Páginas

sábado, 21 de abril de 2012

(13)-FALEMOS DE FERIADOS!(outra opinião)

[Post feito com um comentário deixado por um Anónimo, no post nº7 (Mensagem de Páscoa: cortes nos feriados), por nos parecer um contributo "sério"aqui fica à disposição de todos]
AnónimoApr 21, 2012 04:02 AM - FALEMOS DE FERIADOS!
Temos.

1 de Janeiro (celebra-se a passagem de ano e a solenidade de Santa Maria), Sexta-feira Santa (feriado móvel),25 de Abril (Dia da Liberdade), 1 de Maio (Dia do Trabalhador),
Corpo de Deus (feriado movel),10 de Junho (Dia de Portugal),
15 de Agosto (Elevação da Virgem), 5 de Outubro(Implantação da Republica), 1 de Novembro (Dia de Todos os Santos),8 de Dezembro (Imaculada Conceição), 25 de Dezembro (Natal)

-Carnaval não é feriado, apenas é concedida tolerância de ponto.
-Não considerei a Pascoa, por ocorrer no domingo.
-Existem ainda feriados municipais e regionais que se devem manter, de acordo com a sua importância local.

Temos 6 feriados religiosos nacionais, (+ feriado municipal) são 7 feriados religiosos, 5 não religiosos e um (1 de Janeiro) que se enquadra nas duas categorias.

O 1 de Janeiro creio que está fora de questão pelas razões óbvias.
Sexta-Feira Santa, devido ao peso que ainda tem para os 1,8 milhões de católicos praticantes, embora não sendo uma maioria devem ser considerados.
25 de Abril, mantém-se porque a liberdade é um direito natural de todos.
1 de Maio, porque quem trabalha e contribui merece o seu dia.
Corpo de Deus, sempre foi um feriado menor e a própria igreja aceita cedê-lo.
10 de Junho, é o dia de todos os portugueses, um dia comum a todos os que o são, daí a sua importância.
15 de Agosto, outro feriado cedido pela igreja.
5 de Outubro, Implantação da Republica
1 de Dezembro, é o feriado mais antigo de Portugal e celebra a restauração da independência como provocação a um movimento iberista.É um feriado monarquico e ultrapassado, apesar de quase um terço da população (3 milhoes) assumir a preferencia por uma monarquia constitucional.
8 de Dezembro, é a celebração do dogma, foi sempre uma celebração civica e a sua importância cada vez aparece menos ajustada.

Entenda-se que as comemorações dos dias desvinculados de feriado passariam para um fim-de-semana próximo.
Seria pertinente a remoção dos feriados do Corpo de Deus, 15 de Agosto, 1 de Dezembro e 8 de Dezembro pela sua menor importância.

A manobra da igreja em ceder 2 feriados religiosos, perante 2 feriados civis é desajustada, porque existem mais celebrações religiosas do que civis. Deve-se ter em conta a importância dos dias.

Para entenderem melhor a celebração dos feriados nacionais,
aconselho duas obras que ajudam a perceber a sua importância, "Feriados Nacionais" de Ernesto Sampaio, "História e Ideologia", Reis Torgal (este ultimo é muito bom).

Saudações

...

2 comentários:

  1. Caro Anónimo dos Três Pontinhos:
    -No penúltimo parágrafo diz k "deve-se ter em conta a importância dos dias".
    Eu concordo.
    Mas como cetamente saberá "tudo é relativo" até a importância das coisas. Assim pergunto:
    -Deve atender-se à impotância k a GRANDE MAIORIA do povo dá às coisas ou acha k o poder politico se deve deixar "levar" pela importância k certos grupos minoritários (lobis?) possam ter?!
    Saudações Democráticas!
    Profª Assunção Monteiro

    ResponderEliminar
  2. O Senhor Domingos escreveu um artigo extenso no Sopé da Montanha deste mês a defender a creche. Pena que não diga como é que consegue que aquilo continue aberto se está ilegal?? É só para manter os taxos?? Não ficava mais barato manda-las para casa e dar-lhes o um subsidio?? Não há quem fiscalize nada neste país,,,

    ResponderEliminar