Páginas

domingo, 14 de julho de 2013

(22)RANKINGS DAS ESCOLAS PORTUGUESAS! (2013?)

 [POST EM CONSTRUÇÃO]

[TRAZIDO DO FB/CM: RANKING DAS ESCOLAS PORTUGUESAS]

Dina A. partilhou uma ligação.

Ranking das melhores escolas secundárias portuguesas - Ensino - Correio da Manhã
www.cmjornal.xl.pt

Saiba quais as melhores escolas do ensino secundário do País.
"
UM RESUMO TAROUCAndo:
"
-De acordo com esta fonte, temos 605 escolas, sendo que a Escola de Tarouca conseguiu ficar em 548º lugar  (com 81,49 val de média).
"
-Do distrito de VIiseu, ainda ficaram atrás da Escola de Tarouca, as escolas de Tabuaço (posição 568 com 78,87 val de média) e de Resende (posição 587 com 73,11 val de média).

-Ainda segundo esta fonte, a primeira escola do distrito de Viseu foi a Secundária de S. Pedro do Sul (posição 82 com 109,10 de média).

-Quanto a Lamego, podemos ver que primeiro surge o Colégio de Lamego na 263ª posição (com 97,52 de média) seguido do Latino Coelho na posição 367 (com 93, 08 de média).



(ENVIADO POR:PA/DI)

18 comentários:

  1. Esta narrativa é de 2012... Ver data da notícia... Outubro de?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. INFORMAÇÃO: UM NOVO(?) BLOGER

      Como podem ver o TAROUCAndo volta a ser visitado por um novo(?) bloger. Mas, mais uma vez, anda cá desde 2008 e poucos textos publicou e visualizações contam-se pelos dedos das mãos e do pé direito!...

      VAMOS TODOS VER NO QUE ISTIO DÁ....

      ProfAnónima

      NB:NUNCA FOI NOSSA INTENÇÃO CASTRAR A CRIATIVIDADE DE NINGUÉM!(já quanto a outros propositos, se descobertos....)

      Eliminar
    2. OUTRA INFORMAÇÃO: DATA DO RANKING DO POST 22

      Caros Bloguistas

      Ontem, quando divulgamos este post estavamos convencidissimos que era relativo a 2013! (foi dessa forma que nos foi enviado)

      Hoje, depois do Bloger Galocha ter emitido a sua opinião, fomos "analisar" melhor OS ELEMENTOS DA FONTE (jornal, datas, etc), e neste momento também nós estamos um pouco confusos.

      Mas, decidimos manter o texto do post, ainda que eventualmente os dados sejam relativos a 2013, pois no ano anterior NENHUM blog fez eco destes rankings! (não há homenagens a titulo postumo?!...)

      AQUELE ABRAÇO!
      A MODERADORA PRINCIPAL:ProfAnónima

      Eliminar
    3. VERSÃO 2 DO ÚLTIMO PARAGRAFO: (2013 passa a 2012)

      «Mas, decidimos manter o texto do post, ainda que eventualmente os dados sejam relativos a 2012, pois no ano anterior NENHUM blog fez eco destes rankings! (não há homenagens a titulo postumo?!...)»

      A N/DESCULPAS PELO DUPLO LAPSO!

      ProfAnónima

      Eliminar
  2. FONTE DESTE POSTE:

    Correio da Manhã

    Segunda-feira, 15 de Julho de 2013 - 13:06

    Subscrever newsletter

    Siga o CM em: Facebook Twitter

    ResponderEliminar
  3. Isto é de 13 de outubro

    ResponderEliminar
  4. UM DOS COMENTÁRIOS FEITO À NOTÍCIA:

    14 Julho 2013

    Pena que os jornais façam estes rankings.Deviam olhar às condições de cada escola,aos seus alunos. Uma escola que tem variadas etnias, de bairros problemáticos é diferente de um colegio ou escola que tem boas condições.

    (CLICAR NA PALAVRA "UMA LIGAÇÃO" PRA PODEREM VER OUTROS COMENTÁRIOS)


    (inf. Interna: q/que)

    ResponderEliminar
  5. Só gostaria de chamar a atenção para um aspeto:

    Nunca a escola de Tarouca ficou tão mal colocada num ranking desde a sua existência. quando é sabido que a atual direção "dispensou" alguns profissionais antes da realização dos exames alegando que estes profissionais perturbavam o normal funcionamento dos exames.

    Deus sempre escreveu direito por linhas tortas.

    ResponderEliminar
  6. Quando os diretores são escolhidos como são pouco ha a dizer.

    ResponderEliminar
  7. cada vez se torna mais evidente que um professor primário não está a altura de gerir uma escola secundária. o problema é que no ministério da educação andam ou andaram muitos professores a pensar o contrário porque lhe convinha. infelizmente temos muitos relvas a governar, nas direções gerais etc.

    ResponderEliminar
  8. (trazido do post 25)

    Anónimo16 de Julho de 2013 às 23:01
    o ministro da educação já veio dizer que vai implementar medidas no próximo ano. mais tempo no acompanhamento ao estudo parece-me bem, agora resta saber quem o vai acompanhar. será que vão por professores de desenho ou de ginástica a ensinar português ou matemática??? se assim for vale mais estarem quietos

    ResponderEliminar
  9. SOBRE OS RESULTADOS POUCO SATISFATÓRIOS NO ENSINO BÁSICO:

    A explicação para estes resultados podem ser muitos e variados:

    1-uns podem ser comum ao País no geral: os efeitos da crise (pais desempregados, deficiente alimentação, etc) podem explicar uma parte destes resultados.

    E aqui importa saber o que cada escola tem feito para minorar a situação. Do que sei, algumas escolas têm feito bastante, outras (como tarouca) tem feito muito pouco ou nada. (vejam o que fez a autarquia de viseu, por exemplo)

    2-Outros são especificos de cada escola.
    Eu pessoalmente não penso que o facto do Director ser do 1º Ciclo interfira. Agora, se o Director não tiver "sensibilidade" na distribuição de serviço, na elaboração dos horários, etc, naturalmente que vai prejudicar os professores e consequentemente os alunos.

    Agora falam no número de alunos por professor. Naturalmente que isto interfer nos resultados. Mas prejudica muito mais dar a um professor 3/4 níveis (ou até 5) do que 200/300 alunos. E isto acontece na Escola de Tarouca (se por descuido ou malvadez não sei. mas sei que pedagogicamente está errado e são os alunos que sofrem as consequencias dessa má gestão)

    Ainda podiamos falar nos casos em que colocam as aulas de matemática da parte da tarde (quando os alunos já estão cansados) ou nos casos em que colocam as aulas de matemática ao lado das salas onde se tocam tambores e xilofones, mas por agora fico(-me) por aqui.

    3-Depois ainda temos a questão dos Projectos/APOIOS.

    Umas escolas apostam nos projectos/apoios que visam melhorar as aprendizagens nas diferentes disciplinas. Outras, preferem gastar o tal "crédito horário" em actividades mais "folcloricas".

    Ora estes e outros aspectos não me parece que tenham a ver com a formação academica dos directores escolares, mas com o bom senso de cada um! (mas posso estar errada...)

    ASSINA: ASSINATURA ILEGÍVEL

    NB:HÁ QUANTO TEMPO A ESCOLA DE TAROUCA NÂO RECEBE UM PRÉMIO NACIONAL NOS CONCURSOS DE MATEMÁTICA E LINGUA PORTUGUESA?! MAS JÁ RECEBEMOS.

    ResponderEliminar
  10. SOBRE OS RESULTADOS POUCO SATISFATÓRIOS NO ENSINO BÁSICO:

    A explicação para estes resultados podem ser muitos e variados:

    1-uns podem ser comum ao País no geral: os efeitos da crise (pais desempregados, deficiente alimentação, etc) podem explicar uma parte destes resultados.

    E aqui importa saber o que cada escola tem feito para minorar a situação. Do que sei, algumas escolas têm feito bastante, outras (como tarouca) tem feito muito pouco ou nada. (vejam o que fez a autarquia de viseu, por exemplo)

    2-Outros são especificos de cada escola.
    Eu pessoalmente não penso que o facto do Director ser do 1º Ciclo interfira. Agora, se o Director não tiver "sensibilidade" na distribuição de serviço, na elaboração dos horários, etc, naturalmente que vai prejudicar os professores e consequentemente os alunos.

    Agora falam no número de alunos por professor. Naturalmente que isto interfer nos resultados. Mas prejudica muito mais dar a um professor 3/4 níveis (ou até 5) do que 200/300 alunos. E isto acontece na Escola de Tarouca (se por descuido ou malvadez não sei. mas sei que pedagogicamente está errado e são os alunos que sofrem as consequencias dessa má gestão)

    Ainda podiamos falar nos casos em que colocam as aulas de matemática da parte da tarde (quando os alunos já estão cansados) ou nos casos em que colocam as aulas de matemática ao lado das salas onde se tocam tambores e xilofones, mas por agora fico(-me) por aqui.

    3-Depois ainda temos a questão dos Projectos/APOIOS.

    Umas escolas apostam nos projectos/apoios que visam melhorar as aprendizagens nas diferentes disciplinas. Outras, preferem gastar o tal "crédito horário" em actividades mais "folcloricas".

    Ora estes e outros aspectos não me parece que tenham a ver com a formação academica dos directores escolares, mas com o bom senso de cada um! (mas posso estar errada...)

    ASSINA: ASSINATURA ILEGÍVEL

    NB:HÁ QUANTO TEMPO A ESCOLA DE TAROUCA NÂO RECEBE UM PRÉMIO NACIONAL NOS CONCURSOS DE MATEMÁTICA E LINGUA PORTUGUESA?! MAS JÁ RECEBEMOS.

    ResponderEliminar
  11. Penso que o caso de Tarouca é peculiar, uma vez que é TEIP, até tem recusros que outras escolas não têm. Mas quando se usam as escolas para fazer politica e se tratar lá de assuntos pessoais. Quando quem as dirige apenas se importa com o seu "tacho" e ainda por cima se é acompanhado pela imcompetência. O resultado está a vista. E mais não digo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro(a) Anónimo(a):

      "e mais não diz" mas devia dizer pra que todos ficássemos a saber o que realmente queria dizer! (penso eu de que...)

      Obrigada pela sua participação!

      ProfAnónima

      Eliminar
  12. Independentemente destes resultados serem referente a 2012 ou a 2013 não restam dúvidas que este é um posicionamento muito mau. Não me lembro de algum ano termos ficado tão mal.
    Que medidas terão sido tomadas para melhorar esta situação??

    Infelizmente Anónima

    ResponderEliminar
  13. VAI SER PUBLICADO???

    Além do posicionamento menos favorável nos rankings nacionais, ainda temos a considerar a GRANDE diferença que existe entre a nota atribuida e a nota obtida.

    QUEM TEM A CULPA???

    ResponderEliminar