Páginas

quinta-feira, 26 de julho de 2012

(21/A)ENTREVISTA DO PRESIDENTE DA JUNTA DE TAROUCA!(rui raimundo)

[TRAZIDO DO POST DIVERSOS: ENTREVISTA DO PRESIDENTE DA JUNTA DE TAROUCA, Sr RUI RAIMUNDO, AO NOTÍCIAS DE VILA REAL ]

Região | 25-07-2012

“A política feita há 20 anos está a pagar-se hoje”



Rui Raimundo, presidente da Junta de Freguesia de Tarouca
Natural de Penajoia, Lamego, Rui Raimundo é um autarca de proximidade. É presidente da Junta de Freguesia de Tarouca desde 2009 mas desde cedo esteve ligado à política.

(...)

Na sua história política, o concelho de Tarouca sempre foi conotado com o PSD. Esse facto mudou há cerca de 20 anos quando o acual presidente, Mário Ferreira, foi eleito pelo Partido Socialista. “Houve um cansaço por parte da população, na altura, um desgaste que se está a verificar novamente agora”, admite o presidente da Junta de Freguesia.

(...)

Apesar de pertencerem a partidos opostos, câmara e freguesia, não estão de costas voltadas. “Há uma relação institucional entre a Junta e o Município. Temos dois protocolos: o de transferência de competências (cerca de 1500 euros) e a cedência de instalações de uma escola devoluta para futuras instalações da Junta, uma vez que o espaço que dispomos não tem dignidade”, referiu. Para além desta verba, são contemplados com a transferência anual do estado, avaliada em 50 mil euros.

Freguesia não é só malha urbana

Considerando a existência de uma autarquia, Rui Raimundo admite continuar a fazer sentido a existência de uma junta de freguesia, na sede do concelho, a par de uma Câmara Municipal. “Se a freguesia de Tarouca foi apenas este aglomerado urbano não tinha muita lógica, mas temos mais doze lugares fora do centro da cidade. Por toda a envolvência que possui sim, faz sentido”, declarou.

A agregação de freguesias é outra questão. A Assembleia Municipal não constituirá nenhuma comissão responsável para uma futura reorganização do território e, por isso, “se este trabalho não for feito, alguém o irá fazer”, como forma de imposição. “A Assembleia Municipal organizou uma reunião extraordinária, na altura em que foi divulgado o Livro Verde.

(...)

A tomada de posição foi no sentido de manter as mesmas dez freguesias do concelho. Com a nova lei, a posição da autarquia mantém-se. "Não foi nada discutido, entretanto”, disse. Na opinião do autarca, “devia ter sido feito um trabalho diferente”, através da criação de uma comissão.

(...)

“Tarouca está a pagar os investimentos que não fez ou erradamente fez há 15 ou 20 anos. A política feita de há 20 anos para cá está a pagar-se hoje. Deviam ser tomadas medidas que estimulassem o emprego, para os jovens se fixarem. Desde que aqui cheguei que sempre ouvi falar em zona industrial, mas o projecto nunca arrancou", explicou.

(...)

Filipe Ribeiro

Leia o artigo na íntegra na edição impressa de 25 de Julho, do Notícias de Vila Real.

Tarouca: O jornal está a venda nas Bombas da BP em Castanheiro do Ouro.

(ATENÇÃO: AQUI APENAS ESTÁ A PARTE DA ENTREVISTA K SE PODE "SACAR" DO SITE OFICIAL DO NdVR. É PENA NÃO SER POSSÍVEL TRAZER TUDO PRA K ASSIM OS BLOGUISTAS DO TAROUCAndo PUDESSEM VER OS PROJECTOS K O Sr RUI TEM PRA TAROUCA, BEM COMO AS CRÍTICAS K FAZ À GESTÃO CAMARÁRIA DOS ÚLTIMOS 20 ANOS...SIM, 20 ANOS!...)


Sem comentários:

Enviar um comentário