Páginas

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

(0)POSTE ZERO: ARQUIVO PÚBLICO DO TAROUCAndo!(dezembro/14)

ARQUIVO PÚBLICO DO TAROUCAndo!(nova rubrica)

Caros Bloguistas!

A pedido de vários "chefes de família" criamos esta rubrica, pra enviarmos os textos trazidos de outros Blogues, Facebook, Jornais, etc, a fim de "arejar" a rubrica dos Diversos!

No fundo vai servir como uma espécie de "arquivo público"!

Aqui os textos "encontrados" nos outros órgãos de CS, serão colocados tal e qual como foram pubicado na fonte. Mas depois poderemos transforma-los em post e, neste caso, poderão sofrer pequenos ajustes, tais como cortes! (de acordo com as regras)


Aquele Abraço!
 ProfAnónima

NB:OS PRIMEIROS TEXTOS QUE VAMOS ENVIAR PRA ESTE POST, VÃO SER SOBRE EDUCAÇÃO:UM SOBRE CONCURSO DE PROFESSORES E OUTRO SOBRE OS RANKINGS DAS ESCOLAS PORTUGUESAS, SAIDOS ESTE FDS!DEPOIS VAMOS TENTAR ARRANJAR UM TEXTO SOBRE OS NOVOS ÓRGÂOS DO BE E DO PS!ATÉ JÁ!(se...)
 

39 comentários:

  1. (TEXTO 1) EDUCAÇÃO: ALGUMAS "CURIOSIDADES" SOBRE AS REGRAS DE CONCURSO DE PROFESSORES

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. [TRAZIDO DO BLOG OLHO DE GATO (20/10)]

      ENSINO: O QUE ANDOU O MINISTRO CRATO A FAZER?!

      «CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES

      Só quem escreveu um livro pode dar aulas de Educação Visual

      (por Ana Bela Ferreira20 outubro 201414 comentários)

      Só quem escreveu um livro pode dar aulas de Educação Visual
      Escolas estão a contratar diretamente para horários incompletos, mas alguns critérios são criticados até por diretores

      Para dar aulas de Educação Visual ao ensino básico é preciso ter "obras publicadas, no regime de autor ou coautor, de carácter pedagógico ou científico". Este é um dos requisitos definidos por uma escola de Paços de Ferreira para contratar um professor num horário anual com sete horas semanais de aulas. Outra escola, em Odemira, precisa de alguém que tenha formação na disciplina de Espanhol para dar aulas de... Matemática.

      Estranho? Para Arlindo Ferreira, professor e blogger que tem denunciado contratos suspeitos ou curiosos, alguns pedidos "parecem feitos para que a vaga seja ocupada por alguém conhecido".

      Para os dois representantes das associações de diretores de escolas, estes problemas ficariam resolvidos se o Ministério da Educação e Ciência (MEC) tivesse aprovado as reconduções de contratados propostas pelas escolas no início do ano. Ou então, dando liberdade para contratar diretamente sem necessidade de concurso público.

      Leia mais pormenores na edição impressa ou no e-paper do DN.»

      (ENVIADO PRÓ POSTE-ZERO DE NOV, POR:AM)

      Eliminar
  2. (TEXTO 2) EDUCAÇÃO: RANKINGS DAS ESCOLAS PORTUGUESAS (2013/14)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E vai-nos dar um texto tão grande como os outros? Sugiro que se centrem na escola de cá, o resto pouco interessa.

      Eliminar
    2. Caro Anónimo(a)

      O texto já foi produzido e publicado no post 19: D~e uma espretadela e diga-nos depois da sua justiça!

      ProfAnónima

      Eliminar
  3. (TEXTO 3) NOVOS ÓRGÃOS DO BLOCO DE ESQUERDA

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. [TRAZIDO DO FB: JORNAL SOL (30/11)]

      POLITICA NACIONAL: OS NOVOS ORGÃOS DO BLOCO DE ESQUERDA!(post informativo)

      «Semedo sai e Catarina passa a porta-voz nacional do BE

      (Ricardo Rego | 30/11/2014 17:58:48-3109 Visitas Nuno Veiga/Lusa)

      João Semedo deixou a liderança do Bloco de Esquerda. Catarina Martins passa a ser agora a porta-voz nacional do partido que será coordenado por uma comissão permanente composta por seis elementos das sensibilidades votadas na Convenção do último fim-de-semana (dois da moção u, dois da moção e, um da moção b e um da moção r) e que integram a comissão política do BE.

      Pedro Filipe Soares será um dos membros desta comissão permanente, composta segundo a regra da paridade, ao lado de Adelino Fortunato, Joana Mortágua, Nuno Moniz, Pedro Filipe Soares, Pedro Soares e Catarina Martins que será a porta-voz nacional. Pedro Filipe Soares mantém-se na liderança da bancada parlamentar dos bloquistas.

      "Soubemos ler o sinal político dos delegados da Convenção e trabalhamos com responsabilidade e empenho. Temos hoje um Bloco de Esquerda mais forte e mais unido", começou por sublinhar Catarina Martins numa declaração aos jornalistas depois da Mesa Nacional que decorreu hoje e que coloca um ponto final no impasse saído da IX Convenção, na qual as duas moções mais votadas elegeram precisamente o mesmo número de representantes (37) para o órgão máximo entre Convenções.

      A nova porta-voz nacional do BE sublinhou que "a solução encontrada só foi possível graças ao empenho de todos e à disponibilidade de João Semedo". Aliás, Catarina Martins reconheceu mesmo que a decisão de Semedo foi "essencial" para que hoje os bloquistas apresentassem uma solução aprovada quase por unanimidade pelos 80 membros da Mesa Nacional, e que "junta" as sensibilidades mais votadas na reunião magna que decorreu no último fim-de-semana em Lisboa.

      A comissão política também foi alargada. Passa a ter 18 membros (antes tinha 15): Adelino Forunato, Catarina Martins, Fabian Figueiredo. Helena Carmo, Humberto Silveira, Joana Mortágua, Jorge Costa, José Gusmão, José Soeiro, Mariana Mortágua, Marisa Matias, Moisés Ferreira, Nuno Moniz, Pedro Filipe Soares, Pedro Soares, Sandra Cunha, Sara Schuh e Zuraida Soares são os membros que compõem aquele órgão do partido.

      João Semedo foi a grande ausência da conferência de imprensa que seguiu à Mesa Nacional e de onde saiu fumo branco depois de uma semana de muitas dúvidas sobre o futuro da coordenado bloquista. Em comunicado, o ex-coordenador, que mantém como deputado na bancada do BE, explicou que se envolveu pessoalmente "com outros dirigentes do Bloco, das várias moções, para a construção deste modelo".

      "Limamos muitas arestas, aproximamos posições, conseguimos inovar e renovar. Nunca esse trabalho tinha sido feito no Bloco. Está feito, vai funcionar, sei que a minha participação não é mais necessária para que ele funcione bem. Achei, achámos todos que podia deixar a coordenação e a direcção política diária do BE. O BE está mais unido, o Bloco está pronto para a luta toda. E eu lá estarei. Como sempre", escreveu Semedo num comunicado distribuído aos jornalistas.

      Notícia actualizada às 19h29

      ricardo.rego@sol.pt»

      Eliminar
  4. (TEXTO 4) NOVOS ÓRGÃOS DO PARTIDO SOCIALISTA

    ResponderEliminar
  5. (TEXTO 5): VISITA DOS ÓRGÃOS AUTÁRQUICOS Á FREGUESIA DE S. JOÃO DE TAROUCA

    ResponderEliminar
  6. (TEXTO 6) UMA CURIOSIDADE: EMPREGO VS MEMÓRIA

    (Anónimo24 de Novembro de 2014 às 00:31)

    [TRAZIDO DO FB: NOTÍCIAS AO MINUTO (23/11)]

    UM ESTUDO CURIOSO?(talvez sim...)

    «Estudo As profissões que estimulam a memória depois da reforma

    Uma pesquisa da Universidade de Heriot-Watt, na Escócia, revela que algumas profissões, além de proporcionarem estabilidade financeira, estimulam a memória após a reforma, escreve a BBC.

    (MUNDO As profissões que estimulam a memória depois da reforma DR
    19:31 - 23 de Novembro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto
    Share on printShare on email)

    Existem algumas profissões que, além de oferecerem uma estabilidade financeira a longo prazo, estimulam a memória depois da reforma. Esta é a conclusão de um estudo da Universidade de Heriot-Watt, na Escócia.

    PUB

    De acordo com a BBC, este estudo indica que profissões mais complexas fortalecem a memória para o resto de vida. E aqui, os ‘sortudos’ são os ex-advogados, designers gráficos, gerentes, negociadores, processadores de dados, instrutores e professores.

    Esta conclusão resultou da análise de mil escoceses na casa dos 70 anos, que se submeteram a testes sobre a sua memória de dados, velocidade de processamento de informação e habilidade metal. Mas antes, conta a BBC, os mesmos inquiridos, na altura com 11 anos, responderam a alguns inquéritos.

    Alan Gow, que liderou a pesquisa, afirma que a avaliação do coeficiente intelectual das pessoas aos 11 anos de idade explica 50% das mudanças na habilidade de pensamento que acontecem com o envelhecimento. Mais concretamente, as pessoas que aos 11 anos mostravam habilidades cognitivas mais altas mostraram-se mais propensas a seguir carreiras profissionais mais complexas e, por consequência, a ter uma melhor memória na idade mais avançada.

    De salientar, ainda, que os participantes que revelaram ter criado uma carreira profissional como operários, encadernadores ou funcionários de fábricas de têxtil revelaram piores resultados, uma vez que o seu trabalho não implicava um esforço mental contínuo»

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  7. [TRAZIDO DO FN:NOTÍCIAS AO MINUTO (22/11)]

    CRIME/JUSTIÇA: QUEM ESTÁ POR DETRÁS DOS CASOS MAIS MEDIÁTICOS?

    «'Superjuiz' Carlos Alexandre: O juiz que diz que "a verdade fala mais alto"

    Carlos Alexandre, já teve uma fotografia dos filhos com pistolas em cima, mas nem por isso recuou.

    Trata dos casos de banqueiros, figuras do Estado português ou empresários da noite. Tem 53 anos. A imprensa dá-lhe o nome de superjuiz. Está no centro dos holofotes.

    Mas quem é o juiz do caso dos vistos gold?

    (PAÍS Carlos Alexandre: O juiz que diz que a verdade fala mais alto DR
    10:48 - 22 de Novembro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto
    Share on printShare on email)

    Operação Furacão, Caso BPN, Máfia da Noite, Face Oculta, Remédio Santo, CTT, Operação Labirinto. São estas as pastas que estão na secretária de Carlos Alexandre, o juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal que trata dos mais emblemáticos processos judiciais em Portugal.

    PUB

    Ontem, terá ouvido José Sócrates, que foi detido face a suspeitas de corrupção alegados crimes de corrupção, fraude fiscal agravada, branqueamento de capitais e falsificação de documentos.

    Mas quem é o superjuiz? O Diário de Notícias, este sábado, traz uma extensa peça sobre Carlos Alexandre, que lhe trazemos de seguida:

    Recentemente, com a ‘explosão’ do caso relacionado com os vistos gold, este juiz ouviu 11 arguidos em apenas cinco dias. Pelo meio, elaborou um despacho para levar a julgamento João Rendeiro, ex-presidente do BPP, e mais quatro arguidos. É esta a sua imagem de marca. Não vira a cara ao trabalho.

    A fama foi sendo construída nos bastidores da justiça. Por exemplo, quando estalou o verniz do caso BES, decidiu aplicar a Ricardo Salgado uma caução de três milhões de euros no decorrer da Operação Monte Branco. Prendeu, no âmbito do caso BPN, Oliveira e Costa. Recentemente, com a investigação da Operação Labirinto, mandou emitir mandado de detenção ao chefe do SEF.

    Em 2013, foi considerado o 48º homem com mais poder em Portugal, move-se dentro do tribunal sem “jogos palacianos e sem proteger interesses de ninguém”, diz fonte da Polícia Judiciária ao DN. Não se lhe conhecem grandes discursos públicos, mas quando confrontado por um advogado sobre o facto de, em Portugal, o falar mais alto do que a verdade, contradisse quem o afirmou, assegurando que “a verdade fala mais alto”.

    Recentemente, depois de ser ameaçado, passou a ser acompanhado por dois elementos do Corpo de Segurança Pessoal da PSP, um deles motorista, um oficial da polícia que conheceu quando vivia em Linda-a-Velha.

    Já teve a casa assaltada e, nessa altura, recebeu um recado. Em cima da fotografia dos filhos os assaltantes deixaram um revólver. Quem o fez queria intimidar o juiz e imaginava que este recuaria. Mas isso não aconteceu.

    É, dizem, viciado em trabalho, “não tem problemas com horários”, explica fonte policial. Sob a sua alçada, são recorrentes maratonas de interrogatórios. “Uma vez num processo que visava o crime de segurança privada ilegal o juiz esteve quatro dias com os arguidos em interrogatórios, só interrompia as audições à noite”.

    Sobre o seu perfil, diz-se que é crítico, obcecado com detalhes, raramente perde a calma com a batina vestida, mas “detesta que os arguidos lhe mintam na cara”, conta fonte do Ministério Público. Além disto, é sucinto e objetivo, raramente usa truques teatrais, nem abusa do conhecimento profundo que tem das leias. “Tem mais ADN de polícia, com uma veia acusatória”, refere o DN.

    Ontem, dão conta vários órgãos de comunicação social, terá ficado com o caso de José Sócrates. »

    (trazido do post zero de nov/14)

    ResponderEliminar
  8. (TEXTO 8)-[TRAZIDO DO JORNAL SOL(3/12)]

    UMA CURIOSIDADE MUITO CURIOSA: ANTES DE PEDIR O LIVRO AMARELO PENSE DUAS VEZES (OU MAIS...)!

    «Empresário julgado depois de escrever no livro de reclamações de um tribunal

    (03/12/2014 14:00:14-2387 Visitas )

    Juiz processou queixoso
    Shutterstock

    O Tribunal Judicial de Braga começa na quinta-feira a julgar um processo movido por um juiz contra um empresário, por causa do teor alegadamente difamatório de uma queixa deixada no livro de reclamações do Tribunal de Menores daquela comarca.

    O arguido, de 40 anos, é acusado de um crime de difamação agravada

    O arguido, de 40 anos, é acusado de um crime de difamação agravada.


    Na queixa que deixou no livro de reclamações do Tribunal de Família e Menores de Braga, relacionada com um processo que está nas mãos do referido juiz, o arguido fala em "conspiração" e diz que aquele tribunal "de isento, não tem nada".

    Em causa as decisões proferidas num processo de embargo de terceiros, apenso ao processo de divórcio do arguido.

    O homem alegou que o Tribunal de Família e Menores lhe recusou a passagem de certidões que teria requerido para juntar àquele processo, tendo o embargo acabado por ser julgado improcedente.

    Na reclamação, o arguido escreveu que o tribunal tem "problemas de cegueira", para "não querer ver" mentiras que diz terem levado a sua empresa à insolvência.

    O juiz titular do processo entendeu que, com tais expressões, o arguido agiu com o propósito de o atingir na sua honra e dignidade profissionais, "pondo em causa, publicamente e de forma infundada, a sua imparcialidade, objectividade e isenção".

    Lusa/SOL»

    Assunção Monteiro

    ResponderEliminar
  9. (TEXTO 9)-[TRAZIDO DO SITE DA TSF (3/12)

    CASO MARQUÊS: RECUSADO O HC PRA LIBERTAR SÓCRATES

    «Partilhar Notícia 5 0 0

    Comentar este Artigo


    903

    Visualizações

    Comentários

    Tags Justiça, Portugal

    Sócrates continua preso, "habeas corpus" recusado


    (Última atualização há 8 mins, Publicado hoje às 15:38)

    O Supremo Tribunal de Justiça indeferiu um pedido de libertação imediata de José Sócrates, alegando «manifesta falta de fundamento legal».

    Na fundamentação para recusar a libertação imediata do ex-primeiro-ministro, o Supremo Tribunal de Justiça nota que a divulgação pública da gravidade dos indícios e dos fundamentos da prisão não constitui um imperativo legal, além da prestação dos esclarecimentos públicos pela autoridade judiciária, para a prossecução e salvaguarda de interesses e valores relevantes para a sociedade.

    No pedido de "habeas corpus", Miguel Mota Cardoso considerava que pelo facto de Sócrates ser uma figura pública, os portugueses deviam ser informados sobre os fundamentos para a prisão preventiva. Miguel Mota Cardoso vai agora ter de pagar 1.326 euros de custas judiciais.

    Hoje o STJ revelou que a prisão preventiva decretada pelo juiz de instrução foi justificada pelo perigo de fuga de perturbação de recolha e da conservações da prova. No acórdão, é salientado que «a não divulgação da gravidade dos indícios e dos fundamentos da prisão não significa que o peso dos indícios e os fundamentos da detenção e prisão preventiva, por se verificarem os seus pressupostos, não se mostrem presentes no processo».

    O STJ lembra que José Sócrates foi detido por mandado de detenção emitido por magistrado judicial e que, presente a primeiro interrogatório judicial, veio a ser indiciado por fraude fiscal qualificada, corrupção e branqueamento de capitais, não sendo incluido o crime de tráfico de influências. «Qualquer destes crimes admite [...] a medida de coação de prisão preventiva», lê-se na decisão.

    Pelo disposto, o STJ diz não vislumbrar qualquer abuso de poder ou «erro grosseiro» na aplicação da lei ou «manifesta e evidente violação da lei que inquinasse de ilegalidade a prisão imposta a José Sócrates».

    «Torna-se manifesto que a prisão preventiva imposta a José Sócrates não se evidencia como um atentado ilegítimo à sua liberdade individual, qualificado de grave, anómalo, grosseiro e imediatamente verificável, que ofenda aquela de ilegalidade por violação direta, patente, ostensiva e grosseira dos pressupostos e das condições da sua aplicação», refere o acórdão.

    O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) recebeu hoje outro pedido de "habeas corpus" para libertação imediata do antigo primeiro-ministro, que será apreciado pelo juiz conselheiro Manuel Braz.

    De acordo com a tabela de distribuição do STJ, o autor do segundo pedido de libertação urgente de José Sócrates é Jorge Domingos Dias Andrade, tendo a ação sido já distribuida à 5ª secção penal.

    Artigo Parcial »

    (IDEM)

    ResponderEliminar
  10. [TRAZIDO DO SITE DO NOTÍCIAS DE VILA REAL (26/nov)]

    POLITICA NACIONAL: OGE/15 VS INVESTIMENTO NO INTERIOR

    «Política | 26-11-2014
    Orçamento de Estado
    OE inclui medidas que vão beneficiar os territórios do Interior, diz Luís Ramos

    A redução das tarifas de água, a atribuição de incentivos fiscais à mobilidade dos médicos, a alteração do Código Fiscal do Investimento e a criação de concursos diferenciados para a atribuição de fundos comunitários são algumas das medidas consagradas no Orçamento do Estado para 2015 que, na opinião do deputado social-democrata Luís Ramos, vão beneficiar os habitantes, as empresas e os municípios da região de Trás-os-Montes e Alto Douro.
    Com o fim do Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal, abre-se um novo ciclo para os territórios de baixa densidade, que voltam a merecer uma atenção especial por parte do Governo.

    veja o texto completo na edição
    em papel ou faça a sua assinatura em PDF»

    (VC)

    ResponderEliminar
  11. [TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO 85/12)]

    POLITICA NACIONAL: O PESO DA AGRICULTURA NA ECONOMIA NACIONAL!

    «Assunção Cristas Frutas, legumes e flores valem mil milhões em exportações

    A ministra da Agricultura disse hoje, em Vila Real, que as frutas, legumes e flores representam atualmente mil milhões de euros em exportações e que o setor ambiciona duplicar esse valor até 2020.

    [ECONOMIA Frutas, legumes e flores valem mil milhões em exportações Lusa 15:08 - 05 de Dezembro de 2014 | Por Lusa Share on printShare on email]

    Assunção Cristas marcou presença no 3.º Simpósio Nacional de Fruticultura, que decorreu na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), onde destacou o "bom trabalho que tem sido feito no setor".

    PUB

    As frutas, os legumes e as flores já representam mil milhões de euros de exportação, mas o setor quer até 2020 chegar aos dois mil milhões de euros. "Isso é uma meta extraordinariamente interessante e ambiciosa", afirmo u a governante.

    Assunção Cristas quer colar a Portugal o rótulo de país da "joalharia da agricultura".

    "Se conseguirmos colar esta marca, este rótulo a Portugal e aos produtos portugueses, se as pessoas perceberem que se é português é que é bom, então seguramente nós teremos muito a ganhar e mais valor para os nossos produtores", frisou.

    Por sua vez, Ana Paula Silva, organizadora do encontro, defendeu que "a fruticultura portuguesa precisa de mais investigação, mais investimento em novas tecnologias e maior organização para poder assumir-se como um setor impulsionador da economia nacional".

    "Necessitamos de uma estrutura produtiva mais eficiente, apoiada em novas tecnologias que garantam uma produção sustentável e rentável. O equilíbrio dos ecossistemas e a produção segura de alimentos, enaltecendo os seus efeitos benéficos na saúde, são também condições fundamentais para criar uma nova dinâmica em toda fileira", acrescentou a responsável.

    Desta forma, segundo a também investigadora do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), podem ultrapassar-se uma série de condicionalismos do setor como "as baixas produtividades registadas, os estudos incipientes sobre o comportamento de variedades nacionais, a falta de organização da fileira e as dificuldades de venda e escoamento".

    O evento, que começou quinta-feira e termina hoje juntou, cerca de 150 produtores, técnicos e investigadores que apresentaram à volta de 100 estudos científicos como, por exemplo "Como pode o 'design' acrescentar valor à fruticultura?", "Fruta - a verdadeira fast food".

    O simpósio foi organizado pela UTAD, CITAB, Associação Portuguesa de Horticultura e Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional.»

    ResponderEliminar
  12. [TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO (3/12)]

    POLITICA NACIONAL/JUSTIÇA: AS QUEBRAS SISTEMÁTICAS DO SEGREDO DE JUSTIÇA!(artigo de opinião)

    «Ex-autarca Rui Rio condena "permanente violação do segredo de justiça"

    O ex-autarca do Porto Rui Rio criticou hoje a "humilhação" do sistema judicial e a "permanente violação do segredo de justiça" em casos como a recente detenção de Sócrates para a qual até foi chamada a comunicação social.

    (POLÍTICA Rui Rio condena permanente violação do segredo de justiça Lusa 21:04 - 03 de Dezembro de 2014 | Por LusaShare on printShare on email)

    "Não posso aceitar esta permanente violação do segredo de justiça", atirou o social-democrata para quem é "inadmissível" que se tenha chamado "a comunicação social para assistir a uma detenção".

    PUB

    Sem se referir diretamente ao caso de José Sócrates, mas admitindo mais tarde aos jornalistas ser este discurso aplicável a essa e a todas as situações de violação do segredo de justiça, Rui Rio, que falava durante a apresentação da sua biografia, disse não ser "aceitável proceder desta forma" em que se fomenta "o espetáculo e o julgamento popular".

    "É sobre todos os casos, sem exceção, esse [de José Sócrates] e todos os demais em que é violado o segredo de justiça e em que o fazer da justiça é transformado num 'reality show'. Eu não vejo que isso seja compaginável com a democracia, nem com os direitos humanos", frisou no final quando instado a esclarecer se, na sua intervenção, se referia à detenção do ex-primeiro ministro.

    Para Rio, "a justiça não é um show" nem deve ser usada "para concorrer em audiências de TV", pelo que tal situação "choca de frente com a democracia".

    O social-democrata defendeu que a justiça precisa de rituais e que quando a televisão "é chamada para dar espetáculo", quer a autoridade quer a "respeitabilidade" do Estado são "postas na lama".

    "O que conseguimos (...) é a humilhação do próprio sistema judicial", frisou o ex-autarca, que defende uma reforma da justiça assente em três pontos essenciais: mais transparência e menor opacidade do que se passa dentro do sistema, melhor gestão e maior produtividade e defesa do princípio de separação de poderes.

    Para Rui Rio, o princípio da separação de poderes entre a justiça e o governo "é posto muitas vezes em causa" e que se os governantes são eleitos e tomam decisões, como o encerramento de uma maternidade ou de um tribunal, não podem ser os juízes a contrariar.

    O ex-governante voltou a defender a sua tese de enfraquecimento e desacreditação do poder político e a sobreposição dos interesses minoritários, dos poderes corporativos e setoriais, e recordou os seus 10 anos na Assembleia da República.

    Escusando-se a falar da Câmara do Porto, por uma questão de ética, elencou os três temas que mais o motivaram no parlamento: a desorçamentação, a lei de financiamento dos partidos políticos e a questão que ficou conhecida como "totonegócio".

    O livro "Rui Rio - de corpo inteiro", da autoria de Mário Jorge Carvalho e prefaciado por Nuno Morais Sarmento, foi apresentado por Daniel Bessa para quem a entrevista da segunda parte da obra "chega como programa político" para uma candidatura à presidência da República.

    Instado pelos jornalistas sobre a opinião do ex-ministro de António Guterres, Rio respondeu: "concordo com o Dr. Daniel Bessa quando ele diz que os temas que ali são aflorados são temas de regime e como tal eles identificam-se mais com aquilo que compete ao presidente da República do que propriamente ao que compete ao governo. A leitura dele está correta, não é por isso que escrevi".

    Questionado sobre o significado político da sua biografia, explicou que o livro, "principalmente na segunda parte de pergunta e resposta, dá para divulgar melhor" aquilo que são as suas "preocupações relativamente ao país e em particular relativamente ao regime".»

    ResponderEliminar
  13. [TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO (5/12)]

    POLITICA NACIONAL

    LEGISLATIVAS/15: VAMOS TER OUTRA VEZ UMA COLIGAÇÃO PSD vs CDS?!(sim, não talvez...)

    «Passos Coelho PSD e CDS avaliam em 2015 eventual coligação às legislativas

    O primeiro-ministro e presidente dos sociais-democratas, Pedro Passos Coelho, afirmou hoje que está prometido que PSD e CDS-PP se vão reunir para discutir uma eventual coligação às legislativas e que essa avaliação será feita no próximo ano.

    [POLÍTICA PSD e CDS avaliam em 2015 eventual coligação às legislativas Lusa 11:26 - 05 de Dezembro de 2014 | Por LusaShare on printShare on email]

    "Haverá com certeza uma oportunidade em que os partidos, conforme está prometido, se reunirão para discutir a possibilidade de se apresentarem coligados nas eleições", declarou Passos Coelho aos jornalistas, durante uma visita ao navio patrulha oceânico Viana do Castelo, na Base Naval de Lisboa, no Alfeite, em Almada.

    PUB

    O presidente do PSD acrescentou que essa "é uma matéria que os partidos irão avaliar, com certeza no próximo ano, dentro de um 'timing' que seja suficientemente confortável para que todos possam tomar as suas decisões atempadamente".

    Questionado sobre a possibilidade de uma coligação pré-eleitoral entre PSD e CDS-PP às legislativas de 2015, Passos Coelho começou por responder que já falou "abundantemente sobre isso" e que essa matéria não está agora na agenda.

    "Nós temos eleições entre finais de setembro e princípios de outubro do próximo ano. Faltam quase dez meses até às eleições", assinalou.

    Remetendo a questão para o próximo ano, Passos Coelho disse que haverá uma decisão "a tempo de os portugueses saberem o que é que os partidos que compõem hoje o Governo tencionam fazer para as eleições de 2015".»

    ResponderEliminar
  14. TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO(5/12)

    POLITICA NACIONAL: PARTIDO LIVRE VAI SER REBAPTIZADO!

    «Assembleia Partido Livre vai mudar de nome e são os militantes que escolhem
    Os militantes vão poder escolher o novo nome que o partido Livre terá a partir do próximo ano. O Expresso apurou que, durante o fim de semana, os militantes vão votar online pelo nome que mais gostam. ‘Agora’, ‘Sempre’, ‘Movimento de Convergência’ ou ‘Resposta Democrática’ são algumas das hipóteses.
    POLÍTICA Partido Livre vai mudar de nome e são os militantes que escolhem DR
    20:00 - 05 de Dezembro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto
    Share on printShare on email
    O partido Livre aceitou mudar de nome e este fim de semana os militantes vão decidir online qual o nome a dar. ‘Agora’, ‘Sempre’, ‘Movimento de Convergência’ ou ‘Resposta Democrática’ são alguns dos nomes que poderá escolher.

    PUB

    Os militantes sugeriram 80 hipóteses, mas foram selecionadas 12 que foram colocadas a votação. A decisão final vai ser tomada na Assembleia Cidadã.

    O líder do Livre, Rui Tavares quis formar uma plataforma eleitoral alargada para entrar na corrida a um lugar no Parlamento e depois das entradas de Ana Drago e Daniel Oliveira, Paulo Fidalgo e Cipriano Justo, admitiu mudar o nome para todos se sentirem representados.

    A partir de amanhã e até segunda-feira os militantes poderão votar em cinco nomes diferentes»

    ResponderEliminar
  15. [TRAZIDO DO SITE DA REVISTA VISÃO]

    ACONTECIMENTO IMPORTANTE: OS 90 ANOS DE MÁRIO SOARES!

    «Página inicial | Actualidade | Portugal | FOTOS: Dentro da festa dos 90 anos de Mário Soares

    FOTOS: Dentro da festa dos 90 anos de Mário Soares

    O antigo presidente da República foi lembrado como homem da liberdade e da democracia. VEJA AS FOTOS

    com Lusa
    17:13 Domingo, 7 de Dezembro de 2014 | 9 comentários
    92 6 Comentar Imprimir Email


    "Não esqueço e nenhum português deve esquecer que Mário Soares foi o político que mais combateu a ditadura da direita antes do 25 de Abril e a ditadura de esquerda em 1975", destacou Freitas do Amaral, que chegou ao almoço acompanhado pela mulher. Recusando fazer comentários sobre a actualidade política, Freitas do Amaral optou por destacar o objectivo do convívio no Espaço Tejo, da antiga Feira das Indústrias de Lisboa, e considerou que "se um político tão destacado da história de Portugal nos últimos 40 anos não tivesse amigos fora do PS também não tinha feito tudo o que fez".

    O capitão de Abril e presidente da Associação 25 de Abril Vasco Lourenço afirmou que Mário Soares foi, acima de tudo, um "homem da liberdade, que "nunca aceitou assumir posições que colocassem em causa a liberdade".

    Em declarações aos jornalistas, à chegada ao almoço, o ex-coordenador do Bloco de Esquerda João Semedo considerou que Soares "fez coisas muito boas e também muito más" no passado mas, sobretudo, frisou, "quando se fala em liberdade e democracia pensa-se em Mário Soares". "É com homens como Mário Soares que se defende mais a liberdade e a democracia. Não estão nunca suficientemente defendidas, todos os dias temos que as defender, os 90 anos de Mário Soares são uma óptima oportunidade para isso", disse.

    Acompanhado pela filha, a deputada do PS Isabel Moreira, o ex-ministro e ex-presidente do CDS-PP Adriano Moreira, referiu-se à amizade por Mário Soares e à intervenção política do ex-chefe de Estado. "A intervenção fundamental no momento da revolução, porque essa é que ajudou a parte civil a encaminhar a organização constitucional do país. Acho que por vocação, e até hereditariamente, é sobretudo um estadista", declarou.

    O ex-presidente da República Jorge Sampaio afirmou que Soares "é uma grande figura portuguesa e europeia e um homem com grande sentido estratégico que se bateu em circunstâncias difíceis por muitos momentos importantes da vida portuguesa".

    Também Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud e antiga ministra da Saúde do PSD, destacou Mário Soares como um "português que se distinguiu e se distingue pela defesa da democracia". "Não tem a ver com esta ou aquela faceta política, tem a ver com aquilo que o nosso país é e aquilo que quer ser", considerou.

    O ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso, o socialista Almeida Santos e o ex-presidente da República portuguesa Jorge Sampaio, e respectivas mulheres, e o secretário-geral do PS, António Costa, acompanham Mário Soares na mesa de honra do almoço.



    Ler mais: http://visao.sapo.pt/fotos-dentro-da-festa-dos-90-anos-de-mario-soares=f803824#ixzz3LPgzIt2w »

    ResponderEliminar
  16. (TEXTO 16)-[TRAZIDO DO CORREIO DA MANHÃ (5/12)]

    SONDAGEM:INTENÇÃO DE VOTO NAS LEGISLATIVAS/2015

    «PDR de Marinho e Pinto duplica nas intenções de voto

    PS à frente com 37,4 % e PSD com 31%, segundo sondagem CM/Aximage.

    Por José Rodrigues

    O Partido Democrático Republicano (PDR), liderado por Marinho e Pinto, e o Livre, de Rui Tavares, são as únicas forças políticas que estão a subir nas sondagens, e com forte possibilidade de formarem grupos parlamentares nas eleições legislativas de 2015.

    Segundo uma sondagem CM/Aximage, realizada nos dias 1 a 4 do corrente, o PDR obtém 4,1% das intenções de voto, duplicando a votação em apenas um mês. Já o Livre chega aos 2,9%, contra 2,1% na sondagem realizada em novembro.

    Todos os outros partidos com representação parlamentar descem nas intenções de voto. O PS, ainda em "choque" pela prisão preventiva de José sócrates e cinco dias após o congresso, continua a cair.

    Na sondagem CM de outubro obteve 40,2%, na de novembro 38,5% e em dezembro 37,4%. O PSD tem vindo a recuperar desde outubro, mas baixou agora ligeiramente para os 31%. A CDU continua a ser a terceira maior força política, com 7,6% nesta sondagem (menos 0,3 pontos), e o BE obtém 5,2%, contra 6% em novembro. O CDS continua em queda, conseguindo apenas 5,1%.

    Assim, o PDR, cujo processo de formalização foi entregue por Marinho e Pinto no passado dia 1 no Tribunal Constitucional, já está a disputar, com o BE e o CDS, o quarto lugar no ranking dos maiores partidos políticos.

    ###

    Ficha Técnica Universo: Indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel. Amostra: Aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo) e representativa do universo e foi extraída de um sub-universo obtido de forma idêntica. A amostra teve 607 entrevistas efectivas: 279 a homens e 328 a mulheres; 105 no Interior Centro Norte, 156 no Litoral Centro Norte, 103 no Sul e Ilhas, 172 em Lisboa e Setúbal e 71 no Grande Porto; 158 em aldeias, 204 em vilas e 245 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral. Técnica: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido nos dias 1 a 4 de Dezembro de 2014, com uma taxa de resposta de 80,7%. Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 607 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma "margem de erro" - a 95% - de 4,00%). Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz.

    Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/politica/detalhe/sondagem_cm.html »

    ResponderEliminar
  17. (TEXTO 17)-[TRAZIDO DO CORREIO DA MANHÃ (9/12)]

    POST INFORMATIVO/METEOROLOGIA: FRIO POLAR VEIO PRA FICAR!(por uns tempos...)

    «09.12.2014 00:31

    Frio polar previsto até dia 15 Vaga de frio polar vai continuar.

    Por João Saramago

    A vaga de frio polar que está a atingir o País há vários dias deverá manter-se, pelo menos, mais uma semana, até dia 15, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que aponta ainda para chuva, a partir de sexta-feira, em particular no Litoral Norte. A previsão é mesmo de chuva forte no Porto, em Braga e Viana do Castelo e aguaceiros para Bragança, Viseu, Coimbra e Aveiro. Na serra da Estrela, a indicação é de queda de neve, também a partir de sexta-feira. Em Lisboa e Santarém haverá condições favoráveis para a formação de nevoeiro e a temperatura mínima na capital será de cinco graus. PERGUNTA CM Hospitais estão preparados para a vaga de frio? SIM NÃO Mais frio será sentido, domingo, na Guarda, com a possibilidade de o termómetro chegar aos quatro graus negativos. Em Bragança e Vila Real, a previsão é de três abaixo de zero. Ontem, Miranda do Douro, em Bragança, voltou a ser a cidade mais fria, com 3,3º C negativos. Em Aljezur, no Algarve, a mínima foi de -1,1º C e em Coruche -0,5º C.

    Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/sociedade/detalhe/frio_polar_previsto_ate_dia_15.html»

    ResponderEliminar
  18. (TEXTO 18)-[TRAZIDO DO "OBSERVADOR" (7/12)]

    ARTIGO DE OPINIÃO: O (NOVO) CASO DO ENGº SÓCRATES!

    «CASO SÓCRATES

    O que se passa entre o PS e Sócrates

    (João Marques de Almeida Email-7/12/2014, 17:27-Partilhe)

    Sócrates tem um grande poder: as vitórias do PS nas legislativas e de Guterres nas presidenciais dependem dele. Se ele quiser, Costa e Guterres perdem. A sucessão de visitas mostra que o PS sabe disso

    Há alguma coisa de estranho nas visitas dos dirigentes do PS ao antigo PM, José Sócrates. Claro que se pode sempre usar o argumento da “amizade”, como todos têm feito. Não será necessário escrever um ensaio sobre a amizade, e sobretudo sobre a amizade em política, para perceber que há qualquer coisa mais do que a amizade. E a maior surpresa veio com as declarações do actual líder socialista, António Costa. Vai, obviamente, “visitar um amigo”, mas só durante as “férias do Natal”. Se é mesmo um “amigo”, e a se a visita é a “título pessoal”, não arranjará António Costa algum tempo, nem que seja num Domingo, para ir visitar um amigo? E por que razão, o líder do PS sentiu necessidade de anunciar a visita com semanas de antecedência? A outra visita surpreendente foi a de Guterres. Não a visita, mas a sua duração: “vinte minutos.” Quem vai a Évora, pode ficar um pouco mais. Por exemplo, Silva Pereira, um “verdadeiro amigo”, ficou uma hora e meia. Como se explica os 70 minutos de diferença? Pelos respectivos níveis de amizade?

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  19. (CONTINUAÇÃO DO TEXTO 18: ARTIGO DE OPINIÃO SOBRE SÓC.)

    A estratégia do PS em relação ao “caso Sócrates” tem sido a seguinte: até ao julgamento, Sócrates deve ser considerado inocente; e a “amizade pessoal” exige “solidariedade” numa hora difícil para um “amigo”. Formalmente, tudo bem e estou absolutamente de acordo. Mas a história está longe de acabar aqui. Os próximos episódios políticos são as eleições legislativas em Setembro/Outubro de 2015 e as presidenciais em Janeiro de 2016. E os casos de que Sócrates é acusado aconteceram durante o período em que liderava um governo socialista. No período em que, parafraseando o discurso de António Costa no Congresso do seu partido, “o PS tinha uma maioria, um governo e um Presidente.” Não foi depois de Sócrates ter abandonado São Bento. Ou seja, o que estará em causa é o comportamento de Sócrates como chefe de um governo, e não como um cidadão na sua vida privada. E esta é a diferença que pode ser fatal para o PS.

    Além de terem mostrado a sua “solidariedade”, o que terão dito os dirigentes do PS a Sócrates em Évora? E que mensagens estará António Costa a enviar com o anúncio da sua visita? Todos nós sabemos que José Sócrates é um “animal feroz” (eu só o sei porque ele o anunciou aos portugueses numa entrevista; como nenhum dos seus camaradas alguma vez o desmentiu, presumo que seja verdade). Mas há uma coisa que sei: os “animais ferozes” não gostam de ser mal tratados. E Sócrates está absolutamente convencido que foi mal tratado. As suas cartas não são apenas “cartas de ódio”, são também “cartas de ameaças” ao seu partido. Sócrates tem um grande poder: as vitórias do PS nas eleições legislativas e de Guterres nas presidenciais, dependem dele. Se ele quiser, Costa e Guterres perdem. E a sucessão de visitas mostra que o PS sabe isso. A visita de Guterres foi, na minha opinião, a declaração de que é, pelo menos, pré-candidato presidencial. Sócrates decidirá se também será candidato. Calculo que em Évora, os amigos de Sócrates lhe dirão qualquer coisa como “tem calma e não prejudiques o partido.”

    Estamos perante um jogo muito complicado e perigoso. O PS precisa do silêncio de Sócrates para ganhar. Mas Sócrates tem que fazer barulho e de escrever cartas para o PS não se concentrar demasiado em Lisboa – em São Bento e em Belém – esquecer que Évora existe. Sócrates continuará a recordar regularmente que Évora também é Portugal. Quanto tempo poderá este jogo durar? E quanto tempo o país aguentará?

    Há ainda outras questões por responder. Conseguirão os socialistas domar o “animal feroz”? Até agora não o conseguiram, e já enviaram os pesos pesados. A segunda questão é bem mais perturbante: estão a prometer alguma coisa a Sócrates em troca do seu silêncio?

    Partilhe»

    ResponderEliminar
  20. (TEXTO 19)-[TRAZIDO DO FB: O OBSERVADOR (9/12)]

    ALEGRE VISITA SÓCRATES:O (NOVO) CASO DO ENGº SÓCRATES!

    «CASO SÓCRATES

    «Sócrates: Manuel Alegre visita ex-primeiro-ministro na prisão de Évora

    HÁ 35 MINUTOS

    Antigo candidato a presidente entrou no estabelecimento prisional por volta das 15:30.


    NUNO VEIGA/LUSA

    Autor

    lusa
    Agência Lusa
    Tópicos

    CASO SÓCRATES
    MANUEL ALEGRE
    PARTIDOS E MOVIMENTOS
    PRISÃO
    SÓCRATES
    TRIBUNAL
    O antigo candidato presidencial e histórico do PS Manuel Alegre entrou hoje, cerca das 15:30, no Estabelecimento Prisional de Évora para visitar o ex-primeiro-ministro José Sócrates, em prisão preventiva há duas semanas.

    O político e escritor, que não prestou declarações aos jornalistas ao chegar ao presídio de Évora, levava consigo um exemplar do seu livro “Tudo é e Não é”.

    A 21 de novembro, o antigo líder do PS e ex-primeiro-ministro foi detido e, após interrogatório judicial, ficou em prisão preventiva, por o juiz considerar existir perigo de fuga e de perturbação da recolha e da conservação da prova.

    José Sócrates está indiciado dos crimes de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada num processo que envolve outros arguidos, incluindo o empresário e seu amigo Carlos Santos Silva, também em prisão preventiva.»

    ResponderEliminar
  21. (TEXTO 20)-[TRAZIDO DO OBSERVADOR (9/12)]

    POLITICA NACIONAL: MEXIDAS NOS SUPLEMENTOS DA FP!

    «FUNÇÃO PÚBLICA

    Cavaco devolve ao Governo diploma dos suplementos remuneratórios da função pública
    EM ATUALIZAÇÃO
    O Presidente da República tem reservas sobre o diploma que obrigava todas as entidades públicas a escolherem os suplementos a pagar aos funcionários públicos.


    O diploma foi enviado no dia 7 de outubro para Belém
    ESTELA SILVA/LUSA

    Autor

    Liliana Valente lowres
    Liliana Valente
    LilianaValente
    Facebook
    Email
    Tópicos

    FUNÇÃO PÚBLICA
    SALÁRIOS
    SUMPLEMENTOS REMUNERATÓRIOS
    O Presidente da República devolveu esta terça-feira o diploma que regulava os suplementos da função pública. O diploma estava para promulgação em Belém desde o dia 7 de outubro e terá sido devolvido por Cavaco Silva a pedido do Governo, avança o Diário Económico.

    O diploma, aprovado em setembro pelo Governo, criava um mecanismo para uniformização dos suplementos remuneratórios da função pública. Se a legislação fosse publicada como está redigida, a partir do momento em que estivesse em vigor, os serviços teriam 60 dias para fazer chegar às finanças a justificação para os suplementos que pagam.

    A partir da informação dos serviços, o objetivo era o de catalogar os existentes 280 suplementos em 18 categorias o que, em alguns casos, pode resultar na perda de rendimento para alguns trabalhadores do Estado.

    De fora desta legislação estavam as profissões com estatuto próprio como os militares da GNR e as forças de segurança. De acordo com dados do Ministério das Finanças, existem atualmente 51.843 efetivos da GNR e PSP, 31.732 militares das Forças Armadas e 3.858 magistrados. Estes funcionários do Estado ficam assim de fora da tabela única, estando a revisão dos seus suplementos sujeita à revisão dos seus próprios estatutos.

    No caso dos diplomatas, por exemplo, por também serem regulados por estatuto próprio estarão de fora desta legislação. O que não quer dizer que não vejam o estatuto alterado e até aproximado às novas regras.

    Mas os funcionários públicos que agora escapam podem vir a sofrer mais tardes ajustamentos nos seus suplementos. O ministro da Defesa, Aguiar-Branco, por exemplo, já se comprometeu a rever alguns suplementos fazendo uma alteração ao Estatuto dos Militares das Forças Armadas.

    Partilhe»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (TEXTO 20)-[TRAZIDO DO OBSERVADOR (9/12)]

      POLITICA NACIONAL: MEXIDAS NOS SUPLEMENTOS DA FP!(a nova lei)

      Eliminar
  22. (TEXTO 20)-[TRAZIDO DO OBSERVADOR (9/12)]

    POLITICA NACIONAL: MEXIDAS NOS SUPLEMENTOS DA FP!(as excepções aos cortes)

    «SALÁRIOS
    Corte de suplementos: saiba quem será exceção na função pública
    18/9/2014, 19:23163 PARTILHAS
    O Governo aprovou as mudanças nas regras para atribuição de suplementos remuneratórios a funcionários públicos. Alguns arriscam a ter corte de ordenado. Veja aqui quem fica de fora.


    GNR estão fora do corte nos suplementos
    PAULO CUNHA/LUSA

    Autor

    Liliana Valente lowres
    Liliana Valente
    LilianaValente
    Facebook
    Email
    Tópicos

    DIPLOMATAS
    FORÇAS DE SEGURANÇA
    FUNÇÃO PÚBLICA
    POLÍCIAS
    SALÁRIOS
    SUPLEMENTOS
    O Governo aprovou esta quinta-feira em Conselho de Ministros as novas regras para que as entidades públicas atribuam suplementos salariais aos funcionários. Mas nem todos conhecerão o corte nos suplementos, através desta norma, mas não fica de fora a possibilidade de haver mexidas também nessas carreiras.

    De fora ficam todos as carreiras com estatutos próprios. São elas:

    Forças de Segurança
    Militares, incluindo a GNR
    Magistrados
    Diplomatas
    De acordo com dados do Ministério das Finanças, existem atualmente 51.843 efetivos da GNR e PSP, 31.732 militares das Forças Armadas e 3.858 magistrados. Estes funcionários do Estado ficam assim de fora da tabela única, estando a revisão dos seus suplementos sujeita à revisão dos seus próprios estatutos.

    No caso dos diplomatas, por exemplo, por também serem regulados por estatuto próprio estarão de fora desta legislação. O que não quer dizer que não vejam o estatuto alterado e até aproximado às novas regras.

    A partir do momento em que a nova legislação sobre suplementos da função pública for publicada, os serviços têm 60 dias para fazer chegar às finanças a justificação para os suplementos que pagam. A partir daí, o objetivo é catalogar os existentes 280 em 18 categorias o que, em alguns casos, pode resultar na perda de rendimento para alguns trabalhadores do Estado.

    Mas os funcionários públicos que agora escapam podem vir a sofrer mais tardes ajustamentos nos seus suplementos. O ministro da Defesa, Aguiar-Branco, por exemplo, já se comprometeu a rever alguns suplementos fazendo uma alteração ao Estatuto dos Militares das Forças Armadas.

    Partilhe»

    ResponderEliminar
  23. [TRAZIDO DA WIKIPÉDIA]

    «Astérix e Obélix contra César é um filme francês de 1999, baseado nos personagens de René Goscinny e Albert Uderzo, Astérix e Obélix. Foi um grande sucesso de público, com 9 milhões de espectadores na França 1 , e levou às continuações Astérix e Obélix: Missão Cleópatra e Astérix nos Jogos Olímpicos.

    Índice [esconder]
    1 Sinopse
    2 Elenco
    3 Inspirações
    4 Referências
    Sinopse[editar | editar código-fonte]
    Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
    O governador romano Detritus (Roberto Benigni) tinha uma missão que era a seguinte: obrigar os gauleses a pagar impostos. Mas uma aldeia resiste ao pagamento dos impostos: a aldeia onde vivem Astérix e Obélix. E os soldados romanos que o tentavam fazer, eram devolvidos em 'velocidade expresso' pela força dos gauleses.

    Detritus descobre que a força dos gauleses advém duma poção mágica e... pensa em apoderar-se dela para tomar o lugar de César. Numa reunião de druidas, Detritus consegue raptar Panoramix, o druida da aldeia. Astérix e Obélix vão ao acampamento romano e conseguem libertar o druida e um outro prisioneiro, mas já Panoramix tinha sido obrigado a preparar a poção mágica para Detritus. Os romanos, com a poção mágica, preparam-se para arrasar a aldeia e o druida vai ter que criar uma nova e mais potente poção mágica. A festa vai começar... tanto mais que os gauleses descobrem que o prisioneiro libertado que trouxeram para a aldeia é nada menos que Júlio César.

    Diante da situação Panoramix, Obélix e Astérix recorrem a um druida que tem em seu poder, leite de unicórnio, com o poder de duplicar a pessoa que o beber ou seja, caso alguém o beba será criado um "clone" da sua imagem psicológica e física. Porém o druida só forneceria o frasco apenas se os três gauleses respondessem a 3 adivinhas propostas por ele em determinado tempo, depois de alcançarem tal façanha o druida permitiu-lhes que levassem o frasco com o leite de unicórnio.

    Astérix e Obélix então tomam a poção e diante de seus olhos viram dezenas de pessoas iguais a eles literalmente nascerem e posteriormente derrotarem o exército romano e consequentemente Detritus, os gauleses devolveram o poder à César que anteriormente havia lhes revelado a estratégia romana para conquistar a vila gaulesa...»

    (VAMOS-NOS RINDO...)

    ResponderEliminar
  24. [TRAZIDO DO SITE DO EXPRESSO(12/12)]

    SONDAGEM: DEZEMBRO/2015

    «Sondagem. PS sobe apesar de Sócrates
    Sondagem da Eurosondagem para o Expresso e a SIC relativa ao mês de dezembro mostra uma subida socialista nas intenções de voto. A Direita recua. O PDR de Marinho e Pinto e o Livre de Rui Tavares, juntos, já ultrapassam o BE.
    73
    BERNARDO FERRÃO (TEXTO) CARLOS ESTEVES (INFOGRAFIA) | 12:45 Sexta feira, 12 de dezembro de 2014

    Duas semanas depois do congresso de Lisboa e em pleno furacão José Sócrates, o PS de António Costa consegue uma nova subida. Os socialistas já estão praticamente nos 38% registados em maio quando o partido era liderado por António José Seguro.

    Aliás, desde que António Costa foi eleito (como candidato do partido a primeiro-ministro) nas primárias de setembro, o PS cresceu 4,5 pontos percentuais. E o PSD, em igual período, caiu 2,8.

    Nas contas deste estudo, o Partido Socialista alarga a distância em relação à soma dos partidos da coligação. Agora, a diferença entre PS e PSD/CDS é de cinco pontos - há um mês era de quatro. E já falta menos de um ano para as eleições legislativas.

    No capítulo da popularidade, há uma descida generalizada dos intervenientes e organismos. Quanto a António Costa, que é avaliado pela primeira vez, estreia-se em alta recolhendo o maior número de preferências positivas. Mas é preciso lembrar que António José Seguro também era um habituée no topo deste ranking.


    No que toca aos outros, registe-se a subida dos chamados pequenos partidos. O Livre de Rui Tavares, que tantas vezes tem aparecido na fotografia com António Costa, cresce, ainda que muito ligeiramente, em relação à última sondagem.

    Sublinhe-se ainda a estreia do PDR, o partido de Marinho e Pinto, que entra bem e com uns 2,2% de assinalar.

    Ou seja, com estes resultados, o cerco aperta para o partido das "seis cabeças" de Catarina Martins (juntos, o Livre e Marinho Pinto já ultrapassam o Bloco). Ainda assim, e depois do que se passou na última convenção com as divisões mais expostas do que nunca, a descida do BE é muito ligeira. Mas os números globais do partido não são bons. E a tendência não augura nada de muito melhor.



    SAIBA MAIS NA EDIÇÃO DESTA SEXTA-FEIRA DO EXPRESSO DIÁRIO . DISPONÍVEL A PARTIR DAS 18H00.



    FICHA TÉCNICA

    Estudo de opinião efetuado pela Eurosondagem S.A. para o Expresso e SIC, de 4 a 10 de dezembro de 2014. Entrevistas telefónicas realizadas por entrevistadores selecionados e supervisionados. O universo é a população com 18 anos ou mais, residente em Portugal Continental e habitando lares com telefone da rede fixa. A amostra foi estratificada por região: Norte (20,3%); A.M. do Porto (14,5%); Centro (28,3%); A.M. de Lisboa (27,0%) e Sul (9,9%), num total de 1036 entrevistas validadas. Foram efetuadas 1240 tentativas de entrevistas e, destas, 204 (16,5%) não aceitaram colaborar neste estudo. A escolha do lar foi aleatória nas listas telefónicas e entrevistado, em cada agregado familiar, o elemento que fez anos há menos tempo. Desta forma resultou, em termos de sexo: feminino - 51,7%; masculino - 48,3% e, no que concerne à faixa etária, dos 18 aos 30 anos - 17,4%; dos 31 aos 59 - 50,2%; com 60 anos ou mais - 32,4%. O erro máximo da amostra é de 3,04%, para um grau de probabilidade de 95%. Um exemplar deste estudo de opinião está depositado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social.


    Ler mais: http://expresso.sapo.pt/sondagem-ps-sobe-apesar-de-socrates=f902376#ixzz3LhXOZHD4»

    ResponderEliminar
  25. [TRAZIDO DO SOL (18/12/2014]

    ???

    «Idosos portugueses estão em risco

    18/12/2014 15:38:51 803 Visitas
    No estudo feito em Paços de Ferreira, 2,1% dos idosos analisados estavam já desnutridos
    Shutterstock
    Idosos portugueses estão em risco
    Os idosos portugueses estarão numa situação alimentar e nutricional de elevado risco, segundo um relatório hoje apresentado na Direcção-geral da Saúde (DGS) que defende a necessidade de uma avaliação nacional do estado nutricional da população mais velha.


    Um estudo que avaliou o estado nutricional dos idosos que frequentam centros de dia e de convício no concelho de Paços de Ferreira mostra que mais de 50% apresentavam obesidade e que 31,8% estavam em risco de desnutrição.

    "Dados agora apresentados pela primeira vez, embora não ainda de âmbito nacional, parecem indiciar uma situação alimentar e nutricional de elevado risco nas populações mais idosas, o que demonstra a necessidade de monitorizar o seu estado nutricional", refere o relatório "Portugal -- Alimentação Saudável em Números 2014".

    No estudo feito em Paços de Ferreira, 2,1% dos idosos analisados estavam já desnutridos e 15,1% tinham sarcopenia (perda de força e massa muscular).

    O relatório da DGS reforça dados já conhecidos que apontam para que metade dos adultos portugueses tenha excesso de peso, com um milhão a ter já obesidade.»

    ResponderEliminar
  26. SEGUE O TEXTO: «OS 15 PECADOS DA IGREJA DE HOJE»

    IN BLOG ASAS DA MONTANHA (postado a 22/12/2014)

    ResponderEliminar
  27. (36) OS 15 PECADOS DA IGREJA!(papa francisco)

    SEGUNDA-FEIRA, 22 DE DEZEMBRO DE 2014

    Papa Francisco nomeia quinze «doenças» da Igreja
    Imagem
    O papa Francisco elencou e explicou hoje quinze «doenças» que podem afetar os cristãos, especialmente os que detêm responsabilidades hierárquicas, durante a audiência membros da Cúria do Vaticano, por ocasião dos votos natalícios.
    Da vanglória ao sentir-se indispensável, do esquecimento da espiritualidade à acumulação de dinheiro e poder, dos círculos fechados ao «terrorismo dos mexericos»: o papa apelou a um exame de consciência como preparação para o Natal.
    Estas «doenças» e «tentações» não dizem respeito apenas à Cúria do Vaticano, mas «são naturalmente um perigo para cada cristão e para cada cúria, comunidade, congregação, paróquia, movimento eclesial».
    «Seria belo pensar na Cúria romana como num pequeno modelo da Igreja, ou seja, como num corpo que procura seriamente e diariamente estar mais vivo, mais saudável, mais harmonioso e mais unido em si mesmo e com Cristo», afirmou.
    Os colaboradores mais próximos do papa, como toda a Igreja, não podem viver «sem ter uma relação vital, pessoal» e «autêntica» com Cristo, realçou.
    Francisco apresentou um «catálogo» das «doenças» eclesiais, na convicção de que ele pode contribuir para celebrar melhor o sacramento da Reconciliação.

    A doença do sentir-se imortal ou indispensável
    «Uma Cúria que não faz autocrítica, que não se atualiza, que não procura melhorar, é um corpo doente». O papa recorda que uma visita aos cemitérios poderá ajudar a ver os nomes de muitas pessoas que «talvez pensassem que eram imortais, imunes e indispensáveis». É a doença daqueles que «se transformam em proprietários e se sentem superiores a todos, e não ao serviço de todos. Deriva muitas vezes da patologia do poder, do “complexo dos eleitos”, do narcisismo».

    A doença da excessiva operosidade
    Refere-se à que afeta quantos, como Marta na narrativa evangélica, «se imergem no trabalho, negligenciando “a melhor parte”: o sentar-se aos pés de Jesus». Francisco lembra que Jesus «chamou os seus discípulos para “repousarem um pouco”, por negligenciar o necessário repouso conduz ao stress e à agitação».

    A doença da petrificação mental e espiritual
    Atinge aqueles que «perdem a serenidade interior, a vivacidade e a audácia, e se escondem sob os papéis», deixando de ser «homens de Deus» e revelando-se incapazes de «chorar com aqueles que choram e alegrar-se com aqueles que se alegram».

    A doença da excessiva planificação
    Ocorre «quando o apóstolo planifica tudo minuciosamente» e acredita que assim fazendo «as coisas efetivamente progridem, tornando-se assim um contabilista ou um comerciante. Preparar bem as coisas é necessário, mas sem nunca cair na tentação de querer fechar e guiar a liberdade do Espírito Santo. É sempre mais fácil e cómodo repousar nas próprias posições estáticas e imutáveis».

    A doença da má coordenação
    É contraída por aqueles que «perdem a comunhão entre eles e o corpo perde a sua harmoniosa funcionalidade», tornando-se «uma orquestra que produz barulheira porque os seus membros não colaboram e não vivem o espírito de comunhão e de equipa».

    A doença do Alzheimer espiritual
    Traduz-se num «declínio progressivo das faculdades espirituais», causando «graves deficiências à pessoa». Constata-se em que «perdeu a memória» do seu encontro com Deus, em quem depende das próprias «paixões, caprichos e manias», em quem constrói «em torno a si muros e hábitos».


    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (CONTINUAÇÃO)

      «A doença da rivalidade e da vanglória
      «Quando a aparência, as cores das vestes e as insígnias honoríficas se tornam o objetivo primário da vida. É a doença que nos conduz a ser homens e mulheres falsos e a viver um falso “misticismo” e um falso “quietismo”.

      A doença da esquizofrenia existencial
      É a de quem vive «uma vida dupla, fruto da hipocrisia típica do medíocre e do progressivo vazio espiritual que láureas ou títulos académicos não podem preencher». Atinge muitas vezes aqueles que, «abandonando o serviço pastoral, se limitam às tarefas burocráticas, perdendo assim o contacto com a realidade, com as pessoas concretas. Criam dessa forma um mundo paralelo, onde colocam de parte tudo o que ensinam severamente aos outros», tendo uma vida «escondida» e frequentemente «dissoluta».

      A doença dos boatos e dos mexericos
      «Apodera-se da pessoa tornando-a “semeadora de cizânia” (como Satanás), e em muitos casos «homicida a sangue frio” da fama dos próprios colegas e confrades. É a doença das pessoas covardes que, não tendo a coragem de falar diretamente, falam por trás das costas. Guardemo-nos do terrorismo dos boatos».

      A doença de divinizar os superiores
      Infeta aqueles que «lisonjeiam os superiores», vítimas «do carreirismo e do oportunismo» e «vivem o serviço pensando unicamente no que devem obter, e não no que devem dar». São «pessoas mesquinhas», inspiradas exclusivamente «pelo próprio egoísmo fatal». Pode também atingir os superiores «quando lisonjeiam alguns dos seus colaboradores para deles obterem a sua submissão, lealdade e dependência psicológica, mas o resultado final é uma verdadeira cumplicidade».

      A doença da indiferença em relação aos outros
      «Quando alguém pensa só em si mesmo e perde a sinceridade e o calor das relações humanas. Quando o mais especialista não coloca o seu conhecimento ao serviço dos colegas menos especialistas. Quando, por ciúme ou por astúcia se experimenta alegria ao ver o outro cair, em vez de o levantar e encorajar.»

      A doença da cara fúnebre
      É contraída pelas pessoas «carrancudas e severas, para as quais ser sério implica pôr uma cara de melancolia, de severidade, e tratar os outros – sobretudo os considerados inferiores – com rigidez, dureza e arrogância». «A severidade teatral e o pessimismo estéril são muitas vezes sintomas de medo e de insegurança de si. O apóstolo deve esforçar-se por ser uma pessoa cortês, serena, entusiasta e alegre, que transmite alegria.» Francisco convida à boa disposição e à autoironia: «Quanto bem nos faz uma boa dose de bom humor saudável».

      A doença do acumular
      «Quando o apóstolo procura preencher um vazio existencial no seu coração acumulando bens materiais, não por necessidade, mas apenas para se sentir seguro.»

      A doença dos círculos fechados
      Quando a «pertença a um pequeno grupo se torna mais fácil do que a pertença ao Corpo, e, em algumas situações, ao próprio Cristo. Também esta doença parte sempre de boas intenções, mas como o passar do tempo escraviza os membros, tornando-se “um cancro”».

      A doença do lucro mundano, dos exibicionismos
      «Quando o apóstolo transforma o seu serviço em poder, e o seu poder em mercadoria para obter lucros mundanos ou mais poderes. É a doença das pessoas que procuram insaciavelmente multiplicar poderes, e, para esse efeito, são capazes de caluniar, difamar e desacreditar os outros, até em jornais e revistas. Naturalmente para se exibirem e demonstrarem-se mais capazes do que os outros.» Uma doença que «faz muito mal ao corpo porque conduz as pessoas a justificar o uso de qualquer meio para alcançar tal objetivo, muitas vezes em nome da justiça e da transparência».

      Francisco concluiu a intervenção recordando a «importância e a delicadeza» do serviço sacerdotal, e de «quanto mal poderá causar um só sacerdote que “cai” a todo o corpo da Igreja».
      Fonte: aqui
      POSTADO POR ASAS DA MONTANHA À(S) 14:55 »

      Eliminar
    2. TRANSFORMADO NO POST 36 DE DEZ/2014

      Eliminar
  28. (IDEM:26/12)

    REFORMAS:O QUE MUDA EM 2015!(post informativo)

    «EXTA-FEIRA, 26 DE DEZEMBRO DE 2014

    Idade da reforma sobe para os 66 anos e 2 meses em 2016

    Governo mudou as regras de cálculo do fator de sustentabilidade e fez subir a idade da reforma


    No início deste ano, o Governo mudou as regras de cálculo desse fator de sustentabilidade, que passou a ser calculado com base na relação entre a esperança média de vida aos 65 anos em 2000 (até então a referência era o ano de 2006) e a esperança média de vida no ano anterior ao pedido da reforma.
    Esta alteração fez disparar o fator de sustentabilidade e a penalização aplicada às pensões antecipadas, e fez subir a idade da reforma para os 66 anos este ano e em 2015.
    Para os beneficiários que acedam à pensão antes dos 66 anos de idade, o diploma hoje publicado em Diário da República estabelece que o fator de sustentabilidade das pensões de velhice do regime geral de segurança social atribuídas em 2015 é de 0,8698.
    O diploma fixa ainda em 0,9383 o fator de sustentabilidade das pensões de invalidez relativa e de invalidez absoluta atribuídas por um período igual ou inferior a 20 anos, transformadas em pensão de velhice em 2015.


    Fonte: aqui

    POSTADO POR ASAS DA MONTANHA»

    ResponderEliminar
  29. (TRAZIDO DO CM (30/12)

    METEOROLOGIA:PREVISÃO DO TEMPO PRA ESTA SEMANA!(cuidado na estrada...)

    «Estão previstas temperaturas negativas em várias cidades 0 COMENTÁRIOS > PARTILHAR271TWEET 4LER MAIS TARDE ENVIARIMPRIMIR 30.12.2014 13:12 Passagem de Ano gelada Proteção Civil aconselha cuidados especiais devido a temperaturas “abaixo do normal”. Por Bernardo Esteves A Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu ontem um aviso à população, devido ao tempo frio previsto até quinta-feira, "com temperaturas mínimas abaixo do normal para a época na generalidade dos distritos". A ANPC avisa que no dia de hoje, os "índices de desconforto térmico serão mais acentuados pela ocorrência de vento moderado a forte, com rajadas que podem atingir os 80 km/hora", em especial nas terras altas. PERGUNTA CM Prefere o frio ao calor? SIM NÃO Os 18 distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (terceiro numa escala de seis), devido à "persistência de valores baixos de temperatura". As previsões do IPMA apontam para céu limpo e temperaturas entre 5 graus negativos e 10 graus no Interior Norte e Centro. Nas regiões do Litoral Oeste, os termómetros deverão oscilar entre 1 e 15 graus e no Algarve entre 6 e 15. Já no interior do Alentejo esperam-se mínimas de -1 e máximas de 12 graus. A Proteção Civil avisa para estradas com piso escorregadio, devido à geada, em especial no Interior. E recomenda especiais cuidados com incêndios e intoxicações devido ao mau uso de lareiras e má ventilação. É também aconselhada especial atenção aos grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos, pessoas com patologias crónicas e pessoas sem-abrigo.

    Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/sociedade/detalhe/passagem_de_ano_gelada.html»

    ResponderEliminar
  30. [TRAZIDO DO SITE OFICIAL DO JORNAL i (9/12)]

    DIA ESPECIAL:DIA INTERNACIONAL ANTI-CORRUPÇÃO!

    «// Mundo

    Comemora-se hoje o Dia Internacional contra a Corrupção


    inShare
    3
    9


    O Dia Internacional contra a Corrupção comemora-se hoje, coincidindo com o lançamento pela Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC) de um serviço gratuito que permite aos cidadãos reportarem de "forma segura e confidencial" suspeitas de corrupção.

    Trata-se do serviço gratuito Alerta Anticorrupção (ALAC), integrado na Provedoria TIAC, e que se traduz numa ferramenta online, disponível no site www.transparência.pt. "Se sabes, não cales”, é o lema desta iniciativa do TIAC por ocasião do Dia Internacional contra a Corrupção.

    O serviço da TIAC presta também aconselhamento gratuito e confidencial a vítimas e testemunhas de corrupção, encorajando e auxiliando os cidadãos a fazer valer os seus direitos e reportarem junto das autoridades competentes suspeitas de corrupção e abuso que tenham conhecimento.

    "A corrupção triunfa no silêncio. Este serviço serve precisamente para darmos apoio aos cidadãos que não se conformam com a corrupção e estão determinados a reportar suspeitas e levar casos concretos ao conhecimento das autoridades. Queremos dar voz aos funcionários públicos, aos pequenos empresários e ao cidadão comum que, muitas vezes, se confrontam com a corrupção no seu trabalho todos os dias, mas não se sentem seguros para reagir", diz o director executivo da TIAC, João Paulo Batalha.

    Dados do último Barómetro Global da Corrupção, publicado no ano passado pela Transparency International, revelam que 78 por cento dos portugueses considera que a corrupção piorou nos últimos dois anos – o pior 'score' de toda a União Europeia.

    Paralelamente, 76 por cento dos portugueses acha ineficaz o combate a este fenómeno em Portugal. No mesmo estudo, 80 por cento dos inquiridos diz-se disposto a reportar um caso de corrupção, mas a pouca confiança dos cidadãos na justiça – vista como o segundo sector mais corrupto em Portugal, a seguir aos partidos políticos – e a falta de protecção efectiva a quem colabora com as autoridades são factores que desencorajam os cidadãos de levantar a voz contra a corrupção.

    "A Provedoria é um espaço seguro para que as queixas sejam ouvidas e os cidadãos possam ter aconselhamento gratuito sobre a forma mais eficaz de reportarem os casos que conheçam. Existimos para prestar informação às pessoas e ajudá-las a levar mais situações de corrupção ao conhecimento das autoridades. Só com uma cultura de integridade e intransigência contra os abusos conseguiremos vencer o combate contra a corrupção», conclui João Paulo Batalha. “Se sabes, não cales” - TIAC celebra Dia Internacional Contra a Corrupção.

    A TIAC, representante em Portugal da rede global de ONG Anticorrupção Transparency International, é uma associação sem fins lucrativos que tem como finalidade geral promover a legalidade democrática e a boa governação, combatendo a corrupção e fomentando os valores da transparência, integridade e responsabilidade na opinião pública, nos cidadãos e nas instituições e empresas.

    Lusa»

    ENVIADO POR:PA/DI

    ResponderEliminar
  31. Por Jornal i
    publicado em 9 Dez 2014 - 09:32

    ResponderEliminar
  32. ARQUIVO C: AMAMNESE

    «Artigos de apoio
    anamnese

    A anamnese é uma entrevista médica utilizada por psicólogos e médicos que possui técnicas para poder estabelecer uma avaliação e diagnóstico do indivíduo. É a base a partir da qual se pode estabelecer um tratamento ou iniciar uma psicoterapia de apoio ou outra qualquer. Pretende-se que se consiga obter o máximo de informação possível sobre a história e o passado do sujeito. Tem de se ter em conta não só o que é dito mas também como é dito, bem como observar a linguagem corporal do indivíduo. São indispensáveis os aspetos da realidade mas também das representações e do imaginário, da vida interna e da vida externa do sujeito. Segundo uma perspetiva psicanalítica, dá-se mais importância aos aspetos emocionais que cognitivos, sendo essenciais os conflitos internos, os fantasmas e a vida psíquica do paciente.
    Do ponto de vista do psicólogo, deve-se ter uma atitude empática e estabelecer um clima afetivo para que se possa organizar uma relação e dar lugar à aliança terapêutica. O conceito de empatia deve ser utilizado convenientemente. Empatia, que não é o mesmo que simpatia, é um artifício útil para atrair a confiança do paciente. Uma empatia não se faz apenas com palavras, mas também com atitudes, gestos e expressões faciais. Trata-se de uma situação consciente, em que se entende a situação do doente, faz-se com que ele compreenda isto, sem que, no entanto, ocorra uma identificação do entrevistador com o paciente. Tal identificação é uma situação inconsciente que, se não for bem trabalhada, pode facilmente ser exposta, revelando uma vulnerabilidade e pondo em risco todo o trabalho da anamnese.
    Atualmente pensa-se que se a anamnese for conseguida somente de uma forma de interrogatório sistemático, pode-se perder a confiança do paciente, na medida em que este vai ver o terapeuta como simplesmente alguém que quer invadir a sua privacidade. E também esta situação pode reforçar as resistências do paciente. Por isso tende-se a usar um sistema menos invasivo, em que o terapeuta vai usando um sistema de associação livre orientado, para ter conhecimento da história pessoal do paciente e poder explorar igualmente a sua vida imaginária. Este método é usado na psicanálise e entre inúmeros psicólogos que trabalham numa perspetiva psicanalítica, designando-se por anamnese associativa.

    Como referenciar: in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2015. [consult. 2015-01-02 17:22:56]. Disponível na Internet: http://www.infopedia.pt/$anamnese»

    ResponderEliminar