Páginas

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

(17)COMUNICADO DA CÂMARA:JUNÇÃO DE FREGUESIAS!(e a bandeira preta...)

[TEXTO TRAZIDO DO BLOG ASAS DA MONTANHA]

Câmara de Tarouca hasteia bandeira negra contra proposta de agregação de freguesias

A Câmara Municipal de Tarouca hasteou bandeira negra em sinal de luto e protesto contra a “Proposta de Reorganização Administrativa do Território”.
“Somos totalmente contra a agregação das freguesias”, afirma o Presidente da autarquia, Mário Caetano Ferreira. Segundo o autarca, “seria um abuso de poder e uma incoerência aceitar a proposta da Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território, uma vez que fui eleito para defender a soberania das freguesias do Concelho de Tarouca e não para as extinguir”.
Segundo a “Proposta Concreta de Reorganização Administrativa do Território” elaborada pela Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT), o concelho de Tarouca perde 3 freguesias. A UTRAT propõe: a agregação das freguesias de Tarouca e Dalvares, numa freguesia designada por “União das Freguesias de Tarouca e Dalvares”; a agregação de Gouviães e Ucanha, numa freguesia designada por “União das Freguesias de Gouviães e Ucanha”; e a agregação das freguesias de Granja Nova e Vila Chã da Beira, numa freguesia designada por “União das Freguesias de Granja Nova e Vila Chã da Beira” (Anexo1).
A Autarquia e Assembleia Municipal de Tarouca já haviam rejeitado a proposta de agregação de freguesias no âmbito do processo da reforma administrativa.
A proposta do Executivo da Câmara Municipal de Tarouca, defendendo a não alteração do atual mapa administrativo do concelho, uma vez que não se revê em qualquer alteração do mesmo mapa, foi aprovada por unanimidade rejeitando-se, total e incondicionalmente, a reorganização administrativa territorial autárquica a nível nacional e local, afirmando-se a defesa das 10 freguesias do concelho de Tarouca, por aquilo que representam para as populações, com reforço das suas competências e meios financeiros, pois, nenhum órgão autárquico foi eleito com o mandato de liquidar freguesias.
A Assembleia e Câmara Municipal de Tarouca argumentaram que os tarouquenses, e os seus representantes nas respetivas Assembleias de Freguesias, não foram consultados sobre a proposta de reorganização administrativa autárquica, apresentada pelo Governo.
Segundo a proposta aprovada por unanimidade, “o concelho de Tarouca não carece de qualquer reforma administrativa, pois tem 10 freguesias, dentro de um território de 100Km2, sendo o concelho com menos freguesias desta região, muito menos carece de uma reforma que implique a extinção de freguesias;
O concelho de Tarouca tem uma dimensão e divisão de freguesias que é adequado e que vigora sem qualquer tipo de conflito há mais de cem anos, pelo que não faz sentido alterar essa disposição;
Constatar que para concelhos com área territorial iguais a de Tarouca, com menos população e com maior numero de freguesias, a aplicação das percentagens manterá esses concelhos com mais freguesias do que aquelas que o concelho de Tarouca tem atualmente;
É profundamente errado assumir que todos os Municípios deste país têm um mapa administrativo inadequado”.

Gabinete de Informação, Relações Públicas e Turismo
Câmara Municipal de Tarouca

(ENVIADO POR: PA/DI)

16 comentários:

  1. INFORMAÇÃO:

    SEGUNDO UMA FONTE DO GABINETE DO MINISTRO RELVAS, A FUSÃO DE FREGUESIAS NÃO CONDUZIRÁ AO DESPEDIMENTO DE 2 MIL TRABALHADORES DAS JUNTAS, CONFORME ACUSA O SINDICATO.

    (FONTE: DIÁRIO DE NOTÍCIAS DE ONTEM)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  2. FUSÃO DE FREGUESIAS: PROPOSTA DA UT

    São cada vez mais as pessoas k dizem k a freguesia a extinguir devia ser Várzea da Serra e não Dalvares, por isto e por aquilo.
    Sem queremos entrar em muitos pormenores, apenas perguntamos:
    -porque será k os investidores escolheram Várzea pra construir o mega-empreendimento turístico denominado Aldeias de Cor?!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  3. Várzea da Serra fica distante daquela a quem a pretendem associar. Não lhes parece critério suficiente? E também tem características muito próprias que deveriam ser exploradas, como por exemplo o facto de estar bem no alto da serra. A nível turístico parece-me muito interessante.

    ResponderEliminar
  4. Dalvares é a freguesia mais pequena do concelho, muito próxima da sede do concelho e está incorporada na zona urbana da cidade. Quem questiona a questão de Varzea da Serra, não sabe do que está a falar, não entende os objectivos da redução de freguesias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Além disso Dalvares tem mais características urbana do k rurais, por isso faz mais sentido ficar unida a Tarouca do que a Gouviães.
      A.M.

      Eliminar
  5. [OS NÚMEROS K NÃO VÊ]

    Visualizações de páginas de hoje 99

    Visualizações de página de ontem 291

    Visualizações de páginas no último mês 7 457

    Histórico total de visualizações de páginas 104 885

    Não controlar as suas próprias visualizações de página

    ASSINA: A EQUIPA DO TAROUCAndo

    ResponderEliminar
  6. (DALVARES)POR TAROUCA VAI ACONTECER:

    Dizem k o ainda Presidente da Junta de Dalvares, convidou toda a populção da sua freguesia, via carta, para uma reunião para debaterem a "extinção" da sua freguesia. Segundo a mesma fonte, esta será domingo, à hora da caminhada solidária!(tiro certeiro...)

    PA/DI

    ResponderEliminar
  7. (DALVARES)POR TAROUCA VAI ACONTECER:

    Dizem k o ainda Presidente da Junta de Dalvares, convidou toda a populção da sua freguesia, via carta, para uma reunião para debaterem a "extinção" da sua freguesia. Segundo a mesma fonte, esta será domingo, à hora da caminhada solidária!(tiro certeiro...)

    PA/DI

    ResponderEliminar
  8. «É profundamente errado assumir que todos os Municípios deste país têm um mapa administrativo inadequado.»


    GRANDE VERDADE...PENA NÃO TER SIDO APRESENTADA A TEMPO E HORAS(aqundo da discussão do Livro Verde)!POIS.

    Assunção Monteiro

    ResponderEliminar
  9. INFORMAÇÃO RELACIONADA COM O ASSUNTO DO POST:

    NO BLOG ASAS DA MONTANHA PODERÁ VER A "ACTA" ONDE A UTRAT JUSTIFICA A JUNÇÃO DAS FREGUESIAS K APRESENTOU AO GOVERNO.

    ENVIADO POR: PA/DI

    NB: ENTRETANTO VOLTAMOS A LEMBRAR K NO BLOG TAROUCA HOJE ESTÁ A HAVER UMA ESPÉCIE DE DEBATE SOBRE ESTE ASSUNTO!

    ResponderEliminar
  10. (DALVARES)POR TAROUCA ESTÁ A ACONTECER:

    Neste momento já podemos confirmar a existência do tal cartaz no meio da rotunda Castro Rei.
    Nele podemos ler:

    -É ILEGAL EXTINGUIR ESTA FREGUESIA, VAMO-NOS JUNTAR PRA PROTESTAR!

    ProfAnónima

    NB: NOS PAÍSES DEMOCRÁTRICOS OS PROTESTOS SÃO PERMITIDOS, MAS MUITO POSSIVELMENTE ESTA LUTA DEVIA DE SER CONTRA A EXTINÇÃO DA JUNTA(pra pouparem mais uns trocos) E NÃO DA FREGUESIA, POIS ESTA VAI CONTINUAR COM AS SUAS FRONTEIRAS!POIS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também acho k o Sr Presidente da Junta de Dalvares tem todo o direito de lutar contra a JUNÇÃO DA SUA FREGUESIA. Agora, só lamento k não tenha feito NADA quando o Executivo Camarário lhe ELIMINOU a sua escola primária e queria pôr os alunos da sua freguesia a pagarem os transportes escolares. TENHO DITO.(e agora espero k publiquem o contraditório, mas desde já lembro k os antigos já diziam k "contra factos não há argumentos")

      Profª Assunção Monteiro

      Eliminar
  11. Esse Sr. Presidente da Junta de Dalvares/ Diretor do Agrupamento é um troca tintas. É um homem politico sem orgulho próprio, Faz tudo o que o Rei manda,, deveria ter vergonha ser o que é. No fim da sua vida vai olhar para trás e dizer para ele proprio, - Deixei-me vender, não soube ser homem, nem dar o exemplo aos meus filhos aos mais jovens. Professor Eduardo, demita-se da junta e do agrupamento e comece de novo e lute pelos seus ideais. Não seja pau mandado daquele senhor currupto que está na Câmara, pois tenha a certeza de uma coisa, se o governo fosse PS/Socrates Tarouca era o primeiro concelho a dizer quais as juntas a acabar, disso tenho a certeza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 3 PEDIDOS DE ESCLARECIMENTO:

      1-Porque misturar o cargo de Presidente de Junta com o de Director?!

      2-A quem está a chamar "corrupto" e porque o faz?!

      3-O k quer dizer exactamente com isto: "comece de novo e lute pelos seus ideais" ??

      Obrigada pela sua participação e pela disponibilidade de nos esclarecer!

      ProfAnónima

      Eliminar
    2. O Prof. Eduardo Almeida tem ideais?! Ele só sabe "rezar" o pai-nosso na parte k diz: "venha a nós o vosso reino" e o resto são cantigas...

      Profª Pouco Anónima

      Eliminar
  12. ESCLARECIMENTO: OBRAS DA CÂMARA

    CALMA! A obra de ampliação da câmara não vai ser paga pelos impostos dos contribuintes portugueses nem pelas taxas dos tarouquenses (água, saneamento, etc), pois dizem por aí k a câmara meteu um projecto à CEE(?) e foi esta k deu o dinheiro prá obra.

    Profª A. M.

    ResponderEliminar