Páginas

domingo, 18 de junho de 2017

(18)A NOSSA SINGELA HOMENAGEM A PEDROGÃO GRANDE! :(

EM FACE DO QUE SE VÊ E OUVE (por agora) APENAS FAZEMOS PRECES A SANTA BÁRBARA!

Resultado de imagem para bandeira portuguesa gif
Resultado de imagem para imagens de santa barbara
QUE SANTA BÁRBARA TENHA UMA PRESENÇA FORTE EM PEDROGÃO GRANDE E ÁREA ENVOLVENTE!

ProfAnónima

NB:Nos comentários faremos os registos que nos parecerem mais oportunos.

301 comentários:

  1. E se um católico não se lembra de Sta Bárbara apenas quando troveja, um ambientalista também não se lembra da floresta apenas quando a vê a ser destruída, independentemente do motivo!...

    Assina: uma católica e ambientalista

    ResponderEliminar
  2. 1º REGISTO

    Quando o poder político se apercebeu da dimensão aquele fogo acorreu prontamente ao local e disse o que se impunha.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  3. 2º REGISTO

    No terreno os bombeiros continuam a enfrentar muitos problemas (acessos difíceis e ventos fortes que mudam rapidamente de direcção) e as autoridades não escondem a sua apreensão com o aproximar da tarde onde se esperam condições meteorológicas análogas ás de ontem!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  4. 3º REGISTO

    A selecção portuguesa vai jogar hoje de braçadeira preta em homenagem às vítimas de Pedrogão grande!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  5. 4º REGISTO

    O PS-Tarouca acabou de usar a sua página de apoio ás Autárquicas/2017 pra anunciar que cancelou todas as iniciativas de campanha marcadas prós próximos 3 dias:
    «O PS Tarouca — todos somos Tarouca informa que, mediante os 3 dias de luto nacional decretados pelo sr. primeiro-ministro, António Costa, cancelamos todas as atividades durante esse período, respeitando, assim, este momento de dor.»
    Termina o comunicado com condolências às famílias enlutadas e com uma palavra de força a todos que continuam no terreno a tentar travar o avanço do incêndio.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  6. 5º REGISTO

    Pelo Facebook já circulam algumas contas aparentado serem falsas (ainda que com nomes sugestivos!) que parecem querer tirar dividendos políticos!(cont.)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou isso ou a querer causar indignação nas pessoas contra os adversário. Estas contas têm nomes e usam uma linguagem onde tudo pode e deve ser equacionado.

      Eliminar
  7. 6º REGISTO

    Pelo facebook circula a informação que Pedro Passos Coelho e Catarina Martins cancelaram todas as iniciativas partidárias agendadas prós próximos dias!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assunção Cristas também anunciou que vai suspender as acções partidárias durante a próxima semana e pede aos Presidentes das estruturas locais pra agirem em conformidade!

      Eliminar
  8. 7º REGISTO

    O Presidente dos Autarcas Social Democratas manifestou solidariedade pra com todos os autarcas dos municípios afectados pelo incêndio deste fim-de-semana!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  9. 8º REGISTO:

    A UE montrou disponibilidade em ajudar Portugal.

    Neste momento já estão em campos ajudas concretas vindas de outros Países, nomeadamente de Espanha e França! (cont.)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais tarde vieram também ajudas de meios aéreos vindos de Itália!

      Eliminar
  10. 9º REGISTO

    E sobre solidariedade muito mais se poderia dizer mas estamos a tentar perceber como tudo isto está a funcionar.
    Por exemplo, não percebemos como, desta vez, a Cárita é a 1ª Instituição a dizer na CS que vai ajudar.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As Cáritas duou um donativo muito generoso ás vítimas e abriu uma conta solidária, sabem o número?

      Eliminar
  11. 10º REGISTO

    O Sr Presidente da República falou às 20:30 ao País e entre outras coisas, agradeceu o trabalho de todos que continuam no terreno a tentar dominar o incêndio e pediu ao Povo português pra, neste momento, não perder tempo com interrogações sobre o incêndio de Pedrogão. Pede união de esforços, coragem e solidariedade!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  12. 11º REGISTO

    Entretanto, circula no Facebook a informação que um jovem está a levar acabo uma petição com vista a requerer uma investigação séria e rigorosa ao que se passou em concreto naquele incêndio que vitimou muitas pessoas, como se sabe!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se bem percebi, a Ministra do MAI acabou de dizer aos micros da TSF que a investigação está quase concluida! AM

      Eliminar
    2. Agora ouvi bem: o Ministério Público vai abrir um inquérito criminal pra averiguar o que originou o incêndio de Pedrogão Grande. Este decorre de um imperativo legal sempre que existem mortes. Entretanto a PJ está a apontar prás "trovoadas secas" que se fizeram sentir, anteontem, naquela região! AM

      Eliminar
    3. A ser verdade o que foi dito por alguns órgãos da CS. este inquérito do MP não serve pra responder aos MUITOS porquês que se colocam, porquanto este só visa averiguar se houve ou não mão criminosa no incêndio. O Povo pede que se averigue o que se passou na evacuação das primeiras aldeias e na estrada da morte.

      Eliminar
  13. 12º REGISTO

    O Moderador do Blog Asas da Montanha escreveu um texto onde faz um balanço da sua semana, que hoje termina, descrevendo-a como "carregada" destacando o incêndio de Pedrogão Grande.

    Aqui fica como sugestão de leitura:

    http://asasdamontanha.blogspot.pt/2017/06/uma-semana-carregada.html

    ResponderEliminar
  14. 13º REGISTO

    A Ministra do MAI agradece os donativos enviados pelos portugueses durante o dia de hoje/ontem mas pede pra que não enviem mais por falta de espaço! AM

    ResponderEliminar
  15. 14º REGISTO

    O maldito fogo continua a lavrar com intensidade e desde ontem à noite que alastrou a 2 distritos vizinhos. Neste momento marca presença em Leiria, Coimbra e Castelo Branco.

    Os Bombeiros trabalham dia e noite debaixo de temperaturas muito elevadas. Naquela região registavam-se 37º ao início da noite...

    Desta vez os Bombeiros contam com uma refeição quente confeccionada pelos Militares e de sandes e água fresca levada pelos Escuteiros de Coimbra! :)

    Portugal está unido, mas está muito difícil dominar este maldito fogo!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  16. 15º REGISTO

    O Sr Presidente da República e a Ministra do MAI deslocaram-se novamente a Pedrogão Grande e estão a visitar as zonas mais afectadas.

    O Sr Presidente da República volta a dizer que as grandes prioridades de momento é acabar com o incêndio e apoiar as vítimas e seus familiares, prometendo que as perguntas serão respondidas depois! (cá ficaremos à espera desse dia.)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesta visita o Sr Presidente voltou a transmitir palavras calorosas e de confiança. Mas hoje senti-o mais "cauteloso" ao falar dos meios e da organização no terreno! AM

      Eliminar
  17. 16º REGISTO

    A solidariedade continua chega a Portugal de todos os cantos do mundo, muitas das vezes materializada em palavras de apoio. É bom saber que estão connosco neste momento particularmente dramático!

    De alguns Países já vieram ajudas concretas de combate ao incêndio e são esperadas mais.

    O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, também prometeu ajudar mas até ao momento ainda não se sabe como.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  18. 17º REGISTO

    O incêndio de Pedrogão Grande mereceu a atenção de toda a Imprensa Internacional.

    Ontem, alguns órgãos da CS portuguesa mudaram a cor do logotipo no Facebook em homenagem às vítimas. Vítimas que não páram de aumentar!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  19. 18º REGISTO

    Pelos facebooks continuam a "ouvir-se" mensagens pra todos os "gostos". Mas porque muitas são ditas por gente que se esconde por trás de nomes falsos (e não sabemos se com nome dos outros), nem as vamos referir.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  20. 19º REGISTO

    Figuras públicas e anónimos têm usado as suas contas no Facebook pra expressarem homenagem ás vítimas, endereçar força aos bombeiros, fazerem perguntas e ainda pra darem sugestões.

    Algumas dessas sugestões parecem tão simples, como construir acessos ou poços de abastecimento de água, mas que em alguns locais não existem ou são pouco eficientes.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  21. 20º REGISTO

    Ontem o Primeiro-Ministro visitou Pedrogão Grande com vários Ministros e Secretários de Estados pra se inteirarem dos prejuízos. Estamos em crer que os dados recolhidos nessa visita já devem estar completamente ultrapassados! (cont.)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto estavam estavam até porque o fogo só foi considerado extinto na tarde do dia 24/6! Ao longo deste tempo fizeram-se muitas reuniões entre o poder central e local pra fazer o levantamento dos prejuízos que deverá estar concluido no final desta semana! (depois segue-se o pedido de ajuda à ue)

      Eliminar
  22. INFORMAÇÃO--21º REGISTO?!

    Este post foi criado com um objectivo muito específico: mostrar a n/solidariedade com as vítimas da TRAGÉDIA de Pedrogão Grande.

    Mas porque a conversa é como as cerejas ou porque alguém quer brincar(?) com esta temática, deixamos aqui este registo com o sumo de alguns comentários que nos chegaram vindos da REGIÃO:

    -Alguém fala em reparação tardio das charcas. Alguém sabe o que isso é?! E outros na paragem prolongada de um tractor que estava a abrir caminhos de combate a fogos, alegadamente porque aguardam autorização do dono do terreno que estará no estrangeiro.

    Pensamos MUITO antes de escrever este comentário, mas resolvemos fazê-lo (mesmo antes de confirmar a veracidade dos textos recebidos junto de fontes seguras) pois não queremos ficar com pesos na consciência!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não for possível encontrar os tais donos emigrados não se vai abrir ou limpar o caminho por falta de autorização? Alguém explica?

      Eliminar
    2. Parece que a história do tractor não é bem assim, mas o alerta ficou! AM

      Eliminar
    3. Neste momento a "preocupação" é o misterioso desaparecimento do tractor ao fim de duas semanas.

      Eliminar
  23. 22º REGISTO

    Alguns órgãos da CS estão a dizer que o Sr Primeiro Ministro mandou abrir um inquérito pra ver se houve falhas no sistema de comunicações da Protecção Civil e no fecho das estradas (indicadas como alternativas ao ic8?).

    A confirmar-se seria uma excelente ideia pois são estas as perguntas que se fazem com mais força! (e não tanto se foi ou não um raio que provocou tudo isto.)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  24. 24º REGISTO

    No último ponto de situação, as autoridades admitiram que 70% do incêndio estava dominado e que estavam confiantes que esta noite se pudesse dar mais um grande passo! (a expressão é nossa)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  25. 25º REGISTO

    Pelas redes sociais surge sempre profunda indignação sempre que alguém (político ou órgão da cs) tenta "culpar" os habitantes pelo tamanho da tragédia, seja por não quererem sair de suas casas/abandonar os seus bens seja por irem ver os fogos pra locais próximos!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  26. 23º REGISTO

    O dia de hoje trouxe-nos relatos emocionantes de pessoas que conseguiram salvar-se e que estavam desaparecidas. São pequenas alegrias vindas dum mapa cheio de "pontos" negros!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  27. 26º REGISTO

    Ao 4º dia o maldito continua activo e a causar MUITA preocupação aos bombeiros que o enfrentam e às populações afectadas!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  28. 27º REGISTO

    Tal como foi dito no registo 24, ontem fizeram-se grandes avanços e esperava-se avançar mais durante a noite e verificou-se.
    Mas com o aumento da temperatura e do aparecimento dos ventos o fogo começou a lavrar com força em Góis, sendo este o local que agora está a causar mais preocupação.

    Pra ajudar a combater o fogo em Góis os Bombeiros portugueses contam com a ajuda de 80 Bombeiros espanhóis!:)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A leitura do título de uma notícia do JN levou-nos a concluir que os Bombeiros espanhóis já estariam no terreno mas parece que assim não é!

      Esta:http://www.jn.pt/nacional/interior/oitenta-bombeiros-espanhois-vao-ajudar-em-gois-8577271.html

      Eliminar
    2. Os bombeiros espanhóis ainda não estão no terreno e interrogo-me porquê? Zé

      Eliminar
    3. Por volta da meia noite o Secretário de Estado da Administração Interna informou que já andavam perto de 50 bombeiros espanhóis no terreno, integrados em equipas mistas! AM

      Eliminar
  29. 28º REGISTO

    Mas se neste momento a zona mais afectada é Góis o perigo ainda não saiu de Pedrogão seja porque o fogo ainda lá continua seja porque começaram a aparecer reacendimentos, alguns de dimensões preocupantes! Ali ainda há muito fogo a combater...

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  30. 29º REGISTO

    E se a CS se centra sobretudo no evoluir da situação e nas iniciativas políticas; já os cibernautas continuam a querer saber o que aconteceu na estrada que ficou conhecida como a "estrada da morte".

    Quanto às tais contas facebookiana "moderadas" por gente oculta verificamos que se "entretêm" a jogar ping-pong: uns acusam o actual governo por isto e por aquilo e outras o anterior governo por aquilo e aqueloutro!...

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  31. 30º REGISTO: BOMBEIROS ESPANHÓIS (e outros)

    Confirma-se que chegaram a Portugal perto de uma centena de Bombeiros espanhóis e que terão sido no imediato "dispensados" por questões de segurança dos próprios. Segundo a Ministra do MAI "eles não conhecem o terreno por isso é preciso integra-los".

    Esta decisão pode parecer estranha mas é (parcialmente) compreendida por nós e defendemos que devia ser extensível aos Bombeiros estrangeiros e aos portugueses que se deslocam a outros locais. Este assunto é muita vezes discutido...

    ProfAnónima

    *Falamos numa compreensão parcial porque ouvindo-se falar em reacendimentos (que por norma acontecem) parece-nos que eles poderiam prestar um apoio efectivo aos militares que estão a tomar conta destas situações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (Anónimo 21 de junho de 2017 às 01:30)

      «Por volta da meia noite o Secretário de Estado da Administração Interna informou que já andavam perto de 50 bombeiros espanhóis no terreno, integrados em equipas mistas! AM»

      Eliminar
  32. 31º REGISTO

    Hoje o Sr Presidente da República foi visitar os civis e os bombeiros feridos e que se encontram internados no Hospital de Coimbra!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  33. 32º REGISTO

    O dia de hoje ficou marcado pelo aparecimento insistente de vários "porquês". O Sr Presidente da República pediu que os deixasse-mos pra depois mas existem "porquês" que atormentam as pessoas e parece que não conseguem esperar pelo fim do incêndio que teima em lavrar com muita força, tanto em Pedrogão como em Góis.

    Aos "porquês" já conhecidos hoje (re)surgiram outros tais como a base científica pra se dizer que foram trovoadas secas que originaram o incêndio! Pra nós este não é o aspecto mais importante (isto só é importantes prás autoridades criminais ), mas sim como a Protecção Cívil lidou com a situação depois de despoletada.

    Parece-nos que neste momento existe bastante descrédito em quem coordena os trabalhos no terreno!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  34. 33º REGISTO

    Mas neste 4º dia existiram outros aspectos dignos de registo:

    -A recusa da ajuda dos Bombeiros espanhóis não foi bem explicada/entendida pelo Povo. Não foi e continua a nao ser!

    -O "xinfrim" do suposto desaparecimento de uma aeronável, que ninguém parecia querer confirmar ou desmentir!...

    -A deflagração repentina de um incêndio próximo do posto de comando em Góis numa altura em que alguns elementos Governamentais o visitavam!

    -O Presidente da Protecção Cívil que no Briefing das 18 horas (que só começou pelas por volta das 19 horas) não sabia o que se tinha passado em Góis!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por volta da meia noite o Secretário de Estado da Administração Interna informou que já andavam perto de 50 bombeiros espanhóis no terreno, integrados em equipas mistas! AM

      Eliminar
  35. 34º REGISTO: INVESTIGAÇÃO À ACTUAÇÃO DA PROTECÇÃO CÍVIL

    E se ontem parecia que o Poder Político pedia tempo ao Povo até se obterem respostas nas investigações em curso, hoje fica-se com a sensação que as explicações são apontadas antes da conclusão das mesmas. Reacção às pressões da Comunicação Social?! Não sabemos. Sobre isto só sabemos que estas investigações correm sérios riscos de ficarem na nossa memória como as "possíveis"! Os investigadores também não estão a ficar bem na fotografia...

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  36. 35º REGISTO

    Mas hoje também circulou pelo Facebook um gesto que muito nos comoveu e veio de Salamanca: uma Associação forrou uma rotunda com a bandeira portuguesa com um laço preto!

    Aqui:http://www.dn.pt/mundo/interior/salamanca-forra-fonte-com-cores-da-bandeira-portuguesa-8576437.html

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  37. 36º REGISTO

    Ao 5º dia é dado como denominado o fogo "em" Pedrogão! (denominado e não extinto)

    Em Góis ele continua a lavrar com intensidade embora menor em relação a ontem: de 5 frentes está reduzido a duas!

    Aproveitando este dia mais favorável, lançamos o (1º) post dos "Porquês?" que nos acompanhará até serem respondidos.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este dia terminou com alguns reacendimentos no fogo de Pedrogão e com o fogo de Góis reduzido a uma única frente activa com apenas 400 metros. recordamos que este incêndio chegou a ultrapassar os 50 Km de perímetro (perímetro e não área como alguma cs chegou a dizer...)

      Eliminar
  38. 37º REGISTO

    Começaram ontem e continuaram hoje os primeiros funerais das vítimas!:(

    O Sr Presidente da República vai marcar presença no funeral do Bombeiro que não sobreviveu aos ferimentos.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Além do Presidente da República marcaram presença muitos outros Políticos de TODAS as forças políticas com assento na AR, além de representante de muitas corporações de Bombeiros do País! AM

      Eliminar
  39. 38º REGISTO

    Vários elementos do Governo desdobram-se em reuniões de trabalhos com os Autarcas das zonas afectadas a pensar suprir as necessidades urgentes (das pessoas e animais) e a pensar na recuperação da zona afectada.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O levantamento dos prejuízos deverá estar concluído no final desta semana seguindo-se depois o pedido de ajuda à UE.

      Eliminar
  40. 39º REGISTO

    O Sr Presidente da República continua a pedir que deixemos os "porquês" pra depois (é preciso concentrar esforços nas vítimas e no fogo), mas á medida que o tempo passa eles vão surgindo aqui e ali. É Humano.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  41. 40º REGISTO: HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS

    A Assembleia da República cumpriu o minuto de silêncio nas escadarias da AR, onde marcaram presença Figuras de TODOS os partidos, os Autarcas da zona afectada e o Sr Presidente da República!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mais correcto dizer-se que o Presidente da República acompanhado pela Ministra do MAI e os Autarcas locais, fizeram o minuto de silêncio nas escadarias da Câmara de Pedrogão Grande.

      Eliminar
  42. 41º REGISTO: O DIA TERMINA COM AVANÇOS MUITO SIGNIFICATIVOS

    O dia de hoje/ontem terminou com alguns reacendimentos no fogo de Pedrogão (prontamente apagados) e com o fogo de Góis reduzido a uma única frente activa com apenas 400 metros!:)

    Recordamos que este incêndio chegou a ultrapassar os 50 Km de perímetro (perímetro e não área como alguma cs chegou a dizer...)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A parte do incêndio de Pedrogão que alastrou a Góis só foi considerado extinto na tarde do sábado seguinte!(dia 24/6)

      Eliminar
  43. 42º REGISTO: CONTRATEMPOS INESPERADOS

    A CS vai-nos dando conta que alguns "espertalhões" aproveitaram o "abandonos" das casas prás assaltarem! Enfim...

    Já ontem/anteontem disseram que andavam instrusos no terreno a fazerem-se passar por Assistentes Sociais, mas NINGUÉM disse se lesaram alguns dos contactados! (seria a equipa da felícia?!...)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  44. 43º REGISTO: DIVULGAÇÃO DE RELATÓRIOS-CONCLUSÕES-REACÇÕES:

    Hoje/ontem alguns dos relatórios solicitados pelo Primeiro-Ministro foram tornados públicos e viu-se claramente existirem contradições entre o dito antes e depois, e no mesmo momento por diferentes actores.

    A Ministra do MAI dá uma entrevista onde admite a possibilidade da Protecção Civil ter sobvalorizado os avisos de alerta do IPMA pelo que equaciona a hipótese de abrir um inquérito! (cont. aqui ou no post 20)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje/ontem (ao 11º dia), surgiram mais relatórios (registo 73) e mais reacções do MAI ao trabalho desenvolvido pela Protecção Civil (registo 75). Desta vez foi relacionada com as alegadas "dificuldades" de comunicação entre os operacionais que andavam no terreno.

      Eliminar
  45. 44º REGISTO: EMIGRANTES PORTUGUESES SOLIDÁRIOS COM PEDROGÃO!

    A Comunicação Social informou que os nossos Emigrantes estão a aderirem às várias campanhas solidárias em curso! Pela informação disponível serão os da Bélgica quem estão mais "empenhados"...

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  46. 45º REGISTO: AO 6º DIA...

    Ao 6º dia, o incêndio com epicentro em Pedrogão Grande, foi dado como extinto apesar dos reacendimentos pontuais! :)

    Mas se nos outros mega-incêndios quando se chegava a este ponto todos respiravamos de alívio, desta vez TUDO está a ser diferente e compreende-se! (mau era se assim não fosse...)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A parte do incêndio de Pedrogão que alastrou a Góis só foi considerado extinto na tarde do sábado seguinte!(dia 24/6)

      Eliminar
  47. 46º REGISTO

    Seis dias depois é o incêndio de Pedrogão Grande que continua a marcar a actualidade noticiosa e nas redes sociais (aqui nem sempre de forma "produtiva"...).

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Errata:«e as "conversas" nas redes sociais (aqui nem sempre de forma "produtiva"...).»

      Eliminar
  48. 47º REGISTO: OS HERÓIS DE PEDROGÃO GRANDE

    Durante um mega-incêndio temos por hábito chamar de heróis aos Bombeiros. Desta vez, a eles juntam-se outros elementos, alguns muito pouco prováveis: os carteiros! Sim, alguns órgãos da CS disseram que foi preciso recorrer aos Carteiros pra saber quais as casas habitadas. É verdade que muitas localidades atingidas eram povoados dispersos e "escondidos" nas matas, mas não é suposto o Poder Local ser de proximidade?!

    De registar também que desta vez houve um maior apoio aos Bombeiros que andavam no terreno, pelo que não ouvimos Bombeiros a queixarem-se de fome ou sede. Curiosamente, neste incêndio também ninguém falou na falta de meios!?

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  49. 48º REGISTO: INVESTIGAÇÃO(ÕES)

    Ao 6º dia apareceram várias proposta de investigação com vista a apurar o que aconteceu em Pedrogão Grande.

    Por exemplo, o PSD propôs a constituição de uma Equipa Técnica Independente e o Sr Primeiro-Ministro já se mostrou favorável à ideia.

    Ao 6º dia a Procuradora-Geral da República veio dizer que o MP de Leiria está a fazer a sua investigação criminal, não só relativamente às causas (como se dizia) mas também ao que se seguiu. Não sabemos se é crível que, quanto às causas, o MP vá apresentar uma explicação diferente da já apresentada pela PJ! Aguardemos.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje/ontem a CDU veio dizer que põe muitas reservas na "independência" desta comissão.
      Se dúvidas existissem, esta posição mostra bem que a desconfiança está instalada...

      Eliminar
    2. Ao final do dia de hoje (12º dia), ficou a saber-se que essa equipa irá ter 12 elementos: 6 nomeados pelo Presidente da AR e 6 pelos Reitores das Universidades!(cont.)

      Eliminar
  50. 49º REGISTO: 7º DIA

    Chegamos ao 7º dia e ainda NINGUÉM descansa. Como se poderia descansar?!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  51. 50º REGISTO

    Sete dias depois e Pedrogão Grande continua nas nossas cabeças...nos nossos corações!

    Os Bombeiros continuam vigilantes aos reacendimentos, prontamente extinguidos.

    A GNR deverá estar atenta a eventuais assaltos às casas abandonadas.

    O Governo continua numa roda viva à procura de elementos pra responder às muitas perguntas que chovem de todos os lados (muitas das quais reproduzidas aqui) e tenta minimizar os estragos/a dor dos sobreviventes. Pretende ainda, numa corrida contra o tempo, tomar medidas pra evitar tragédias semelhantes no futuro...próximo!...

    Os partidos da Oposição vão fazendo o seu papel!(que não nos parece fácil pra nenhum...)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  52. 51º REGISTO: NÚMERO DE FERIDOS E DESAPARECIDOS

    Ao 7º dia fazemos eco de duas perguntas formuladas pelo PSD:

    1-Como se justifica que o número de feridos tenha subido tanto ao longo dos dias 5 dias? (especificamos: foram todos feridos na noite fatídica ou foi ao longo do tempo?)

    2-Existem ou não desaparecidos? Se sim, o que está a ser feito prós encontrar?

    ProfAnónima

    *Dar prioridade às eventuais falhas do SIRESP só tem interesse pra quem quiser fugir às grandes questões e/ou arranjar um tema quente pra um "bom" debate político. Decididamente: não é isto que está na lista das prioridades do Povo, tanto mais que foram usados outros meios de comunicação.

    ResponderEliminar
  53. 52º REGISTO: COMUNICAÇÕES

    Parece que existiram falhas no sistema de comunicações usado pela Protecção Civil -SIRESP- mas também parece que isso não impediu que a comunicação entre o Comando e os Homens que andavam no terreno. E assim sendo isto é um não assunto.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anteontem saíram muitos relatórios (contraditórios) ao funcionamento do SIRESP (registo 73)

      Eliminar
  54. 53º REGISTO: PÔR À PROVA...

    Um comentador da TSF dizia que Pedrogão Grande ia pôr à prova muita coisa. Concordam?!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  55. 54º REGISTO: JORNALISTA MISTÉRIO E OUTROS

    Alguém disse muito recente que também a CS estava a ser posta à prova com o caso de Pedrogão Grande. De facto, parece que assim é...

    O El Mundo infiltrou um dos seus jornalistas no batalhão de jornalistas portugueses que dia e noite iam cobrindo a tragédia.

    A TSF convidou o fotografo do Público -Adriano Miranda- pra contar de viva voz o que viu na tal estrada: terá sido o 1º jornalista a passar lá após o massacre de quase uma centena de pessoas. De manhã bem cedo, no início da estrada diz ter visto um Agente da GNR desolado ("viu-me...olhou pra mim e deixou-me passar") e no fim uma equipa da PJ a investigar. Eram umas 5 da manhã...

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também ouvi e desde então muitas vezes dou por mim a pensar no estado dos Agentes que sózinhos no terreno tentavam "orientar" o transito, sobretudo naquele que no Sábado à tarde lhe coube a ingrata tarefa de desviar o transito do IC8 prá alternativa 236. Será que já recebeu algum apoio? Todos vimos como a existência de ordem pra fechar ou não a 236 mudava hora a hora conforme o interlocutor. Ele nunca falou. Ele não pudía falar. Terá tido direito a ser ouvido?! Já terá recebido apoio? Será que os agentes recebem formação pra se envolverem nos incêndios? (Anónima)

      Eliminar
    2. ERRATA:«terá sido o 1º jornalista a passar lá após o massacre de quase MEIA centena de pessoas.»

      Eliminar
    3. Ontem ganhamos coragem(?) e falamos da tão falada e delicada reportagem da TVI, feita pela Judite de Sousa! (ver registo 70)

      Eliminar
  56. 55º REGISTO: SOLIDARIEDADE(s)

    No próximo dia 27 de Junho MUITOS dos artistas portuguesas vão fazer um mega-concerto solidário, no meo arena!:)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  57. 56º REGISTO

    SÓ HOJE AO MEIO DA TARDE O FOGO FOI DECLARADO EXTINTO!

    ResponderEliminar
  58. 57º REGISTO: RELATÓRIOS

    Os relatórios solicitados pelo Primeiro Ministro e/ou pela Ministra do MAI vão sendo concluídos e tornados públicos.

    Admitimos que somos leigos a interpreta-los, mas dá-nos a impressão que em alguns pontos existem divergência entre o inicialmente dito e o agora escrito. Mas nos somos leigo...

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  59. 58º REGISTO: LEVANTAMENTO DOS ESTRAGOS/AJUDAS PONTUAIS

    Durante todo o dia de hoje/ontem várias equipas do Governo andaram a fazer o levantamento dos estragos. Existem promessas que o levantamento estará concluído no final da próxima semana.

    Entretanto a CS vai dando conta que existem no terreno muitas organizações e voluntários a darem o minimo de condições pra que muitas das pessoas possam regressar às suas casas (muitas delas parcialmente destruídas...).

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O levantamento dos prejuízos deverá estar concluído no final desta semana seguindo-se depois o pedido de ajuda à UE! Ao longo deste tempo o número de casas danificadas tem sido permanentemente actualizado.

      Eliminar
  60. 59º REGISTO: OS PARTIDOS POLÍTICOS QUEBRAM O SILÊNCIO...

    Hoje/ontem vimos os partidos com assento na AR a falarem sobre os incêndios em geral e o caso de Pedrogão Grande em particular.

    E se a CDU fala das politicas erradas na prevenção dos fogos e o PSD voltou a pedir a tal investigação técnica independente, já o BE pede que se investigue tudo e se responsabilize quem tiver que ser responsabilizado.

    O CDS já tornou públicas as 25 perguntas que quer ver respondidas.

    De salientar que nenhum partido pediu directamente a demissão de nenhum Ministro, ainda que os Ministros da Agricultura e do MAI tenham estado debaixo de fogo, sobretudo de comentadores/analistas políticos!(alguns de imparcialidade duvidosa, diga-se...)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  61. 60º REGISTO: A SOLIDARIEDADE DO POVO ANÓNIMO

    Uma vez mais, o Povo Português tem mostrado o coração grande que transporta no peito pelo que encheu o armazém dos Bombeiros de Pedrogão, obrigando estes a pedirem que deixem de enviar mais donativos em géneros.

    Também os Bombeiros de Figueiró fizeram um pedido idêntico pra roupas pessoais MAS continuam a pedir roupas de cama e atoalhados, enlatados e fraldas e leite de crianças.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  62. 61º REGISTO: O 9º DIA DEPOIS DA TRAGÉDIA...

    Ao 9º dia após a tragédia começam a chegar relatos que já foram asseguradas as necessidades mais básicas das populações afectadas. Aqui incluem-se as necessidades pessoais e dos seus animais pois estamos a falar de um meio rural! (é bom saber disto...)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  63. 61º REGISTO: O 9º DIA DEPOIS DA TRAGÉDIA...

    Nove dias após a tragédia começam a chegar relatos que já foram asseguradas todas as necessidades mais básicas das populações afectadas. Aqui incluem-se as necessidades pessoais e dos seus animais pois estamos a falar de um meio rural! (é bom saber disto...)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  64. 62º REGISTO: PEDIDOS DE DEMISSÃO

    Os Partidos Políticos continuam a reagir à tragédia de Pedrogão MAS até agora ninguém ousou pedir a demissão de ninguém. Será que é por eles saberem que no caso dos fogos florestais existem MUITOS "culpados"?! (referimo-nos aos fogos em geral e não a este em particular)

    Situação bem diferentes se verifica em algumas contas (anónimas) do Facebook onde se pede a demissão de de alguns dos actuais Governantes. O nome mais falado é o da Ministra do MAI, que já disse que continuará enquanto merecer a confiança do PM. Mas também foi dizendo que caso as investigações apontem falhas do seu Ministério saberá tirar as devidas ilações! (a quem pode interessar a demissão desta ministra?!)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  65. 63º REGISTO: EXIGÊNCIAS E PEDIDOS DO SR PR

    Ontem o Sr Presidente da República deu uma entrevista ao Expresso onde falou claramente que entramos na fase de encontrar as respostas aos "porquês". Respostas tanto no plano técnico como institucional! (ver post 28)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ver no post 28 ou aqui:
      http://observador.pt/2017/06/24/marcelo-e-preciso-apurar-tudo-mas-mesmo-tudo-o-que-houver-a-apurar/

      Eliminar
  66. 64º REGISTO: BODES EXPIATÓRIOS

    Pelos facebooks "gente estranha" procura incessantemente encontrar/INDICAR um bode expiatório pra onde pretendem que o Povo canalize a sua tristeza/indignação/revolta. Mas o Povo mantêm-se sereno! Em choque ou à espera que o seu Presidente comande as coisas?! Am

    ResponderEliminar
  67. 65º REGISTO: OS FALSOS SUICÍDIOS

    O 10º dia ficou marcado por uma afirmação leviana e cruel (mas felizmente falsa) do Líder do PSD que acusou o Governo de alguns sobrevivente terem posto termo à vida por falta de apoio psicológico.

    Sete horas depois o Dr Pedro Passos Coelho vendo que era mentira pediu desculpas! (do mal o menos...)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  68. 66º REGISTO: AS AJUDAS (I)

    Ao 10º dia após o início do incêndio (e 3 depois de declarado extinto), continuam a ser prestadas as tais ajudas mais urgentes às pessoas (e animais) e os técnicos continuam no terreno a fazer o levantamento dos prejuízos.

    A UE dá 4 semanas pra se fazerem estes levantamentos, mas a equipa promete ter tudo pronto no final desta semana. A própria UE reconhece que este trabalho leva o seu tempo.

    Recordamos que numa 1ª fase se falava em 60 e tal casas totalmente destruídas e neste momento já se diz que "200 casas deixaram de poder ser habitadas".

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  69. 67º REGISTO: AJUDAS (II)

    O Líder do PSD veio defender que o Estado Português adopte os mecanismos necessários por forma a indemnizar as vítimas (da estrada fatídica) o mais rapidamente possível, tal como fez António Guterres no caso da queda da ponte de Entre-os-Rios! (ainda não se ouviram reacções a esta proposta...)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  70. 68º REGISTO: (IN)EFICÁCIA DO SIRESP

    Ao 10º dia a Ministra da Administração Interna veio dizer que pediu uma investigação independente ao SIRESP (sistema de comunicações da protecção civil), depois de ter ouvido aos responsáveis que este "falhou".

    Nada contra que esta investigação. Mas nunca esquecer que os mesmos responsáveis começaram por dizer que usaram outros meios de comunicação!...

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao 11º dia surgiram VÁRIAS versões sobre a eficiência e funcionalidade do SIRESP!(cont. no registo 73)

      Eliminar
  71. 69º REGISTO: FALTARAM MEIOS EM PEDROGÂO?!

    Durante os 6 dias de combate nunca se ouviu falar em falta de meios o que MUITO nos surpreendeu pois num mega-incêndio como aquele era expectável que os meios da casa não fossem suficiente e pedissem ajudas externas, como veio a acontecer! (de forma pronta, diga-se)

    Ao 10º dia aparece um sindicato da GNR falar na falta de meios humanos e materiais.

    E sem colocarmos em causa o que esse Senhor diz perguntamos:
    -deviam ser os Militares da GNR a falar destes assuntos?!
    +++
    Já o Presidente da Liga dos Bombeiros veio falar de coisas que a n/ver são da competência das forças investigativas e agora vêm os Militares falar da falta de meios!?

    Desorganização ou desorientação?!
    +++
    Numa coisa lhes damos total apoio: na forma (baixa?) como de forma directa ou indirectamente muitos apontaram o dedo ao(s) Agente(s) de serviço no IC8!(ver registo 58)

    ProfAnónima

    O Povo quer saber o que se passou e não desculpas esfarrapadas e/ou inocentes crucificados!(os tais bodes expiatórios...)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ERRATA: onde se lê "registo 58" deverá ler-se "registo 54"

      Eliminar
    2. ERRATA: «O Povo quer saber o que se passou e não ouvir desculpas esfarrapadas e/ou ver inocentes crucificados!(os tais bodes expiatórios...)»

      Eliminar
  72. 70º REGISTO: A REPORTAGEM DA JUDITE DE SOUSA

    E porque se passaram 10 dias julgamos que já se poder falar (num blog) da tão falada e delicada reportagem da Judite de Sousa em Pedrogão Grande.

    Começamos por dizer que, pra nós, este NÃO foi o melhor trabalho jornalístico da Dr Judite de Sousa. Não, não foi.

    Mas será que a reportagem dela não contribuiu pra mobilizar ainda mais as outras corporações de bombeiros e OUTROS profissionais?!

    Que responda quem souber, pois até resposta em contrário vamos pensar que numa 1ª fase quiseram transforma a Judite de Sousa no tão necessário bode expiatório! (pra se canalizarem as tais mágoas/revoltas?!)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No registo 50 já tínhamos feito uma referência ao trabalho da CS no incêndio de Pedrogão Grande! (sebastião pereira, etc)

      Eliminar
  73. 71º REGISTO: CONCERTO SOLIDÁRIO

    Ontem faltou registar que já estavam esgotados os bilhetes pró concerto solidário pra com as vítimas do incêndio de Pedrogão Grande, marcado pra hoje!:)

    (mais logo cá viremos fazer os registos de hoje, se...)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já terminou o concerto solidário promovido por 25 artistas portugueses onde se verificou uma receita de bilheteira muito significativas (mais de 1 milhão de euros) que foi entregue à União das Misericórdias.

      Neste concertos estiveram várias figuras com responsabilidades políticas, tais como o Sr Presidente da República, o Sr Presidente da AR e o Ministro da Cultura em representação do Governo.

      Eliminar
  74. 72º REGISTO: PASSADO/FUTURO NO 11º DIA...

    Dois acontecimentos marcaram o 11º dia: um relativo ao passado recente e outro ao futuro:

    - Relativamente ao passado recente surgiram as várias versões sobre o grau de funcionalidade do SIRESP na tragédia de Pedrogão Grande;

    -Relativamente ao futuro, regista-se a reunião de trabalho do Primeiro-Ministro com os "parceiros de coligação" pra colher proposta com vista a implementar um novo planeamento na floresta! (e não sabemos se na prevenção/combate aos fogos também).

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  75. 73º REGISTO: RELATÓRIOS AO SIRESP

    Ao longo do 11º dia foram tornados públicos vários testemunhos e relatórios sobre a eficiência e funcionalidade do SIRESP em Pedrogão. Cada relatório apresentava uma versão diferente!...

    A Comunicação Social foi fazendo eco do conteúdo dos diferentes relatórios MAS nem sempre teve o "cuidado" de dizer quem os tinha elaborado!...

    Por exemplo, fica-se sem saber se algum desses relatório foi o solicitado pela Ministra no MAI à tal entidade independente! (registo 68)

    Hoje/ontem a CS portuguesa andou muito nublosa...

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste dia também foi divulgado o conteúdo da caixa negra do SIRESP!(cont.)

      Eliminar
    2. Ontem (11º dia) a CS quis ouvir o Sr Presidente da República sobre os relatórios. Este recusou-se a falar dizendo que "esperava pelos relatórios das investigações em curso" (cit de mem.)

      Isto mostra-nos bem a credibilidade que o Sr PR dá a estes relatórios, não?!

      Eliminar
    3. Hoje (12º dia) aconteceram várias iniciativas políticas, mas não ouvimos ninguém a falar do conteúdo da caixa negra!?

      Eliminar
  76. 74º REGISTO: PLANEAMENTO DA FLORESTA PORTUGUESA

    Foi na tarde do 11º dia que o Primeiro-Ministro marcou uma reunião com os "parceiros de coligação" pra colher os seus contributos pra um "novo planeamento" da floresta.

    Não sabemos se neste assunto entram alterações à prevenção/combate aos fogos florestais. Recordamos que o actual sistema tem sido muitas vezes contestado tanto por bloquistas como por comunistas!(cont.)

    ProfAnónima

    *Colocamos o "novo planeamento" entre aspas porque até agora, na n/opinião, não tem existido planeamento nenhum.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem vimos o PSD a reclamar do facto do Senhor PM não os ter convidado pra esta reunião. Hoje (12º dia) houve o tradicional debate quinzenal e o PSD não colocou a questão. Também não vimos o PSD a tentar esclarecer a questão que levantou na semana passada relativamente à existência dos desaparecidos!?...

      Eliminar
  77. 75º REGISTO: "OPERACIONALIDADE" DA PROTECÇÃO CIVIL SEGUNDO O MAI

    Ao final do 11º dia surge um outro relatório, desta vez da da Secretaria-de-Estado do MAI onde refere que a Protecção Civil devia ter solicitado (mais cedo) uma estação móvel(*) pra facilitar as comunicações entre todos os elementos que estavam no terreno (a combater o fogo, a socorro a pessoas e a controlar as estrada).

    Recordamos que esta é a 2ª "falha" que o MAI aponta à actuação da Protecção Civil! A 1ª foi a 21 de Junho quando a Ministra do MAI admitiu a possibilidade da Protecção Civil ter sobvalorizado as informações do IPMA (previsões meteorológicas) e agora na rapidez de acção pra solucionar os tão falados problemas de comunicação. (Registo 43)

    Será que Pedrogão vai levar a uma "revisão" profunda na Protecção Civil?! É bem provável até porque os Bombeiros sempre foram muito críticos pra com a ANPT, que chegaram a acusar de "elitista e despesista"! Aguardemos.

    ProfAnónima

    (*)Não sabemos se aqui se referem às tais estações móveis que chegaram a ser pedidas mas que segundo o relatório da GNR, a da GNR estava avariada desde que veio cá o Papa e a da PSP demorou 13 horas devido ao terreno!!!

    ResponderEliminar
  78. 76º REGISTO: FACEBOOKICES/O JORNALISTA (estrangeiro) MISTÉRIO

    Há muito que se fala na presença de um jornalista estrangeiro a trabalhar em Pedrogão, pró El Mundo, sob pseudónimo: o tal Sebastião Pereira!

    Muitos cibernautas (jornalistas portugueses?) não se conformam com a situação e fazem tudo pró descobrir.

    Entretanto, há 3 dias surgiu a teoria (conspirativa) que o tal "sebastião" mais não é que um jornalista português a trabalhar pró El Mundo!(e desde então já apontaram meia dúzia de nomes possíveis-tá bonito...)

    Muito Boa Noite!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  79. 77º REGISTO: AQUI VAMOS COLOCAR O QUE ACONTECEU DE MAIS RELEVANTE HOJE (12º dia) E DEPOIS DESENVOLVEMOS UM POUCO:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje/ontem o dia foi politicamente muito cheio:

      1-De manhã o Primeiro-Ministro reuni-se com os Autarcas dos concelhos afectados pelo incêndio de Pedrogão;

      2-à tarde houve o debate quinzenal;

      3-ao fim da tarde a Ministra do MAI foi ouvida na Comissão dos Assuntos Constitucionais.

      Eliminar
  80. INFORMAÇÃO: COMO ESTAMOS IMPEDIDOS DE ESCREVER DO LADO DE DENTRO, VAMOS FAZÊ-LO DO LADO DE FORA!-X

    ResponderEliminar
  81. 78º REGISTO: REFLORESTAÇÃO PIONEIRA

    Na manhã do dia 12, o Primeiro-Ministro acompanhado pelos Ministros do Planeamento e da Saúde e vários Secretários de Estado, reuniram com os Autarcas dos concelhos afectados pelo incêndio de Pedrogão: nesta reunião foi decidido que a área iria ser reflorestada segundo os métodos preconizado pelos especialistas na matéria-Reflorestação pioneira!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  82. 79º REGISTO: DEBATE QUINZENAL É MARCADO PELA TRAGÉDIA DE PEDROGÃO

    Na tarde do 12º dia, ocorreu o tradicional debate quinzenal tendo sido muito marcado pela tragédia de Pedrogão Grande.
    O PM recusou-se a responder sobre os muitos relatórios do SIRESP e dos prejuízos finais já que o levantamento só estará concluído no final desta semana. Informou que vão compradas mais 2 antenas de apoio ao SIRESP! (cont.)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  83. 80º REGISTO:MINISTRA DO MAI É OUVIDA NA COMISSÃO DOS ASSUNTOS CONSTITUCIONAIS

    Ao fim da tarde do 12º dia, a Ministra do MAI foi ouvida na Comissão dos Assuntos Constitucionais. No final a CS fez eco sobretudo do clima emocionado como decorreu esta audição! (e compreende-se...)

    No entretanto, não podemos deixar de referir que não entendemos como a Srª Ministra desenrola toda a sua oratória em torno de causas climatéricas adversas. Que foi um incêndio atípico, lá isso foi. Quanto ao resto não era melhor esperar pelas conclusões da investigação do MP de Leiria?!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  84. Respostas
    1. Ao 13º existiram 5 aspectos dignos de registo:

      1-O debate na Assembleia da República específico pra debater a tragédia de Pedrogão Grande.

      2-Reunião da Comissão Política do PSD.

      3-Reacções dos comentadores.

      4-Versão provisória do relatório dos prejuízos

      5-A composição da Comissão Técnica Independente.

      Eliminar
  85. 82º REGISTO: DEBATE NO AR

    Neste debate o tom de voz já foi mais crispado com o PSD a querer saber o porquê de se ter demorado tanto tempo pra socorrer algumas das vítimas. Alguns dos feridos terão esperado 10 horas por auxilio.

    Muito possivelmente esta intervenção vai obrigar o INEM a fazer o seu relatório dos factos.

    Não obstante este clima, ninguém pediu a demissão da Ministra do MAI! (a mais visada desde o início)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  86. 83º REGISTO: REUNIÃO DO CONSELHO NACIONAL DO PSD POLÍTICA E CONSTITUIÇÃO DA COMISSÃO TÉCNICA INDEPENDENTE

    Ao 13º dia o PSD reúne o seu Conselho Nacional e são muito críticos com a (des)organização chegando mesmo a acusar os responsáveis políticos de parecerem "baratas tontas".

    Foi neste dia que ficamos a saber a composição da Comissão Política Independente proposta pelo PSD e aceite por todos excepto pela CDU e Verdes. Esta terá 60+30 dias pra apresentar o relatório final!(cont.)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  87. 84º REGISTO: BALANÇO DOS PREJUIZOS

    Foi ao 13º dia que surgiu o 1º balanço de alguns estragos causados pelo incêndio de Pedrogão:

    -500 casas total ou parcialmente destruídas. Destas, 10o são habitação permanente.

    -43 empresas.

    -A estes há a juntar as viaturas, tractores, animais, etc. Os agricultores vão ter um regime de excepção a certos fundos comunitários.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  88. 85º REGISTO: OS COMENTADORES...

    Muitos comentadores acham que este caso vai ter consequências políticas e apontam pra um pedido de demissão da Ministra do MAI. Quanto ao tempo certo pró efeito, existem divergências mas muitos acham que este não é o tempo certo de o fazer.

    Recordamos que a Ministra pediu uma auditoria ao seu gabinete e disse que iria agir em consonância com o seu teor! Aguardemos.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  89. 86º REGISTO: O 14º DIA

    Embora (a tragédia de) Pedrogão Grande continue muito presente nos noticiários, pareceu-nos que perdeu algum tempo de antena, talvez devido ao sucedido na base militar de Tancos.

    Pelo Facebook (sobretudo nas tais contas anónimas), Pedrogão continua muito presente e daqui a pouco vamos falar disso!(se...)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  90. 87º REGISTO: O QUE VÊ PELOS FACEBOOKS?!

    Hoje/ontem (14º dia) pelo facebook vemos sobretudo pedidos de demissão (vindas de gente de rosto tapado) e críticas aos que querem tirar aproveitamento político desta tragédia. Entretanto começaram a surgir perguntas ao destino dado aos donativos solidários dos portugueses. Julgamos que esta pergunta surge porque as TV`s continuam a mostrar pessoas a queixarem-se que a ainda não receberam ajuda.

    Assim, nesta altura é altura de perguntar: quem deve organizar a distribuição dos donativos no terreno? O poder local ou central?!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também na CS formal são anunciados "desentendimentos" no modelo encontrado pra distribuir os donativos, sobretudo do concerto solidário que juntou mais de 1 milhão de euros!(cont. no registo 91)

      Eliminar
  91. 88º REGISTO: OS BODES EXPIATÓRIOS

    O facebookianos procuram desde a 1ª hora encontrar um bode expiatório (talvez pra "botar" a sua dor e revolta).

    Ao 14º dia a lista já vai longa(*), mas parece-nos que foi o Provedor da Misericórdia de Pedrogão Grande que recebeu mais "pedradas"! Sim, depois de se saber que tinha sido ele a "inventar" os suicídios de alguns sobreviventes, alguns facebookianos colocaram-lhe um nariz de palhaço e acusaram-no de tb ter sido ele a inventar a queda da aeronave. Os facebookianos encontraram finalmente o bode expiatório que procuravam/precisavam ou foi a entrada do humor na situação?!(os especialista dizem que ele ajuda a ultrapassar traumas. vamos ver...)

    ProfAnónima

    (*)fazem parte desta lista políticos e ex-políticos de todos os quadrantes, forças policiais, jornalistas portugueses e estrangeiros (o tal sebastião), provedores, bombeiros e até as novas tecnologias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Errata/acrescento: na lista dos "eleitos" pra bode expiatório (com ou sem razão), faltou-nos referir a Protecção Civil.

      Eliminar
    2. Não há dúvida que já começam a surgir alguns textos com pinceladas humorísticas. A crónica de hoje do José Diogo Quintela é bem exemplo disso, pois brincou ao máximo com a (hiper-)sensibilidade demonstrada pela Ministra do MAI, ao longo deste processo todo!(cont.)

      Eliminar
  92. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  93. Respostas
    1. No 15º dia não surgiram grandes NOVOS desenvolvimentos. Talvez haja a assinalar isto:

      1-Contradições na avaliação dos prejuízos (nova reunião na próx. 2ª feira)

      2-Reacções à forma encontrada pra distribuir os donativos às populações

      Eliminar
  94. 90º REGISTO: AVALIAÇÂO DOS PREJUÍZOS

    Segundo alguns órgãos da CS, o Poder Local não concorda com o montante avançado pelas equipas técnicas enviadas pelo Poder Central, nomeadamente com as do Min. da Agricultura.

    Se bem entendemos, a diferença prende-se com os prejuízos efectivamente causados esquecendo a capacidade produtiva das terras durante algum tempo.

    Sabe-se que vão existir novas reuniões na próxima 2ª feira.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  95. 91º REGISTO: PROBLEMAS NA DISTRIBUIÇÃO DOS DONATIVOS

    O Autarca de Pedrogão Grande não concorda que seja a União das Misericórdias a entregar os donativos do concerto solidário (lido no cm). Não conseguimos ouvir a sua justificação, mas nada nos custa a crer que tal postura se prende com o facto do Provedor de Pedrogão estar metido na política e, ao que tudo indica, vir a ser seu adversário politico. Será que o Autarca teme que o Provedor (lhe) boicote o trabalho de auxilio às populações?!?

    (esta questão já tinha sido aflorada ontem no registo 87)

    Recordamos que foi o Provedor da Misericórdia de Pedrogão que "inventou" os falsos suicídios entre os sobreviventes!...

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje/ontem o Presidente da Câmara de Pedrogão divulgou a lista dos bem que fazem falta à população afectada (ver registo 94)

      Eliminar
  96. Respostas
    1. Ao 16º dia temos a registar:

      1-Conclusão do levantamento dos prezuízos

      2-Novos pedidos de ajuda

      3-Novo texto TAROUCAndo (post 2 de julho)

      4-Outros

      Eliminar
  97. 93º REGISTO: CONCLUSÃO DO LEVANTAMENTO DOS PREJUÍZOS

    Ao 16º dia foi anunciado que está concluído o relatório final sobre o levantamento dos prejuízos do mega-incêndio de Pedrogão.

    Amanhã vai haver uma nova reunião com os Autarcas das concelhos afectados!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  98. 94º REGISTO: PEDIDO DE DONATIVOS ESPECÍFICOS

    Hoje/ontem o Presidente da Câmara de Pedrogão Grande veio pedir que fossem entregues na Câmara : semente de hortícolas, plantas de fruto, materiais de construção (pra reconstruir galinheiros, etc) e alimentos não perecíveis.

    Pelo tipo de pedido dá pra ver que algumas pessoas querem arregaçar as mangas!:)

    ProfAnónima

    Aqui:http://www.tsf.pt/sociedade/interior/sobra-roupa-em-pedrogao-grande-falta-comida-materiais-de-construcao-e-sementes-8607560.html

    ResponderEliminar
  99. 95º REGISTO: OS POSTES DO TAROUCAndo SOBRE A TRAGÉDIA DE PEDROGÃO

    Em Junho lançamos os Postes 18 (este), 20 e 27 (ao fim de uma semana);

    Em Julho lançamos o Post 2 pra assinalar a 2ª semana após o início do incêndio.

    Muito em breve o "diário do incêndio" vai passar a ser assegurado por outro post!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  100. Respostas
    1. No 17º Há a registar:

      1-Nova reunião do Poder Central com os Autarcas

      2-Pedido de demissão da Ministra do MAI (e da defesa)

      3-Mais acções de solidariedade

      Eliminar
  101. 97º REGISTO: CDS PEDE A DEMISSÃO DE 2 MINISTROS

    Ao 17º dia a Líder do CDS/PP teve uma audiência com o Sr Presidente da República e no final pediu a demissão da Ministra da Administração Interna (incêndio) e do Ministro da Defesa (desaparecimento das armas).

    É um pedido legítimo mas continuamos a perceber as REAIS responsabilidades da Ministra no na tragédia de Pedrogão Grande!?

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Errata:«É um pedido legítimo mas continuamos a NÃO perceber as REAIS responsabilidades da Ministra da AI na tragédia de Pedrogão Grande!?

      Eliminar
  102. 99º REGISTO: A PENSAR EM PEDROGÃO

    -Ao 17º dia houve uma reunião dos Autarcas com uma equipa multidisciplinar a pensar nos equipamentos: casas, estradas e outras infraestruturas.

    -Ao 18º dia houve uma nova reunião dos Autarcas, desta vez com responsáveis da área da saúde. Este apoio vai perdurar no terreno durante 2 anos.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  103. 100º REGISTO: MAIS RELATÓRIOS OU VERSÃO 2 DE ALGUNS RELATÓRIOS?

    Nos últimos 2/3 dias soubemos que tanto o IPAM como a GNR fizeram novos relatórios. O do IPAM foi tornado público mas o da GNR não.

    O IPAM veio dizer que os seus equipamentos não registaram nenhum raio na zona mas admite a existência dos tais "ventos verticais" que provocam efeitos semelhantes aos descritos por vários sobreviventes.

    Embora o relatório (versão 2) da GNR não tenha sido tornado público, vários órgãos da CS foram anunciando que "o comando do incêndio não deu orientação pra encerrar o transito a fatídica estrada (236)"! (no início surgiram contradições a este respeito...)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na sequência das respostas dadas pelo Sr PM às 25 questões do CDS, fica MUITO claro que os Agentes NÃO receberam orientações pra encerrar a "estrada da morte"! (ver registo 112)

      Eliminar
  104. 101º REGISTO: AO 18º DIA APARECE UM NOVO ORGANISMO...

    Hoje/ontem, surgiu um novo organismo relacionado com o Incêndio de Pedrogão Grande. Não percebemos bem qual é MAS sabemos que tem por missão proceder à limpeza das matas ao longo do IC8 e da estada 236.

    Este organismo veio dizer que nos inícios de Junho tinha limpo as referidas vias e tem vídeos que o comprovam. Quanto ao facto destas vias não respeitarem os 10 metros de segurança (como comprovam as muitas fotos) deu uma resposta que também não entendemos!...

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Errata:«sabemos que tem por missão proceder à limpeza das bermas ao longo do IC8 e da estada 236.»

      Eliminar
  105. 102º REGISTO: GUERRINHAS DE BASTIDORES?!

    Numa edição recente do CM vinha lá nas "breves" que a liderança do Presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Mota Soares, estava a ser contestada por alguns Comandantes e ex-Presidentes da Liga. Nesta notícia não era dito as razões que estarão a invocar, mas quem acompanhou este caso é natural que comece a expecular! (cont.)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  106. 103º REGISTO: OS PORTUGUESES CONTINUAM SOLIDÁRIOS, MAS...

    Ontem vários órgãos da CS davam contam de mais iniciativas solidárias dos n/Emigrantes!:)

    No entanto, os cibernautas continuam a questionar (e com razão) quando é que estas verbas chegam às mãos dos seus destinatários!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  107. Respostas
    1. Neste dia (19º) temos a registar um debate sobre o "destino" a dar ao Siresp e pouco mais, Não há dúvida que o caso de Tancos (desaparecimento de material de guerra), veio retirar Pedrogão do centro das atenções da Comunicação Social! (só da comunicação social?!)

      Eliminar
  108. 105º REGISTO: GESTÂO DO SIRESP

    Ao 19º dia, a pedido do Bloco de Esquerda, aconteceu um debate na AR onde esta força politica pedia que o Estado tomasse conta a 100% do SIRESP. Até agora é uma PPP.

    Esta proposta não foi aprovada!(cont.)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  109. 106º REGISTO: REFORÇO NA EFICÁCIA DO SIRESP

    Hoje/ontem, alguma CS informou que prá semana já vão estar disponíveis mais 2 carrinhas pra apoiar as eventuais falhas do SIRESP.

    Até agora só existiam 2 e estavam as 2 inoperacionais no mega-incêndio de Pedrogão Grande, por "coisas menores", digamos assim.

    A partir de agora, estas 4 carrinhas vão ficar à guarda da Protecção Civil e vão estar ligadas via satélite!(cont.)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  110. 107º REGISTO: SERÁ QUE PEDROGÃO ESTEVE PRESENTE?!

    A grande notícia do dia de hoje/ontem foi a mega-reunião dos responsáveis pela Segurança Interna pra falar do desaparecimento de algum armamento da base militar de Tancos. Será que houve algum tempo pra falar da tragédia de Pedrogão?! Não sabemos.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  111. 108º REGISTO: DEVEMOS REGISTAR UM FAIT DIVERS?!

    Nos últimos 2/3 dias temos assistido a vários comentários sobre as férias do sr Primeiro-Ministro. Por vezes fica-se com a ideia que esta alusão mais não é que um fait-diver...

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  112. Respostas
    1. Neste dia temos a registar 2 pontos:

      1-As respostas dadas pelo Sr PM às 25 perguntas formuladas pelo CDS/PP.

      2-A escolha socialista pra liderar a tal Comissão Técnica Independente, pra apurar o que aconteceu em Pedrogão Grande.

      Eliminar
  113. 110º REGISTO: Líder da Comissão Técnica Independente (CTI)

    O PS propôs que fosse um Engenheiro Catalão especialista em fogos florestais na Península Ibérica e outros países, a liderar a CTI!

    Sobre esta comissão ainda não percebemos bem a que perguntas vão responder nem tão pouco se vão dar orientações pró (re)ordenamento da floresta portuguesa!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  114. 111º REGISTO: RESPOSTAS DO PM AO CDS/PP

    O Sr Primeiro-Ministro respondeu hoje por escrito às 25 perguntas escritas formuladas pelo CDS/PP.

    No final a Líder Centrista, Assunção Cristas, referiu que não se sentia esclarecida e voltou a pedir a demissão da Ministra da AI.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  115. 112º REGISTO: RESPOSTAS DO PM AO CDS/PP (cont.)

    Das respostas às 25 perguntas do CDS, ficámos a saber:

    1-Que o SIRESP teve falhas pontuais mas não interferiu nas operações (de combate ao fogo e socorro às pessoas).

    1.1-A ser verdade que não houve falhas fica-se por perceber pq pediram as tais carrinhas de apoio ao sistema (que por sinal estavam inoperacionais....)

    2-Que ninguém mandou fechar a "estrada da morte" (en 236). Esta só foi encerrada quando se aperceberam que havia vítimas

    Esta informação deve ser a fidedigna porquanto agora a declaração já foi feita depois de lida a "fita do tempo" e assim sendo iliba os Agentes da GNR que desviaram os automobilistas do IC8 prá EN 236.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  116. Respostas
    1. No 21º dia não aconteceu nada de muito relevante...

      Eliminar
  117. 114º REGISTO: ECOS DAS RESPOSTAS DO PM

    O 21º dia foi marcado pelos ecos da resposta dada pelo (gabinete do) Sr Primeiro-Ministro às 25 questões colocadas pelo CDS/PP.

    Neste dia a CS esteve particularmente atenta ao "assalto" à base militar de Tancos, pois ontem e hoje aconteceram audições importantes.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  118. 115º REGISTO: TURISMO NA REGIÃO AFECTADA

    Ao 21º dia ficamos a saber que os turistas portugueses estão a "fugir" da região enquanto os estrangeiros a procuram! (num gesto solidário?)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  119. 116º REGISTO: OS COMENTADORES E ANALISTAS (I)

    Nos 2/3 dias a CS tem falado MUITO mais das mine-férias do Sr PM e das eventuais responsabilidades políticas da Ministra da AI e do Ministro da Defesa (e daí vão parar se se deve ou não demitir os referidos ministros), do que dos casos em si! (das falhas, do que está a ser feito no terreno e das soluções)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  120. 117º REGISTO: OS POLÍTICOS E ANALISTAS (II)

    Além dos aspectos citados no registo 116, também se começou a falar (em tom acusatório mútuo) na falta de investimento nas áreas dos fogos e dos militares.

    No que à defesa diz respeito, a falta de investimento não merece comentários de concordância dos cibernautas.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  121. 118º REGISTO: POLÍTICOS, COMENTADORES E ANALISTAS

    Não percebemos como alguns destes personagens acusam que continuam sem saber o que aconteceu em Pedrogão e em Tancos, quando os inquéritos (internos, técnicos e criminais), estão em curso nos dois casos.

    Aliás, no caso da Tragédia de Pedrogão Grande, o trabalho investigativo de maior relevância (a protagonizar pela tal comissão técnica independente) ainda nem sequer começou!?
    +
    Chegamos a uma fase onde se fica com a sensação que os Senhores Políticos querem voltar prá AR e fazer aqueles discursos (entre eles) do "mata e esfola" em que o assunto central não é analisado, apenas driblado e/ou usado como arma de arremesso político.

    PEDROGÃO GRANDE NÃO PODE CAIR NO ESQUECIMENTO DOS PORTUGUESES (ponto)

    ResponderEliminar
  122. 119º REGISTO: O 22º DIA...

    Neste dia só vimos 2 coisas a registar

    1-A urgência dada à reconstrução das casas

    2-A promessa que a União das Misericórdias vão divulgar como vão gastar os donativos

    (estes registos foram feitos com 1 dia de atraso)

    ResponderEliminar
  123. 000-UMA DESABAFO:

    Por vezes torna-se difícil escrever em certos posts pq o PC fica como que com vida própria a abrir e a fechar páginas ou a impedir que a janela se abra! Coisas...

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  124. 120º REGISTO: RECONSTRUÇÃO DAS CASAS

    Ontem o Ministro do Planeamento, Pedro Marques, assegurou que a grande maioria das casas iam começar a ser reconstruidas muito rapidamente e prometeu que muitas das famílias desalojadas iriam poder passar o Natal nas "novas" casas.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  125. 121º REGISTO: DISTRIBUIÇÃO DOS DONATIVOS

    Em face das "acusações" no atraso verificado na distribuição dos donativos e das "reticências" colocadas pelo Presidente da Câmara de Pedrogão Grande, o responsável pela União das Misericórdias veio dizer que a distribuição será feita com toda a transparência!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  126. 122º REGISTO: O 23º DIA

    Do dia de hoje registamos 3 coisas:

    1-Uma promessa do Sr Presidente da República

    2-Uma espécie de Promessa do Presidente do PS

    3-Indemnizações extra-judiciais ás vítimas

    4-Atrasos na constituição da Comissão Técnica Independente

    ResponderEliminar
  127. 123º REGISTO: INDEMNIZAÇÃO ÀS VÍTIMAS


    O PSD continua a defender que as vítimas sejam indemnizadas pelo Estado através de um processo extra-judicial, por ser mais simples e rápido, alegando que as vítimas faleceram na via pública!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao 25º dia a Líder do CDS/PP, Assunção Cristas, foi ao terreno e disse concordar com este regime de excepção!(Am)

      Eliminar
  128. 124º REGISTO: ATRASOS NA CONSTITUIÇÃO DA TAL COMISSÃO TÉCNICA

    Vários comentadores começam a criticar o facto da Comissão Técnica Independente, proposta pelo PSD e aprovada por todos os partidos excepto pela CDU, ainda não tenha sido constituição...3 semanas depois!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  129. 125º REGISTO: PROMESSAS...

    Ao 23º dia ouvimos dois tipos de promessas distintas:

    1-O Sr Presidente da República prometeu visitar Pedrogão bastas vezes, incluindo no Natal!

    2-O Presidente do PS, Carlos César, "prometeu" que este "Governo não comete o mesmo erro duas vezes"!...

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  130. 126º REGISTO: O 24º DIA

    Neste dia só temos a registar uma nova visita da líder do CDS, Assunção Cristas, à zona atingida pelo incêndio de Pedrogão Grande.

    Desta visita destacou-se o alerta deixado pela necessidade de se apoiarem as pessoas singulares mas também aqueles que querem continuar a investir na zona, E ainda a visita a uma instância balnear que sobreviveu às chamas e que continua a merecer ser visitada!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Líder do CDS disse ainda que a melhor forma dos portugueses apoiarem a zona atingida pelos incêndio de Pedrogão Grande é visita-la e procura-la pra passar as férias. Ela prometeu mesmo que vai lá passar uns dias!

      AQUI:http://www.tsf.pt/politica/interior/incendios-assuncao-cristas-pede-que-apoios-cheguem-rapidamente-as-vitimas-8626634.html?

      Eliminar
  131. Respostas
    1. Neste dia fazemos 3 registos:

      1-Divulgação da tal Comissão Técnica Independente

      2-Pedido de ajuda à UE

      3-Debate sobre o Estado da Nação

      Eliminar
  132. 128º REGISTO: COMISSÃO TÉCNICA INDEPENDENTE (CTI)

    Ao 25º dia foi encontrado o Presidente da CTI, e divulgada a lista completa.

    Esta comissão tem 60+30 dias pra apresentar as conclusões.

    Devemos confessar que ainda não percebemos quais são exactamente as funções desta comissão: vão apenas apurar o que correu mal em Pedrogão Grande? Ou vão ver isso e apontar soluções pra que não volte a acontecer tamanha tragédia?!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veja aqui a constituição da CTI

      http://www.tsf.pt/sociedade/interior/incendios-ex-reitor-da-universidade-do-algarve-joao-guerreiro-preside-a-comissao-tecnica-8627157.html

      Eliminar
  133. 129º REGISTO: PEDIDO DE AJUDA À UE

    A Comissária Europeia responsável pelas "ajudas" veio dizer que o Governo ainda não pediu formalmente ajuda.

    Recordamos que estes pedidos têm prazos, que variam conforme a catástrofe, e estes ainda não foram ultrapassados.

    A tal Comissária disse ainda que, depois de receberem o pedido de ajuda, é que iam ver até que ponto podem ajudar!(os prejuízos florestais não têm ajudas?!)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  134. 130º REGISTO: DEBATE SOBRE O ESTADO DA NAÇÃO

    Amanhã/Hoje, vai decorrer mais um debate sobre o Estado da Nação.

    Imaginamos um debate bem recheado e acalorado, mas esperemos que no final tenham conseguido algo de positivo prás vítimas da Tragédia de Pedrogão Grande, e NÃO apenas grandes intervenções! (pela abertura dos telejornais já vemos...)

    Era bom que deixassem essas intervenções cheias de "chavões" e de dedos acusatórios, pra depois de ser conhecido o relatório da tal comissão independente, mas...!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  135. Respostas
    1. Do 26º dia apenas temos 2 registos:

      1-Debate do Estado da Nação.

      2-Um artigo de opinião do Moderador do asas da Montanha, sobre distribuição dos donativos.

      Eliminar