Páginas

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

(5)TAROUCA: AUMENTO DO PREÇO DA ÁGUA PRA 2013!(um estudo interessante)

[TRAZIDO DO BLOG TAROUCA HOJE(adap)]

TAROUCA: AUMENTO DO PREÇO DA ÁGUA PRA 2013!(um estudo interessante)

Tarouca: Nova tarifa pela gestão de resíduos urbanos encarece fatura da água

Uma nova tarifa pelo serviço de gestão de resíduos urbanos vai encarecer a fatura da água dos tarouquenses neste novo ano.

A partir de 1 de fevereiro, à tarifa única do serviço de gestão de resíduos sólidos urbanos que era já praticada, será introduzida uma nova tarifa variável, cujo cálculo será feito com base no consumo de água feito pelos próprios utilizadores domésticos.

Apesar das tarifas dos serviços de abastecimento de água e de tratamento de águas residuais não terem sido aumentadas, a nova tarifa variável do serviço de gestão de resíduos é a que mais vai pesar em 2013 na fatura da água. Ainda que a tarifa fixa devida por este serviço tenha descido 1 euro, este decréscimo torna-se insignificante pela introdução da nova tarifa variável.

UM ESTUDO INTERESSANTE:

O blog Tarouca Hoje realizou um comparativo entre uma fatura com o consumo de 10 metros cúbicos de água referente a 2012 e uma outra com o mesmo consumo, mas referente a 2013. Na prática, os subtotais dos serviços de abastecimento de água e do tratamento de águas residuais são exatamente iguais, mas a mesma situação não acontece no subtotal do serviço de gestão de resíduos, o que implicará um custo superior. Enquanto em 2012 um utilizador doméstico pagava 18 euros e 34 cêntimos, em 2013 irá pagar 24 euros e 39 cêntimos, um aumento de 6,05 euros, correspondendo a quase mais 33 por cento nesta fatura.
Os novos tarifários foram aprovados em reunião camarária de 20 de dezembro de 2012.

ENVIADO POR: Profª Anónima Devidamente Identificada

Sem comentários:

Enviar um comentário