Páginas

terça-feira, 29 de abril de 2014

(71)E NAS VÉSPERAS DE MAIS UMA REUNIÃO DA AM, RECORDEMOS O QUE SE PASSOU NA ANTERIOR!(1ª parte)

E NAS VÉSPERAS DE MAIS UMA REUNIÃO DA AM, RECORDEMOS O QUE SE PASSOU NA ANTERIOR! A PRÓXIMA REUNIÃOÉ JÁ AMANHÃ (30/4 PELAS 14:40 horas)


UMA ESPÉCIE DE MINUTA DA (última) REUNIÃO DA AM (28/2/2014) 



[POST CONSTRUIDO COM UM COMENTÁRIO DEIXADO NOS DIVERSOS DE MARÇO/14 (post 2)]






POLITICA LOCAL:UMA ESPÉCIE DE MINUTA DA REUNIÃO DA AM DE 28/FEV/2014!



1-AGRADECIMENTOS E ELOGIOS PÚBLICOS E OFICIAIS:Tanto o Presidente da Câmara Municipal como o Presidente da Assembleia Municipal, elogiaram e agradeceram o empenho das seguintes instituições: Juntas de Freguesia (pelo apoio às suas populações), Protecção Civil (pelo trabalho desenvolvido aquando os temporais) eComunidade Escolar (pelo apoio às comemorações dos 500 anos do foral).Foi dado ainda um agradecimento muito especial ao Dr Tony, pela sua participação nas reuniões da CimDouro

2-AS PRIORIDADES CAMARÁRIAS: 
O Senhor Presidente da Câmara voltou a referir que as grandes prioridades vão ser a Agricultura e o Turismo, mas antes disto tudo vão estar as pessoas, pelo que a grande prioridade vai ser a acção social: "nunca pensei que no concelho de Tarouca existissem tantas dificuldades", disse emocionado.

3-JUVENTUDE: 
Foi aprovado o Regulamento com vista a criar o Concelho Municipal da Juventude, previsto numa lei de Fev/2009! Vão tentar "acordar" a Associação da Juventude", criada há quase 30 anos mas "adormecida" há coisa de 12/13 anos.

4-COMEMORAÇÃO DOS 500 ANOS DO FORAL DE TAROUCA: 
Todos os Deputados Municipais foram de opinião que era importante a comemoração desta data Histórica. Por lá foi feito um apanhado das iniciativas já levadas acabo (ver no blog asas da montanha) e foi dado conta das próximas: no Domingo, dia 2 de Março, será o ponto alto das comemorações com o cortejo histórico e a feira medieval. Os dois Deputados que exercem a profissão de professores ainda nos deram uma verdadeira lição de História.

5-ENCERRAMENTO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS/DESERTIFICAÇÃO DO INTERIOR:
 Foi aprovado por unanimidade um manifesto de repúdio, contra o encerramento dos serviços públicos (finanças, seg. social, ctt, etc), elaborado pelo Sr Presidente da Câmara. Este manifesto já havia sido apresentado na CIMDouro, que também mereceu o voto favorável de todos.

6-ORGANISMOS: 
Foi aprovada a lista do novo Conselho Municipal da Educação e ainda o nome da Drª Albertina pró Conselho Municipal da Saúde.

7-OUTRAS VOTAÇÕES: Todas as propostas vindas do Executivo Camarário ou da Comissão Permanente da AM ou ainda das diferentes Bancadas (PSD, PS ou Tarouca Merece/BE), foram aprovadas, sendo que a grande maioria delas foi mesmo por unanimidade. Ora, isto mostra bem a razoabilidade das propostas mas também o bom clima que por lá reina!

8-RELATÓRIO DA ICPJ:
 Desta vez, este relatório foi analisado à lupa, tendo o Líder da Bancada do PSD, Luís Carrapa, mostrado o seu desagrado com o número elevado de faltas de certos organismos às reuniões alargadas.Comunicou ainda que por imperativos legais, foi criada nova comissão. O Dr Tony quis saber se a indicação da Drª Susana Gouveia pra Coordenadora deste organismo já era oficial, tendo recebido a informação que: "tudo que estiver no saite oficial da câmara é porque é oficial".

9-CONGRESSO DA CIDADANIA POLITICA: O Presidente da Assembleia Municipal, Dr Domingos Nascimento, informou que a 2ª Edição do Congresso da Cidadania Politica, vai decorrer em Junho e vai ser promovido pela Comissão Permanente da AM. Informou ainda que a comissão organizadora decidiu inovar criando um concurso "cidadão Participa" /ver regulamento no site oficial)

10-PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS: Uma cidadã participou enquanto mãe/encarregada de educação pra dizer que a Escola, a Cãmara e demais instituições podem contar como o apoio da Associação de Pais/EE. Uma outra cidadã interviu pra perguntar sobre o andamento de algumas "intervenções": mercado municipal e a reflorestação da serra. Soube que o mercado municipal vai ser uma realidade em Abril e que o projecto prá reflorestação da serra, está a ser elaborado pelos serviços competentes. Pediu ainda uma nova paragem de acesso ao Novo Hospital de Lamego, e apresentou algumas sugestões no âmbito da cultura e lazer.

11-OUTROS ASSUNTOS: Nesta reunião abordados muitos outros assuntos, tais como: exploração mineira em Várzea da Serra, a questão da Creche Camarária, o calvário que é a marcação das consultas no Centro de Saúde e a importância, também por isso, de se ter umas "boas" Urgências no Hospital de Lamego, a questão do Desporto de Formação e ainda sobre a "usurpação" da zona ribeirinha,recentemente intervencionada pela Junta de Tarouca/Dalvares, etc; mas destes e outros assuntos falarei depois!(isto é só uma espécie de minuta)

ATÉ BREVE!(se...)


Profª Assunção Monteiro

NB: AINDA HOJE SERÁ PUBLICADO UM TEXTO COM UM RESUMO DESTA REUNIÃO. NO POST SEGUINTE (72) PODERÁ VER O CONVITE E A ORDEM DE TRABALHOS DA PRÓXIMA REUNIÃO (30/4)! (ProfAnónima)

Sem comentários:

Enviar um comentário