Páginas

sábado, 28 de abril de 2012

(20)-NO RESCALDO DAS COMEMORAÇÕES DO 38º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL!(e a justiça, meus senhores?)

NO RESCALDO DO 38ºANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL! (e a justiça, meus senhores?)

M/Caros Bloguistas!

1-ANTES. A semana k anteceu o Dia D, podemos assistir a um conjunto de episódios, dos quais k destacaria:

1.1-A forma como a Presidente da Assembleia da República foi preparando a cerimónia: simples mas com requinte e cheia de simbolismo!:)

1.2-A tomada de posição dos Capitães de Abril, e de mais dois Ilustres Socialistas, Manuel Alegre e Mário Sores. Devo dizer k respeito a atitude deles (e até certo ponto compreendo-a). Mas não posso concordar quando eles alegam k o fazem porque vivemos num "ciclo politico k está contra o 25 de Abril»

1.3-A forma pouco bonita (insensata?) como o nosso Primeiro Ministro reagiu ao incomodo dos Ausentes.
Mas será k o Senhor PM ainda não viu k eles estando presentes ou ausentes terão sempre o maior protagonismo, neste dia, porque foram eles os protagonistas da coisa?!

1.4-As Buscas (sem a PJ!) à Secretaria de Estado dos Equipamentos Sociais da Madeira. Será k tinha de ser feitas nesta altura?! Será k a Justiça Portuguesa tem mesmo uma Agenda Politica?!

2-DURANTE. Ora, durante aconteceram as tradicionais cerimónias oficiais e os festejos populares (com Zéca a ser recordado com muita força). Daqui gostaria de destacar o seguinte:

2.1-(A NÍVEL LOCAL)-os 38 foguestes lançados, do cimo da Alcácima, pelas 24 Horas, na noite de 24. E a Condecoração do Sr Padre Seixeira "pelos bons serviços em prol do desenvolvimento de Salzedas"! :)

2.2-A grande Manifestação k se realizou em Lisboa, onde se juntaram TODOS os Grande Protagonistas vivos do 25 de Abril!:)

2.3-OS DISCURSOS (Nacionais*). Quanto a discursos ouvi-os, via TSF, e não tive nenhuma surpresa quanto aos seu conteúdo: Todos me pareceram adequados ao momento e ilustravam as posições k há muito assumiam, os discorssores".
No entanto, uma coisa eu cá não consegui entender:
-Como TODOS invocavam as Conquistas/os Valores de Abril (Liberdade de Expressão, Escola Pública, Serviço Nacional de Saúde, etc), mas NENHUM teceu nenhum comentário ao CAOS em k está mergulhada a Justiça Portuguesa(desdes os Tribunas de 1ª Instância até à PGR e ao Supremo, e, agora até no TC). Não será este o pilar FUNDAMENTAL de qualquer Sistema Democrático?!

3-DEPOIS/O DIA SEGUINTE. Bom, o depois aconteceu o k já era esperado:
-Os Partidos da àrea do Governo continuaram a bater nos Ausentes e os do Partido da Oposição continuaram a bater no (discurso do) Senhor Presidente da República. Nada de surpresas, portanto.

Tarouca, 26 de Abril de 2012
Até Breve, SE...
Sou, Profª Assunção Monteiro

(*)Nada se diz dos discursos locais porque nada se sabe.

6 comentários:

  1. TOMADA DE POSSE DOS PRIMEIROS CORPOS SOCIAIS DOS PROJECTOS SOCIAIS DOS BOMBEIROS:

    -Dizem k vai ser hoje, pelas 18 horas. Alguém estará em condições de poder confirmar esta informação?

    ProfAnonima

    ResponderEliminar
  2. desculpe la senhora professora, mas nao concordo consigo quando diz que o senhor PM respondeu de forma insensata às ausencias dos senhores do 25 de Abril: na minha opiniao a declaraçao dele é do mesmo significado do senhor deputao Helder Amaral, mas com palavras que vao dar ao mesmo. o 25 de Abrilé de todos nós:dos que o fizeram, dos que o viveram e dos que vieram depois:é do povo;e portanto nao sao aqueles senhores, que estragariam a festa do povo. mereceram a repudiaçao do senhor PM, que com toda a razao lhes respondeu da forma correcta... se nao veja: o Manuel Alegre depois da grande derrota das anteriores presedenciais ja estava há muito esquecido; o senhor Mario Soares ajudou tambem a levar o pais á miseria e continua, e portanto é tambem ele repudiado;entao para voltarem a ser lembrados tinham que fazer uma coisa destas;quanto aos capitaes, agiram muito mal nas declaraçoes que fizeram...
    é apenas a minha opiniao...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É A SUA OPINIÃO E EU RESPEITO-A, MAS CONTINUO A ACHAR K DESVALORIZAR O OUTRO É UM BOM MÉTODO...MAS SE MUITO EXAGERADO PODE TORNAR-SE ANEDÓTICO (como me pareceu ser o caso), E ESTA É TAMBÉM A MINHA OPINIÃO!:)
      Profª Assunção Monteiro
      NB:E NÃO PODERIA TER PRANTADO O SEU NOME?!:) OU ENTÃO, ARRANJADO UM PSEUDÓNIMO?!;)

      Eliminar
  3. DITO ONTEM PELO PROF. MARCELO REBELO DE SOUSA (NA TVI), LIDO NO JN DE HOJE:

    «QUEM PRECISA DE VPROTAGONISMO É ELE (PASSOS COELHO), OS OUTROS JÁ TÊM PROTAGONISMO A MAIS. QUEM TEM DE DEMONSTRAR K MERECE FICAR NA HISTÓRIA É ELE»

    ENFIM, É APENAS MAIS UMA OPINIÃO...MAS É BOM SABER K NÃO ESTAMOS SÓZINHOS!(e ter um "aliado" destes sabe bem, naturalmente)

    Profª Assunção Monteiro

    ResponderEliminar
  4. (IN)JUSTIÇA. A quem pode interessar mexer na justiça??
    Anónimo?

    ResponderEliminar