Páginas

sexta-feira, 30 de junho de 2017

(23)POR CÁ:RESUMO TEMÁTICO DA REUNIÃO DA AMT DE ABRIL/2017!

AQUI FICA UM RESUMO TEMÁTICO COMENTADO DA REUNIÃO DA AMT-28/4/2017

«M/Caros Bloguistas

Começo por vos dizer que à semelhança de 2013, este é o último resumo que faço antes das próximas eleições (depois logo se vê...).
O grande ponto desta reunião deveria ser a apresentação do Relatório de Contas relativo a 2016, mas no final verificou-se que as cerimónias do 43º Aniversário do 25 de Abril e as obras (realizadas e a realizar) ocuparam muito mais tempo. Posto isto vamos ao que interessa:

1-ABERTURA DA SESSÃO: o Presidente da Assembleia Municipal deu início aos trabalhos com as informações habituais (correspondência recebida, etc).

1.1-RECOMENDAÇÃO: a AMT recomendou ao EC que se concretiza-se a homenagem a António Guterres, já anteriormente aprovada, pelo seu forte empenho na preservação do Património do Município sobretudo do Mosteiro de Salzedas. Esta homenagem vai materializar-se com a entrega da medalha do Município e com a atribuição do seu nome a uma rua da cidade.

2-CERIMÓNIAS DO 25 DE ABRIL: O Presidente da Câmara, vários Deputados Municipais e Presidentes de Junta ali presentes felicitam a Assembleia Municipal na pessoa do seu Presidente, pelo formato encontrado pra comemorar o 43º Aniversário do 25 de Abril.

Recordo que este formato não é totalmente novo e no passado muitos elementos do PSD discordavam que se homenageassem os melhores alunos neste dia, que devia ser de todos.

2.1-O Deputado Municipal António Santos, num discurso emocionado, referiu que o 25 de Abril também é o fim da guerra colonial onde andou e que não queria lá ver os filhos e os netos. Terminou a sua intervenção sugerindo ao EC a realização de obras (estratégicas?) pra assim induzir o crescimento económico local. Esta sugestão levou a que existissem várias intervenções (bastante acaloradas e muitas vezes divergentes/contraditórias) em torno das obras, sobretudo das obras prometidas e não realizadas.

3-OBRAS REALIZADAS E A REALIZAR: tal como disse no ponto 2.2 o tema foi introduzido pelo Deputado Municipal António Santos e mereceu várias respostas, diria mesmo que despoletou uma série de intervenções onde no final não se percebeu se a "equipa no poder" não fez mais obras por constrangimentos financeiros se por não serem precisas. Ora vejam as intervenções:

3.1-O Presidente da Junta de Salzedas disse que na sua freguesia se tinham realizado grandes obras  e convidou todos os presentes a irem vê-las.
3.2-O Presidente da Junta de S. João tocou pelo mesmo diapasão e disse que na sua freguesia também se fizeram grandes obras.
3.3-O Presidente da Junta de Tarouca-Dalvares disse que não se fizeram grandes obras mas que é de opinião que "mesmo que não existissem constrangimentos financeiros não defendo a sua construção porque entendo que Tarouca não precisa de mais nada". Voltou a falar que teria sido importante ter-se construído a Zona Industrial há 20 anos atrás [pergunto: e agora já não faz sentido?!]. Terminou a sua intervenção a perguntar por como estava a candidatura das obras da sua freguesia: Zona Ribeirinha, Alcácima e Sta Helena [estas obras são ou não precisas?]
3.4-Aqui o Presidente da Câmara "defendeu-se" dizendo que "este presidente não foi eleito pra fazer obra " (mas dar vida aos equipamentos existentes); mas mais tarde acaba a lamentar-se que não se sente realizado porque gostaria de ter feito mais mas que existem constrangimentos.
3.5-A este propósito o Sr Vice-Presidente tem uma posição curiosa, quando diz que "nós também construímos o auditório, as piscinas e a variante, porque estamos a assegurar o seu pagamento".

4-RELATÓRIO DE GESTÃO DAS CONTAS RELATIVO A 2016: coube ao Vice-Presidente apresentar o Relatório de Gestão relativo a 2016. Mas antes o Presidente da Câmara quis relembrar as Grandes Opções de Plano pra 2017, tendo dito "sou um Homem satisfeito pelo trabalho feito mas não realizado pois gostaria de ter ido mais longe". O Deputado Municipal Rui Pereira, elencou os vários constrangimentos encontrados como, por exemplo, o atraso da abertura do Programa 20.20. Acabou a sua intervenção a felicitar o EC pelas obras no Social (sem as referir).Este documento foi aprovado por larga maioria (apenas 2 abstenções).

4.1-Julgo que este recordar das Grandes Opções de Plano, foi uma delicadeza do Sr Presidente da Câmara pois estou em crer que visou informar o novo Deputado Municipal Socialista, Bruno Cardoso, que tinha acabado de tomar posse em substituição do Deputado Luís Pereira.

5-INVENTÁRIO: o Vice-Presidente da Câmara informou que o inventário do património da câmara está concluído e conta com mais de mil páginas!

6-REVISÃO DO PDM: o Presidente da Câmara informou que está pronta a revisão do PDM, referindo a tentativa falhada e cara de 2003!

7-ZONA INDUSTRIAL: o Presidente da Câmara referiu que teve dificuldades em conseguir o terreno prá Zona Industrial, mas por via da expropriação este será conseguido e  "a construção arranca dentro de um mês". Lamentou ainda que tenham aparecido Advogados a defenderem os interesses dos Cidadãos contra a Câmara.

8-ELECTRICIDADE NOS FUROS: o Deputado Municipal Manuel Leite felicitou a Câmara pelo fim do "apagão nocturno" mas lamentou que ainda não existam postes eléctricos junto dos furos de água.

9- INTERVENÇÃO DOS CIDADÃOS: um cidadão emigrado na Suiça explicou que as alterações no IMI das casas dos Emigrantes decorrer de alterações na lei de fiscalidade. Uma cidadã voltou a perguntar sobre a introdução do "orçamento participativo".

10-ALTERAÇÕES NA FISCALIDADE: esta reunião terminou com todos os políticos a refletir sobre as implicações destas alterações tanto a nível das receitas prós municípios como no número de vereadores.

E Prontos, aqui fica um resumo possível da reunião ordinária de Abril de 2016, que antes de dar por concluído quero dizer que ao longo destes quase 6 anos vi que a AMT ganha senhas de presença mas trabalha...discorda muitas vezes, mas sabe discordar!

ATÉ NOVEMBRO!(se...)

Profª A. Monteiro»

NB:PELAS DIFICULDADES QUE ESTAMOS A SENTIR EM EDITAR ESTE TEXTO, VAMOS FAZER UM OUTRO COM A LISTAGEM DOS ASSUNTOS!(post 24)

4 comentários:

  1. POST CONSTRUÍDO COM UM TEXTO TRAZIDO DOS DIVERSOS DE JUNHO/17:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui está um exemplo de um post que "saltou" do lugar dele (a seguir ao 22), depois de ser lançado à 2ª vez! Como é possível?! Não sabemos.

      Eliminar
  2. INFORMAÇÃO RELACIONADA: DISCUSSÃO PÚBLICA DA REVISÃO AO PDM

    No post 32 está o editar camarário nº35, relativo à discussão pública da revisão do PDM!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  3. «ESCLARECIMENTO IMPORTANTE: PDM vs PDM

    O PDM é um instrumento de vital importância pra uma Terra e pode ser analisado sob várias perspectivas: perspectiva política e perspectiva económica.

    Pela natureza deste blog (e sua pequenez) NÃO aceitamos comentários relativos à versão económica.

    Gratos pela V/compreensão!

    A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo»

    (trazido do post 32)»

    ResponderEliminar