
[TRAZIDO DO CORREIO DA MANHÃ (30/12/2014)]
METEOROLOGIA: TEMPERATURAS MUITO BAIXAS PREOCUPAM OS RESPONSÁVEIS!
«Passagem de Ano gelada
Proteção Civil aconselha cuidados especiais devido a temperaturas “abaixo do normal”.
(Por Bernardo Esteves)
A Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu ontem um aviso à população, devido ao tempo frio previsto até quinta-feira, "com temperaturas mínimas abaixo do normal para a época na generalidade dos distritos".
A ANPC avisa que no dia de hoje, os "índices de desconforto térmico serão mais acentuados pela ocorrência de vento moderado a forte, com rajadas que podem atingir os 80 km/hora", em especial nas terras altas.
Os 18 distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (terceiro numa escala de seis), devido à "persistência de valores baixos de temperatura".
As previsões do IPMA apontam para céu limpo e temperaturas entre 5 graus negativos e 10 graus no Interior Norte e Centro. Nas regiões do Litoral Oeste, os termómetros deverão oscilar entre 1 e 15 graus e no Algarve entre 6 e 15. Já no interior do Alentejo esperam-se mínimas de -1 e máximas de 12 graus.
A Proteção Civil avisa para estradas com piso escorregadio, devido à geada, em especial no Interior. E recomenda especiais cuidados com incêndios e intoxicações devido ao mau uso de lareiras e má ventilação.
É também aconselhada especial atenção aos grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos, pessoas com patologias crónicas e pessoas sem-abrigo.
Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/sociedade/detalhe/passagem_de_ano_gelada.html»
INFORMAÇÃO ADICIONAL: METEOROLOGIA
ResponderEliminarNOS COMENTÁRIOS DO POST 38 (mudanças nas reformas), PODERÁ VER OUTRO TEXTO (do sol), SOBRE ESTE ASSUNTO!
(IN SOL 29/12)
ResponderEliminar«Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) emitiu hoje um aviso à população devido à previsão de tempo frio até quinta-feira, com "temperaturas abaixo do normal para a época" na maioria dos distritos do país.
Em comunicado, a ANPC alerta a população para as medidas preventivas a adoptar, tendo em conta que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, pelo menos até quinta-feira, a "persistência de tempo frio, com temperaturas mínimas abaixo do normal para a época na generalidade dos distritos".
A Protecção Civil indica também que, hoje e terça-feira, em particular nas terras altas, "os índices de desconforto térmico serão mais acentuados pela ocorrência de vento moderado a forte com rajadas que podem atingir 80 quilómetros por hora".
Face às previsões meteorológicas, a ANPC alerta para a possibilidade de piso escorregadio devido à formação de geada, em especial nas regiões do interior, intoxicações por inalação de gases e incêndios em habitações.
A Protecção Civil diz também que é necessário ter "especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis, crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo".
A Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda ainda especial atenção aos aquecimentos com combustão, como braseiras e lareiras, uma adequada ventilação das habitações e a não utilização de dispositivos de aquecimento durante o sono.
Na nota, a ANPC destaca também as recomendações da Direcção-Geral da Saúde, nomeadamente que se evite a exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura, o uso de várias camadas de roupa, a ingestão de sopas e bebidas quentes, evitando o álcool, que proporciona uma falsa sensação de calor.
Lusa/SOL»
Responder