Páginas

sábado, 25 de fevereiro de 2012

(17)-GASPTA AJUDA CASAL DOENTE E EM ESTADO DE POBREZA EXTREMA!(conheça a estória)

M/ Caros Bloguistas!
Como é do conhecimento geral, o GASPTA é uma "pequena" associação k funciona com a boa vontade de "meia dúzia" de pessoas e tem como objectivo apoiar as pessoas mais carenciadas da Paróquia de Tarouca.
No entanto, não raras vezes o GASPTA é chamado pra intervir fora da sua área geográfica (por motivos k caberá a cada um julgar).
E foi justamente isso k aconteceu, ainda muito recentemente, lá prós lados de Dalvares.
Segundo vários relatos (mais) esta estória triste conta-se em 2 penadas:
1-A população vê um casal (com graves problemas de saúde) a ir buscar alimentos ao caixote do lixo e apercebe-se k é pra eles próprios comerem;
2-Alertam o respectivo Sr Presidente da Junta k lhes terá respondido nada poder  fazer já k "o casal não é de cá".
2.1-De facto, o casal em causa só(?) mora em Dalvares-Tarouca há 11 anos!...
3-Em face desta respopsta tentam conseguir ajuda junto da Câmara Municipal.
3.1-Da Câmara nenhuma ajuda veio nem mesmo "boa compreensão" pra lhes perdoar a dívida relativa à água!:(
4-A população inconformada/revoltada com a atitude da Junta e da Câmara (mas k não dão a cara por medo de represálias) tenta então obter apoio junto do GASPTA, ao k a sua responsável máxima (D. Ana) logo se mostra disponível pra ir ao terreno e ver in loco o k se passava pra depois ver a melhor forma de intervir!
4.1-Neste momento ainda não sabemos o quê k o GASPTA fez em concreto (mas vamos tentar saber), mas já soubemos k o casal deixou de ter necessidade de ir aos caixotes de lixo recolher alimentos!
5-E é por tudo isto k achamos k Tarouca não precisa de mais Associações ligadas ao Social!
Há muito k defemos k Tarouca precisa é de uma correcta coordenação dos (muitos?) meios já existente,  de um novo conceito de solidariedade e, quiçá...de outros GASPTA`s [k apenas têm voluntários(as) e, como se vê, estão onde é preciso!]
PARABÉNS GASPTA E K CONTINUES POR MUITOS ANOS A FAZER JUS AO LEMA:
"FAZ BEM NÃO OLHES A QUEM!"

Profª Anónima Devidamente Identificada

NB: O não ajudar uma pessoa porque não se pode, até se compreende...mas invocar k não se ajuda porque " casal não é de cá" parece-nos uma justificação tão...tão...k nem a conseguimos classificar. Será k alguém em Portugal, com responsabilidades politicas, se pode esquecer k metade dos portugueses estão emigados nos 4 cantos do mundo?!

[Esta situação chegou ao nosso conhecimento há 2 semana através de um comentário anonimo enviados prá rubrica dos Diversos de Fevereiro (post nº 2)]

11 comentários:

  1. A proposito do assunto deste post aconselha-se a leitura do texto que vem hoje na pagina 7 do Jornal de Notícias de Bento XVI «Anestesia espiritual impede de ver dor alheia»
    E:PA

    ResponderEliminar
  2. A cãmara não perduou a água a estes desgraçados mas sei que já perduou várias vezes a outras pessoas sem necessidades nenhumas.
    SOU LOIRA MAS NÃO SOU BURRA

    ResponderEliminar
  3. ESTA HISTÓRIA DEVIA SER NOTICIA DE PRIMEIRA PAGINA NUM QUALQUER JORNAL Á SEMELHANÇA DA CRECHE. PARA BAILES , FESTAS ALMOÇOS, VIAGENS E AFINS HÁ DINHEIRO, MAS QUANDO SURGEM AS DIFICULDADES INERENTES Á VELHICE OU OUTRA SITUAÇÃO SIMILAR, FECHAM-SE EM COPAS. AQUI TAMBÉM NÃO DEVERIA ACTUAR O PROJETO REJUVENESCER TAROUCA?SÓ APERECM PARA CORTAR FITAS, QUANDO ESTÁ A TELEVISÃO OU QUANDO HÁ GRNDES MASSAS DE LAMBE BOTAS. OU EM TAROUCA O LEMA É "O QUE FAZ FALTA É ANIMAR A MALTA" E O RESTO QUE SE LIXE...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro(a) Anónimo(a) das 10:12H:
      Não sei se este caso estará abrangido pelo programa rejuvenecer pois, como sabe, esse program(*) é destinado à pessoas idosas e não sabemos exactamente k idade tem o casal em causa.
      Obrigada pela sua participação!
      ProfAnonima
      (*)Quanto ao Programa Rejuvenecer, o TAROUCAndo tira o seu chapéu pois achamos k tem muitas virtudes.

      Eliminar
  4. OBRIGADO TAROUCANDO. NOTICIAR ESTES DRAMAS,QUE ESTÃO ACONTECENDO POR ESTE VALE QUE HA MUITO TEMPO DEIXOU DE SER ENCANTADO PARA SER UMA SELVA É UM ACTO DE JUSTICA HUMANA...SE TODOS FALARMOS,DENUNCIARMOS O QUE DE TÃO ERRADO VAI NO COMPORTAMENTO DE CERTOS GABINETE QUE NÃO FAZEM MAIS NADA A NÃO SER ANDAREM DE PAPEIS NA MÃO E PASSEAREM EM CORREDORES,TEREMOS UMA (CIDADE)MAIS HUMANIZADA...SOU DE TAROUCA DE ALMA E CORAÇÃO
    ,POR ISSO TENHO O DEVER DE ESTAR ATENTA

    ResponderEliminar
  5. Tanta pena têm por acaso já algum anónimo veio a Dalvares trazer um pouco da suas sobras para este casal. Deus queira que esteja enganada, mas penso que ninguem, é facil apontar o dedo. As pessoas de Dalvares podem ter muitos defeitos mas entre ajuda é o que não lhes falta. O casal não é de Dalvares está Cá a morar há pouco tempo, e já receberam a ajuda possivel, se têm tanta pena venham cá e paguem-lhes as dividas, isso sim é ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro(a) Anonimo(a) das 12:39h:
      -Como já lhe respondemos no post nº19 de Fevereiro, o TAROUCAndo não acusou a população de Dalvares de nada, muito pelo contrário. Sim, a atitude das gentes de DAlvares até foi elogiada pois foi ela k, ao saber da situação, contactou o GASPTA pra solucionar o problema pois k tanto a Junta como a Câmara nada fizeram. Aliás, o TAROUCAndo só veio a saber desta situação (vide post nº2 de fevereiro) muito possivelmente por alguém de Dalvares k preocupado com a situação resolveu denuncia-la.
      ProfAnonima

      Eliminar
    2. ESCLARECIMENTO ADICIONAL:
      -O TAROUCAnd só responde por aquilo k disse/escreveu e não por aquilo k "vocemecê" julga k disse ou, quiçá, gostaria k tivesse dito!Pois.

      Eliminar
    3. Gostei da resposta!
      Ó espertalhão, vai buscar,,,

      Eliminar