Páginas

segunda-feira, 15 de julho de 2013

(23)EDUCAÇÃO:GRAU DE DIFICULDADE DOS EXAMES DE MATEMÁTICA DO 6º E DO 9º ANOS!(2013)

[TRAZIDO DO SITE OFICIAL DO CORREIO DA MANHÃ: EXAMES DE MATEMÁTICA DO 6º E DO 9º ANOS]

Educação: 208 mil alunos realizaram provas de matemática dos 6.º e 9.º anos

Exame exigente no 6.º ano

Associação de Professores de Matemática perspetiva quebra nas notas dos alunos
 Por: Bernardo Esteves/ Sara Fonseca

A prova final de Matemática do 6º ano, realizada ontem por 110 566 alunos, teve um nível de dificuldade elevado, segundo a Associação de Professores de Matemática (APM) e a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM). 

A diferença é que a APM faz uma análise crítica e diz esperar uma "diminuição" na média de 54 por cento registada em 2012, enquanto a SPM elogia "o progresso na direção de uma avaliação de conhecimentos mais rigorosa, exigente e uniforme".

Fernando Nunes, da APM, começa por dizer que a prova é "adequada ao nível etário e está de acordo com o programa", mas sublinha que o teste tem "muitas perguntas com grau de dificuldade grande e poucas de nível intermédio". A APM diz também que o exame, com 24 perguntas, tem três a mais do que tinha sido anunciado pelo Gabinete de Avaliação Educacional. Segundo a APM, a pontuação relativa de cada grupo também sofreu alterações.

A APM, que contesta a mudança de programa de Matemática já anunciada, diz que esta prova "já tem o nariz do novo programa". Para a SPM, que foi dirigida por Nuno Crato antes de este se tornar ministro da Educação, "o nível de exigência global, ligeiramente mais elevado do que no ano passado, é adequado ao aluno médio".

Já a prova do 9º ano, realizada à tarde por 98 619 alunos, teve um nível de complexidade inferior ao do ano passado, segundo a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM). A SPM acrescentou que "a prova estava razoavelmente equilibrada".

Recorde-se que ambas as provas foram antecipadas um dia por causa da greve geral de hoje. 

#####################################FIM DA NOTÍCIA

CONCLUSÃO TAROUCAndo: TANTO A APM COMO A SPM CONSIDERARAM QUE A PROVA DO 6º ANO TINHA UM ELEVADO GRAU DE EXIGÊNCIA ENQUANTO QUE A DO 9º ANO TINHA UM GRAU DE COMPLEXIDADE INFERIOR. RECORDAMOS QUE ESTAS MESMAS ASSOCIAÇÕES CONSIDERAM QUE A PROVA DO 12 ANO TINHA UM GRAU DE EXIGÊNCIA RELATIVAMENTE ELEVADO.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Número total de visualizações de página 189 800

      Arquivo do blogue

      ▼ 2013 (312)

      ▼ Julho (22)

      Eliminar
  2. INFORMAÇÃO 1: RANKING DAS ESCOLAS PORTUGUESAS

    Informamos que no post anterior (post 22) poderá ver a posição da Escola de Tarouca no ranking relativo a 2012!(NOTA A)

    ProfAnónima

    NOTA A: NESTE MOMENTO CONTINUAMOS COM ALGUMAS DIFICULDADES EM PERCEBER SE O TEXTO QUE NOS ENVIARAM É RELATIVO A 2012 OU A 2013.

    ResponderEliminar
  3. INFORMAÇÃO 2: COMENTÁRIOS

    Poderão ter acesso a mais se comentários se clicarem na palavra "COMENTÁRIOS" do post.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  4. Mais um dos comentários:

    Comentário feito por:carlos p oliveira

    27 Junho 2013

    Pois, no tempo do Sócrates é q era bom; o nível de aprovações era excelente, se os alunos sabiam ou não a matéria, isso era secundário. O que interessava eram os números p enfeitar as estatística. Ai, que saudades!...

    ResponderEliminar