Páginas

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

(14)QUE TEMAS DEVERIAM SER DEBATIDOS NA TV?!(debate taroucando)

 DEBATE TAROUCANDO: DEBATES TELEVISIVOS vs CAMPANHA ELEITORAL

QUE TEMAS SERIAM PERTINENTES DEBATER NO "PRÓS E CONTRAS" DURANTE A CAMPANHA ELEITORAL?!

Caros Bloguistas!

O progama da RTP "Prós e Contras" está de regresso e vai abordar um terma que há muito deveria ser feito: saber se o poder politico interfere ou não no poder jusdicial.

Mas se defendemos que este debate há muito deveria ser feito, já temos algumas dúvidas se fazê-lo em plena campanha eleitoral é o momento mais oportuno.

Sim, estamos a pensar nos casos ditos mediáticos (que envolvem politicos de vários partidos); mas também estamos a pensar se...neste momento...existirão as condições necessárias pra que o debate flua de forma esclarecedora.

Além disso, julgamos que existem temas que têm estados arredados das entrevistas e duelos televisivos, pelo que aproveitar um programa como o "Prós e Contras" prós debater, iria culmatar uma lacuna. Referimos-nos, por exemplo, ao caso dos Refugiados mas também ao caso do BES, que mereciam um profundo debate bem como o encontrar soluções. (...)

Posto isto, aqui fica um espaço aberto a sugestões sobre os temas que gostaria de ver debatidos na TV Pública, durante a campanha eleitoral!

Aquele Abraço!
ProfAnónima

NB:PELOS VISTOS ESTE TEMA ESTÁ A SUSCITAR INTERESSE AOS N/LEITORES POIS O POST AINDA NÃO ESTÁ CONSTRUIDO E JÁ TEMOS ALGUMAS PARTICIPAÇÕES!(como nos chegam?isso agora...)

18 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No post 15 poderá ver "como correu" o polémico "prós e contras".

      Eliminar
  2. Dada a proximidade de mais um ano letivo, poderiam começar por aqui.

    ResponderEliminar
  3. Eu defendo que o "Prós e Contras" deveria de proporcionar um espaço de debate alargado sobre o MAIOR tema da actualidade: a questão dos refugiados de guerra.

    A. Monteiro

    ResponderEliminar
  4. julgo que faria todo o sentido "gastar" esse tempo ao serviço da própria campanha eleitoral, discutindo-se os progtramas de todos os candidatos. Fazer um debate com uma tema tão quente como a politização da justiça, não me parece bem.

    ResponderEliminar
  5. quem ler os jornais de hoje fica com a ideia que só o PS está incomodado com a escolha do Tema. Será que só o PS tem motivos para estar incomodado??

    ResponderEliminar
  6. o que é feito do Juíz Rui Teixeira?????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. esta curiosidade tem toda a razão de ser pois era por todos considerado um excelente profissional até cometer a "ousadia" de julgar um politico. (claro que este não assino)

      Eliminar
  7. Antigamente dizia-se que "quem tem amigos não morre na cadeia". Hoje é voz corrente que "quem tem amigos não vai para a cadeia nem tão-pouco é julgado". Será que ter prendido Sócrates chega p`ra mudar esta visão? Bastará prender um politico quando existe uma ideia generalizada que são muitos os politicos a cair na tentação?? E já agora:será moralmente aceitável que se "use" alguém para servir de exemplo????

    ResponderEliminar
  8. Um outro tema que merecia igualmente um amplo debate e porque não um consenso nacional, é o da sustentabilidade da Segurança Social. Não é eticamente correcto os politicos fazerem politica (politica do medo, diga-se) com os mais vulneráveis.

    Mas já que querem debater a justiça.força! Mas no final gostava de saber o seguinte: já vimos que é possível deter o EX-Presidente do Benfica e até um EX-Primeiro Ministro. E será que seria possivel deter qualquer um deles se estivessem no activo?!? (A. Monteiro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este tema também acabou por ser debatido...noutro espaço...por uma equipa "5 estrelas". O problema é que não havia representantes de todos os partidos pois só estavam os técnicos do programa do PS e a Manuela Ferreira Leite do PSD.

      Eliminar
  9. Segundo o correio da Manhã, pra debater este tema convidaram Jornalistas, Advogados e Juizes. Onde estão os Procuradores?!

    Os Magistrados deviam de ser obrigados a pagar uma parte das indemnizações quando cometessem erros grosseiros.

    Até o actual Provedor da Justiça falou em "defesa mais sustentada" por parte dos ricos. O que quer dizer "defesa mais sustentada"?

    (Idem)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao que parece no debate debateu-se mesmo a "politização da justiça", mas não só:dizem que tb se debateu a relação "promiscua" entre justiça e jornalismo! (onde o cm não terá saido muito bem na fotografia....)

      Eliminar
  10. Um outro tema que "cabia" muito bem num programa como o "Prós e Contras" era os "entendimentos possíveis" após as eleições, sabendo-se que tudo indica que quem ganhar não vai ser com a maioria absoluta. (ide)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aqui está um assunto que devia ser muito bem discutido antes do dia 4 de outubro.Mas ainda não o foi nem deve ser, porque interesses mais altos se levantam ao jornalismo português...

      Eliminar
  11. NÃO ESQUECER: O PRÓXIMO DEBATE PASSOS vs COELHO

    Na próxima 5ª feira (pelas 10 horas) as três rádios com informação(*), vão promover o próximo debate, entre os 2 líderes dos maiores partidos portugueses.

    ProfAnónima

    (*)Rádio Resnascença, TSF e Antena-1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. num debate passos vs coelho quem ganharia?! (lol)

      Eliminar
  12. INFORMAÇÃO ADICIONAL: OS TEMAS EM ANALISE NO DEBATE DA RÁDIO

    Tal como foi amplamente anunciado (e aguardado), hoje de manhã decorreu o 2º debate entre António Costa e Passos Coelho, desta vez na rádio.

    Era suposto o debate demorar 1 hora e meia mas acabou por demorar quase 2 horas, pois os temas proposto a debate eram "sérios" (*) e exigiam tempo prós esclarecer e demarcar as diferenças entre as duas candidaturas.

    Findo o debate a questão é: este debate foi suficientemente esclarecedor?!

    (cont. mais logo)

    ProfAnónima

    (*)POR EXEMPLO, AQUI DEBATEU-SE A QUESTÕES EUROPEIAS (onde os 2 partidos estão muito próximos) E AS QUESTÕES DA (SUSTENTABILIDADE DA) SEGURANÇA SOCIAL (onde existem diferenças muito significativas).

    ResponderEliminar