Páginas

domingo, 28 de maio de 2017

(29)ESTUDO:PORTUGAL NÃO TRATA BEM OS IDOSOS!(e pq hoje é domingo)

[CAROS BLOGUISTAS: SABEMOS QUE O MÊS DE MAIO NOS TROUXE UM MONTÃO DE COISAS BOAS...ATÉ A VITÓRIA DA EUROVISÃO! MAS PORTUGAL NÃO SÃO SÓ COISAS BOAS! QUEM O DIZ SÃO OS ESTUDOS QUE A CADA PASSO VÃO SAINDO. E ASSIM SENDO, PRA NÃO PERDERMOS A NOÇÃO DO PAÍS REAL, ESCOLHEMOS PRÁ RUBRICA DO "E PORQUE HOJE É DOMINGO",  UM TEXTO QUE NOS FALA COMO PORTUGAL TRATA OS SEUS IDOSOS! VOTOS DE BOA LEITURA!ProfAnónima]
Resultado de imagem para imagens de idosos abandonados

«Portugal é o país que pior trata os idosos

Portugal é o país com o maior registo de violência sobre idosos, entre os sete que foram algo de uma recente investigação, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, em parceria com a Mid Sweden University, cujos resultados foram revelados esta quarta-feira.

No que diz respeito à violência financeira, por exemplo, 40.4% dos portugueses que foram algo do estudo já foram vítimas, representando mais do dobro que a média dos países participantes (18,5%).

Em quase todos os outros itens, como violência psicológica ou física, ultrapassamos esta média. A investigação - que quis avaliar as consequências da violência na qualidade de vida de 4.467 indivíduos, com idades entre os 60 e os 84 anos, de sete países europeus (Alemanha, Grécia, Itália, Lituânia, Espanha, Suécia e Portugal) - mostra que 11,5% do total dos inquiridos foram vítimas de maus tratos físicos, e que em Portugal essa média dispara para 16%.

O estudo revela que praticamente metade (45,5%) dos participantes dos sete países referiu ter tido pelo menos uma experiência de violência durante a vida adulta. A agressão psicológica é a mais comum, com uma média de 34,5%, seguida da violência financeira (18,5), física (11,5%).

Apenas relativamente à psicológica Portugal está abaixo da média, com 33.7%. No que diz respeito à financeira, rebentamos a escala em muito (40.4%), com os nossos idosos a revelarem que já foram obrigados a abdicarem do seu património ou do seu dinheiro.

Todos estes tipos de violência "têm consequências negativas ao nível da saúde, muito depois dos abusos terem terminado", assevera o documento. Segundo a investigação, a exposição à violência psicológica, por exemplo, "origina perda de autonomia" e "retração em relação aos outros". A violência física também origina dificuldade posterior em criar elos de confiança.» (IN JN-10/5/2017)

(*)DIZEM QUE PORTUGAL É UM PAÍS QUE ABRAÇA CAUSAS. TAMBÉM CONCORDAMOS. MAS TEMOS ASSISTIDO A UMA ALTERAÇÃO NAS CAUSAS QUE OS PORTUGUESES VÃO ABRAÇANDO:BASTA VER O QUE PROVOCA INDIGNAÇÃO NAS REDES SOCIAIS!...

2 comentários:

  1. DAQUI:http://www.jn.pt/nacional/interior/portugal-e-o-pais-que-pior-trata-os-idosos-8465707.html

    ResponderEliminar
  2. UMA ACHEGA:

    Porque nem todos estão nas redes sociais, deixamos aqui um exemplo pra mostrar como a sociedade portuguesa deixou de abraçar a causa dos idosos.
    Citamos, por exemplo, o caso de um Deputado que chamou aos idosos de "pestes grisalha"(*) sem que isso tenha causado grande indignação nas ditas redes...não as incendiou, como hoje se costuma dizer quando algo causa verdadeira indignação!

    ProfAnónima

    (*)MAIS: COMO UM IDOSO SE SENTIU INSULTADO E RIPOSTOU (DA FORMA QUE SOUBE), AINDA ACABOU POR SER CONDENADO NO TRIBUNAL!

    ResponderEliminar