Páginas

sábado, 25 de fevereiro de 2017

(27)POR CÁ: RESUMO TEMÁTICO DA REUNIÃO DA AMT!(1ª parte)

RESUMO TEMÁTICO DA ÚLTIMA REUNIÃO DA AMT-10/12/1017- I PARTE

M/Caros Bloguistas

Como é do V/conhecimento esta reunião decorreu no Auditório Municipal e além dos "assuntos políticos", no intervalo, assinalou-se a elevação de Tarouca a Cidade com a entrega dos prémios aos vencedores da 2ª edição dos Jogos Florais do VV!

Os "Assuntos Políticos" foram muitos e variados, mas o mais importante foi sem dúvida a Apresentação, Discussão e Aprovação do Documento relativo ao Orçamento e Grandes Opções de Plano pra 2017, que foi aprovado por larga maioria (apenas se registaram 2 abstenções), pelo que lhe será dado especial destaque neste resumo.

A apresentação ficou a cargo do Presidente e do Vice-Presidente da Câmara, à qual se seguiram as intervenções dos restantes elementos da Assembleia Municipal e depois a votação!

1-APRESENTAÇÃO, DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DO ORÇAMENTO E DAS GRANDES OPÇÕES DE PLANO PRA 2017

1.1-PRESIDENTE DA CÂMARA

O Presidente da Câmara no uso da palavra referiu que apesar dos constrangimentos financeiros houve e vai continuar a haver atenção à Saúde, à Educação e à Acção Social. Salientou que este ano alguns dos melhores alunos que entraram na universidade, sairam da Escola de Tarouca.

Informou que o TURISMO vai continuar a ser uma aposta e que até Setembro tinham vindo mais de 50 mil turistas.

Quanto à realização de OBRAS, regista a acusação de nada ter feito e sugere à oposição que pergunte aos Presidentes das Juntas. Referiu mesmo que algumas pessoas já lhe tinham dito que "vocês nestes 3 anos fizeram mais obras que os outros nos últimos 4 anos".

Informou que em 2017, com o desbloqueamento das verbas do Programa 20:20, pretende fazer intervenções de fundo na Alcácima e zona envolventee ainda na zona Ribeirinha.

A AGRICULTURA vai continuar a ser uma aposta, pelo que felicitou o seu antecessor Mário Ferreira pela construção da Regiefrutas (fábrica da baga), referindo contudo que este equipamento lhe tem tirado o sono e saúde, mas tudo se tem resolvido junto da banca mercê do seu "bom nome" e da renegociação da dívida (reduziu em 50% os juros).

Sobre a ZONA INDUSTRIAL esclareceu que enfrentou muitas dificuldades em negociar com os donos dos terrenos prá sua implantação, pelo que teve de recorrer à expropriação dos mesmos.

1.2-VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA

De seguida foi dada a palavra ao Vice-Presidente da Câmara que voltou a referir alguns dos aspectos já referidos pelo Sr Presidente e acrescentou ainda mais algumas coisas. Começou por esclarecer que nestes 3 anos os serviços não estiveram parados mas sim a fazer analise swot.

Informou que ao longo de 2017 vão proceder ao cadastro da rede de água e saneamento, remodelação dos transportes colectivos, apostar na eficiência energética (em Pinheiro já está a ser feita uma experiência com lâmpadas Led)

Informou ainda que vão usar verbas do Programa PRODER pra intervir na Alcácima e na Santa Helena.

Concluiu dizendo que a aquisição do novo equipamento pra projecção de filmes foi uma boa aposta pois desde então verificou-me um aumento crescente de espectadores e "até já se fazem excursões dos conselhos vizinhos pra virem ver cinema a Tarouca!"

1.3-INTERVENÇÃO DE ALGUNS ELEMENTOS DA AMT

De uma maneira geral os elementos do PSD elogiaram o Documento apresentado enquanto os da Oposição apontaram falhas e consideraram-no eleitoralista-Obras Eleitoralistas-, pois só agora decidiram fazer obras!

Nos comentários serão colocadas algumas intervenções.

(CONTINUA)

NB:A PRÓXIMA REUNIÃO FOI MARCADA PRA 27/2, NO CENTRO PAROQUIAL DE TAROUCA!

22 comentários:

  1. 1.3-INTERVENÇÃO DE ALGUNS ELEMENTOS DA AMT (CONT.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1.3-INTERVENÇÃO DE ALGUNS ELEMENTOS DA AMT (cont.)

      A-O Deputado Municipal do PSD, José Manuel, felicitou o trabalho realizado pelo pelo Executivo Camarário.

      B-O Deputado Municipal do PS, Luís Pereira, acusou o Executivo Camarário de não ter feito obra nos últimos 3 anos e só agora se preparar prá fazer porque é ano de eleições: "tudo o que aqui está são obras eleitoralistas", disse.

      E se o Presidente da Junta de Tarouca-Dalvares, Rui Raimundo, disse que não se fez mais obra porque não era precisa "apostou-se nas pessoas", disse. Já o Deputado Municipal do PSD, Luís Sarmento, invocou a situação financeira da câmara pra que não tivesse sido feita.

      O Deputado Municipal Luís Pereira voltou a insurgir-se com as desculpas da "situação financeira" pra não terem feito obras prometidas quando "a situação era por todos conhecida", disse.

      C- O Deputado Municipal Luís Pereira lamentou que o Executivo Camarário não coloque na lista das prioridades acertas coisas tais como: à reflorestação da Serra e a construção de uma Biblioteca digna desse nome. De seguida perguntou "se Tarouca tem acompanhado os índices nacionais relativos à diminuição do desemprego e aumento do investimento". Por último, ironizou: "quem vos ouvir falar até pensa que antigamente as crianças iam a pé prá escola e que não havia associativismo nesta Terra".

      O Presidente da Câmara acusou o Deputado da oposição de só ter feito críticas negativas e que "nem os colegas da sua bancada acreditam numa única palavra do que tinha dito", atirou.
      ***
      E depois deste esclarecedor (e aceso) debate, o documento foi aprovado por larga maioria pois apenas se registaram 2 abstenções!

      (A 2ª PARTE SEGUE DENTRO DE MOMENTOS)

      Eliminar
    2. O presidente da câmara chamou mentiroso a um elemento da oposição e o que se seguiu??

      Eliminar
    3. Nada. Ou antes: se a memória não me falhar, SEGUIU-SE uma breve pausa pra um cacau quente! Anónima?

      Eliminar
    4. Não chamou mentiroso, enrolou..
      Onde estão as respostas dadas pela câmara ás perguntas feitas por esse Senhor?

      Eliminar
    5. Se existiram respostas não as ouvi! AM

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. É verdade que o deputado Luís Pereira acusou a câmara de falta de democracia? Porque o fez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa acusação só surgiu pq a Câmara não terá ouvido a Oposição quanto ao documento relativo ao Orçamento e Grandes Opções de Plano/17. Mas confesso que não sei se estaria obrigada a fazê-lo! AM

      Eliminar
    2. Dizem por aí que além disso esta acusação aconteceu por não levar em conta as propostas da oposição nem responder às perguntas. Até dizem que os vereadores da oposição decidiram ficar todos calados na próxima reunião. Alguém que conte depois.

      Eliminar
    3. Foi possível confirmar que NENHUM deputado municipal do PS se pronunciou sobre os pontos da ordem de trabalhos nem levaram nada pra dizer no "ponto antes da ordem do dia", agora pq o fizeram ninguém sabe! Aguardemos...

      Eliminar
  4. Afinal de contas não se fizeram obras porque não havia dinheiro ou porque o Mário Ferreira as fez ao longo dos 4 mandatos???

    ResponderEliminar
  5. O Vice-Presidente também informou que este ano vão certificar o artesanato local! AM

    ResponderEliminar
  6. Na m/opinião também acho que o PSD Local deve afinar melhor as agulhas quanto à questão da obra (não) feita! AM

    ResponderEliminar
  7. Qual terá sido resultado da análise?.. Terá sido não vale a pena. Faltam as pessoas. falta tudo..Investir para quê e para quem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O resultado da análise não pode ser revelado porque é sigilo!!!

      Eliminar
    2. -Na Reunião da AMT de Dezembro/16 o Vice- Presidente disse já tinha 4 empresários interessados em fixar-se na futura Zona Industrial de Tarouca.

      -Na reunião de AMT de Fevereiro/17 o Presidente da Câmara disse que tinha sido contactado por uma empresária chinesa que pretende montar aqui uma fábrica de construção de painéis solares.

      Eliminar
  8. INFORMAÇÃO: FORAM PUBLICADOS TODOS OS COMENTÁRIOS RECEBIDOS NESTE POST.

    ResponderEliminar
  9. -O Presidente da Câmara disse que este aumento de turistas se fica a dever sobretudo ao uso do Posto de Turismo interactivo.

    -O Deputado Municipal Luís Pereira também questionou onde foram buscar os "50 mil turistas" e pretendeu saber se existe algum retorno (se comem ou dormem cá). Estas questões também ficaram sem resposta.

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. INFORMAÇÃO AOS LEITORES:

    Este resumo é da reunião de Dezembro/16 e não de Fevereiro/17, daí não verem certos assuntos que falam!

    ProfAnónima

    *MSG PRA COLOCAR NOS POSTES 27 E 28!

    ResponderEliminar