Páginas

segunda-feira, 28 de abril de 2014

(69)GRAÇA MOURA PARTIU!:(


GRAÇA MOURA PARTIU!:(





[TRAZIDO DO FB: NOTÍCIAS AO MINUTO (adap)]


Morreu Vasco Graça Moura, escritor e político português. 
12:27 - 27 de Abril de 2014 | Por Andrea Pinto

Vasco Graça Moura, de 72 anos, faleceu ao fim da manhã de hoje, no Hospital da Luz, em Lisboa, vítima de doença prolongada.

(Leia também:

Atribuído doutoramento honoris causa a Vasco Graça Moura)

Formado em Direito, além de escritor, poeta, tradutor e ensaísta, Graça Moura foi secretário de Estado da Segurança Social e dos Retornados, em 1975, sendo que um ano antes havia ingressado como militante no Partido Social-Democrata, na altura com a designação de PPD.

Já em 1999, rumaria a Bruxelas, tendo sido eurodeputado pelo Partido Popular Europeu ao longo de 10 anos.

Assumiu, ainda, o cargo de diretor da RTP2, de administrador da Imprensa Nacional - Casa da Moeda, entre outros. Atualmente, era administrador do Centro Cultural de Belém.

Vasco Graça Moura venceu também diversos prémios literários, entre os quais se destaca o Prémio Pessoa, que lhe foi atribuído em 1995.

Saliente-se que Graça Moura era uma das vozes mais contestatárias face ao Acordo Ortográfico.

Partilhe esta notícia com os seus amigos

[Leia também: Atribuído doutoramento honoris causa a Vasco Graça Moura (ver nos comentários)]

(ENVIADO POR: PA/DI)

1 comentário:

  1. ProfAnonima27 de Abril de 2014 às 21:51

    Universidade do Porto Atribuído doutoramento honoris causa a Vasco Graça Moura
    A Universidade do Porto anunciou hoje que vai distinguir com um doutoramento 'honoris causa' o escritor portuense Vasco Graça Moura, enquanto reconhecimento pela sua obra e pelo seu contributo para a promoção da cultura portuguesa.

    Em comunicado, a instituição de ensino superior sublinhou que Vasco Graça Moura "é um dos mais produtivos escritores portugueses, com mais de 100 títulos publicados", lembrando que "a qualidade da sua obra foi por diversas vezes reconhecida em Portugal e no estrangeiro".

    A cerimónia do doutoramento 'honoris causa' vai ter lugar na sexta-feira, contando com a participação do cofundador do PSD Miguel Veiga, como padrinho do doutorando, e do professor universitário Gaspar Martins Pereira, como responsável pelo elogio.

    (CONTINUA)

    (saiba mais nos diversos de abril! (post 3)]

    ResponderEliminar