu, esta segunda-feira, estar insatisfeito com os resultados dos exames nacionais, insistindo em mais trabalho para melhorar a educação dos jovens em Portugal.

    «Os resultados não são satisfatórios, temos de fazer muito melhor», disse o ministro aos jornalistas, quando questionado sobre os resultados das provas de final de ciclo (6.º ano) e dos exames do 9.º ano e do ensino secundário, afixados, esta segunda-feira, nas escolas.

    De acordo com o ministro, apesar de ter havido este ano «ligeiras melhorias» no 9.º ano e «umas ligeiras descidas» no secundário, os resultados não podem contentar o Ministério da Educação.

    «Temos de fazer muito mais pela educação dos jovens portugueses e os resultados das provas e dos exames que agora saíram são apenas indicações. Isto indica que há muito trabalho a fazer», afirmou no final de uma cerimónia evocativa dos 25 anos do Conselho Nacional de Educação.

    Nuno Crato exemplificou que no próximo ano será feito «algo mais» no 4.º ano de escolaridade: «Vamos ter provas finais, que são antecipadas. Vão ser feitas no início do 3.º período e permitem depois uma maior recuperação».

    O ministro classificou os exames como «um pormenor» em todo o sistema, embora importante, pois permitem saber qual é o estado do ensino «para o melhorar».

    O ministro defendeu que as metas curriculares que apresentou recentemente para consulta pública são um «passo decisivo» para melhorar os resultados do trabalho de professores e alunos, uma vez que se destinam a clarificar os objetivos a atingir em cada ano.

    As disciplinas do ensino secundário da área de ciências, aquela em que o ministério recomendou às universidades que apostassem, obtiveram médias negativas, com Matemática A nos 8,7 valores, Física e Química nos 7,5 e Biologia e Geologia nos 9,3. Em todos estes casos houve descida em relação ao ano passado.

    No 3.º Ciclo, a média nacional de Língua Portuguesa foi de 54 por cento, subindo três pontos percentuais, e a de Matemática subiu dez pontos percentuais, também para 54%.

    No 2.º Ciclo, realizaram-se, pela primeira vez, provas finais de Língua Portuguesa e Matemática, com médias de 59 por cento e 54 por cento, respetivamente.

    As provas finais realizaram-se em 1.145 escolas do 2.º Ciclo e em 1.328 escolas do 3.º Ciclo de Portugal e nos estabelecimentos de ensino no estrangeiro com currículo português.

    {ENVIADO POR: PA/DI]

    ResponderEliminar
  21. [TRAZIDO DA NET]

    Médias negativas nas notas dos exames do secundário
    Por Redação

    As notas dos exames finais do básico e do secundário são hoje afixadas e neste último caso há más notícias. As médias dos exames de Português e Matemática do 12.º ano são negativas.

    A média total do exame final de Português do 12.º ano foi de 9,5 valores, registando uma ligeira subida face ao ano anterior, quando se situou nos 8,9. A contribuir para este número baixo está a média dos alunos externos (por exemplo, aqueles que anularam a disciplina e só foram a exame), dado que a média só dos alunos internos (aqueles que levaram a disciplina até ao fim do ano) seria positiva (10,4).

    Também na disciplina de Matemática do 12.º ano o cenário é semelhante: uma média de 8,7 valores, inferior à do ano transacto(9,2), também resultante da média dos alunos externos - se apenas fossem contabilizados os alunos internos a média nacional seria de 10,4 valores.

    Mas não foram apenas as disciplinas de Português e de Matemática a registarem negativas nos exames finais do secundário. O mesmo aconteceu em Biologia e Geologia (9,3 valores, quando no ano passado era de 10,7); Física e Química A (7,5 contra os 9,9 do ano anterior); e Filosofia (7,8).

    Outras disciplinas situaram-se, em média, entre os 10 e os 12 valores nesta primeira fase, onde se registaram 362.414 inscrições, e um total de 324.048 provas, o que corresponde a cerca de 90 por cento das inscrições, de acordo com o Ministério da Educação.

    No básico, a tendência foi distinta do secundário, tendo estes alunos registado melhores médias nacionais. No caso do exame final de Língua Portuguesa e de Matemática do 9.º ano, as médias foram de 53 por cento nos dois casos.

    Em ambas as disciplinas, se fossem apenas considerados os alunos internos a média seria superior: 54 por cento. Note-se que foram realizadas 92.976 provas de Língua Portuguesa e 93.599 de Matemática no 9.º ano.

    No 6.º ano, os exames de Língua Portuguesa tiveram uma média de 59 por cento e os de Matemática de 54 por cento, num total de 111.767 e 112.631 alunos, respetivamente.


    08:36 - 09-07-2012

    (ENVIADO POR: PA/DI)

    ResponderEliminar
  22. UM LAMENTO/UM PROTESTO:

    NÃO DÁ PRA ENTENDER COMO O ME DÁ A PERCENTAGEM DAS PROVAS/EXAMES DO ENSINO BÁSICO À COMUNICAÇÃO SOCIAL E NÃO AS DÁ AOS PROFESSORES, ALUNOS E AOS PAIS/EE.
    QUIÇÁ OS RESULTADOS NÃO PODERIAM MELHORAR LIGEIRAMENTE SE SOUBESSEMOS K UM ALUNO TEM DOIS DE 45%?! SABERMOS K TEM DOIS(2) É MANIFESTAMENTE POUCO,POIS ESTE TANTO PODE SER DE 20% COMO DE 49%!(com mais de 45 % até se pode pensar numa revisão de reprova, assim...)

    SENHOR MINISTRO, NÃO TENHA MEDO DOS NÚMEROS, POR FAVOR!

    Profª Assunção Monteiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso não é bem assim. No dia das matriculas estavam lá muitas mães que sabiam a percentagem dos filhos mas tiveram que pagar 25 euros. Acho tudo isto uma grade roubalheira. É assim em todas as escolas?

      Eliminar
  23. [COMENTÁRIO TRAZIDO DO POST "DIVERSOS"]

    UM LAMENTO/UM PROTESTO:

    NÃO DÁ PRA ENTENDER COMO O ME DÁ A PERCENTAGEM DAS PROVAS/EXAMES DO ENSINO BÁSICO À COMUNICAÇÃO SOCIAL E NÃO AS DÁ AOS PROFESSORES, ALUNOS E AOS PAIS/EE.
    QUIÇÁ OS RESULTADOS NÃO PODERIAM MELHORAR LIGEIRAMENTE SE SOUBESSEMOS K UM ALUNO TEM DOIS DE 45%?! SABERMOS K TEM DOIS(2) É MANIFESTAMENTE POUCO,POIS ESTE TANTO PODE SER DE 20% COMO DE 49%!(com mais de 45 % até se pode pensar numa revisão de reprova, assim...)

    SENHOR MINISTRO, NÃO TENHA MEDO DOS NÚMEROS, POR FAVOR!

    Profª Assunção Monteiro

    ResponderEliminar
  24. [FONTE: SITE DO JORNAL SOL]

    Médias 6.º ano: 59% a Português e 54% a Matemática

    inShare0

    9 de Julho, 2012

    As médias dos exames nacionais do 6º ano, que se realizaram pela primeira vez neste ano lectivo, foram de 59 por cento a Língua Portuguesa e 54% a Matemática, segundo dados do Ministério da Educação e Ciência.
    Em Matemática, 44,1% dos alunos teve notas de nível 1 e 2 (em 5 níveis), com uma taxa de reprovações de 23%.

    Em Língua Portuguesa, a maior percentagem de notas (45%) situou-se no nível 3 e a taxa de reprovações foi de 10%.

    As notas mais elevadas, de nível cinco, foram atribuídas a apenas 2,8% dos alunos em Língua Portuguesa e a 7,9% em Matemática.

    Os alunos do 2º ciclo do Ensino Básico realizaram 111.532 provas de Língua Portuguesa e 112.394 de Matemática nas primeiras chamadas.

    As provas finais do 2.º Ciclo do Ensino Básico foram realizadas em 1.145 estabelecimentos de ensino do continente e ilhas, e nas escolas no estrangeiro com currículo português.

    Lusa/SOL


    (ENVIADO POR:PA/DI)

    Publicar
    Eliminar
    Marcar como spam

    Moderar comentários neste blogue.

    Publicada por Anónimo em TAROUCAndo a 11 de Julho de 2012 19:56
    Responder | Responder a todos | Encaminhar | Imprimir | Excluir | Mostrar original


    NOTA BEM: FOI "ENVIADO" PRÓ EMAIL!

    ResponderEliminar
  25. [COMENTÁRIO TRAZIDO DO POST "DIVERSOS"]

    UM LAMENTO/UM PROTESTO:

    NÃO DÁ PRA ENTENDER COMO O ME DÁ A PERCENTAGEM DAS PROVAS/EXAMES DO ENSINO BÁSICO À COMUNICAÇÃO SOCIAL E NÃO AS DÁ AOS PROFESSORES, ALUNOS E AOS PAIS/EE.
    QUIÇÁ OS RESULTADOS NÃO PODERIAM MELHORAR LIGEIRAMENTE SE SOUBESSEMOS K UM ALUNO TEM DOIS DE 45%?! SABERMOS K TEM DOIS(2) É MANIFESTAMENTE POUCO,POIS ESTE TANTO PODE SER DE 20% COMO DE 49%!(com mais de 45 % até se pode pensar numa revisão de reprova, assim...)

    SENHOR MINISTRO, NÃO TENHA MEDO DOS NÚMEROS, POR FAVOR!

    Profª Assunção Monteiro

    ResponderEliminar
  26. [TRAZIDO DO POST DOS "DIVERSOS"]

    Anónimo 13 de Julho de 2012 14:07

    Isso não é bem assim. No dia das matriculas estavam lá muitas mães que sabiam a percentagem dos filhos mas tiveram que pagar 25 euros. Acho tudo isto uma grade roubalheira. É assim em todas as escolas?

    ResponderEliminar
  27. [TRAZIDO DO POST "DIVERSOS"]

    UM LAMENTO/UM PROTESTO:

    NÃO DÁ PRA ENTENDER COMO O ME DÁ A PERCENTAGEM DAS PROVAS/EXAMES DO ENSINO BÁSICO À COMUNICAÇÃO SOCIAL E NÃO AS DÁ AOS PROFESSORES, ALUNOS E AOS PAIS/EE.
    QUIÇÁ OS RESULTADOS NÃO PODERIAM MELHORAR LIGEIRAMENTE SE SOUBESSEMOS K UM ALUNO TEM DOIS DE 45%?! SABERMOS K TEM DOIS(2) É MANIFESTAMENTE POUCO,POIS ESTE TANTO PODE SER DE 20% COMO DE 49%!(com mais de 45 % até se pode pensar numa revisão de reprova, assim...)

    SENHOR MINISTRO, NÃO TENHA MEDO DOS NÚMEROS, POR FAVOR!

    Profª Assunção Monteiro

    ResponderEliminar
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  29. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  30. INFORMAÇÃO:

    O TAROUCANdo CONTINUA COM MUITAS "MALEITAS" MAS PODEMOS ASSEGURAR K JÁ TEMOS UMA NOVA "CÓPIA" COM TODO O SEU CONTEÚDO PRA PODERMOS FAZER O "TAROUCAndo MEMÓRIA".

    AQUELE ABRAÇO!:)

    A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo: ProfAnónima

    ResponderEliminar
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  32. PERGUNTO:

    1-ALGUÉM ME SABE DIZER COMO PODEM APARECER COISAS NO MEU MURAL DO FB SEM K EU TENHA CLICADO NO "GOSTO"?!

    2-E COMO PODEM PERMANECER POR LÁ UMA QUANTIDADE DE "GOSTOS" SE UM EX-ALUNO MEU APAGOU-OS HÁ COISA DE UM MÊS?!

    MUITO OBRIGADA A QUEM SOUBER E TENHA A GENTILEZA DE ME RESPONDER!:)

    Assunção Monteiro

    ResponderEliminar
  33. [TRAZIDO DO SITE DO NOTÍCIAS DE VILA REAL]

    Personalidades e Tradição | 19-07-2012
    Vasco Lima, um cidadão livre e independente
    Nascido numa das mais importantes famílias de Tarouca, Vasco Lima tem sido uma figura incontornável da vida social e política desta cidade duriense e beirã, nas últimas décadas. Aqui lhe deixamos o perfil e as preocupações deste ilustre tarouquense, que promete continuar a lutar pela sua terra.

    Quem é o cidadão Vasco Lima?
    Nasci na Vila de Tarouca, no dia 14 de Outubro de 1946, sendo meus Pais o sr. António da Trindade Lima Júnior, industrial de Transportes Públicos de Passageiros e S.ª Dr.ª Isaura Augusta Figueira, Conservadora do Cartório Notarial de Tarouca. Graças à posição social dos meus Pais, tive uma infância sem as dificuldades vividas pela maioria das crianças Portuguesas nascidas nos anos seguintes ao fim da II Guerra Mundial. Frequentei a Escola Primária em Tarouca tendo sido meu Professor o Exm.º Sr.º Celso Gomes, homem de carácter, rigoroso, disciplinador, um mestre que nunca me distinguiu no tratamento dado aos outros alunos, que me puniu com algumas reguadas e cachaços, mas que me preparou para a vida real. Prestei provas de admissão ao ensino liceal tendo sido dispensado do exame oral, graças á habilitação que me foi ministrada pelo Sr.º Professor Celso Gomes.

    (...)

    Tem um percurso político e de intervenção assinalável. Como vê a acção política em Portugal e qual ideia que faz dos políticos Portugueses, incluindo os Autarcas?
    Penso que a revolução do 25 de Abril de 1974 teve origem no descontentamento dos militares do Quadro, relativamente às suas condições de trabalho. Mas felizmente aconteceu e proporcionou ao Povo Português a liberdade democrática, após 40 anos de ditadura, de fome e de miséria, para quase toda a População Portuguesa. Assim, é improvável que hoje alguém gostasse de regressar ao passado. No entanto, temos que reconhecer que muita coisa correu mal, graças ao oportunismo e incapacidade de muitos políticos. Penso que não foi por mero acaso que as referências políticas e intelectuais de Portugal, se afastaram e/ou foram afastadas dos cargos de decisão. Hoje a democracia em Portugal mantém importantes liberdades do cidadão, mas a verdade é que vivemos uma ditadura multi-partidária. Os candidatos aparecem-nos do interior dos Partidos Políticos que nos “obrigam” a votar em função das leis que eles próprios criaram, que conduzem à eleição de indivíduos oportunistas, incompetentes, sem conhecimento da vida real, sem prática de gestão ou governação, que sempre viveram no interior do Partido, subindo os degraus até ao topo, colando cartazes e procurando aumentar as votações partidárias. Onde estão as referências intelectuais e políticas? Ausentes da política e muitos fora do país. São muito poucos aqueles que persistem, chamando “à pedra” os responsáveis, dizendo as verdades e chamando os “bois” pelo nome. Obrigado a estes inconformistas.

    (...)

    Ao longo da sua vida exerceu varias funções em Associações de vária índole. Pode enunciar aquelas em que foi dirigente ou que ajudou a criar?
    No final da década de 60, fui um dos impulsionadores que tentaram fazer renascer o FCT – Futebol Clube de Tarouca, mas tal não foi possível porque os incumprimentos praticados junto da Associação de Futebol do Distrito de Viseu, não o permitiam. Em alternativa optou-se pela criação da Associação Desportiva e Recreativa de Tarouquense. Fui director desta Associação, até algum tempo depois do 25 de Abril. Fui saneado porque para uns era fascista e para outros comunista. Erros da Revolução, melhor dizendo da falta de preparação democrática de um Povo, recém saído de 40 anos de ditadura.

    [CONTINUA]

    ResponderEliminar
  34. [CONTINUAÇÃO DA ENTREVISTA9
    (...)

    Já referiu que foi fundador, entre outras, da Associação dos Bombeiros Voluntários. Como se insere nesta Associação e que tem para dizer sobre a forma como a mesma tem sido gerida?
    A AHBVT foi fundada em 1974 e tem como objecto principal a protecção de pessoas e bens, designadamente o socorro a feridos, doentes ou náufragos e a extinção de incêndios, detendo e mantendo em actividade um Corpo de Bombeiros Voluntários. Como fins secundários a Associação pode desenvolver outras actividades: transporte programado de doentes, desportivas, culturais, recreativas e de carácter social de apoio às populações.

    Conforme resulta da lei e dos próprios estatutos, o Corpo de Bombeiros Voluntários é prioridade fundamental da Associação. Assim, no meu entender, a Direcção da Associação só deverá investir noutras actividades desde que daí resultem proveitos destinados a satisfazer as necessidades operacionais do Corpo de Bombeiros. Ora, o que acontece é precisamente o contrário, ou seja os dinheiros da Associação, provenientes quase na sua totalidade de subsídios da C M T e da A N P C (cerca de 15.000 euros/mês), são canalizados para outras actividades com prejuízo de uma eficaz operacionalidade dos BVT, por falta de meios de equipamento e segurança individual. Mais grave ainda, é o facto de serem utilizados dinheiros para auxiliar outras Associações, concretamente a Associação Projectos Sociais nos Bombeiros, que apenas tem em comum com a AHBVT, a palavra Bombeiros.

    (...)

    Os conflitos que mantém com a Direcção da Associação de Bombeiros vão impedi-lo de continuar a participar na vida social e política do concelho de Tarouca?
    Não mantenho nenhum conflito com a Direcção da Associação dos Bombeiros, mas sim com dois ou três responsáveis pela mesma. O meu “conflito” tem como objectivo demonstrar aos associados e principalmente aos bombeiros, que o procedimento desses senhores é irregular e, em muitas situações, ilegal. A minha participação activa na vida social e política no Concelho de Tarouca, provavelmente não voltará a verificar-se.

    (...)

    Leia o artigo na íntegra na edição impressa de 11 de Julho, do Notícias de Vila Real.

    (ENVIADO POR: A.M.)

    ResponderEliminar
  35. [TRAZIDO DO SITE DO NdVR]

    Região | 25-07-2012
    “A política feita há 20 anos está a pagar-se hoje”



    Rui Raimundo, presidente da Junta de Freguesia de Tarouca
    Natural de Penajoia, Lamego, Rui Raimundo é um autarca de proximidade. É presidente da Junta de Freguesia de Tarouca desde 2009 mas desde cedo esteve ligado à política.
    (...)

    Na sua história política, o concelho de Tarouca sempre foi conotado com o PSD. Esse facto mudou há cerca de 20 anos quando o acual presidente, Mário Ferreira, foi eleito pelo Partido Socialista. “Houve um cansaço por parte da população, na altura, um desgaste que se está a verificar novamente agora”, admite o presidente da Junta de Freguesia.

    (...)

    Apesar de pertencerem a partidos opostos, câmara e freguesia, não estão de costas voltadas. “Há uma relação institucional entre a Junta e o Município. Temos dois protocolos: o de transferência de competências (cerca de 1500 euros) e a cedência de instalações de uma escola devoluta para futuras instalações da Junta, uma vez que o espaço que dispomos não tem dignidade”, referiu. Para além desta verba, são contemplados com a transferência anual do estado, avaliada em 50 mil euros.

    Freguesia não é só malha urbana

    Considerando a existência de uma autarquia, Rui Raimundo admite continuar a fazer sentido a existência de uma junta de freguesia, na sede do concelho, a par de uma Câmara Municipal. “Se a freguesia de Tarouca foi apenas este aglomerado urbano não tinha muita lógica, mas temos mais doze lugares fora do centro da cidade. Por toda a envolvência que possui sim, faz sentido”, declarou.

    A agregação de freguesias é outra questão. A Assembleia Municipal não constituirá nenhuma comissão responsável para uma futura reorganização do território e, por isso, “se este trabalho não for feito, alguém o irá fazer”, como forma de imposição. “A Assembleia Municipal organizou uma reunião extraordinária, na altura em que foi divulgado o Livro Verde.

    (...)

    A tomada de posição foi no sentido de manter as mesmas dez freguesias do concelho. Com a nova lei, a posição da autarquia mantém-se. "Não foi nada discutido, entretanto”, disse. Na opinião do autarca, “devia ter sido feito um trabalho diferente”, através da criação de uma comissão.

    (...)

    “Tarouca está a pagar os investimentos que não fez ou erradamente fez há 15 ou 20 anos. A política feita de há 20 anos para cá está a pagar-se hoje. Deviam ser tomadas medidas que estimulassem o emprego, para os jovens se fixarem. Desde que aqui cheguei que sempre ouvi falar em zona industrial, mas o projecto nunca arrancou", explicou.

    (...)

    Filipe Ribeiro

    Leia o artigo na íntegra na edição impressa de 25 de Julho, do Notícias de Vila Real.

    Tarouca: O jornal está a venda nas Bombas da BP em Castanheiro do Ouro.

    (ENVIADO POR: AM)

    ResponderEliminar
  36. [TRAZIDO DO SITE DO NOTÍCIAS DE VILA REAL]

    Região | 19-07-2012
    Tarouca: Santa Casa abriu primeira Cantina Social local



    Abriu, no início de Julho, para benefício da comunidade, a primeira Cantina Social de Tarouca. Trata-se de mais um serviço de apoio social ao dispor da Santa Casa da Misericórdia de Tarouca.
    Lucílio Teixeira, Provedor da Santa Casa, vê com bons olhos a disponibilidade de mais um serviço de cariz social em Tarouca e informou que os técnicos da instituição que dirige “já se encontram na rua na senda de casos de pobreza envergonhada”.

    O responsável admite que "a importância da Cantina Social é relativa" num meio como Tarouca, uma vez que as pessoas mais carenciadas "já se encontram abrangidas por outros programas de apoio", como sendo o Serviço de Apoio Domiciliário.

    Assim, a Cantina Social da Santa Casa da Misericórdia de Tarouca encontra-se, neste momento, com uma taxa de ocupação de aproximadamente um terço da sua disponibilidade.

    FR


    (ENVIADO POR: MA)

    ResponderEliminar
  37. Vão-me desculpar mas não percebo uma coisa: Qual é o interesse de um jornal de Vila Real no que se passa em Tarouca? E por que é que os Senhores importantes de Tarouca gostam tanto de dar entrevistas e coisas do género a um jornal de Vila Real? Não há jornais em Tarouca ? E já que querem alargar para fora não há jornais em Lamego? O que é que Vila Real tem em comum connosco? Até parece que não são os Senhores de Tarouca os mesmos que há alguns anos, nem por nada queriam ser ligados a Vila Real numa eventual regionalização.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente é estranho este interesse do nada. Mas mostra também a inexistência de comunicação social a altura na região...

      Eliminar
  38. [COMENTÁRIO DEIXADO NO POST 2 DO TAROUCAndo: DIVERSOS]

    Anónimo27 de Julho de 2012 12:47

    Vão-me desculpar mas não percebo uma coisa: Qual é o interesse de um jornal de Vila Real no que se passa em Tarouca? E por que é que os Senhores importantes de Tarouca gostam tanto de dar entrevistas e coisas do género a um jornal de Vila Real? Não há jornais em Tarouca ? E já que querem alargar para fora não há jornais em Lamego? O que é que Vila Real tem em comum connosco? Até parece que não são os Senhores de Tarouca os mesmos que há alguns anos, nem por nada queriam ser ligados a Vila Real numa eventual regionalização.....

    (K RESPONDA QUEM SOUBER...)

    ResponderEliminar
  39. INFORMAÇÃO: ALGO SE PASSA COM ESTE PC`s!

    ResponderEliminar
  40. [COMENTÁRIO DEIXADO NO POST 2 DO TAROUCAndo: DIVERSOS]

    Anónimo27 de Julho de 2012 12:47

    Vão-me desculpar mas não percebo uma coisa: Qual é o interesse de um jornal de Vila Real no que se passa em Tarouca? E por que é que os Senhores importantes de Tarouca gostam tanto de dar entrevistas e coisas do género a um jornal de Vila Real? Não há jornais em Tarouca ? E já que querem alargar para fora não há jornais em Lamego? O que é que Vila Real tem em comum connosco? Até parece que não são os Senhores de Tarouca os mesmos que há alguns anos, nem por nada queriam ser ligados a Vila Real numa eventual regionalização.....

    ###

    (K RESPONDA QUEM SOUBER...)

    ResponderEliminar
  41. [COMENTÁRIOS DEIXADOS NO POST 2 DO TAROUCAndo: DIVERSOS]

    Anónimo27 de Julho de 2012 12:47
    Vão-me desculpar mas não percebo uma coisa: Qual é o interesse de um jornal de Vila Real no que se passa em Tarouca? E por que é que os Senhores importantes de Tarouca gostam tanto de dar entrevistas e coisas do género a um jornal de Vila Real? Não há jornais em Tarouca ? E já que querem alargar para fora não há jornais em Lamego? O que é que Vila Real tem em comum connosco? Até parece que não são os Senhores de Tarouca os mesmos que há alguns anos, nem por nada queriam ser ligados a Vila Real numa eventual regionalização.....

    ResponderEliminar


    RespostasAnónimo27 de Julho de 2012 20:04
    Realmente é estranho este interesse do nada. Mas mostra também a inexistência de comunicação social a altura na região...


    ###

    E SOBRE ISTO SÓ PODEMOS DIZER: K RESPONDA QUEM SOUBER!...]

    ResponderEliminar
  42. [COMENTÁRIOS TRAZIDOS DO POST Nº2: DIVERSOS]

    Anónimo16 de Julho de 2012 21:30

    Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar

    Anónimo17 de Julho de 2012 13:24

    INFORMAÇÃO:

    O TAROUCANdo CONTINUA COM MUITAS "MALEITAS" MAS PODEMOS ASSEGURAR K JÁ TEMOS UMA NOVA "CÓPIA" COM TODO O SEU CONTEÚDO PRA PODERMOS FAZER O "TAROUCAndo MEMÓRIA".

    AQUELE ABRAÇO!:)

    A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo: ProfAnónima

    ResponderEliminar
  43. Caros Bloguistas:

    Os comentários deixados no post nº21 vêm aqui parar...e vá-se lá saber porquê!:((

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  45. A JSD DE TAROUCA PROMOVEU UM SEMINÁRIO OU DOIS?! (ajudem-me a fazer as contas...)
    M/Amigos!
    Conforme o previsto, ontem, lá decorreu o Seminário promovido pela JSD Local!:)
    Em boa verdade aquilo mais me pareceu "UM SEMINÁRIO 2 EM 1", pois k além dos muitos e bons ensinamentos sobre "Como Falar Em Público", transmitidos pelo orador presente, Dr Moreira da Silva, o PSD de Tarouca acabou por dinamizar uma espécie de um mine-seminário...dentro do seminário principal, e passo a explicar:

    Por volta do meio dia, o Dr Moreira da Silva (grande mestre na arte de comunicar, sem dúvida!), desafiou alguns elementos da assistência pra discursarem sobre um tema livre, usando as técnicas até então ensinadas. Os "kotas" do PSD não se fizeram rogados e...um a um...lá foram discursando durante os 3/5 minutos k lhes foi dado pró efeito.

    Vai daí, o Presidente da Concelhia, Sr Rui Raimundo, aproveitou pra dizer aos "jotinhas" presentes k "na politica não vale tudo" e chamou a atenção destes pró facto de tratarem TODAS as pessoas com respeito e prá necessidade de se falar verdade ao eleitorado e se ir junto dele "frequentemente" e não apenas na altura das eleições. Terminando a sua intervenção dizendo k "temos k estar atentos às necessidades das pessoas...especialmente neste período mais difícil k o País atravessa."

    Já o Carlos Teixeira e o José Damião, resolveram aproveitar o tenpo de antena k lhes foi dado, pra falarem dos seus conhecimentos/EXPERIÊNCIA, enquanto ex-líderes da JSD de Tarouca, tendo começado por recordar(?) aos "laranjinhas" k "não obstante a JSD gozar de uma certa autonomia em relação ao partido...eles eram a Jota do PSD, pelo k é suposto k TODOS comunguem dos mesmo princípios e valores...embora da juventude se espere sempre "aquela" irreverência...!".
    O José Damião referiu ainda as principais diferenças ideológicas entre "ser da esquerda" ou "ser da direita". E o Carlos Teixeira, além de ter reforçado esta ideia, exemplificou-a...recorrendo à forma como o Governo de Zé Sócrates "interveio" no caso do BPN.

    Ao meio da tarde viveu-se, sem dúvida, um momento muito alto naquele auditório, quando o orador volta a lançar o repto a três elementos da plateia pra lerem o celebre discurso de Martin Luther King. Devo dizer k os três estiveram muito bem, mas o Sr Vitor Cardoso leu e "encantou" toda a plateia, tendo obrigado o orador a dar-lhe um merecido "quase dezoito"!:)

    Já no final, o orador volta a desafiar a plateia e o Sr Lucílio Teixeira aproveitou então a oportunidade pra felicitar a JSD Local pela brilhante iniciativa mas lamentou o facto do Auditório Adácio Pestana estar "pouco composto" o k "prova bem k ainda há muito trabalho a fazer", disse. Sem nunca mencionar factos ou nomes, todos ficamos com a ideia k ele se estava a referir às feridas deixadas pelas últimas eleições naquela organização, ocorridas em Dezembro.

    ###

    Em suma: como puderam ver, neste seminário, além dum banho de dicas sobre "Como Falar Em Público" ainda tivemos a oportunidade de ouvir falar de outras questões igualmente importantes, quer enquanto cidadãos...quer enquanto Bloguistas Piratas!(Risos)

    Tarouca, 29/7/2012
    ATÉ BREVE!(se...)
    Profª Assunção Monteiro

    ResponderEliminar
  46. ALGUM MOTIVO PRA ESTAR A TER TANTAS NOVAS VISUALIZAÇÕES?!

    ResponderEliminar