Páginas

sábado, 25 de janeiro de 2014

(47)RESUMO TEMÁTICO DA AM DE 28/12/13 (2ªparte)

RESUMO TEMÁTICO DA AM DE 28/12/13 (2ªparte)



  • (??)RESUMO TEMÁTICO DA AM DE 28/12/13 (2ªparte)


    VI-SAÚDE


    1-O Presidente da Câmara Municipal, informou que está a ser estudada a melhor forma de facilitar a MARCAÇÃO DE CONSULTAS. No futuro, os utentes do Centro de Saúde de Tarouca, vão puder marcar as consultas na sua (junta de ) freguesia.

    Questionado pelo líder do Grupo do PSD, sobre as "valências" da UNIDADE MÓVEL, o Sr Presidente disse que também gostaria de ver esta estrutura prestar mais serviços aos utentes. Referiu ainda que esta estrutura vai passar a estar ligada ao Centro de Saúde e não à Câmara.

    2-O Presidente da Assembleia Municipal, informou que o Presidente da Câmara de Tarouca, tinha sido o eleito pra Presidente do ACES, felicitamdo-o por isso.

    2.1-PERGUNTO:
     podemos ir ter com o Sr Presidente do ACES pra ver se se estuda uma outra paragem de autocarros que dá acesso ao Hospital de Lamego? A que existe não "serve bem", e agora com os serviços de ortopedia e reabilitação, menos ainda.

    VII-EDUCAÇÃO


    1-Coube ao Líder do PSD, questionar do "porquê" e da "importância", da Escola de Tarouca seu um TEIP (Territírio Educativo de Intervenção Prioritária), alegando que segundo o relatório da IGE de Abril/2013, os resultados têm vindo a piorar (como comprovam os diversos rankings), alegadamente devido ao "aumento da violência", acrescentado que TUDO isto está a levar muitos e bons alunos de Tarouca a procurar as Escolas de Lamego, pra concluir os seus estudos. Teceu ainda duras criticas à existência/tipo de construção do Centro Escolar de Tarouca.

    2-O Cidadão Manuel Soares, mostrou-se profundamente indignado por ficar a saber que a Escola de Tarouca era um TEIP (escola de segunda), pedindo a todos os Deputados Municipais ali presentes, pra alterarem esta situação pois pode entende que "os Alunos de Tarouca são normais" e que "esta situação pode diminuir o "valor" dos diplomas ali tirados".

    2.1-Recordo que a Escola de Tarouca "birou" TEIP há 4/5 anos (sem que nunca ninguém tenha percebido se era tipo 1 ou 2) e que o agora "Cidadão Manuel Soares" foi "Deputado Municipal", pelo que era suposto fiscalizar a questões educativas, nomeadamente através dos relatórios elaborados pelo Conselho Municipal da Educação.

    3-O Presidente da Câmara de Tarouca, compreendeu estas preocupações, referindo mesmo que "também eu gostaria que a escola de Tarouca proporciona-se um melhor ensino", mas esclareceu que nada pode fazer em nome do respeito pela autonomia das instituições.

    3.1-FELICITO/PERGUNTO:
     Aproveito pra felicitar o Sr Valdemar Pereira por ter assumido publicamente, não se intrometer nas questões Pedagógicas/Didácticas da Escola, por respeito pela autonomia (e até porque estas questões devem estar nas mãos de quem estudou estas temáticas). Contudo não posso deixar de perguntar se um Presidente de Câmara, de acordo com a lei vigente, não terá o direito/OBRIGAÇÃO DE ACONSELHAR, através dos órgãos onde tem representantes (Conselho Municipal da Educação e Conselho Geral)sobre um conjunto de matérias,
    ligados à educação, nomeadamente sobre "transportes e alimentação escolar", "projecto educativo" e Funcionários/continuos(até porque é a Câmara que lhes paga).

    4-O Presidente da Junta da Granja Nova/Vila Chã da Beira, foi eleito, por voto secreto, pra ser o representante da Câmara Municipal no Conselho Municipal da Educação, nos próximos 2 anos.
  • VIII-DESERTIFICAÇÃO DO INTERIOR/ENCERRAMENTO DE SERVIÇOS
    1-O Deputado Socialista, António Pereira (Dr Tony) mostrou o descontentamento/preocupação com o encerramento de diversos serviços no interior do País em geral e em Tarouca em particular. Referiu-se concretamente ao encerramento dos Tribunais, Finanças e Correios. Referiu mesmo que de acordo com o Novo Mapa Judiciário, um dia vamos que ir resolver os problemas judiciais a Viseu e que passaremos a ter que ir a Lamego tratar dos impostos "quando os Serviços das Finanças de Tarouca funcionam muito bem pelo que até os lamecenses vêm cá", disse.

    1.1-FELICITAÇÕES/PERGUNTO: Dr Tony, felicito-o por ter demonstrado essa sua preocupação com o encerramento dos serviços que levará sem dúvida à desertificação do interior. Pena foi que não tivesse visto isso aquando do encerramento (de uma penada só) de TODAS as Escolas Primárias existentes no Municipio de Tarouca.

    2-O Presidente da Câmara, disse que comungava das mesmas preocupações do Deputado António, mas que ainda não era certo que as Finanças de Tarouca fechassem, mas caso tal verificasse "eu também foi eleito pra defender os interesses dos tarouquenses", disse.

    (CONTINUA)

    ATÉ JÁ!(se...)

    Assunção Monteiro
  • 5 comentários: