Páginas

terça-feira, 17 de julho de 2012

(14)-O ABC DA ÚLTIMA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE TAROUCA!(I PARTE)

 M/Caros Bloguistas!

Ora aqui estou eu, não pra fazer um resumo mas sim "uma espécie de resumo" a k chamei de "ABC DA ÚLTIMA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE TAROUCA" e já vão ver porquê:

-A DE ASSEMBLEIA MUNICIPAL: Órgão onde estão presentes os Deputados Municipais eleitos pelo PS, PSD, CDS/PP e os denominados "independentes", e ainda todos os Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho. Tem por função deliberar/fiscalizar/aprovar (ou não) o trabalho do Executivo Camarário(EC).

-B DE BEIJOS E ABRAÇOS:
Pude verificar k é com beijos, abraços e apertos de mão k estas reuniões começam!:)

-C DE CASAMENTO
: Diziam(-me) k por lá já tudo tinha contraído matrimónio com o Sr Mário Ferreira, mas devo dizer k não vi/senti isso. Aliás, só vi um casamento (com os ditos independentes), mas isso já sabiamos k ia ser assim!(mas agora não me perguntem se era religioso ou não...)

-D DE DIVISÃO:
Igualmente se dizia k o Grupo do PSD (constitido por 8 elemento), estava dividido. Pude verificar k assim também não...embora se note um forte constrangimento nos Presidentes das Juntas, quando chega a hora da votação dos orçamentos!(futuros...)

-E DE ENCONTROS DE TRABALHO: Embora a lei preveja "Encontro" do EC com os Vereadores da Oposição (VdO`s), antes das Assembleias Municipais, agora percebi porque em muitas câmara os VdO`s as rejeitam: nestas reuniões podem ser tomadas decisões k depois comprometem o acção dos Deputados Municipais!

-F DE FINANÇAS:
E se as Assembleias Municipais começam com os tais "Beijos & Abraços", quando chega a hora de analisar/debater as Finanças da Câmara de Tarouca, estes logo são esquecidos e o ambiente azeda!(aquece...)

-G DE GASTOS: Fiquei aparvalhada quando o Dr Amaro referiu o montante dos Gastos k um Presidente de Câmara, deste País, pode gastar sem autorização prévia da Assembleia Municipal!
[Seria importante saber-se se está prevista alguma alteração a isto, na nova reforma autárquica?!...]

-H DE HORA:
M/amigos, (quase) 5 horas foi quando durou a última Assembleia Municipal, e tudo isto sem qualquer intervalo pra comer uma sands ou tomar uma biquinha! [Onde estão as nutricionistas camarárias?! Prá próxima juro k vou levar umas sandes!]
Bom, deixem-me dizer k, desta vez, TODOS eles(as) bem k mereciam ter direito a 2 senhas de presença!

-I DE INTERVENÇÃO: Nesta reunião pude constactar k o Presidente da Assembleia Municipal tudo faz pra k TODOS os presentes (poder e oposição)tenham as mesmas condições quando é chegada a hora de Intervirem, quer em termos de tempo... quer em termos de ambiente!( sem os chamados "ruídos de fundo", tão característicos neste tipo de reuniões...).

-J DE JUSTIÇA: No uso da palavra, quis o Deputado Independente, Dr Tony, manifestar a sua preocupação com o Novo Mapa Judiciário, k vai levar ao encerramento de tribunais em alguns concelhos vizinhos. Confesso k não entendi esta intervenção, tanto mais k esse não é um problema k afecte directamente Tarouca.
Mas, esta intervenção, levou-me a ficar curiosa em saber: quantos Deputados manifestaram a sua preocupação quando o actual Executivo Camarário fechou de uma só penada TODAS as escolas primárias das Freguesias?!
[Enfim, cada um escolhe as suas prioridades...mas seria bom k às vezes as justificassem]

-L DE LEIS: Pelo k pude ver, governar uma Câmara tem muito k se lhe diga, pois é preciso ler/interpretar muuuuitas leis: às vezes prás respeitar...outras prás contornar!
E foi justamente isto k o EC queria fazer, quando pediu autorização à Assembleia prá poder contornar a chamada Lei dos Compromissos (a tal k veio por um travão nos gastos públicos). Bom, este foi sem dúvida o ponto mais quente de toda a Assembleia! O Dr Amaro tentava justificar tal pedido...a oposição limitava-se a dizer k não passava cheques em branco ao CE pra "resolver" dividas contraídas no passado, presente e futuro e ainda por cima, englobando TODO o tipo de gastos. O Sr Manuel Nicho, ainda sugeriu ao CE k elaborasse uma lista das despesas onde era absolutamente necessário "contornar os 90 dias",previstos na lei, mas como o CE não a apresentou...no final a proposta mereceu o chumbo da maioria dos elementos da oposição!


                                                                                                                   [CONTINUA]

ATÉ BREVE!(se...)
Profª Assunção Monteiro
                   

4 comentários:

  1. INFORMAÇÃO:

    -DO M AO Z SERÁ PUBLICADO MAIS LOGO OU AMANHÃ!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  2. M/Caros Bloguistas!
    E enquanto o resto do "ABC" não sai deixem-me k coloque por aqui o "Q DE QUARTEL DOS BOMBEIROS, já k nessa reunião coube ao Sr Deputado Socialista, Ilídio Soares, falar da "situação" dos Bombeiros Voluntários de Tarouca.
    Disse ele:
    "O Governo não está a cumprir o acordo assinado com a liga Portuguesa de Bombeiros, e isso está a provocar sérios problemas à nossa associação" (citado de memória).
    Bom, e isto a ser verdade, julgo k TODOS deviam envidar esforços pra tentar resolver o problema!
    ATÉ BREVE!(se...)
    Assunção Monteiro

    NB:DESTAQUEI ESTE ASPECTO POIS (COMO CIDADÃ) NÃO POSSO FICAR INDIFERENTE ÀS IMAGENS K NOS CHEGAM ATRAVÉS DAS TELEVISÕES, JORNAIS E NET!POIS...

    ResponderEliminar
  3. INFORMAÇÃO ADICIONAL:

    -PRONTOS, O PIRATÃO DA NET JÁ VEIO "CUSCAR" O ÚLTIMO COMENTÁRIO E FOI PASSEAR(?). [RISOS]

    A.M.

    ResponderEliminar