Páginas

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

(60/B)O NOSSO OLHAR AO DEBATE AUTÁRQUICO!(autárquicas/13)

[POST EM CONSTRUÇÃO]

AUTÁRQUICAS/13:UMA ESPÉCIE DE RESUMO AO DEBATE AUTÁRQUICO!


Caros Bloguistas!

Ontem à noite foi o dia do GRANDE DEBATE com os 5 candidatos à Câmara Municipal de Tarouca, ocorrido na Rádio Clube de Lamego.

O debate foi longo e decorreu com muita elevação (mas com muitas picardias vindas, principalmente, do candidato do Tarouca Merece/BE, Prof. Rui Quintela).



(foto trazido do site da rádio clube de lamego)

1-CANDIDATO DO CDS: O Dr Cabral, talvez por ser economista, usou a grande parte do seu tempo de antena a abordar as questões economico-financeiras da câmara, mostrando que estava muito bem preparado nesta matéria. 

Menos preparação mostrou ao abordar a questões históricas-culturais do municipio e as questões da educação! 

(Aliás, nas questões da educação foi o ponto onde todos os candidatos mostraram um maio desconhecimento pois ficaram-se pelos aspectos do idificio e dos transportes.)

O Dr Cabral nunca perdeu a calma, nem mesmo quando o Prof. Rui Quintela, cabeça de lista do Tarouca Merece/BE o tentou picar/rasteirar com a Ordem de Cister!

O Dr Cabral acabou a lamentar a distribuição do tempo!(e com muita razão...).


2-CANDIDATO DO PSD: O Sr Valdemar mostrou uma vez mais que é muito melhor a conjugar o verbo "fazer" do que o verbo "falar". Mas ontem lá consegiui falar o suficiente pra mostrar que conhece bem a realidade de todo o concelho e que tem um projecto que a TODOS pode trazer esperança nestes tempos tão dificeis. 

Aqui e ali aproveitou pra divulgar as demonstrações de descontentamento de muitos tarouquenses com o actual executivo camarário pelo que urge a mudança! (naturalmente que o Dr Amaro desvalorizou tudo isto...). Mas um dos momentos altos da sua participação foi sem duvida quando puxou da sua experiência, enquanto ex-presidente de Junta, pra mostrar que "o trabalho das juntas tem que ser valorizado e os presidentes de junta têm que ser tratados com respeito, o que nem sempre acontece agora", disse. 

Referiu que em Tarouca ainda há muito trabalho pra fazer, e que ele será feito "pelos funcionários da cãmara, pois são bons funcionários e TODOS são precisos".

No final, pediu que todos os tarouquenses lessem o seu programa eleitoral ("programa nascido no I Congresso da Cidadania Politica", promovido pelo Movimento SIM!) e apelou ao voto no dia 29 de Setembro!


3-CANDIDATO DA CDU: O Prof. João Cordeiro supreendeu(-nos) pela negativa, já que em vez de falar de Tarouca e dos tarouquenses "refugiou-se" nas grandes questões nacionais, sem dúvida muito importantes, mas estamos numas eleições autárquicas...! Não deu pra perceber esta estratégia (estaria manietado?), mas o candidato do BE, logo o acusou: "a CDU [de TArouca] está coligada com o PS".

No final pediu pra votarem na sua candidatura, que é uma candidatura de confiança, acrescentando: "se não for pra mudar não vale apena votar!" (aliás, a palavra de ordem destas autárquicas parece ser: MUDAR!)

4-CANDIDATO DO TAROUCA MERECE/BE:  O Prof. Rui Quintela também surpreendeu, mas pela positiva, pelo conhecimento que revelou dos problemas e das potencialidades do concelho de Tarouca.

Como é sabido, antes do debate disse "vou comer o Sr Valdemar no debate!", mas chegada a hora, o apetite terá aumentado pelo quis comer TODOS os seus adversários politicos e até o moderador!... )
E se ao moderador "ameçou" que não o receberia no seu gabinete quando fosse eleito presidente de Câmara de Tarouca, caso não o deixasse concluir um raciocinio por questões de tempo; já aos adversários, a todos convidou pra serem seus assessores, depois de ganhar a câmara a 29 de Setembro.

Por fim, pediu o voto na sua candidatura, argumentando que "temos a melhor equipa, e até penso que o Dr Amaro vai votar em nós...na candidatura da estrelinha!"

Enfim, como se pode ver, terminou a sua participação no mesmo tom em que a começou (provocações qb que só conseguiu tirar do sério o Dr Amaro, mas já na recta final...).

5-CANDIDATO SOCIALISTA: Por último, temos o candidato socialista, o Dr Amaro. 

Este mostrou o quanto tem "crescido", politicamente falando: agora já apresenta um discurso mais "aberto" (já não enrola tanto as palavras), conseguindo agora mais facilmente, desviar o debate das questões que lhe são incomodas, pra outras onde se sente mais à vontade. Pró conseguir, se necessário, não hesita em se tornar no defensor número 1 da "verticalidade da água" , mesmo quando o assunto em debate são as finanças camarárias ou a saúde.

Bom, naturalmente que a posição do Dr Amaro não era fácil, não era mesmo nada fácil (ele está colado, pró bem e pró mal, há 16 anos a este executivo camarário)...mas ele acabou por se sair bem, mercê da sua capacidade oratória! (e também da "doçura" como os seus adversários o trataram, diga-se...).

Em termos muito gerais pode-se dizer que o Dr Amaro falou muito e falou muito bem, mas quanto a ideias pró futuro...não lhe ouvimos uma, pois ele limitou-me a ser uma espécie de comentador (critico?) das ideias apresentadas pelos outros!

No final, o Dr Amaro apelou ao voto dos tarouquenses, alegando que "Tarouca não pode parar" e ainda porque "os tarouquenses sabem que somos uma equipa de gente que faz!"

Aquele Abraço!
ProfAnónima

NB:AQUI VAI FICAR O N/TEXTO, MAS DESDE JÁ NOS COMPROMETEMOS A DIVULGAR OUTROS TEXTOS SOBRE ESTA TEMÁTICA!(desde que nos cheguem antes do dia de refexão...)

6 comentários:

  1. INFORMAÇÃO:

    ESTE POST FOI CONSTRUIDO COM OS COMENTÁRIOS DEIXADOS NO POST 60!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  2. Boa noite. Fazer só uma pergunta: O Dr Rui Quintela disse que iria comer o Sr. Valdemar no debate? Quando, onde e a quem? ouvi o debate com atenção e admitindo que o Dr. Rui se superiorizou ao seus oponentes, penso ter "visto" cordialidade deste para com o Sr. Valdemar em todos os momentos do debate.

    ResponderEliminar
  3. quem ganhou o debate????
    1. João Cordeiro
    2. José Amaro
    3. Carlos Cabral
    4. Valdemar Pereira
    5. Rui Quintela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. QUEM GANHOU O DEBATE?!

      Caro(a) Anónimo(a):

      De facto, o candidato da CDU, o Prof. João Cordeiro, estava muito bem preparado nas questões nacionais; já quanto às questões/problemas de locais ...deixou muito a desejar!(e isto são umas eleições autárquicas...)

      Gostei globalmente do seu discurso, mas porque o considero pessoa de bem, não percebi a monstruosa mentira quando acusou o actual Governo da Nova Reforma Administrativa (que levou à junção de freguesias), pois como é sabido esta reforma foi imposta pela Troika:

      -ESTA REFORMA ADMINISTRATIVA ESTÁ NO MEMORANDO DA TROIKA CONCEBIDO PELO PS NACIONAL.

      Aliás, "esta"...não.
      A Reforma que o PS assinou previa a extinção de 30% das Juntas e de TODOS os municípios com menos de 10 mil habitantes, certo? E foi este Governo que "suavisou" as coisas, pois caso contrário, neste momento poderíamos estar a chorar não só a perda de 3 freguesias (NOTA A), mas também a perda da nossa câmara: Falemos verdade, se faz favor.

      Quanto ao resto do seu comentário, nada mais tenho a dizer, até porque "gostos não se discutem".

      Profª Assunção Monteiro

      NOTA A:CONVÉM NÂO ESQUECER QUE TAROUCA PERDEU 3 FREGUESIAS E NÃO 2, PORQUE O PS LOCAL NÃO QUIS FAZER O TPC. SIM, EU MESMA FUI À ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE SETEMBRO/2012 PRA PEDIR A FORMAÇÃO DE UMA COMISSÃO PLURIPARTITÁRIA PRA ESTUDAR A AGREGAÇÃO DAS FREGUESIAS (pra não sermos penalizados no número de cortes e na transferência de 15% da verba do fed), MAS O "RESPONSÁVEL" NEM TÂO POUCO PÔS A QUESTÃO À CONSIDERAÇÃO DOS SENHORES(AS) DEPUTADOS MUNICIPAIS. ASSIM, PRA MIM, A PERDA DA JUNTA DE DALVARES, TEM UM ROSTO: Dr SIMÕES.

      Eliminar
    2. Em nome da verdade...

      Antes dessa proposta ter surgido, já os deputados municipais do PSD tinham feito uma proposta muito parecida pois além de elementos de todos os partidos queriam incluir elementos da sociedade civil.

      Eliminar
  4. A PERDA DA JUNTA DE DALVARES, TEM UM ROSTO: Dr.ª Teresa Costa Santos - Deputada do PSD e natural de Dalvares.

    ResponderEliminar