[TRAZIDO DO SITE DA CONFAP: CONFEDEDARAÇÃO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DE PAIS/EE]
«A EDUCAÇÃO DE UMA CRIANÇA É DEMASIADO IMPORTANTE PARA FICAR ENTREGUE APENAS AOS PROFESSORES!»(sn/sd)
O PAPEL DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
A escola, especialmente ao longo do Ensino Básico e Secundário, deixou de visar apenas a transmissão de conhecimentos para privilegiar o desenvolvimento de:
. capacidades e aptidões dos alunos;
. atitudes de autonomia pessoal e de solidariedade.
Mas, para que essa finalidade se cumpra, é necessário aproximar a escola do meio familiar e social em que a criança e o adolescente vivem, já que aos pais e encarregados de educação cabe um papel decisivo nesse desenvolvimento. É-lhes pedido que:
... acompanhem regularmente as actividades dos seus educandos,
. incentivando-os na realização das tarefas escolares
. consultando com eles cadernos e dossiers
... os ajudem a desenvolver hábitos de trabalho e atitudes de cooperação nomeadamente,
. assiduidade, pontualidade e cumprimento atempado das suas obrigações escolares
. respeito pelo trabalho dos colegas e disponibilidade para a entreajuda
... sigam atentamente as informações fornecidas pela escola, no que se refere a
. actividades desenvolvidas pela escola
. faltas dos educandos
. resultados da avaliação contínua
. outras comunicações
... contactem com os directores de turma, para trocar opiniões sobre aspectos relacionados com
. a integração na vida escolar dos seus educandos
. o processo de aprendizagem
... facilitem contactos e pesquisa de informações fora da escola quando os alunos
. para isso forem solicitados pelos professores
. manifestem o desejo de o fazer
... conheçam os planos de estudo e sua organização, de modo a poderem orientar os seus filhos na tomada de decisões sobre as alternativas que o percurso escolar vai oferecendo, nas suas diferentes etapas
... colaborem na vida da escola, conhecendo e participando no desenvolvimento do projecto educativo e do plano anual de actividades.
A todos os pais e encarregados de educação assiste o direito de participar no processo educativo dos seus filhos. Esta participação pode assumir duas formas distintas:
. individualmente, enquanto encarregado de educação de um aluno de determinada escola
. enquanto membro de uma associação de pais e encarregados de educação.
No 1º caso, os pais e encarregados de educação podem intervir directamente:
. contactando com o director de turma, no período reservado ao atendimento de pais e encarregados de educação, em qualquer momento do processo educativo
. participando em actividades promovidas pela escola, no âmbito da Área-Escola ou das actividades de complemento curricular
. colaborando com os técnicos de orientação escolar e profissional, em acções de informação e sensibilização, nomeadamente contribuindo com o relato da sua experiência profissional
. acompanhando e participando activamente no percurso escolar do seu educando, designadamente quanto ao processo de avaliação.
No 2º caso, os pais e encarregados de educação, na pessoa de um representante - a Associação de Pais -, podem manter contactos com a escola em diversas modalidades e momentos:
. através da integração nos seguintes órgãos: Assembleia de Escola/Agrupamento, Conselho Pedagógico e Conselho de Turma (neste caso, um elemento da turma indicado pela associação de pais)
. em reuniões com o Conselho Executivo/Director para tratar assuntos relacionados com a vida da escola
Aos pais e encarregados de educação de alunos com necessidades educativas especiais, são reconhecidos os seguintes direitos:
«A EDUCAÇÃO DE UMA CRIANÇA É DEMASIADO IMPORTANTE PARA FICAR ENTREGUE APENAS AOS PROFESSORES!»(sn/sd)
O PAPEL DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
A escola, especialmente ao longo do Ensino Básico e Secundário, deixou de visar apenas a transmissão de conhecimentos para privilegiar o desenvolvimento de:
. capacidades e aptidões dos alunos;
. atitudes de autonomia pessoal e de solidariedade.
Mas, para que essa finalidade se cumpra, é necessário aproximar a escola do meio familiar e social em que a criança e o adolescente vivem, já que aos pais e encarregados de educação cabe um papel decisivo nesse desenvolvimento. É-lhes pedido que:
... acompanhem regularmente as actividades dos seus educandos,
. incentivando-os na realização das tarefas escolares
. consultando com eles cadernos e dossiers
... os ajudem a desenvolver hábitos de trabalho e atitudes de cooperação nomeadamente,
. assiduidade, pontualidade e cumprimento atempado das suas obrigações escolares
. respeito pelo trabalho dos colegas e disponibilidade para a entreajuda
... sigam atentamente as informações fornecidas pela escola, no que se refere a
. actividades desenvolvidas pela escola
. faltas dos educandos
. resultados da avaliação contínua
. outras comunicações
... contactem com os directores de turma, para trocar opiniões sobre aspectos relacionados com
. a integração na vida escolar dos seus educandos
. o processo de aprendizagem
... facilitem contactos e pesquisa de informações fora da escola quando os alunos
. para isso forem solicitados pelos professores
. manifestem o desejo de o fazer
... conheçam os planos de estudo e sua organização, de modo a poderem orientar os seus filhos na tomada de decisões sobre as alternativas que o percurso escolar vai oferecendo, nas suas diferentes etapas
... colaborem na vida da escola, conhecendo e participando no desenvolvimento do projecto educativo e do plano anual de actividades.
A todos os pais e encarregados de educação assiste o direito de participar no processo educativo dos seus filhos. Esta participação pode assumir duas formas distintas:
. individualmente, enquanto encarregado de educação de um aluno de determinada escola
. enquanto membro de uma associação de pais e encarregados de educação.
No 1º caso, os pais e encarregados de educação podem intervir directamente:
. contactando com o director de turma, no período reservado ao atendimento de pais e encarregados de educação, em qualquer momento do processo educativo
. participando em actividades promovidas pela escola, no âmbito da Área-Escola ou das actividades de complemento curricular
. colaborando com os técnicos de orientação escolar e profissional, em acções de informação e sensibilização, nomeadamente contribuindo com o relato da sua experiência profissional
. acompanhando e participando activamente no percurso escolar do seu educando, designadamente quanto ao processo de avaliação.
No 2º caso, os pais e encarregados de educação, na pessoa de um representante - a Associação de Pais -, podem manter contactos com a escola em diversas modalidades e momentos:
. através da integração nos seguintes órgãos: Assembleia de Escola/Agrupamento, Conselho Pedagógico e Conselho de Turma (neste caso, um elemento da turma indicado pela associação de pais)
. em reuniões com o Conselho Executivo/Director para tratar assuntos relacionados com a vida da escola
Aos pais e encarregados de educação de alunos com necessidades educativas especiais, são reconhecidos os seguintes direitos:
. autorizar expressamente que o seu filho seja sujeito a uma avaliação com vista à aplicação das medidas do regime educativo especial
. participar na elaboração, revisão e avaliação do Plano e do Programa Educativo Individual."
Facilmente nos apercebemos que, cada vez mais, os pais e os encarregados de educação - individualmente ou em associações - são chamados a intervir no processo educativo dos seus filhos ou educandos que se desenvolve no seio da escola.
Esta mudança de atitude da escola, tradicionalmente fechada sobre si mesma e sobre os seus métodos e programas, reclama que os pais e os encarregados de educação tenham também uma nova postura perante a escola. Neste processo de envolvimento dos pais na escola assumem particular importância as Associações de Pais.
. participar na elaboração, revisão e avaliação do Plano e do Programa Educativo Individual."
Facilmente nos apercebemos que, cada vez mais, os pais e os encarregados de educação - individualmente ou em associações - são chamados a intervir no processo educativo dos seus filhos ou educandos que se desenvolve no seio da escola.
Esta mudança de atitude da escola, tradicionalmente fechada sobre si mesma e sobre os seus métodos e programas, reclama que os pais e os encarregados de educação tenham também uma nova postura perante a escola. Neste processo de envolvimento dos pais na escola assumem particular importância as Associações de Pais.
NOTA IMPORTANTE: Da dignificação da participação dos pais na vida da escola tem papel importante o conhecimento da normativo legal que gere a sua participação não apenas como encarregado de educação mas também como representante dos outros pais da escola. Consulte a página de legislação da CONFAP (aqui).
ATENÇÃO: ESTÃO A DECORRER ELEIÇÕES PRÁ ASSOCIAÇÃO DE PAIS/EE DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE TAROUCA!(ver post 21)
ATENÇÃO: ESTÃO A DECORRER ELEIÇÕES PRÁ ASSOCIAÇÃO DE PAIS/EE DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE TAROUCA!(ver post 21)
Agora não tenho filhos no ciclo. Do meu mais velho quando queria alguma coisa ia ao Director de Turma. Quando a mais nova for prá lá é o que vou fazer.
ResponderEliminarMaria
Comentário enviado pró post 21 de dezembro/14
EliminarALGUÉM OUVE OS PAIS SOBRE ESTAS COISAS? JÁ ALGUÉM PERGUNTOU AOS PAIS SE CONCORDAVA COM A MUDANÇA DE TURMA DOS FILHOS???
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