Páginas

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

(8?)-OS TRANSPORTES ESCOLARES AINDA ROLAM!(opinião de uma mãe))


[COMENTÁRIO DEIXADO NA RUBRICA "POR TAROUCA VAI ACONTECER/2012"]
I.Oliveira

Estive presente nas duas reuniões:
Na primeira e perante a acusação da oposição ao despesismo da Câmara, o Sr presidente da Câmara estava irredutível na decisão...


Na segunda reunião, e apesar do ponto baixo da mesma, que foi o Presidente da Assembleia culpar a oposição pelos cortes da Autarquia... penso que o empenho do Presidente da Assembleia foi crucial neste processo todo. Para mim nem associação de pais, nem o director da escola, tiveram qualquer peso. Caso contrário os 25% eram obrigatórios para todos os utentes que estavam a menos de 4Km, com excepção dos De Mondim, uma vez que estes, e segundo o Sr, Presidente da Câmara tinham estatuto especial, pela visão do Sr. Vasco lima... Também não entendi... Nòs encarregados, e politicas á parte, conseguimos os nossos intentos.
Para a Autarquia foi um momento vergonhoso pela injustiça e sobretudo de discriminação como estava a tratar este processo.
Foram cordiais e simpáticos, e tiveram a humildade de reconhecer o erro pedindo desculpa pela atitude.. O que lhes ficou bem. Perante isto, o actual executivo e outros sucessores que tirem ilações.

...

Princípio 7º
Toda a criança tem direito a receber educação primária gratuita, e também de qualidade, para que possa ter oportunidades iguais para desenvolver as suas habilidades.
E como brincar também é uma boa maneira de aprender, as crianças também têm todo o direito de brincar e de se divertir!...

12 comentários:

  1. [Parte de um comentário deixado no post nº19 de Setembro/20129]

    PONTO 2-E PERANTE TUDO ISTO (transportes escolares)O K DIZEM OS RESPONSÁVEIS CÁ DO BURGO?

    ORA BEM:

    #O Presidente da Junta de Tarouca, diz k tudo isto não faz sentido e fala em discriminação! (pra com os alunos da sua freguesia)

    #O Presidente da Junta da Ucanha, diz k não sabe exactamente o k se passa...mas informa k paga a dizima pra Tarouca!(pelo meio vai dizendo k as mães têm direito a estar descontentes mas k não podem manifestar-se...)

    #O Presidente da Junta de Dalvares (Prof. Eduardo Almeida), vai dizendo às famílias k perante a possibilidade de alguns alunos da sua freguesia deixarem de ir à escola por causa do passe...o deixa muito triste e até tem passado muitas noites sem dormir!

    #Já o Director da Escola (Prof. Eduardo Almeida), ameaça os pais de entregar o assunto à Protecçâo de Menores, caso algum aluno deixe de ir à escola por causa do passe ou de outro motivo!(cumpra-se a lei, pois então...)

    #O Presidente da Associação de Pais da Escola (Sr Afonso) não disse xi nem mi...!

    #E O Presidente da Junta de Mondim (Sr Afonso), emita o Presidente da Associação de Pais/EE! (ao menos é coerente...)

    #O Sr Deputado Manuel Soares (Sr Nicho), vai dizendo k a Câmara deve continuar a assegurar os transportes e k a câmara tem muitos sítios onde cortar. A Deputada Dina Tomé tocou pelo mesmo diapasão pelo k os dois receberam os agradecimentos das mães ali presentes e arrecadaram aplausos durante e no final da reunião!Pois...

    #O Presidente da Assembleia Municipal (Dr Simões), visivelmente atrapalhado com a presença de tantas mães na "sua" reunião...prometeu ir estudar o assunto! (palavras bem recebidas pelas mães ali presentes. Eu cá só não entendi como um assunto destes não foi estudado antes de ser aplicado, mas já diz o ditado:vale mais tarde k nunca!). AGUARDEMOS!

    #O Vice-Presidente da Câmara (Dr Amaro), só aparece no final da reunião pra pedir calma às mães ali presentes e dar-lhes uma palavra de esperança!...

    #Eu cá, continuo a achar k estamos perante um problema muito sério, sem dúvida, mas k foi criado artificialmente pra esconder outros problemas!

    (....)

    Tarouca, 27 de Setembro de 2012
    Até Breve (SE...)
    Profª Assunção Monteiro

    ResponderEliminar
  2. TAROUCA FOI NOTÍCIA:

    Em vários jornais e blogues devido ao MOVIMENTO CÍVICO de muitas mães k levou a câmara a recuar na questão dos passes.

    Recordamos k na última Assembleia Municipal uma vintena de mães foram à Assembleia Municipal entregar um abaixo-assinado com quase 150 assinatura.

    Perante os argumentos ali apresentados os Deputados Municipais do PSD logo se solidarizaram com os "protestos das mães".
    Pela voz do Sr Manuel Soares e da Profª Dina Tomé ficou claro k "o PSD local defende uma contenção de custo da autarquia" mas rejeitam/condenam cortes nos chamados bens essenciais, como é o caso da educação.

    ProfAnónima

    NB: Saiba mais no Blog Tarouca Hoje e no Jornal de Notícias de hoje

    ResponderEliminar
  3. [Comentário deixado no post: Outra Informação de Última Hora]

    Cada vez é mais evidente que amanhã o Sr Mário Ferreira e o Dr Amaro se preparam para fazer campanha eleitoral.

    Se a reunião fosse para esclarecer tinham aproveitado a reunião do auditório da passada sexta-feira.

    Ainda agora ouvi dizer a outra pessoa que as funcionárias da câmara e da escolas estão dispensadas para irem à tal reunião.A ser verdade é uma vergonha e não entendo como o Senhor doutor Simões alinha nestas e noutras palhaçadas...

    Também não entendo como o presidente da junta de Tarouca não foi convidado até porque foi ele o ÚNICO presidente de junta que mais defendeu as mães que estavam preocupadas com os passes.

    Será que tudo isto é também é fruto de alguma tradição???

    ResponderEliminar
  4. (COMENTÁRIO DEIXADO NO POST Nº23 DE SETEMBRO)

    Pois parece que o Sr. Vasco Lima recebe esses 2500€. Mas que palhaçada é esta? então ele não adjudicava os transportes à camara? Agora faz na camara o quê? E ganha 2500€ para fazer o quê? para termos uma camara com uma divida destas em transportes? E que andam a fazer os elementos da assembleia municipal? Não perguntam? isto está bonito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobre este assunto devemos aguardar serenamente pois ao k parece não é bem assim....

      Eliminar
  5. (COMENTÁRIO DEIXADO NO POST Nº1 DE OUTUBRO/2012)

    INFORMAÇÃO:

    -Conforme o previsto, hoje pelas 10:30h, lá decorreu a reunião dos Pais/EE, marcada pelo Sr Presidente da Câmara, pra comunicar a solução pró problema dos transportes escolares.
    O salão Nobre foi pequeno pra acolher todos os convidados!(digamos assim...)

    Profª Assunção Monteiro

    NB:DEVO DIZER EM NOME DA VERDADE K TUDO CORREU MUITO BEM, EMBORA CONTINUE SEM SABER SE A QUESTÃO DOS TRANSPORTES ERA UM PROBLEMA REAL OU SE FOI CRIADO ARTIFICIALMENTE PRA DESVIAR A ATENÇÃO PRA OUTROS PROBLEMAS MAIS SÉRIOS;
    IGUALMENTE CONTINUO SEM SABER SE ESTA REUNIÃO FOI UMA SESSÃO DE ESCLARECIMENTOS OU O ARRANQUE DA CAMPANHA ELEITORAL!POIS.

    ResponderEliminar
  6. [PARTE DE UM COMENTÁRIO DEIXADO NO POST Nº 21 DESETEMBRO: ONDE PÁRA A ASSOCIAÇÃO DE PAIS/EE?!]

    (...)

    O Sr. Presidente, com a ajuda do Dr. Amaro, presumo, resolveu tirar esta velha lei do bau, onde estava muito bem (há 30 anos), pois até já cheira a mofo uma vez que, e bem, são poucos os que se socorrem dela.

    (...)

    E onde está a associação de pais...
    É um problema quando estas associações não têm como principal objetivo defender os interesses dos alunos... são formadas com intenções bem claras... mas se não defendem os interesses dos alunos, defendem os do Diretor e do presidente da Câmara!!! Compreendam... não se pode defender tudo e todos...

    Mas é simples, eles é que fazem os acordos e nós é que pagamos o pato... digo, o passe.

    (UM PAI)

    ResponderEliminar
  7. (RETIRADO DESTE POST)

    (...)

    Na segunda reunião, e apesar do ponto baixo da mesma, que foi o Presidente da Assembleia culpar a oposição pelos cortes da Autarquia... penso que o empenho do Presidente da Assembleia foi crucial neste processo todo. Para mim nem associação de pais, nem o director da escola, tiveram qualquer peso.

    (UMA MÃE)

    ResponderEliminar
  8. POR TAROUCA ACONTECEU (outubro/2012):

    -Depois do protesto cívicos das mães (entregaram um abaixo-assinado com quase 150 assinaturas, na última assembleia municipal), a câmara recuou na questão do pagamento dos passes escolares.
    Ainda bem!

    No entanto, muitos são os que ainda continuam a lamentar o "silêncio" da Associação de Pais/EE, durante todo este processo(como é sabido, só "apareceu" depois do assunto estar resolvido); bem como o aproveitamento politico k o Sr Presidente da Assembleia Municipal (Dr Simões) acabou por fazer, ao marcar uma reunião, pró dia 1 de Outubro, pra "limpar a face" da Associação de Pais e do Sr Presidente da Junta de Dalvares.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  9. INFORMAÇÃO:

    Depois de construirmos um post com um comentário acabadinho de chegar de Uma Mãe, colocamos aqui alguns dos muitos comentários k nos foram chegando desde k o assunto dos passes se tornou conhecido.

    Aquele Abraço!
    ProfAnónima

    O NOSSO LEMA:
    -TAROUCAndo, UM BLOG MUITO SINGULAR...MAS MUITO PLURAL TAMBÉM!:))

    ResponderEliminar
  10. [TEXTO RETIRADO DO POST Nº22 DE SETEMBRO]

    INFORMAÇÂO DE ÚLTIMA HORA: TRANSPORTES ESCOLARES!(outra reunião)

    Diz-se por aí k, o Sr Presidente da Câmara terá convidado todos(?) os Pais/EE pra uma reunião a decorrer no Salão Nobre da Câmara, na próxima 2ª feira, pelas 10:30 horas, pra apresentar a solução encontrada prá a questão dos transportes escolares (pagamento dos passes).

    Pró efeito terá convidado o Presidente da Assembleia Municipal e ainda os Presidentes de algumas Juntas de Freguesia: Tarouca, Dalvares e Mondim da Beira.

    Neste momento, a grande questão k se levanta é saber se na próxima segunda-feira vamos assistir a uma sessão de esclarecimentos ou ao início da campanha eleitoral! Pois......

    Aquele Abraço!:)
    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. [IDEM]

      NB:Entretanto chegaram alguns comentários a dar-nos conta k o Sr Presidente da Junta de Tarouca não foi convidado. (quem terá razão?!).
      Igualmente nos disseram k o Dr Amaro já garantiu a sua presença.

      Eliminar