Páginas

terça-feira, 15 de abril de 2014

(32)ESTUDO SOBRE O 25 DE ABRIL!(revela que...)

25 DE ABRIL

9 em 10 com menos de 40 anos desconhecem protagonistas


por Manuel Carlos Freire

Nove em cada 10 portugueses com menos de 40 anos desconhecem quem foram os protagonistas do 25 de Abril, revela um inquérito apresentado esta segunda-feira em Lisboa pelo Instituto de Ciências Sociais.
O estudo, sobre os 40 anos do 25 de Abril, mostra que o progressivo desconhecimento da revolução e a insatisfação com a democracia são "dois perigos [que] espreitam" sobre aquele acontecimento, sublinhou a sua apresentadora, Marina Costa Lobo.
A apresentação do inquérito foi feita na conferência "O 25 de Abril, 40 anos depois", organizada pelo Expresso, SIC-Notícias (ambos do grupo Impresa) e Instituto de Ciências Sociais (ICS), com o apoio da Fundação Gulbenkian.
Em relação aos portugueses com mais de 65 anos, a percentagem dos que conhecem esses protagonistas - como Salgueiro Maia, Otelo Saraiva de Carvalho e Vasco Lourenço - sobe para 50%.
A investigadora adiantou que o inquérito revela também existir uma imagem positiva do 25 de Abril e uma crescente insatisfação (40%) com a democracia.
António Costa Pinto, do ICS, destacou depois que o 25 de Abril "é um símbolo de rejeição do autoritarismo", o qual "é cada vez mais unânime" e reflete a memória coletiva construída desde então.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2)

1 comentário: