domingo, 18 de junho de 2017

(18)A NOSSA SINGELA HOMENAGEM A PEDROGÃO GRANDE! :(

EM FACE DO QUE SE VÊ E OUVE (por agora) APENAS FAZEMOS PRECES A SANTA BÁRBARA!

Resultado de imagem para bandeira portuguesa gif
Resultado de imagem para imagens de santa barbara
QUE SANTA BÁRBARA TENHA UMA PRESENÇA FORTE EM PEDROGÃO GRANDE E ÁREA ENVOLVENTE!

ProfAnónima

NB:Nos comentários faremos os registos que nos parecerem mais oportunos.

82 comentários:

  1. E se um católico não se lembra de Sta Bárbara apenas quando troveja, um ambientalista também não se lembra da floresta apenas quando a vê a ser destruída, independentemente do motivo!...

    Assina: uma católica e ambientalista

    ResponderEliminar
  2. 1º REGISTO

    Quando o poder político se apercebeu da dimensão aquele fogo acorreu prontamente ao local e disse o que se impunha.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  3. 2º REGISTO

    No terreno os bombeiros continuam a enfrentar muitos problemas (acessos difíceis e ventos fortes que mudam rapidamente de direcção) e as autoridades não escondem a sua apreensão com o aproximar da tarde onde se esperam condições meteorológicas análogas ás de ontem!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  4. 3º REGISTO

    A selecção portuguesa vai jogar hoje de braçadeira preta em homenagem às vítimas de Pedrogão grande!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  5. 4º REGISTO

    O PS-Tarouca acabou de usar a sua página de apoio ás Autárquicas/2017 pra anunciar que cancelou todas as iniciativas de campanha marcadas prós próximos 3 dias:
    «O PS Tarouca — todos somos Tarouca informa que, mediante os 3 dias de luto nacional decretados pelo sr. primeiro-ministro, António Costa, cancelamos todas as atividades durante esse período, respeitando, assim, este momento de dor.»
    Termina o comunicado com condolências às famílias enlutadas e com uma palavra de força a todos que continuam no terreno a tentar travar o avanço do incêndio.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  6. 5º REGISTO

    Pelo Facebook já circulam algumas contas aparentado serem falsas (ainda que com nomes sugestivos!) que parecem querer tirar dividendos políticos!(cont.)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou isso ou a querer causar indignação nas pessoas contra os adversário. Estas contas têm nomes e usam uma linguagem onde tudo pode e deve ser equacionado.

      Eliminar
  7. 6º REGISTO

    Pelo facebook circula a informação que Pedro Passos Coelho e Catarina Martins cancelaram todas as iniciativas partidárias agendadas prós próximos dias!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assunção Cristas também anunciou que vai suspender as acções partidárias durante a próxima semana e pede aos Presidentes das estruturas locais pra agirem em conformidade!

      Eliminar
  8. 7º REGISTO

    O Presidente dos Autarcas Social Democratas manifestou solidariedade pra com todos os autarcas dos municípios afectados pelo incêndio deste fim-de-semana!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  9. 8º REGISTO:

    A UE montrou disponibilidade em ajudar Portugal.

    Neste momento já estão em campos ajudas concretas vindas de outros Países, nomeadamente de Espanha e França! (cont.)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  10. 9º REGISTO

    E sobre solidariedade muito mais se poderia dizer mas estamos a tentar perceber como tudo isto está a funcionar.
    Por exemplo, não percebemos como, desta vez, a Cárita é a 1ª Instituição a dizer na CS que vai ajudar.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As Cáritas duou um donativo muito generoso ás vítimas e abriu uma conta solidária, sabem o número?

      Eliminar
  11. 10º REGISTO

    O Sr Presidente da República falou às 20:30 ao País e entre outras coisas, agradeceu o trabalho de todos que continuam no terreno a tentar dominar o incêndio e pediu ao Povo português pra, neste momento, não perder tempo com interrogações sobre o incêndio de Pedrogão. Pede união de esforços, coragem e solidariedade!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  12. 11º REGISTO

    Entretanto, circula no Facebook a informação que um jovem está a levar acabo uma petição com vista a requerer uma investigação séria e rigorosa ao que se passou em concreto naquele incêndio que vitimou muitas pessoas, como se sabe!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se bem percebi, a Ministra do MAI acabou de dizer aos micros da TSF que a investigação está quase concluida! AM

      Eliminar
    2. Agora ouvi bem: o Ministério Público vai abrir um inquérito criminal pra averiguar o que originou o incêndio de Pedrogão Grande. Este decorre de um imperativo legal sempre que existem mortes. Entretanto a PJ está a apontar prás "trovoadas secas" que se fizeram sentir, anteontem, naquela região! AM

      Eliminar
    3. A ser verdade o que foi dito por alguns órgãos da CS. este inquérito do MP não serve pra responder aos MUITOS porquês que se colocam, porquanto este só visa averiguar se houve ou não mão criminosa no incêndio. O Povo pede que se averigue o que se passou na evacuação das primeiras aldeias e na estrada da morte.

      Eliminar
  13. 12º REGISTO

    O Moderador do Blog Asas da Montanha escreveu um texto onde faz um balanço da sua semana, que hoje termina, descrevendo-a como "carregada" destacando o incêndio de Pedrogão Grande.

    Aqui fica como sugestão de leitura:

    http://asasdamontanha.blogspot.pt/2017/06/uma-semana-carregada.html

    ResponderEliminar
  14. 13º REGISTO

    A Ministra do MAI agradece os donativos enviados pelos portugueses durante o dia de hoje/ontem mas pede pra que não enviem mais por falta de espaço! AM

    ResponderEliminar
  15. 14º REGISTO

    O maldito fogo continua a lavrar com intensidade e desde ontem à noite que alastrou a 2 distritos vizinhos. Neste momento marca presença em Leiria, Coimbra e Castelo Branco.

    Os Bombeiros trabalham dia e noite debaixo de temperaturas muito elevadas. Naquela região registavam-se 37º ao início da noite...

    Desta vez os Bombeiros contam com uma refeição quente confeccionada pelos Militares e de sandes e água fresca levada pelos Escuteiros de Coimbra! :)

    Portugal está unido, mas está muito difícil dominar este maldito fogo!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  16. 15º REGISTO

    O Sr Presidente da República e a Ministra do MAI deslocaram-se novamente a Pedrogão Grande e estão a visitar as zonas mais afectadas.

    O Sr Presidente da República volta a dizer que as grandes prioridades de momento é acabar com o incêndio e apoiar as vítimas e seus familiares, prometendo que as perguntas serão respondidas depois! (cá ficaremos à espera desse dia.)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesta visita o Sr Presidente voltou a transmitir palavras calorosas e de confiança. Mas hoje senti-o mais "cauteloso" ao falar dos meios e da organização no terreno! AM

      Eliminar
  17. 16º REGISTO

    A solidariedade continua chega a Portugal de todos os cantos do mundo, muitas das vezes materializada em palavras de apoio. É bom saber que estão connosco neste momento particularmente dramático!

    De alguns Países já vieram ajudas concretas de combate ao incêndio e são esperadas mais.

    O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, também prometeu ajudar mas até ao momento ainda não se sabe como.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  18. 17º REGISTO

    O incêndio de Pedrogão Grande mereceu a atenção de toda a Imprensa Internacional.

    Ontem, alguns órgãos da CS portuguesa mudaram a cor do logotipo no Facebook em homenagem às vítimas. Vítimas que não páram de aumentar!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  19. 18º REGISTO

    Pelos facebooks continuam a "ouvir-se" mensagens pra todos os "gostos". Mas porque muitas são ditas por gente que se esconde por trás de nomes falsos (e não sabemos se com nome dos outros), nem as vamos referir.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  20. 19º REGISTO

    Figuras públicas e anónimos têm usado as suas contas no Facebook pra expressarem homenagem ás vítimas, endereçar força aos bombeiros, fazerem perguntas e ainda pra darem sugestões.

    Algumas dessas sugestões parecem tão simples, como construir acessos ou poços de abastecimento de água, mas que em alguns locais não existem ou são pouco eficientes.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  21. 20º REGISTO

    Ontem o Primeiro-Ministro visitou Pedrogão Grande com vários Ministros e Secretários de Estados pra se inteirarem dos prejuízos. Estamos em crer que os dados recolhidos nessa visita já devem estar completamente ultrapassados! (cont.)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  22. INFORMAÇÃO--21º REGISTO?!

    Este post foi criado com um objectivo muito específico: mostrar a n/solidariedade com as vítimas da TRAGÉDIA de Pedrogão Grande.

    Mas porque a conversa é como as cerejas ou porque alguém quer brincar(?) com esta temática, deixamos aqui este registo com o sumo de alguns comentários que nos chegaram vindos da REGIÃO:

    -Alguém fala em reparação tardio das charcas. Alguém sabe o que isso é?! E outros na paragem prolongada de um tractor que estava a abrir caminhos de combate a fogos, alegadamente porque aguardam autorização do dono do terreno que estará no estrangeiro.

    Pensamos MUITO antes de escrever este comentário, mas resolvemos fazê-lo (mesmo antes de confirmar a veracidade dos textos recebidos junto de fontes seguras) pois não queremos ficar com pesos na consciência!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não for possível encontrar os tais donos emigrados não se vai abrir ou limpar o caminho por falta de autorização? Alguém explica?

      Eliminar
    2. Parece que a história do tractor não é bem assim, mas o alerta ficou! AM

      Eliminar
    3. Neste momento a "preocupação" é o misterioso desaparecimento do tractor ao fim de duas semanas.

      Eliminar
  23. 22º REGISTO

    Alguns órgãos da CS estão a dizer que o Sr Primeiro Ministro mandou abrir um inquérito pra ver se houve falhas no sistema de comunicações da Protecção Civil e no fecho das estradas (indicadas como alternativas ao ic8?).

    A confirmar-se seria uma excelente ideia pois são estas as perguntas que se fazem com mais força! (e não tanto se foi ou não um raio que provocou tudo isto.)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  24. 24º REGISTO

    No último ponto de situação, as autoridades admitiram que 70% do incêndio estava dominado e que estavam confiantes que esta noite se pudesse dar mais um grande passo! (a expressão é nossa)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  25. 25º REGISTO

    Pelas redes sociais surge sempre profunda indignação sempre que alguém (político ou órgão da cs) tenta "culpar" os habitantes pelo tamanho da tragédia, seja por não quererem sair de suas casas/abandonar os seus bens seja por irem ver os fogos pra locais próximos!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  26. 23º REGISTO

    O dia de hoje trouxe-nos relatos emocionantes de pessoas que conseguiram salvar-se e que estavam desaparecidas. São pequenas alegrias vindas dum mapa cheio de "pontos" negros!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  27. 26º REGISTO

    Ao 4º dia o maldito continua activo e a causar MUITA preocupação aos bombeiros que o enfrentam e às populações afectadas!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  28. 27º REGISTO

    Tal como foi dito no registo 24, ontem fizeram-se grandes avanços e esperava-se avançar mais durante a noite e verificou-se.
    Mas com o aumento da temperatura e do aparecimento dos ventos o fogo começou a lavrar com força em Góis, sendo este o local que agora está a causar mais preocupação.

    Pra ajudar a combater o fogo em Góis os Bombeiros portugueses contam com a ajuda de 80 Bombeiros espanhóis!:)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A leitura do título de uma notícia do JN levou-nos a concluir que os Bombeiros espanhóis já estariam no terreno mas parece que assim não é!

      Esta:http://www.jn.pt/nacional/interior/oitenta-bombeiros-espanhois-vao-ajudar-em-gois-8577271.html

      Eliminar
    2. Os bombeiros espanhóis ainda não estão no terreno e interrogo-me porquê? Zé

      Eliminar
    3. Por volta da meia noite o Secretário de Estado da Administração Interna informou que já andavam perto de 50 bombeiros espanhóis no terreno, integrados em equipas mistas! AM

      Eliminar
  29. 28º REGISTO

    Mas se neste momento a zona mais afectada é Góis o perigo ainda não saiu de Pedrogão seja porque o fogo ainda lá continua seja porque começaram a aparecer reacendimentos, alguns de dimensões preocupantes! Ali ainda há muito fogo a combater...

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  30. 29º REGISTO

    E se a CS se centra sobretudo no evoluir da situação e nas iniciativas políticas; já os cibernautas continuam a querer saber o que aconteceu na estrada que ficou conhecida como a "estrada da morte".

    Quanto às tais contas facebookiana "moderadas" por gente oculta verificamos que se "entretêm" a jogar ping-pong: uns acusam o actual governo por isto e por aquilo e outras o anterior governo por aquilo e aqueloutro!...

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  31. 30º REGISTO: BOMBEIROS ESPANHÓIS (e outros)

    Confirma-se que chegaram a Portugal perto de uma centena de Bombeiros espanhóis e que terão sido no imediato "dispensados" por questões de segurança dos próprios. Segundo a Ministra do MAI "eles não conhecem o terreno por isso é preciso integra-los".

    Esta decisão pode parecer estranha mas é (parcialmente) compreendida por nós e defendemos que devia ser extensível aos Bombeiros estrangeiros e aos portugueses que se deslocam a outros locais. Este assunto é muita vezes discutido...

    ProfAnónima

    *Falamos numa compreensão parcial porque ouvindo-se falar em reacendimentos (que por norma acontecem) parece-nos que eles poderiam prestar um apoio efectivo aos militares que estão a tomar conta destas situações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (Anónimo 21 de junho de 2017 às 01:30)

      «Por volta da meia noite o Secretário de Estado da Administração Interna informou que já andavam perto de 50 bombeiros espanhóis no terreno, integrados em equipas mistas! AM»

      Eliminar
  32. 31º REGISTO

    Hoje o Sr Presidente da República foi visitar os civis e os bombeiros feridos e que se encontram internados no Hospital de Coimbra!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  33. 32º REGISTO

    O dia de hoje ficou marcado pelo aparecimento insistente de vários "porquês". O Sr Presidente da República pediu que os deixasse-mos pra depois mas existem "porquês" que atormentam as pessoas e parece que não conseguem esperar pelo fim do incêndio que teima em lavrar com muita força, tanto em Pedrogão como em Góis.

    Aos "porquês" já conhecidos hoje (re)surgiram outros tais como a base científica pra se dizer que foram trovoadas secas que originaram o incêndio! Pra nós este não é o aspecto mais importante (isto só é importantes prás autoridades criminais ), mas sim como a Protecção Cívil lidou com a situação depois de despoletada.

    Parece-nos que neste momento existe bastante descrédito em quem coordena os trabalhos no terreno!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  34. 33º REGISTO

    Mas neste 4º dia existiram outros aspectos dignos de registo:

    -A recusa da ajuda dos Bombeiros espanhóis não foi bem explicada/entendida pelo Povo. Não foi e continua a nao ser!

    -O "xinfrim" do suposto desaparecimento de uma aeronável, que ninguém parecia querer confirmar ou desmentir!...

    -A deflagração repentina de um incêndio próximo do posto de comando em Góis numa altura em que alguns elementos Governamentais o visitavam!

    -O Presidente da Protecção Cívil que no Briefing das 18 horas (que só começou pelas por volta das 19 horas) não sabia o que se tinha passado em Góis!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por volta da meia noite o Secretário de Estado da Administração Interna informou que já andavam perto de 50 bombeiros espanhóis no terreno, integrados em equipas mistas! AM

      Eliminar
  35. 34º REGISTO: INVESTIGAÇÃO À ACTUAÇÃO DA PROTECÇÃO CÍVIL

    E se ontem parecia que o Poder Político pedia tempo ao Povo até se obterem respostas nas investigações em curso, hoje fica-se com a sensação que as explicações são apontadas antes da conclusão das mesmas. Reacção às pressões da Comunicação Social?! Não sabemos. Sobre isto só sabemos que estas investigações correm sérios riscos de ficarem na nossa memória como as "possíveis"! Os investigadores também não estão a ficar bem na fotografia...

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  36. 35º REGISTO

    Mas hoje também circulou pelo Facebook um gesto que muito nos comoveu e veio de Salamanca: uma Associação forrou uma rotunda com a bandeira portuguesa com um laço preto!

    Aqui:http://www.dn.pt/mundo/interior/salamanca-forra-fonte-com-cores-da-bandeira-portuguesa-8576437.html

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  37. 36º REGISTO

    Ao 5º dia é dado como denominado o fogo "em" Pedrogão! (denominado e não extinto)

    Em Góis ele continua a lavrar com intensidade embora menor em relação a ontem: de 5 frentes está reduzido a duas!

    Aproveitando este dia mais favorável, lançamos o (1º) post dos "Porquês?" que nos acompanhará até serem respondidos.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este dia terminou com alguns reacendimentos no fogo de Pedrogão e com o fogo de Góis reduzido a uma única frente activa com apenas 400 metros. recordamos que este incêndio chegou a ultrapassar os 50 Km de perímetro (perímetro e não área como alguma cs chegou a dizer...)

      Eliminar
  38. 37º REGISTO

    Começaram ontem e continuaram hoje os primeiros funerais das vítimas!:(

    O Sr Presidente da República vai marcar presença no funeral do Bombeiro que não sobreviveu aos ferimentos.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Além do Presidente da República marcaram presença muitos outros Políticos de TODAS as forças políticas com assento na AR, além de representante de muitas corporações de Bombeiros do País! AM

      Eliminar
  39. 38º REGISTO

    Vários elementos do Governo desdobram-se em reuniões de trabalhos com os Autarcas das zonas afectadas a pensar suprir as necessidades urgentes (das pessoas e animais) e a pensar na recuperação da zona afectada.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  40. 39º REGISTO

    O Sr Presidente da República continua a pedir que deixemos os "porquês" pra depois (é preciso concentrar esforços nas vítimas e no fogo), mas á medida que o tempo passa eles vão surgindo aqui e ali. É Humano.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  41. 40º REGISTO: HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS

    A Assembleia da República cumpriu o minuto de silêncio nas escadarias da AR, onde marcaram presença Figuras de TODOS os partidos, os Autarcas da zona afectada e o Sr Presidente da República!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mais correcto dizer-se que o Presidente da República acompanhado pela Ministra do MAI e os Autarcas locais, fizeram o minuto de silêncio nas escadarias da Câmara de Pedrogão Grande.

      Eliminar
  42. 41º REGISTO: O DIA TERMINA COM AVANÇOS MUITO SIGNIFICATIVOS

    O dia de hoje/ontem terminou com alguns reacendimentos no fogo de Pedrogão (prontamente apagados) e com o fogo de Góis reduzido a uma única frente activa com apenas 400 metros!:)

    Recordamos que este incêndio chegou a ultrapassar os 50 Km de perímetro (perímetro e não área como alguma cs chegou a dizer...)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  43. 42º REGISTO: CONTRATEMPOS INESPERADOS

    A CS vai-nos dando conta que alguns "espertalhões" aproveitaram o "abandonos" das casas prás assaltarem! Enfim...

    Já ontem/anteontem disseram que andavam instrusos no terreno a fazerem-se passar por Assistentes Sociais, mas NINGUÉM disse se lesaram alguns dos contactados! (seria a equipa da felícia?!...)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  44. 43º REGISTO: DIVULGAÇÃO DE RELATÓRIOS-CONCLUSÕES-REACÇÕES:

    Hoje/ontem alguns dos relatórios solicitados pelo Primeiro-Ministro foram tornados públicos e viu-se claramente existirem contradições entre o dito antes e depois, e no mesmo momento por diferentes actores.

    A Ministra do MAI dá uma entrevista onde admite a possibilidade da Protecção Civil ter sobvalorizado os avisos de alerta do IPMA pelo que equaciona a hipótese de abrir um inquérito! (cont. aqui ou no post 20)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  45. 44º REGISTO: EMIGRANTES PORTUGUESES SOLIDÁRIOS COM PEDROGÃO!

    A Comunicação Social informou que os nossos Emigrantes estão a aderirem às várias campanhas solidárias em curso! Pela informação disponível serão os da Bélgica quem estão mais "empenhados"...

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  46. 45º REGISTO: AO 6º DIA...

    Ao 6º dia, o incêndio com epicentro em Pedrogão Grande, foi dado como extinto apesar dos reacendimentos pontuais! :)

    Mas se nos outros mega-incêndios quando se chegava a este ponto todos respiravamos de alívio, desta vez TUDO está a ser diferente e compreende-se! (mau era se assim não fosse...)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  47. 46º REGISTO

    Seis dias depois é o incêndio de Pedrogão Grande que continua a marcar a actualidade noticiosa e nas redes sociais (aqui nem sempre de forma "produtiva"...).

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  48. 47º REGISTO: OS HERÓIS DE PEDROGÃO GRANDE

    Durante um mega-incêndio temos por hábito chamar de heróis aos Bombeiros. Desta vez, a eles juntam-se outros elementos, alguns muito pouco prováveis: os carteiros! Sim, alguns órgãos da CS disseram que foi preciso recorrer aos Carteiros pra saber quais as casas habitadas. É verdade que muitas localidades atingidas eram povoados dispersos e "escondidos" nas matas, mas não é suposto o Poder Local ser de proximidade?!

    De registar também que desta vez houve um maior apoio aos Bombeiros que andavam no terreno, pelo que não ouvimos Bombeiros a queixarem-se de fome ou sede. Curiosamente, neste incêndio também ninguém falou na falta de meios!?

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  49. 48º REGISTO: INVESTIGAÇÃO(ÕES)

    Ao 6º dia apareceram várias proposta de investigação com vista a apurar o que aconteceu em Pedrogão Grande.

    Por exemplo, o PSD propôs a constituição de uma Equipa Técnica Independente e o Sr Primeiro-Ministro já se mostrou favorável à ideia.

    Ao 6º dia a Procuradora-Geral da República veio dizer que o MP de Leiria está a fazer a sua investigação criminal, não só relativamente às causas (como se dizia) mas também ao que se seguiu. Não sabemos se é crível que, quanto às causas, o MP vá apresentar uma explicação diferente da já apresentada pela PJ! Aguardemos.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje/ontem a CDU veio dizer que põe muitas reservas na "independência" desta comissão.
      Se dúvidas existissem, esta posição mostra bem que a desconfiança está instalada...

      Eliminar
  50. 49º REGISTO: 7º DIA

    Chegamos ao 7º dia e ainda NINGUÉM descansa. Como se poderia descansar?!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  51. 50º REGISTO

    Sete dias depois e Pedrogão Grande continua nas nossas cabeças...nos nossos corações!

    Os Bombeiros continuam vigilantes aos reacendimentos, prontamente extinguidos.

    A GNR deverá estar atenta a eventuais assaltos às casas abandonadas.

    O Governo continua numa roda viva à procura de elementos pra responder às muitas perguntas que chovem de todos os lados (muitas das quais reproduzidas aqui) e tenta minimizar os estragos/a dor dos sobreviventes. Pretende ainda, numa corrida contra o tempo, tomar medidas pra evitar tragédias semelhantes no futuro...próximo!...

    Os partidos da Oposição vão fazendo o seu papel!(que não nos parece fácil pra nenhum...)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  52. 51º REGISTO: NÚMERO DE FERIDOS E DESAPARECIDOS

    Ao 7º dia fazemos eco de duas perguntas formuladas pelo PSD:

    1-Como se justifica que o número de feridos tenha subido tanto ao longo dos dias 5 dias? (especificamos: foram todos feridos na noite fatídica ou foi ao longo do tempo?)

    2-Existem ou não desaparecidos? Se sim, o que está a ser feito prós encontrar?

    ProfAnónima

    *Dar prioridade às eventuais falhas do SIRESP só tem interesse pra quem quiser fugir às grandes questões e/ou arranjar um tema quente pra um "bom" debate político. Decididamente: não é isto que está na lista das prioridades do Povo, tanto mais que foram usados outros meios de comunicação.

    ResponderEliminar
  53. 52º REGISTO: COMUNICAÇÕES

    Parece que existiram falhas no sistema de comunicações usado pela Protecção Civil -SIRESP- mas também parece que isso não impediu que a comunicação entre o Comando e os Homens que andavam no terreno. E assim sendo isto é um não assunto.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  54. 53º REGISTO: PÔR À PROVA...

    Um comentador da TSF dizia que Pedrogão Grande ia pôr à prova muita coisa. Concordam?!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  55. 54º REGISTO: JORNALISTA MISTÉRIO E OUTROS

    Alguém disse muito recente que também a CS estava a ser posta à prova com o caso de Pedrogão Grande. De facto, parece que assim é...

    O El Mundo infiltrou um dos seus jornalistas no batalhão de jornalistas portugueses que dia e noite iam cobrindo a tragédia.

    A TSF convidou o fotografo do Público -Adriano Miranda- pra contar de viva voz o que viu na tal estrada: terá sido o 1º jornalista a passar lá após o massacre de quase uma centena de pessoas. De manhã bem cedo, no início da estrada diz ter visto um Agente da GNR desolado ("viu-me...olhou pra mim e deixou-me passar") e no fim uma equipa da PJ a investigar. Eram umas 5 da manhã...

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também ouvi e desde então muitas vezes dou por mim a pensar no estado dos Agentes que sózinhos no terreno tentavam "orientar" o transito, sobretudo naquele que no Sábado à tarde lhe coube a ingrata tarefa de desviar o transito do IC8 prá alternativa 236. Será que já recebeu algum apoio? Todos vimos como a existência de ordem pra fechar ou não a 236 mudava hora a hora conforme o interlocutor. Ele nunca falou. Ele não pudía falar. Terá tido direito a ser ouvido?! Já terá recebido apoio? Será que os agentes recebem formação pra se envolverem nos incêndios? (Anónima)

      Eliminar
    2. ERRATA:«terá sido o 1º jornalista a passar lá após o massacre de quase MEIA centena de pessoas.»

      Eliminar
  56. 55º REGISTO: SOLIDARIEDADE(s)

    No próximo dia 27 de Junho MUITOS dos artistas portuguesas vão fazer um mega-concerto solidário, no meo arena!:)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  57. 56º REGISTO

    SÓ HOJE AO MEIO DA TARDE O FOGO FOI DECLARADO EXTINTO!

    ResponderEliminar
  58. 57º REGISTO: RELATÓRIOS

    Os relatórios solicitados pelo Primeiro Ministro e/ou pela Ministra do MAI vão sendo concluídos e tornados públicos.

    Admitimos que somos leigos a interpreta-los, mas dá-nos a impressão que em alguns pontos existem divergência entre o inicialmente dito e o agora escrito. Mas nos somos leigo...

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  59. 58º REGISTO: LEVANTAMENTO DOS ESTRAGOS/AJUDAS PONTUAIS

    Durante todo o dia de hoje/ontem várias equipas do Governo andaram a fazer o levantamento dos estragos. Existem promessas que o levantamento estará concluído no final da próxima semana.

    Entretanto a CS vai dando conta que existem no terreno muitas organizações e voluntários a darem o minimo de condições pra que muitas das pessoas possam regressar às suas casas (muitas delas parcialmente destruídas...).

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  60. 59º REGISTO: OS PARTIDOS POLÍTICOS QUEBRAM O SILÊNCIO...

    Hoje/ontem vimos os partidos com assento na AR a falarem sobre os incêndios em geral e o caso de Pedrogão Grande em particular.

    E se a CDU fala das politicas erradas na prevenção dos fogos e o PSD voltou a pedir a tal investigação técnica independente, já o BE pede que se investigue tudo e se responsabilize quem tiver que ser responsabilizado.

    O CDS já tornou públicas as 25 perguntas que quer ver respondidas.

    De salientar que nenhum partido pediu directamente a demissão de nenhum Ministro, ainda que os Ministros da Agricultura e do MAI tenham estado debaixo de fogo, sobretudo de comentadores/analistas políticos!(alguns de imparcialidade duvidosa, diga-se...)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  61. 60º REGISTO: A SOLIDARIEDADE DO POVO ANÓNIMO

    Uma vez mais, o Povo Português tem mostrado o coração grande que transporta no peito pelo que encheu o armazém dos Bombeiros de Pedrogão, obrigando estes a pedirem que deixem de enviar mais donativos em géneros.

    Também os Bombeiros de Figueiró fizeram um pedido idêntico pra roupas pessoais MAS continuam a pedir roupas de cama e atoalhados, enlatados e fraldas e leite de crianças.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar