Páginas

terça-feira, 16 de julho de 2013

(25)REACÇÕES AOS RESULTADOS DOS EXAMES DO ENSINO BÁSICO/2013!

[TRAZIDO DO SITE OFICIAL DA SIC/NOTÍCIAS: RESULTADOS DOS EXAMES DO 6º E 9º ANOS]

16.07.2013 11:08

O presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, Miguel Abreu, admitiu hoje ter ficado surpreendido com os resultados dos exames nacionais do 9. ano uma vez que a prova era "ligeiramente mais fácil" do que a do ano passado.

Os resultados dos exames de Português e Matemática dos 6. e 9. anos,  que desceram entre cinco e dez pontos percentuais em relação às médias do  ano letivo anterior, foram divulgados na segunda-feira à noite pelo Ministério  da Educação.

"O que estes resultados mostram é que os nossos alunos continuam com  muita dificuldade no final de cada ciclo de estudos a Matemática", disse  Miguel Abreu, em declarações à agência Lusa

O presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática disse não ter ficado  surpreendido com os resultados dos exames do 6. ano por considerar terem  sido mais difíceis e exigentes do que os de 2012, mas não esperava os resultados  (uma descida de dez pontos percentuais) nos do 9. ano.

Segundo Miguel Abreu, são os resultados que os alunos têm ao nível do  4. ano que vão ditar as notas que vão ter mais tarde.

"A Matemática é uma disciplina cumulativa e não aprender muito bem o  que é ensinado nos primeiros anos não permite aprender melhor mais à frente",  sublinhou.

Questionado se na origem dos resultados negativos pode estar a elaboração  das provas, Miguel Abreu disse que o problema não está nos exames.

"O problema não está nos exames. Foi por em 2007, 2008 e 2009 terem  sido feitas provas muito desajustadas em termos de dificuldade ao ciclo  de estudos em causa que houve uma inflação de notas perfeitamente falsa  que não era indicadora do real conhecimento que os alunos tinham, portanto  voltar por esse caminho é inflacionar as notas", explicou.

Para o presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, os exames de  2013 são mais adequados.

Para Miguel Abreu, a solução para os maus resultados deve começar logo  no 1. ciclo e por isso defende que as metas curriculares de Matemática  aprovadas recentemente, associadas a um novo programa de Matemática no ensino  básico, devem ser implementadas já no próximo ano letivo.

"Era bom que já tivesse havido muito mais formação de professores associada  às metas curriculares de Matemática. Infelizmente isso não foi feito. Esperemos  que o Ministério ponha no terreno essa formação para ajudar os professores  a estar mais por dentro do que se pretende", disse Miguel Abreu, salientando  que este é o "ingrediente para um melhor ensino da matemática.

(ENVIADO POR:PA/DI)

1 comentário:

  1. o ministro da educação já veio dizer que vai implementar medidas no próximo ano. mais tempo no acompanhamento ao estudo parece-me bem, agora resta saber quem o vai acompanhar. será que vão por professores de desenho ou de ginástica a ensinar português ou matemática??? se assim for vale mais estarem quietos.

    ResponderEliminar