Páginas

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

(38)REFORMA:O QUE MUDA EM 2015?(post informativo)

EXTA-FEIRA, 26 DE DEZEMBRO DE 2014


Idade da reforma sobe para os 66 anos e 2 meses em 2016


Governo mudou as regras de cálculo do fator de sustentabilidade e fez subir a idade da reforma



No início deste ano, o Governo mudou as regras de cálculo desse fator de sustentabilidade, que passou a ser calculado com base na relação entre a esperança média de vida aos 65 anos em 2000 (até então a referência era o ano de 2006) e a esperança média de vida no ano anterior ao pedido da reforma.
Esta alteração fez disparar o fator de sustentabilidade e a penalização aplicada às pensões antecipadas, e fez subir a idade da reforma para os 66 anos este ano e em 2015.
Para os beneficiários que acedam à pensão antes dos 66 anos de idade, o diploma hoje publicado em Diário da República estabelece que o fator de sustentabilidade das pensões de velhice do regime geral de segurança social atribuídas em 2015 é de 0,8698.
O diploma fixa ainda em 0,9383 o fator de sustentabilidade das pensões de invalidez relativa e de invalidez absoluta atribuídas por um período igual ou inferior a 20 anos, transformadas em pensão de velhice em 2015.


Fonte: aqui


3 comentários:

  1. (IN SOL 29/12)

    «Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) emitiu hoje um aviso à população devido à previsão de tempo frio até quinta-feira, com "temperaturas abaixo do normal para a época" na maioria dos distritos do país.


    Em comunicado, a ANPC alerta a população para as medidas preventivas a adoptar, tendo em conta que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, pelo menos até quinta-feira, a "persistência de tempo frio, com temperaturas mínimas abaixo do normal para a época na generalidade dos distritos".

    A Protecção Civil indica também que, hoje e terça-feira, em particular nas terras altas, "os índices de desconforto térmico serão mais acentuados pela ocorrência de vento moderado a forte com rajadas que podem atingir 80 quilómetros por hora".

    Face às previsões meteorológicas, a ANPC alerta para a possibilidade de piso escorregadio devido à formação de geada, em especial nas regiões do interior, intoxicações por inalação de gases e incêndios em habitações.

    A Protecção Civil diz também que é necessário ter "especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis, crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo".

    A Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda ainda especial atenção aos aquecimentos com combustão, como braseiras e lareiras, uma adequada ventilação das habitações e a não utilização de dispositivos de aquecimento durante o sono.

    Na nota, a ANPC destaca também as recomendações da Direcção-Geral da Saúde, nomeadamente que se evite a exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura, o uso de várias camadas de roupa, a ingestão de sopas e bebidas quentes, evitando o álcool, que proporciona uma falsa sensação de calor.

    Lusa/SOL»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. INFORMAÇÃO: ESTE COMENTÁRIO/TEXTO, SOBRE METEOROLOGIA, FOI LEVADO PRÓ POST Nº39!

      Eliminar
  2. UMA PERGUNTA;

    AFINAL A REFORMA NA SEGURANÇA SOCIAL ESTÁ OU NÃO A FAZER-SE MESMO SEM ENTENDIMENTOS (consensos) COM O PS?!

    ResponderEliminar