Páginas

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

(35)POST INFORMATIVO: MAU TEMPO ESTÁ DE REGRESSO!:(meteorologia)

[TRAZIDO DO FACEBOOK: CONTA DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS]

Regressam ondas que podem chegar aos 6 metros

por Pedro Sousa Tavares
Regressam ondas que podem chegar aos 6 metros
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um alerta de "forte agitação marítima no Atlântico Norte", que deverá trazer ondas até aos seis metros para o Litoral do Continente. Mas na Madeira, podem ser ainda maiores.

"Não estamos a contar com que seja um cenário tão gravoso como no passado recente, em que tivemos aviso vermelho", disse ao DN a meteorologista do IPMA Maria João Frada, referindo-se às ondas do passado dia 6 de janeiro, que atingiram nove metros em alguns locais e causaram muitos estragos.

Ainda assim, será emitido a partir do dia de hoje um alerta amarelo para Portugal Continental: "As ondas podem atingir quatro a cinco metros", explicou. "Pontualmente, no dia 17 [sábado], a partir da tarde, poderá passar para o aviso laranja, com [ondas de]seis a sete metros. Mas em termos de modelos estamos a prever que não ultrapassem os seis metros". 

Já na Madeira, as previsões apontam para um cenário "mais grave", justificando outras cautelas: "No dia 17 vai haver um aumento da altura das ondas durante a manhã para quatro a cinco metros de Norte/Noroeste", explicou, acrescentando que a partir da tarde desse dia o alerta passa a laranja, com ondas acima de seis metros. 

"Pontualmente, não é de excluir que na tarde e noite de dia 17 as ondas possam atingir sete a oito metros o que, a concretizar-se, já é alerta vermelho", acrescentou.

Sem comentários:

Enviar um comentário