Páginas

sábado, 24 de junho de 2017

(27)PEDROGÃO: PORQUÊ, MEUS SENHORES(AS)?! (foi há 1 semana...)

Foi há uma semana que fomos informados que o fogo que lavrava em Pedrogão Grande havia passado de duas pra quatro frentes (está descontrolado! diziam) e pouco depois que já existiam vitimas mortais. O País ficou mergulhado num mar de tristezas e perguntas! 

Uma semana depois, com o fogo extinto, julgamos ser o tempo de socorrer as pessoas afectadas e seus familiares MAS também de fazer as perguntas.  Por hoje apenas deixamos estas duas:

-É verdade que existem desaparecidos?
-Como é possível que um incêndio faça vítimas 5 horas depois do seu início?
Foto de Público.
------------«O que falhou? Tudo, como há décadas.» In Público)--------------

PEDROGÃO GRANDE NÃO PODE CAIR NO ESQUECIMENTO DOS PORTUGUESES (ponto)

Aquele Abraço
ProfAnónima

NB: OS POSTES 18 E 20 TAMBÉM FORAM E CONTINUAM A SER DEDICADOS À TRAGÉDIA DE PEDROGÃO!

9 comentários:

  1. ESCLARECIMENTO

    A imagem e a legenda é do Jornal Público. Os textos são nossos.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  2. INFORMAÇÃO: OS POSTES ANTERIORES

    1-O POST 18 visou fazer uma Homenagem às Vítimas e nos comentários temos feito uma espécie de diário sobre a tragédia que se abateu por Pedrogão.

    2-O POST 20 visou reafirmar aos n/leitores que o TAROUCAndo, no momento oportuno, ia fazer as perguntas que muitos de nós gostaríamos de ver respondidas, NÃO por mera curiosidade mas por um imperativo moral pra com as vítimas e também pra tranquilidade de todos que vivem no tal "País Isolado". Uma coisa é "isolado" outra é "abandonado" e outra bem diferente...ESQUECIDO!

    2.1-No post 20 também vamos colocar os registos relativos ao que tem sido dito sobre as démaches desenvolvidas pelo poder Político, pra encontrarem as respostas; os tais relatórios e investigações em curso ou a iniciar.

    PEDROGÃO GRANDE NÃO PODE CAIR NO ESQUECIMENTO DOS PORTUGUESES (ponto)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  3. ESPAÇO PRA COLOCARMOS OS "REGISTOS" DO QUE FOI FEITO (durante a 2ª semana) PRA RESPONDER AOs PORQUÊs:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pró efeito vamos colocar aqui os registos já escritos no post 18, que nos acompanha desde o 2º dia da tragédia! (e vai continuar por mais algum tempo)

      Eliminar
  4. Escrito a 22 de junho de 2017 às 23:19 (ed)

    45º REGISTO: AO 6º DIA O FOGO É DADO COMO EXTINTO...

    Ao 6º dia, o incêndio com epicentro em Pedrogão Grande, foi dado como extinto apesar dos reacendimentos pontuais, prontamente apagados! :)

    Mas se nos outros mega-incêndios quando se chegava a este ponto todos respiravamos de alívio, desta vez TUDO está a ser diferente e compreende-se! (mau era se assim não fosse...)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  5. Escrito a 25 de junho de 2017 às 00:06

    57º REGISTO: RELATÓRIOS TÉCNICOS

    Os relatórios solicitados pelo Primeiro Ministro e/ou pela Ministra do MAI vão sendo concluídos e tornados públicos.

    Admitimos que somos leigos a interpreta-los, mas dá-nos a impressão que em alguns pontos existem divergência entre o inicialmente dito e o agora escrito. Mas nós somos leigos na matéria...

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  6. Escrito a 23 de junho de 2017 às 00:01 (editado)

    48º REGISTO: INVESTIGAÇÃO(ÕES)

    Ao 6º dia apareceram várias "propostas" de investigação com vista a apurar o que aconteceu em Pedrogão Grande: causa(s) do incêndio e sobretudo o motivo pra existirem tantas vítimas.

    1-Por exemplo, o PSD propôs a constituição de uma Comissão Técnica Independente e o Sr Primeiro-Ministro já se mostrou favorável à ideia.

    1.1-Mas entretanto a CDU já veio dizer (ao 7º dia) que tem muitas reservas quanto à independências desta hipotética comissão!

    Alguns Órgãos da CS vem dizer que as conclusões desta comissão só estariam disponíveis daqui a 2 meses...

    2-Também ao 6º dia a Procuradora-Geral da República veio dizer que o MP de Leiria está a fazer a sua investigação criminal, não só relativamente às causas (como se dizia) mas também ao que se seguiu.

    3-Entretanto ontem o Sr Presidente da República veio dizer (ao 8º dia) que este é o tempo de se apurar tudo que for preciso apurar, tanto no plano técnico como institucional, e num espaço de tempo razoável!(ver post 28)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  7. Escrito a 27 de junho de 2017 às 00:31

    68º REGISTO: (IN)EFICÁCIA DO SIRESP

    Ao 10º dia a Ministra da Administração Interna veio dizer que pediu uma investigação independente ao SIRESP (sistema de comunicações da protecção civil), depois de ter ouvido aos responsáveis que este "falhou".

    Nada contra que esta investigação. Mas nunca esquecer que os mesmos responsáveis começaram por dizer que usaram outros meios de comunicação!...

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  8. AO 11º DIA (27/6):

    Hoje foram divulgados as várias versões sobre o grau de funcionalidade do SIRESP na tragédia de Pedrogão Grande!(cont.)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar