Páginas

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

(0)POSTE-ZERO DE SETEMBRO/16! (arquivo taroucando)

«A IMPRENSA É UM DOS PILARES DA DEMOCRACIA!» (nelson mandela)


Resultado de imagem para imagens de relogios de areia
(FALTAM 15 DIAS OU MENOS...)

Caros Bloguistas!

A pedido de vários "chefes de família" criamos esta rubrica, pra enviarmos os textos trazidos de outros Blogues, Facebook, Jornais, etc, a fim de "arejar" a rubrica dos Diversos!

No fundo vai servir como uma espécie de "arquivo público"!

Aqui os textos "encontrados" nos outros órgãos de CS, serão colocados tal e qual como foram publicado na fonte. Mas depois podem ser transformados em post e, neste caso, poderão sofrer pequenos ajustes, tais como cortes! (de acordo com as regras)

Aquele Abraço!
ProfAnónima

NB: DESTA VEZ, OS PRIMEIROS TEXTOS VÃO SER: UM SOBRE A COMITIVA DOS ATLETAS PORTUGUESES QUE VÃO PARTICIPAR NOS JOGOS PARALÍMPICOS NO RIO, OUTRO SOBRE AS NOVAS FUNÇÕES DA LINHA-24 E UM OUTRO SOBRE O DRAMA DOS JOVENS "NEM...NEM"!

73 comentários:

  1. OS TEXTOS SERÃO COLOCADOS AQUI DENTRO DE MOMENTOS, AGORA VAMOS TRATAR DO POST-2!

    ResponderEliminar
  2. [TRAZIDO DO SITE DA TSF-28/7/2016]

    DESPORTO/FUTEBOL: RANKING MUNDIAL DOS TREINADORES

    «Jorge Jesus é o 10º melhor treinador do mundo

    28 DE JULHO DE 2016 - 16:40

    O ranking da Four Four Two colocou o treinador do Sporting no top 10 dos melhores treinadores do mundo. Há já mais dois portugueses entre os 50 melhores, mas ainda faltam conhecer seis nomes...

    (FOTO)

    PARTILHAR
    MAIS

    Jorge Jesus
    Fernando Santos
    Rui Vitória
    Futebol
    Jorge Jesus foi eleito o décimo melhor treinador de futebol do mundo pela revista futebolística Four Four Two. O treinador do Sporting está a frente de nomes como Carlo Ancelotti, técnico do Bayern de Munique, ou Joachim Low, o treinador da seleção alemã.

    A Four Four Two está a eleger os 50 melhores técnicos do mundo. A publicação tem estado a revelar, diariamente, os nomes dos treinadores eleitos. Até ao momento só falta conhecer os seis melhores, e já há três portugueses na lista.

    Jorge Jesus está em 10º lugar. A revista diz que o técnico do Sporting continua a ser "um dos melhores em Portugal" e apresenta-o como o homem que "conseguiu acabar com a hegemonia do F.C. Porto".

    A publicação elogiou Jesus por tornar o Sporting, que não vence um campeonato desde 2000/2001, num sério candidato ao título nacional.

    O facto de o clube ter batido não só o recorde de pontos (86) que alguma vez tinha acumulado num campeonato, como também, o número de vitórias (36) numa época foram valorizados pela publicação, que ainda salientou o trabalho que o treinador fez com jogadores como Adrien, João Mário e Slimani.

    A lista dos 50 melhores inclui ainda outros dois portugueses. Fernando Santos está em 33º lugar, graças ao título europeu a que conduziu a seleção portuguesa. A revista diz que Santos é um exemplo pela fé e pelo espírito de união demonstrados, que levaram Portugal "ao maior momento da sua história desportiva".

    Em 39º lugar está ainda Rui Vitória, destacado pela publicação por apostar na juventude e lançar nomes como Renato Sanches. A revista realça o facto de o treinador "nunca ter perdido a compostura" e ter dado a volta às desconfianças iniciais, batendo o Sporting de Jesus e conquistando o título nacional.

    O nome do melhor treinador do mundo, que ocupará o primeiro lugar da lista, ainda não foi divulgado.»

    ResponderEliminar
  3. [TRAZIDO DO JORNAL DE NEGÓCIOS-11/8/2016]

    DESEMPREGO JOVEM: SOBE A TAXA DOS NEM...NEM!

    «Portugal é um dos países onde mais cresceu número de jovens que não trabalha nem estuda

    NUNO AGUIAR | naguiar@negocios.pt | 11 Agosto 2016, 11:14

    Entre os países europeus, Portugal está entre aqueles que tiveram um maior agravamento do número de jovens “nem nem”. Nem a trabalhar, nem a estudar. Um indicador que pode medir melhor as dificuldades dos jovens do que a taxa de desemprego.
    Em 2006, dos portugueses entre os 20 e os 24 anos, 12,6% não estava a trabalhar, a estudar ou em formação. São os chamados NEET ("neither in employment nor education and training") ou "nem nem". Em 2015, segundo os dados publicados hoje pelo Eurostat, essa percentagem tinha disparado para os 17,5%. Esta variação de 4,9 pontos percentuais foi a 8ª maior da União Europeia neste período.

    No total da UE, quase cinco milhões de jovens dos 20 aos 24 anos estavam nessa situação. Isto é, 17,3% da população dessa faixa etária. As maiores percentagens observam-se em Itália (31,1%) e Grécia (26,1%). Do outro lado do espectro, os valores mais baixos pertencem à Holanda (7,2%) e Luxemburgo (8,8%).

    "Embora a proporção de jovens [nem nem] com idades entre 20-24 anos tenha permanecido relativamente estável na UE no seu todo entre 2006 e 2015, ocorreram importantes variações na última década em Estados-membros", escreve o Eurostat. "Em dez deles, a percentagem de NEET diminuiu, com as reduções mais significativas a serem registadas na Alemanha (-5,9 pontos percentuais), Bulgária (-5,3), República Checa (-2,9) e Polónia (-2,8)."

    No que diz respeito aos agravamentos, as maiores variações vieram de Itália (mais 9,5 pontos percentuais), Grécia (9,3), Espanha (9), Chipre (8,5), Irlanda (7,8), Croácia (5,4), Roménia (5,2) e, como já foi referido, Portugal (4,9).

    Este indicador é importante porque assinala o número de jovens que estão, de facto, desocupados. Ou seja, pode ser mais importante para analisar as dificuldades deste grupo etário do que a taxa de desemprego (que conta, por exemplo, com estudantes que procuram trabalho).

    Os NEET são jovens que não estão empregados (são desempregados ou inactivos), nem estão integrados em qualquer tipo de educação ou formação formal ou informal nas quatro semanas que precederam o inquérito.

    Receba por mail - Primeira Página»

    ResponderEliminar
  4. TRAZIDO DO JORNAL SOL-30/8/2016

    TRABALHO: NOVAS REGRAS PRÓS TRABALHADORES EXCEDENTÁRIOS DA FUNÇÃO PÚBLICA!

    «ECONOMIA 30 de agosto 2016

    Função pública: Governo recua e excedentários não terão cortes nos salários

    Governo reviu diploma e já não prevê corte de 40% nos salários dos funcionários públicos excedentários. Alterações vão ser discutidas já na sexta-feira com os sindicatos

    Os funcionários públicos que venham a ser considerados excedentários vão ser colocados no regime de “valorização profissional” sem perderem salário e regressam à alçada da secretaria-geral do seu Ministério se não forem recolocados noutro serviço em três meses. Ou seja, o governo deixou cair a intenção de aplicar uma redução de 40% aos salários dos trabalhadores como estava definido no projeto inicial. A proposta de lei a que o i teve acesso já foi enviada aos sindicatos e vai ser discutida na próxima sexta-feira com a secretária de Estado da Administração Pública, Carolina Ferra.

    “O trabalhador em valorização profissional mantém a categoria, posição e nível remuneratórios detidos no serviço de origem, à data da colocação naquela situação”, assegura o projeto de diploma enviado pelo Ministério das Finanças aos sindicatos do setor.

    O diploma diz ainda que esta situação durará três meses. “A situação de valorização profissional tem como objetivo o reforço das competências profissionais dos trabalhadores, em função das necessidades identificadas pelos serviços, com vista à célere integração em novo posto de trabalho, desenvolvendo-se num período máximo de três meses”.

    Após esse período, se o trabalhador não for colocado noutro serviço, será integrado na secretaria-geral do ministério a que pertencia, com a mesma categoria e posição remuneratória que tinha quando foi colocado em situação de valorização profissional.

    A situação passa por “um programa de valorização profissional, envolvendo, designadamente, a imediata frequência de ações de formação padronizada em função dos conteúdos das carreiras gerais da administração pública, a realização de entrevistas de avaliação de competências e a construção de um perfil profissional”.

    Mobilidade Mas as alterações não ficam por aqui. Está também previsto a criação de incentivos para quem for colocado a mais de 60 quilómetros de casa. Nesse caso, as funções serão reiniciadas por mobilidade, com direito à atribuição de ajudas de custo.

    No entanto, esta mobilidade não pode ultrapassar um ano, mas depois desse prazo o trabalhador pode ser integrado noutro local com um subsídio de fixação, que corresponde a duas vezes a remuneração base mensal, com determinados limites máximos; um subsídio de deslocação; um subsídio de residência mensal para habitação (de até 25% da sua remuneração durante seis meses) e a garantia de transferência escolar dos filhos.

    Mas a atribuição destes incentivos depende da permanência no serviço por pelo menos cinco anos. Caso este prazo não seja respeitado, o funcionário terá de devolver os incentivos pagos.

    Em junho, o governo tinha divulgado as linhas genéricas de uma outra proposta que atenuava os cortes salariais que atualmente se aplicam aos trabalhadores em requalificação. No entanto, a medida foi mal recebida tanto pelos sindicatos como pelos partidos que no Parlamento apoiam o governo, o Bloco de Esquerda e o PCP.

    O dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública, José Abraão, já veio garantir que a proposta aproxima-se das posições que têm vindo a defender, sobretudo porque não prevê cortes salariais para os funcionários colocados em “valorização profissional” e revoga os artigos que permitiam o despedimento dos trabalhadores admitidos depois de 2009. Ainda assim, considera que “há espaço negocial para melhorar os incentivos à mobilidade territorial para mais de 60 quilómetros”.»

    DAQUI: http://sol.sapo.pt/artigo/521973/funcao-p-blica-governo-recua-e-excedentarios-nao-terao-cortes-nos-salarios

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RELACIONADA:

      http://dinheirodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=253655

      Eliminar
  5. TRAZIDO DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS-12/8/2016

    SAÚDE: NOVAS FUNÇÕES DA LINHA SAÚDE-24!

    «Quarta-Feira31 de agosto de 201601:21 Fundado em 29 de dezembro de 1864
    Portugal

    Linha Saúde 24 passa a fazer marcação de consultas e exames

    JORGE AMARAL / GLOBAL IMAGENS
    PUB

    Objetivo é a alargar a resposta aos utentes do Serviço Nacional de Saúde. São 30 milhões de euros para a Linha por quatro anos

    A Linha de Saúde 24 vai passar a fazer marcação de consultas e de exames aos doentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Os dois novos serviços vão juntar-se aos outros que o centro de atendimento já presta, como prestar esclarecimentos e encaminhar, em caso de necessidade, os doentes para os centros de saúde ou hospitais. Aliás, os pacientes encaminhados para a urgência através da Linha estão, desde a aprovação do Orçamento de Estado, isentos do pagamento das taxas moderadoras e têm prioridade dentro no mesmo grau de gravidade.

    A intenção de transformar a linha num centro de atendimento do SNS já tinha sido demonstrada. Em fevereiro, quando criou o grupo de trabalho para o centro de contactos do SNS, o Ministério da Saúde pediu que fosse analisada a possibilidade de se aumentarem os serviços prestados pela Linha, também na lógica do Simplex para a saúde e de melhoria de acessibilidade. Da lista fazia parte a marcação de consultas e exames complementares de diagnóstico no SNS e no setor convencionado, acompanhamento de doentes com determinadas doenças, adaptação do uso de telemedicina.

    Para já o despacho aprovado em Conselho de Ministros e publicado ontem em Diário da República refere apenas a marcação de consultas e exames como os novos serviços a acrescentar. O mesmo documento estabelece o valor a pagar pelo ministério, através da Direção Geral da Saúde, à entidade que vencer o concurso para gestão da Linha: 30 milhões de euros, a que acresce o valor do IVA, distribuídos por quatro anos. A data para o concurso ainda não está definida.

    A gestão da Linha tem estado a cargo de entidades privadas. O último concurso para encontrar novo gestor foi lançado no ano passado, mas no início de fevereiro acabou por ser revogado. Desde que foi criada têm surgido alguns problemas associados à gestão e aos concursos. Alguns serviços acabaram por ser suspensos, como o atendimento a idosos, e o apoio a fumadores - que se previa ser um seguimento - ficou-se apenas pelo encaminhado para centros de saúde com consultas. A Linha Saúde 24 recebe, em média, 2100 chamadas por dia.»


    DAQUI: http://www.dn.pt/portugal/interior/linha-saude-24-passa-a-fazer-marcacao-de-consultas-5336266.html

    ResponderEliminar
  6. TRAZIDO DO SITE DA TSF-2/9/2016

    FOGOS DE VERÃO: APOIOS DISPONIBILIZADOS AOS AGRICULTORES AFECTADOS!

    «INCÊNDIOS

    Agricultores afetados pelos fogos vão receber quatro milhões de euros

    02 DE SETEMBRO DE 2016 - 10:40

    O Governo classificou como "catástrofe natural" os incêndios e os prejuízos causados pelos incêndios de julho e agosto em Portugal. As candidaturas arrancam dia 15 de setembro.

    Governo
    Agricultura
    Agricultores
    Sociedade

    A decisão foi publicada, esta sexta-feira, em Diário da República e permite anunciar um apoio de quatro milhões de euros para as explorações agrícolas afetadas.

    À TSF, o presidente da câmara de Arouca, José Artur Neves, um dos concelhos mais afetados pelos fogos, aplaude a decisão do Governo.

    [O autarca de Arouca diz que agora é preciso ajudar os agricultores a receber este apoio.]

    Os pedidos de apoio dos agricultores afetados pelos fogos devem ser apresentados entre 15 e 30 de setembro.

    O dinheiro pode ser usado para recuperar as explorações agrícolas apanhadas pelas chamas.»

    DAQUI: http://www.tsf.pt/sociedade/interior/agricultores-afetados-pelos-fogos-vao-receber-4-milhoes-de-euros-5368673.html

    ResponderEliminar
  7. TRAZIDO DO DIÁRIO DIGITAL-2/9/2016

    TRABALHO: COMO VAI SER PROCESSADO O VENCIMENTO DOS TRABALHADORES DA FUNÇÃO PUBLICA EM REQUALIFICAÇÃO?!

    «ONTEM às 17:18

    Sindicatos contra manutenção de cortes salariais a funcionários públicos na requalificação

    Sindicatos contra manutenção de cortes salariais a funcionários públicos na requalificação


    As estruturas sindicais da função pública manifestaram-se hoje contra a manutenção dos cortes salariais aos trabalhadores em requalificação que, se não forem recolocados até ao fim do ano, não transitam para o novo regime de «valorização profissional».


    "Há ali uma coisa no diploma que é muito perigosa e complicada que diz que os trabalhadores atuais na requalificação se mantêm no sistema de requalificação. O Governo diz agora que estes podem reiniciar funções no princípio de janeiro, mas se não reiniciarem são trabalhadores que foram colocados na requalificação, com cortes salariais, e que vão manter os cortes salariais", disse a coordenadora da Frente Comum dos Sindicatos da Função Pública, Ana Avoila.
    A sindicalista falava aos jornalistas no final de uma reunião com a secretária de Estado da Administração Pública, Carolina Ferra, que retomou hoje as negociações com os sindicatos, após o período de férias, para discutir o regime de "valorização profissional", que vai substituir a requalificação, onde serão colocados os trabalhadores excedentários.
    A Frente Comum, afeta à CGTP, não está satisfeita com a proposta de diploma do Governo enviado aos sindicatos da função pública no início desta semana e vai apresentar propostas de alteração, nomeadamente, ao nível da avaliação de desempenho dos funcionários públicos por considerar que "os trabalhadores devem ser tratados com respeito".
    O Governo pretende recolocar em funções cerca de 500 funcionários públicos que estão na requalificação até à entrada em vigor da nova lei de "valorização profissional", mas estes continuarão a ter cortes salariais enquanto a atual lei não for revogada.
    "O regime que existe está em vigor, é a lei que se aplica. Estamos mais do que nunca a envidar esforços para colocar pessoas. Há um universo de cerca de 500 pessoas que estão a ser contactadas diariamente para entrevistas para colocação em serviços públicos porque há muitas necessidades", nomeadamente, na educação, na saúde e na Segurança Social, disse hoje a secretária de Estado da Administração Pública, Carolina Ferra.

    (CONT:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (CONTINUAÇÃO)
      A Federação dos Sindicatos da Administração Pública (FESAP), afeta à UGT, defendeu, por seu turno, que "os trabalhadores em situação de requalificação profissional devem transitar para a situação prevista na nova lei".
      O secretário-geral da FESAP, Nobre dos Santos, apontou que o Governo deu sinais de "intransigência" nesta matéria, e terá dito que, "se a situação que existia na altura era a da requalificação profissional, a esses trabalhadores é aplicada a requalificação profissional".
      Outra questão levantada pela FESAP neste encontro com Carolina Ferra prende-se com a criação de incentivos à mobilidade especial que vão além das ajudas de custo.
      A secretária de Estado recebe ainda hoje o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) para discutir este novo regime de "valorização profissional".
      O projeto de diploma enviado esta semana às estruturas sindicais da função pública define que a situação de valorização profissional, que irá substituir o atual regime de requalificação, "tem como objetivo o reforço das competências profissionais dos trabalhadores, em função das necessidades identificadas pelos serviços, com vista à célere integração em novo posto de trabalho, desenvolvendo-se num período máximo de três meses".
      Decorridos os três meses, em que o trabalhador receberá formação, se não for colocado noutro serviço, será integrado na secretaria-geral do ministério a que pertencia, com a mesma categoria e posição remuneratória que tinha quando foi colocado em situação de valorização profissional.
      Os funcionários são colocados em situação de valorização profissional no âmbito de processos de reorganização de serviços e de racionalização de efetivos.

      Dinheiro Digital com Lusa»

      DAQUI: http://dinheirodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=253655

      Eliminar
  8. TRAZIDO DO JORNAL PÚBLICO-1/9/2016

    PENALIZAÇÕES NAS REFORMA ANTECIPADA:

    «Corte nas pensões antecipadas quase duplicou em 2015

    RAQUEL MARTINS 01/09/2016 - 22:35

    Penalização aplicada aos funcionários públicos que anteciparam a reforma passou de 12% para 21% em apenas um ano.


    No ano passado, havia menos de um activo por cada reformado da CGA BÁRBARA RAQUEL MOREIRA
    0

    TÓPICOS
    Pensões
    Função Pública
    Caixa Geral de Aposentações
    O número de funcionários públicos que anteciparam a idade da reforma atingiu o nível mais baixo desde 2007 e recuou 58% em comparação com 2014. No ano passado, 5375 trabalhadores reformaram-se antes da idade legal, número que contrasta com os recordes registados anteriormente, e levaram para casa pensões com um corte de 21,3%, quase o dobro da penalização de 12,3% aplicada a quem se reformou um ano antes.

    No Relatório e Contas divulgado nesta quinta-feira, a direcção da Caixa Geral de Aposentações (CGA) nota que o agravamento da penalização é consequência das alterações introduzidas no regime da aposentação em 2013 e que agora começam a sentir-se. Dá como exemplo a mudança “na idade a considerar para aplicação das penalizações, que passou de 63,5 anos, em 2012, para 65 anos, em 2013, e para 66 anos, em 2014 e 2015” – ou seja, a penalização de 6% por cada ano que falta para a idade legal passou a incidir sobre um maior número de anos, o que acabou por se traduzir num corte maior no valor da pensão.

    Além disso, a penalização passou a ser calculada em função da "idade normal de acesso à pensão de velhice", que varia entre os 65 e os 66 anos, deixando de ser possível a determinados grupos profissionais reformar-se com idades inferiores a estes limites. Adicionalmente, eliminou-se também o mecanismo que permitia aos pensionistas com carreiras mais longas beneficiar de atenuantes.

    Em 2015, as pensões antecipadas representaram 33,2% do total de 16.198 novas pensões atribuídas (valor que caiu mais de 30% e que está em mínimos desde 2001), quando em 2014 pesavam 55,4% no total. Esta forte redução é atribuída pela CGA ao “agravamento das condições de atribuição destas pensões a partir de 2013”.

    Uma parte significativa das reformas antecipadas concedidas ainda diz respeito a requerimentos que deram entrada em 2012. Nesse ano, a CGA registou um afluxo excepcional de pedidos devido ao facto de o Govenro da altura ter garantido que os pedidos entrados até essa data poderiam beneficiar das condições de cálculo em vigor, que eram mais vantajosas para os trabalhadores do que as que começaram a ser aplicadas de 2013 em diante.

    Há menos de um activo por cada reformado
    Considerando a totalidade das novas pensões atribuídas (normais e antecipadas), em média, quem se reformou no ano passado levou para casa 1112,42 euros, mais 2,8% do que no ano anterior. Este aumento, explica a CGA, é justificado “em grande parte pelo maior peso das novas pensões com origem em aposentações voluntárias (…), as quais apresentavam valores médios mais elevados”. Sendo reformas ditas "normais" não têm qualquer penalização e como são em maior número do que as antecipadas acabam por influenciar positivamente a média.

    A CGA gere um universo de cerca de 473 mil subscritores e paga mensalmente 486 mil pensões de reforma. O sistema está fechado à entrada de novos subscritores desde 2006 e, pela primeira vez no ano passado, o número de subscritores foi inferior ao de aposentados.

    O rácio é agora de 0,97 activos por cada reformado, algo que nunca tinha sucedido. A título de exemplo, em 2006, havia quase dois funcionários a descontar para o sistema por cada aposentado.

    Este é um dos principais indicadores estuturais do financiamento do sistema gerido pela CGA, que entretanto passou para a alçada do Ministério do Trabalho e da Segurança Social.»

    DAQUI: https://www.publico.pt/economia/noticia/reformas-antecipadas-no-estado-caem-para-menos-de-metade-1742954

    ResponderEliminar
  9. TRAZIDO DO JORNAL DO CENTRO-

    COISAS DA POlÍTICAS:

    «Política de comunicação ou comunicação da política?

    Todos os governos, sem excepção, recorrem nos momentos críticos à ideia de que estão com problemas de comunicação sobre o que fazem ou não fazem. Esta con fissão, de uma maneira geral, serve para esconder erros de difícil explicação.
    Jorge Marques
    Jorge Marques
    Isto porque o sistema político em geral não tem qualquer política de comunicação, ainda acredita que pode intervir sobre a sociedade de uma forma imperativa. Era Freud que dizia que o ensino e o governo eram pro fissões impossíveis porque não estavam nas mãos de quem as executava mas dos seus destinatários.
    Os governos ainda pensam que podem governar por decreto e comunicar num só sentido. Assim é difícil conceber uma política de comunicação e acabamos por ter informação política, anúncios das decisões e que surgem sem contexto.
    Os humanos não estão con figurados para compreender este tipo de lógica e precisam de uma história que tenha novidade e sentido. Há hoje um conceito de facto que é falso e quase sempre criado para produzir efeitos arti ficiais, ou talvez a Era da Informação tenha tratado mal a comunicação, porque ao dar acesso instantâneo aos factos, acabou por lhes retirar valor e impacto.
    Aqui chegados, o sistema político, os governos, entregaram a sua comunicação aos media cuja missão não é falar do que acontece, mas do que alguns, sobretudo os comentadores, consideram importante.
    A política de comunicação dos governos e sistema político, resume-se assim à colocação dos comentadores mais convenientes nos media, sobretudo na televisão. É que cada minuto de governo dá uma hora de comentário, tal como acontece no futebol.
    A este propósito, há quem diga que Marcelo fala demais para Presidente, mas eu penso que não. Fala muito para que não se especule sobre o que diz e assim mediar-se a si próprio. Actor e comentador ao mesmo tempo…Uma subtileza de ataque que é a melhor defesa.

    *O autor escreve de acordo com a antiga ortografia

    Partilhar»

    DAQUI: http://www.jornaldocentro.pt/politica-de-comunicacao-ou-comunicacao-da-politica/

    ResponderEliminar
  10. TRAZIDO DO FACEBOOK-25/8/2016

    COISAS DA POLITICA: COMUNICAÇÃO(2)

    «Luis Romao
    Seguir · 25/8 ·

    É um fenómeno interessante este das redes sociais em que há pessoas que criam perfis falsos para poder ofender sem dar a cara ou outras que dizem que não têm Facebook mas passam a vida a vasculhar através de peões de brega sempre dispostos a abanar o rabo em espírito de missão, mas que nem sequer sabem interpretar o que se escreve. E começam a ser tão óbvios, tão óbvios... —(...)»

    ResponderEliminar
  11. TRAZIDO DA RÁDIO RENASCENÇA-4/0/2016

    RELIGIÃO: A MÂE DOS POBRES FOI CANONIZADA!

    «Madre Teresa de Calcutá já é santa

    04 set, 2016 - 10:10 • Aura Miguel

    A fórmula de canonização foi lida pelo Papa, em latim, numa cerimónia que decorreu este domingo no Vaticano.

    Santa Teresa de Calcutá. O momento da canonização
    Veja também:

    "Madre Teresa iluminou a escuridão de quem não tinha mais lágrimas para chorar”
    Santa Teresa de Calcutá. Recorde a cerimónia de canonização
    O milagre que levou Madre Teresa de Calcutá ao altar dos santos
    A entrevista de Madre Teresa de Calcutá à Renascença. E as viagens a Portugal
    Dez histórias da vida de Madre Teresa de Calcutá
    Sete frases emblemáticas de Madre Teresa de Calcutá
    "Madre Teresa teria adorado a chamada de atenção do Papa para os pobres"
    Madre Teresa de Calcutá foi proclamada santa pelo Papa Francisco, numa cerimónia que decorreu este domingo de manhã na Praça de S. Pedro, no Vaticano.
    A fórmula de canonização foi lida pelo Papa, em latim, aos fiéis que acompanharam a canonização da Prémio Nobel da Paz que ficou conhecida como "mãe dos pobres".

    “Em honra da Santíssima Trindade, para exaltação da fé católica e incremento da vida cristã, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e a nossa, após ter longamente reflectido, invocado várias vezes o auxílio divino e escutado o parecer dos nossos irmãos no episcopado, declaramos e definimos como Santa a Beata Teresa de Calcutá, inscrevemo-la no Álbum dos Santos e estabelecemos que em toda a Igreja ela sejam devotamente honrada entre os Santos”, declarou Francisco.

    O Papa salienta que a missão de Madre Teresa “nas periferias das cidades e nas periferias existenciais permanece nos nossos dias como um testemunho eloquente da proximidade de Deus junto dos mais pobres entre os pobres”.
    Madre Teresa de Calcutá foi proclamada santa depois de lhe ter sido atribuido a cura milagrosa de um homem brasileiro, que tinha oito tumores cerebrais.

    A canonização de Madre Teresa é uma das marcas do Ano da Misericórdia e indica ao mundo inteiro o valor de uma vida plena ao serviço dos mais pobres. Uma vida terna e, ao mesmo tempo, enérgica, de uma mulher pequena, curvada e cheia de rugas que se tornou um ícone do amor por aqueles que ninguém quer amar, pelos rejeitados e moribundos.

    E se muitos ainda hoje evitam olhar para a miséria, o que é certo, é que o exemplo e a obra desta religiosa vestida de sari criou uma onda de admiração espalhada por todo o mundo, não só em toda a Índia, mas também nos países ricos, ganhando, inclusivamente, o prémio Nobel da Paz.

    Qual foi o seu segredo? A explicação é da própria Madre Teresa: “As organizações não-governamentais trabalham para um projecto, nós trabalhamos por Alguém”. Esse “Alguém” era Cristo, que Madre Teresa reconhecia em cada pobre que encontrava, cuidava e acarinhava.

    Madre Teresa também ensinou que Calcutá, mais do que uma cidade, significa coração ferido ou necessitado. Por isso, há “Calcutás” no mundo inteiro. E uma das provas disto mesmo é a presença hoje em Roma de 700 jornalistas e 15 delegações oficiais com chefes de Estado, bem como a transmissão em directo de 125 canais televisivos do mundo inteiro.»

    DAQUI: http://rr.sapo.pt/noticia/62854/madre_teresa_de_calcuta_ja_e_santa?utm_source=cxultimas

    ResponderEliminar
  12. «TRAZIDO DA TSF-31/8/2016

    DESPORTO: UM RESUMO DOS JOGOS PARALÍMPICOS-RIO/2016

    «RIO2016

    Marcelo felicita atletas que vão para o Rio e promete acompanhar provas

    31 DE AGOSTO DE 2016 - 18:36

    O Presidente da República afirmou esta quarta-feira que o país acredita nos atletas que vão representar Portugal nos Jogos Paralímpicos Rio2016.

    foto Miguel A. Lopes/Lusa
    ×

    1 / 5

    FOTOGALERIA DO DIA

    Marcelo Rebelo de Sousa
    Desporto
    Paralímpicos
    Jogos Paralímpicos
    Presidente da República

    "Convosco estarão milhões e milhões de portugueses. Todos os votos de felicidades é o que vos formulo, com muita, muita amizade, em nome de Portugal", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, na receção à comitiva paralímpica que participará nos Jogos, que vão decorrer entre 7 e 18 de setembro.

    No picadeiro do antigo Museu dos Coches, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou aos 37 atletas lusos, de sete modalidades, que chegou a hora de servirem Portugal, apesar de reconhecer a dificuldade da tarefa.

    "Chegou agora a vossa hora de servir Portugal (...) Não é uma tarefa fácil, como se acabou de ver com os nossos olímpicos, a multiplicação de delegações, e a complexidade das competições torna a tarefa mais difícil", afirmou.

    O primeiro-ministro, António Costa, destacou o exemplo de superação dado pelos atletas paralímpicos, e considerou-se um "privilegiado" por poder representar Portugal na cerimónia de abertura, agendada para 07 de setembro.

    "O exemplo dos atletas paralímpicos é um exemplo que nos deve inspirar a todos, mas mais que inspirar deve motivar, a termos uma sociedade inclusiva na escola, no espaço publico e no mercado de trabalho", referiu.

    António Costa considerou que os Jogos Paralímpicos "são o terceiro grande acontecimento que vai mobilizar o país, depois do Europeu de futebol e dos Jogos Olímpicos". "Peço-vos que se superem e que nos ajudem a, sobretudo, superarmo-nos a nós próprios para termos uma sociedade cada vez mais inclusiva", disse António Costa.

    Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, lembrou que "Portugal tem tido resultados extremamente importantes em Jogos Paralímpicos", acrescentando: "Quaisquer que sejam os resultados já partem como vencedores".

    O presidente do Comité Paralímpico de Portugal, Humberto Santos, assegurou que todos partem empenhados em superar-se, apesar de relembrar que a cada edição a exigência desportiva da competição "cresce de forma desmesurada". "Os atletas não deixarão por mãos alheias os créditos que lhes são reconhecidos, não obstante as assimetrias de preparação que são conhecidas", afirmou.

    A cerimónia terminou com a tradicional foto de 'família' com toda a delegação, que na sua maioria parte na quinta-feira de manhã para o Brasil, e as figuras de Estado presentes a entoarem o hino nacional.

    Portugal vai marcar presença na competição, que reúne 4.350 participantes de 171 países, por 37 atletas, que competirão em sete modalidades.»

    DAQUI:«http://www.tsf.pt/desporto/interior/marcelo-felicita-atletas-que-vao-para-o-rio-e-promete-acompanhar-provas-5365778.html»

    (COLOCADO POR ENGANO NO POSTE-ZERO DE AGOSTO/16)

    ResponderEliminar
  13. TRAZIDO DO SITE DA RTP-01/8/2016

    RIO/2016: JOGOS PARALÍMPICOS: UMA VISÃO GERAL DOS N/REPRESENTANTES

    «Portugal nos Paralímpicos Rio2016 com 28 atletas

    Lusa 01 Ago, 2016, 17:11 / atualizado em 02 Ago, 2016, 11:29 | Jogos Olímpicos 2016

    Portugal terá no Rio2016 a segunda comitiva mais pequena de sempre em Paralímpicos.

    A lista dos 28 atletas paralímpicos portugueses que vão estar presentes nos Jogos Rio2016 ficou completa hoje depois de a Federação Portuguesa de Atletismo ter divulgado os nove representantes lusos nas competições de atletismo.

    Em relação aos Jogos Londres2012, Portugal 'perdeu' dois atletas, descendo de 30 para 28, mas subiu de cinco para sete modalidades.

    Naquela que será a nona presença consecutiva em Jogos Paralímpicos, Portugal leva na comitiva os quatro atletas que conquistaram medalhas há quatro anos: Lenine Cunha, Armando Costa, Luís Silva e José Carlos Macedo.

    O atletismo foi a modalidade que perdeu mais representantes, descendo de 15 para nove atletas, mas apresenta cinco estreantes: Ana Filipe, Carolina Duarte, Cristiano Pereira, Hélder Mestre e Manuel Mendes.

    Na lista figuram também Lenine Cunha, medalha de bronze no salto em comprimento em Londres2012, Jorge Pina, Inês Fernandes, e o regressado Luís Gonçalves.

    Há quatro anos, Luís Gonçalves falhou os Jogos Paralímpicos Londres2012 por estar a cumprir uma suspensão por doping, tendo ficado impedido de defender a medalha de prata conseguida nos 400 metros T12 (deficiência intelectual) em Pequim2008.

    No boccia, Portugal subiu de nove para 10 representantes, entre os quais figuram os três que conseguiram medalhas em Londres: Armando Costa, José Carlos Macedo e Luís Silva.

    Na última edição dos Jogos Paralímpicos, os três atletas conquistaram a medalha de prata na prova de pares BC3, e José Carlos Macedo alcançou o bronze na prova individual de BC3.

    Na natação, Portugal continuará a ter quatro atletas, todos já com experiência em Jogos Paralímpicos: David Grachat, Joana Calado, Nélson Lopes e Simone Fragoso.

    Joana Calado é a única que não marcou presença nos Jogos Londres2012, depois de se ter estreado em competições paralímpicas há oito anos, em Pequim, com apenas 16 anos.

    No ciclismo, Portugal vai estar representado por Luís Costa e Telmo Pinão, enquanto Ana Mota Veiga será cavaleira lusa nas competições de equitação.

    Nas modalidades nas quais Portugal se estreia, Adelino Rocha será o representante no tiro, e Miguel Vieira no judo.

    Portugal vai apresentar nos Jogos Paralímpicos Rio2016, que decorrem de 07 a 18 de setembro, a segunda mais pequena comitva de sempre, depois da que representou o país nos Jogos Seul1988.

    Na Coreia do Sul, Portugal esteve representado por apenas 13 atletas, nas modalidades de atletismo e boccia, que conquistaram um total de 14 medalhas.

    Lista dos atletas portugueses para os Jogos Paralímpicos Rio2016»

    DAQUI: http://www.rtp.pt/noticias/jogos-olimpicos-2016/portugal-nos-paralimpicos-rio2016-com-28-atletas_d937768

    ResponderEliminar
  14. TRAZIDO DO DIÁRIO DIGITAL-6/8/2016

    INQUÉRITO: CONHEÇA AS PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES AMBIENTE DOS PORTUGUESES!

    «HOJE às 00:00 actualizada às 07:323

    Incêndios são maior preocupação ambiental dos portugueses
    Incêndios são maior preocupação ambiental dos portugueses



    inShare
    Os incêndios florestais são a maior preocupação ambiental para quase metade dos portugueses, seguindo-se o excesso de lixo e a poluição do mar, conclui um inquérito sobre sustentabilidade que é hoje divulgado.
    A degradação ambiental, onde se incluem os incêndios florestais, «continua a ser uma coisa que preocupa as pessoas e elas gostariam de ver políticas públicas para melhorar as diferentes poluições que enumeram», disse hoje à agência Lusa a coordenadora do «Primeiro Grande Inquérito Sustentabilidade em Portugal», realizado pelo Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa.
    São 45,8% os inquiridos, de um total de 1.500, que apontam como preocupação ambiental prioritária a questão dos incêndios florestais e Luísa Schmidt admite que, se o inquérito, realizado entre abril e maio, tivesse lugar agora, esta percentagem seria superior, atendendo à forte mediatização dos grandes fogos das últimas semanas.

    Diário Digital / Lusa»

    DAQUI: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=840842

    ResponderEliminar
  15. TRAZIDO DO JN-07/8/2016

    JOGOS PARALÍMPICOS-RIO/2016 (resumo)

    «Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro começam hoje

    07/09/2016

    Já está tudo a postos para o início dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016.

    A decorrer entre 7 e 18 de setembro, estes Jogos serão os primeiros a serem celebrados na América do Sul e os mais importantes em termos do número de países representados. Durante os próximos 12 dias prestarão provas cerca de 4300 atletas provenientes de 176 países.

    2.642 será o total de medalhas distribuídas: todas terão um dispositivo em aço que emitirá sons decrescentes do ouro ao bronze para que os portadores de deficiência visual possam reconhecê-las e trarão a inscrição “Rio 2016 Paralympic Games” em Braille, o alfabeto tátil para cegos.

    Nesta edição serão 37 os atletas paralímpicos portugueses que irão competir em 7 modalidades: judo, tiro, atletismo, natação, boccia, equitação e ciclismo.

    Como iniciativa de apoio aos atletas portugueses, o Comité Paralímpico de Portugal lançou a hashtag #SemPena2016: um movimento que pretende acabar com o sentimento de pena que muitas vezes se associa a estas nossas estrelas do desporto nacional e que quer dar a conhecer o esforço e espírito de superação dos atletas paralímpicos.

    Tendo como lema a “Igualdade, inclusão e excelência desportiva”, esta campanha tem sido um sucesso e já foi premiada nos Lusos, os Prémios Lusófonos da Criatividade.

    Clique na galeria e verifique os atletas que irão competir nos Jogos Paralímpicos de 2016 e as respetivas datas.

    A cerimónia de abertura será transmitida em direto pela RTP, hoje a partir das 21h30. - Ler o artigo completo em: http://scl.io/0pL99bOL#gs.eX5Tqrk»

    DAQUI: http://www.delas.pt/jogos-paralimpicos/#gs.eX5Tqrk

    ResponderEliminar
  16. TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO-7/8/2016

    JUSTIÇA: VISITA DO Sr PR AO DCIAP ACOMPANHADO PELA SENHORA PROCURADORA-GERAL DA REPÚBLICA E PELA MINISTRA DA JUSTIÇA

    «Operação Marquês: PGR escusa-se a avançar com data do fim do inquérito

    A Procuradora-Geral da República escusou-se hoje a avançar com uma data para a conclusão da investigação da Operação Marquês, que envolve o ex-primeiro-ministro José Sócrates, antecipando que "na altura própria" os jornalistas serão informados.

    (FOTO)



    No final de uma visita na qual acompanhou o Presidente da República ao DCIAP, Joana Marques Vidal foi questionada pelos jornalistas sobre a data da conclusão do inquérito da Operação Marquês, cuja data de 15 de setembro foi o prazo limite indicado pela Procuradoria-Geral da República, mas que Amadeu Guerra, diretor do DCIAP, em entrevista à SIC, em finais de julho, disse que não garantia que fosse cumprido.

    "Os senhores jornalistas serão informados na altura própria sobre essa matéria", respondeu Joana Marques Vidal.

    Perante a insistência dos jornalistas, a Procuradora-Geral da República não acrescentou nada mais e disse apenas: "Terão acesso a toda a informação no momento em que se entender que é o momento adequado para dar a informação que tivermos disponível para vos dar".

    Joana Marques Vidal afirmou que "há equipas de magistrados no DCIAP, como aliás há noutros departamentos, que estão em exclusividade na investigação de processos mais complexos".

    "Eu penso que nós, o Ministério Público, podemos e devemos, apostar na celeridade da investigação criminal aprofundada dos processos mais importantes da forma que consideramos mais relevante", respondeu.

    A data de 15 de setembro foi o prazo limite imposto pela Procuradoria-Geral da República (PGR) para a conclusão da investigação (com acusação ou arquivamento) da Operação Marquês, que tem José Sócrates como principal arguido.

    Contudo, Amadeu Guerra, diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), em entrevista à SIC, em finais de julho, disse que não garantia que o prazo fosse cumprido.

    Tal afirmação coincidiu com informações de que os investigadores da Operação Marquês realizaram buscas na PT, no encalço de novas pistas sobre os negócios desta empresa no Brasil, depois de terem centrado atenções na alegada interferência de José Sócrates na aprovação do empreendimento turístico de Vale do Lobo, Loulé, Algarve.

    Inconformado com o atraso na conclusão do inquérito em que é arguido, o antigo primeiro-ministro anunciou que ia processar o Estado português pela forma como está ser tratado pelo DCIAP, desde que foi detido em novembro de 2014.


    PARTILHE ESTA NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS»

    DAQUI: https://www.noticiasaominuto.com/pais/650022/operacao-marques-pgr-escusa-se-a-avancar-com-data-do-fim-do-inquerito?

    ResponderEliminar
  17. TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO-8/9/32016

    JOGOS PARALÍMPICOS-RIO/16: O 1º RESULTADO E O CALENDÁRIOS DOS PRÓXIMOS JOGOS

    «Paralímpicos'2016: Primeiro português em prova acaba no 8.º lugar

    Nuno Alves conquistou o oitavo lugar nos 5000 metros em T11.

    © Getty Images
    DESPORTO NUNO ALVES
    HÁ 1 HORA
    POR CARLOS PEREIRA FERNANDES
    PARTILHAR

    Nuno Alves foi o primeiro atleta português a competir nos Jogos Paralímpicos’2016. Com Ricardo Abreu como guia, o luso fez um tempo de 17:03.64 e terminou no oitavo lugar nos 5000 metros em T11, para cegos totais.

    PUB

    Samwel Mushai Kimani, do Quénia, conquistou a medalha de ouro, ao passo que o brasileiro arrebatou a medalha de prata. Já Wilson Bill, também do Quénia, recebeu a medalha de bronze.

    Portugal terá, ainda, mais atletas em prova esta quinta-feira. Miguel Vieira, o primeiro português de sempre numa prova de judo para cegos, irá defrontar o brasileiro Halyson Boto.

    Segue-se Luís Gonçales, nas eliminatória dos 400 metros T12 (deficiências visuais) e, por fim, Graça Fernandes, que entra em ação nas eliminatórias do 100 metros T38 (deficiências motoras).

    PARTILHE ESTA NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS»

    DAQUI:https://www.noticiasaominuto.com/desporto/650541/paralimpicos2016-primeiro-portugues-em-prova-acaba-no-8-lugar

    ResponderEliminar
  18. TRAZIDO DO JORNAL PÚBLICO-8/8/2016

    AUTÁRQUICA/17: PS DIVULGA ALGUNS ASPECTOS RELATIVOS ÀS PRÓXIMAS AUTÁRQUICAS

    «Autárquicas: PS identifica dez câmaras problemáticas e Coimbra é uma delas
    MARGARIDA GOMES 08/09/2016 - 07:27
    Socialistas criam uma Comissão Técnica Eleitoral de acompanhamento do processo das eleições locais.


    PS está a fazer contas às câmaras que pode perder MANUEL ROBERTO
    2





    TÓPICOS
    PS
    PSD
    Barcelos
    Matosinhos
    Torres Novas
    Eleições autárquicas
    Câmara de Coimbra
    Golegã
    Góis
    Marinha Grande
    Vila do Bispo
    Vizela
    Câmara da Guarda
    MAIS
    PS afasta Ernesto Páscoa da corrida a Matosinhos
    O PS elencou uma lista com as dez câmaras municipais que considera mais problemáticas e que vão exigir uma atenção redobrada no combate do próximo ano. A lista foi analisada ontem na Comissão Permanente do PS. Feitas as contas, os dez municípios considerados mais difíceis para o PS são: Barcelos, Coimbra, Góis, Golegã, Matosinhos, Marinha Grande, Nelas, Torres Novas, Vila do Bispo e Vizela.

    Em Barcelos e Vizela o partido assiste há já algum tempo a divisões fratricidas difíceis de sanar e, a manterem-se as divergências, os socialistas arriscam uma pesada derrota no distrito de Braga nas autárquicas do próximo ano. Em Góis, a presidente Lurdes Castanheira incompatibilizou-se com o seu ex-vice-presidente José Rodrigues, que tem votado ao lado da oposição (Grupo de Cidadãos Independentes por Góis), e em Nelas, o líder da concelhia, Adelino Amaral, está contra a recandidatura do presidente Borges da Silva.

    Mas, deste grupo, a grande surpresa é a Câmara de Coimbra. Manuel Machado, que preside à Associação Nacional dos Municípios Portugueses, está formalmente no seu primeiro mandato e, aparentemente, a sua recandidatura não deveria suscitar dúvidas. No entanto, há quem considere que a “forma apagada como tem gerido o município” prejudica o PS e corre o rumor de que há outros nomes a serem testados.

    O PÚBLICO questionou ontem o líder da concelhia coimbrã no sentido de perceber se a recandidatura de Manuel Machado estava garantida, mas João Paulo Sousa não deu grandes explicações, referindo apenas que não há uma data para anunciar a candidatura.

    “Na altura própria fá-lo-emos. Vamos realizar uma convenção autárquica no dia 5 de Novembro e ver-se-á se é altura para anunciar a candidatura”, admitiu o médico e líder da concelhia socialista. “Neste momento, estamos concentrados na gestão autárquica, o resto virá depois com a própria dinâmica. A minha preocupação é desenvolver o trabalho político”, declarou ao PÚBLICO, evitando responder sobre a eventual recandidatura de Machado. “Terá de perguntar-lhe a ele”, decretou.

    Neste quadro, o PSD olha com algum apetite para os municípios onde o PS está em convulsão interna e pretenderá fazer de Coimbra uma aposta estratégica das próximas eleições autárquicas. Álvaro Amaro, o social-democrata que conquistou a Câmara da Guarda ao PS, é o nome que o PSD ambiciona para liderar a lista por Coimbra. O autarca "roubou" ao PS duas câmaras que foram durante muitos anos bastiões do PS – Gouveia e Guarda – é natural de Coimbra e vive em Coimbra, factos que podem ser importantes na hora de decidir.

    Ao que o PÚBLICO apurou, o PS vai contar com uma Comissão Técnica Eleitoral para acompanhar o processo eleitoral autárquico. Esta comissão é constituída por 13 figuras do PS e o objectivo que esteve na sua criação foi o de incluir personalidades de quase todos os distritos.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (CONTINUAÇÃO)

      Quatro dos membros deste grupo integram a Comissão Permanente. É o caso de Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta; Luís Patrão, responsável pela parte financeira; Hugo Pires, secretário nacional do PS para a Organização; e Maria de Luz Rosinha, secretária nacional do PS com o pelouro das Autarquias. Desta comissão fazem ainda parte Rui Santos (Vila Real), Duarte Cordeiro (Lisboa), Rui Pereira (Setúbal), Nuno Araújo e João Paulo Correia (Porto), Luís Graça (Algarve), Eurídice Pereira (Setúbal), José Rui Cruz (Viseu), José Manuel Mesquita (Lisboa).

      Com um passivo de 21,6 milhões de euros, o PS faz contas à vida a um ano das eleições autárquicas. E porque o combate custará muito dinheiro aos cofres do partido, tenta encontrar uma forma de reduzir gastos, revendo preços e aumentando os prazos de pagamento a fornecedores e tentando chegar a uma previsão de quanto é que vai gastar. Paralelamente, é preciso pôr as estruturas do partido a trabalhar, desde já, na preparação das autárquicas.

      Um trabalho recente do Jornal de Notícias revelou que muitas concelhias e federações do PS estão a passar por dificuldades financeiras e que despesas como o pagamento de electricidade e de água estão a ser asseguradas por dirigentes locais. Aliás, a falta de verbas tem levado ao cancelamento de algumas iniciativas. Ainda de acordo com o diário, as distritais de Coimbra, Porto e Setúbal são aquelas onde mais vezes têm sido os dirigentes a pagar as contas.»

      DAQUI:https://www.publico.pt/politica/noticia/autarquicas-ps-identifica-dez-camaras-problematicas-e-coimbra-e-uma-delas-1743487

      Eliminar
    2. ERRATA À DATA---8/9/2016

      Eliminar
  19. TRAZIDO DO JORNAL PÚBLICO-8/9/2016

    JUSTIÇA: ALTERAÇÕES AOS PLANOS DE RECUPERAÇÃO

    «Governo vai limitar acesso a planos de recuperação financeira

    RAQUEL ALMEIDA CORREIA 08/09/2016 - 07:17

    Medida aprovada em Conselho de Ministros restringe adesão às empresas, mas o Ministério da Justiça garante que famílias vão poder continuar a recorrer a esta alternativa à insolvência.


    Desde que foi criado, em Maio de 2012, o PER para as famílias foi usado por 3919 particulares ADRIANO MIRANDA
    0





    TÓPICOS
    Governo
    Justiça
    Empresas
    Conjuntura
    Ministério da Justiça
    O Governo vai tornar mais difícil o acesso ao Processo Especial de Revitalização (PER), uma alternativa à insolvência que nos últimos quatro anos foi usada por quase oito mil famílias e empresas. A intenção é apertar ainda mais os critérios de adesão a este mecanismo, aumentar o quórum de credores necessário para avançar com a recuperação financeira e exigir certificados que comprovem que o devedor ainda não está falido.

    Parte destas medidas foram inscritas numa resolução do Conselho de Ministros de 14 de Julho, que só foi publicada em Diário da República em Agosto e que elenca os eixos no Programa Capitalizar. No documento, que tem na base as propostas feitas pela Estrutura de Missão para a Capitalização de Empresas, é aprovada uma revisão dos passos que hoje têm de ser dados para iniciar um PER. Em vez da luz verde de um único credor, passa a exigir-se o acordo de “pelo menos 10% dos créditos não subordinados” (ou seja, dívidas que não pertencem a entidades ligadas ao devedor). Além disso, e especificamente para as empresas, será agora obrigatório que comprovem que não se encontram em insolvência, através de uma declaração de um Revisor Oficial de Contas ou de um contabilista certificado.

    De acordo com a resolução, as duas medidas, que pretendem reduzir os casos em que é pedido um PER sem que exista possibilidade de recuperação, vão avançar no primeiro trimestre do próximo ano.

    O documento traz uma outra novidade relativamente a este mecanismo, que foi criado em 2012 pelo anterior Governo PSD/CDS. “Reservar o recurso ao PER a pessoas colectivas”, refere, no seguimento da proposta feita pela estrutura de missão, que considerava que as famílias já tinham outras alternativas para negociar com os credores. A medida, igualmente apontada para o início de 2017, subentende que será vedado o acesso das famílias a este mecanismo, que, face à insolvência, é mais célere, mais propenso a acordos e tem a vantagem de suspender as acções de execução.

    Questionado pelo PÚBLICO, o Ministério da Justiça esclareceu, no entanto, que essa não é a intenção. De acordo com a tutela de Francisca Van Dunem, que já em Julho tinha assegurado que as famílias iriam continuar a ter acesso aos planos de recuperação, o que está em causa é uma “clarificação dos pressupostos que permitem às empresas e aos particulares aceder ao PER”. Ou seja, os critérios de adesão vão ser revistos e haverá requisitos mais exigentes para usar este mecanismo. Actualmente, os pressupostos são muito vagos: podem aderir todos os devedores em situação económica difícil, desde que susceptível de recuperação. O ministério garantiu novamente que continuará a haver PER para os particulares, admitindo que a medida “poderia resultar mais explícita da resolução do Conselho de Ministros”.

    Planos rejeitados
    O tema da adesão das famílias tem vindo a ganhar mais relevância, pelo facto de haver já vários tribunais no país que estão a rejeitar os pedidos feitos por pessoas singulares, por considerarem que só as empresas devem recorrer ao PER – embora a lei não distinga o tipo de devedor. Desde que foi criada, em Maio de 2012, esta alternativa à insolvência foi usada por 3919 particulares. Um número até superior ao das empresas (3858).

    (CONT:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (CONTINUAÇÃO)

      De início, foram poucas as famílias a aderir, o que parecia encontrar justificação no desconhecimento que ainda existia sobre este mecanismo. Mas, cerca de ano e meio depois, os particulares ultrapassaram as empresas e a adesão disparou, chegando a haver mais de 150 novos casos por mês a dar entrada nos tribunais. Um dos efeitos imediatos foi a queda das insolvências de pessoas singulares, que encontraram no PER uma solução mais adequada.

      No final do ano passado, porém, o número de processos de revitalização requeridos por famílias começou a cair pela primeira vez. A tendência agravou-se este ano, tendo-se chegado a Agosto com apenas 42 – o registo mais baixo desde Setembro de 2013. A queda tem sido associada às recusas dos tribunais, que começaram a alastrar-me a partir de meados do ano passado, na sequência de um acórdão do Tribunal da Relação de Évora.»

      DAQUI:https://www.publico.pt/economia/noticia/governo-vai-limitar-acesso-a-planos-de-recuperacao-financeira-1743488

      Eliminar
  20. SOBRE A PROVA DE CONTRA-RELÓGIO (RTP/CMT)

    «Municipio de Tarouca - Eventos
    2/9 às 12:57 ·
    59ª edição dos Jogos de verão Eurovisionsports terá passagem por Tarouca
    Tarouca vai receber, no próximo dia 9 de setembro, a 59ª edição dos Jogos de Verão Eurovisionsports, das estações de televisão e rádio da Operating Eurovision and Euroradio, organizada pela Casa do Pessoal da RTP e com o apoio do Município de Tarouca.
    Em competição estão as modalidades de atletismo, bowling, basquetebol, ciclismo, futebol de 7, golfe, petanca, natação, ténis, ténis de mesa, volley em areia e xadrez, sendo que a modalidade de ciclismo será disputada em Tarouca, numa prova de contrarrelógio que decorrerá no dia 9 de setembro, e que percorrerá várias freguesias do concelho.
    Os interessados em participar na prova de contrarrelógio de ciclismo, nas modalidades individual e equipas, poderão inscrever-se gratuitamente no balcão único da Câmara Municipal de Tarouca, até ao próximo dia 6 de setembro. Os dois percursos para o contrarrelógio individual (14.6 km) e equipas(21.9 km) poderão ser consultados em https://ridewithgps.com/routes/13464620 e https://ridewithgps.com/routes/13464785, respetivamente.
    "Com a participação de conceituados atletas de todo o mundo, este evento dá-nos a possibilidade de promover o concelho além fronteiras, projetando a nossa região e tudo aquilo de único que nos caracteriza", afirmou o vice-presidente da autarquia, José Damião Melo.»

    ResponderEliminar
  21. TRAZIDO DO JN-9/9/2016

    COISAS INTERNACIONAIS: NOVA VOTAÇÃO COM VISTA A ELEGER O NOVO SECRETÁRIO-GERAL DA ONU!(guterres vence outra vez...)

    «Conselho de Segurança
    Guterres vence quarta votação para secretário-geral da ONU

    Foto: Denis Balibouse/Reuters


    Hoje às 16:33, atualizado às 17:26
    COMENTAR
    Guterres vence quarta votação para secretário-geral da ONU
    Comentar

    Hoje às 16:33, atualizado às 17:26
    COMENTAR
    O ex-primeiro-ministro português António Guterres ficou à frente na quarta votação secreta ocorrida esta sexta-feira entre os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

    Guterres teve 12 votos "encoraja", dois "desencoraja" - melhorando o resultado da anterior votação - e um "sem opinião".

    Durante a votação, cada um dos 15 membros do conselho indicou se "encoraja", "desencoraja" ou "não tem opinião" sobre os 11 candidatos.

    Em segundo lugar, ficou novamente o eslovaco Miroslav Lajcak, com 10 encoraja, quatro desencoraja e um "sem opinião", melhorando a sua votação da terceira ronda, em que teve cinco votos negativos e 10 positivos.

    Em terceiro lugar, ficou o sérvio Vuc Jeremic, com nove "encoraja", quatro "desencoraja" e dois "sem opinião".

    Seguiu-se Srgjan Kerim, da Macedónia, com oito votos positivos mas sete "desencoraja".

    A primeira mulher, Irina Bokova, durante muito tempo indicada como favorita, surge em quinto lugar, com sete "encoraja", cinco "desencoraja" e três "sem opinião".

    Susanna Malcorra, da Argentina, surge em sexto lugar com o mesmo número de "encoraja" e "desencoraja" - sete - e apenas um "sem opinião".

    Os últimos lugares ficaram para o esloveno Danilo Turk, a candidata da Nova Zelândia, Helen Clark, Christiana Figueres, da Costa Rica, e a moldava Natalia Gherman.

    (CONT.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Duas outras votações estão agendadas: uma semelhante às primeiras quatro, que acontece a 26 de setembro, e uma na primeira semana de outubro, em que os votos dos membros permanentes do conselho, que têm poder de veto sobre os candidatos, serão destacados.

      António Guterres venceu as três primeiras votações para o cargo, que aconteceram a 21 de julho, 5 de agosto e 29 de agosto.

      Na votação de 29 de agosto, Guterres teve 11 votos "encoraja", três "desencoraja" - o seu pior resultado de todas as votações - e um "sem opinião".

      Na primeira votação, recebeu 12 votos de encorajamento e nenhum de desencorajamento. Na segunda, teve 11 votos "encoraja", dois votos "não tem opinião" e dois "desencoraja".

      Neste momento, o lugar de secretário-geral da ONU é disputado por 10 candidatos, metade dos quais mulheres.

      O segundo lugar tem passado entre vários candidatos da Europa de Leste. O cargo é habitualmente atribuído a candidatos de diferentes áreas geográficas e um grupo de países, incluindo a Rússia, defende que chegou a hora de alguém desta região liderar a ONU.

      Na primeira votação, destacou-se o ex-presidente esloveno Danilo Turk; Vuk Jeremic, da Sérvia, subiu depois ao pódio; e, na última ronda, o lugar foi para o ministro dos Negócios Estrangeiros eslovaco, Miroslav Lajcak.

      Apesar da pressão internacional para escolher pela primeira vez uma mulher para o cargo, posição que foi apoiada pelo atual secretário-geral, Ban Ki-moon, ainda nenhuma das candidatas conseguiu melhor do que um terceiro lugar nas votações.

      A mulher mais bem colocada tem sido Irina Bokova, mas sem conseguir os nove votos necessários para ser aprovada.

      Assim que um candidato reunir nove votos entre os 15 países membros e aprovação de todos os membros permanentes - China, França, Reino Unido, Rússia e Estados Unidos - o conselho recomendará o seu nome para aprovação pela Assembleia-Geral da ONU, que reúne representantes de 193 países.

      A organização espera ter encontrado o sucessor de Ban Ki-moon, que termina o seu segundo mandato no final do ano, durante o outono.

      Há 10 anos, quando havia pouca oposição à ideia de que o cidadão de um país asiático devia ser escolhido, Ban Ki-moon foi indicado depois de quatro votações.



      Leia mais: Guterres vence quarta votação para secretário-geral da ONU http://www.jn.pt/mundo/interior/guterres-vence-quarta-votacao-para-secretario-geral-da-onu-5380996.html#ixzz4JhcML8VT
      Follow us: jornalnoticias on Facebook»

      Eliminar
  22. FESTEJOS EM HONRA AO SENHOR DO MONTE

    «Senhor do Monte: Festa-convívio da Freguesia
    11 de setembro de 2016

    A capela do Senhor do Monte é propriedade da Junta da União de Freguesias Tarouca/Dalvares....
    Há anos a esta parte, a Junta promove a Festa do Senhor do Monte como um espaço de convívio destinado a todos os cidadãos desta União de Freguesias.
    Este ano terá lugar no próximo dia 11 de setembro.
    Pelas 14.30h, sai a procissão do Bairro de S. Pedro a que se segue a Eucaristia.
    Depois a tarde é de convívio, jogos, música, merenda.
    Alinhe neste convívio da sua freguesia.» (blog asas da montanha-5/9/16)

    DAQUI:http://asasdamontanha.blogspot.pt/2016/09/senhor-do-monte-festa-convivio-da.html

    ResponderEliminar
  23. TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO-10/9/2016

    O CASO MARQUÊS: AINDA O CASO DA ENTREVISTA DADA PELO MAGISTRADO DO PROCESSO À SIC

    «Deputado do PSD irónico com Sócrates por críticas a Carlos Alexandre

    A longa entrevista da SIC a Carlos Alexandre continua a fazer correr tinta.

    (FOTO)

    POLÍTICA ABREU AMORIM
    HÁ 3 HORAS
    POR PEDRO FILIPE PINA
    PARTILHAR

    O juiz Carlos Alexandre foi protagonista de uma entrevista à SIC em que falou sobre não ter contas bancárias "em nome de amigos".

    Publicidade
    PUB

    Titular do processo Operação Marquês e magistrado que ordenou a detenção de José Sócrates, o caso mereceu comentário do antigo primeiro-ministro.

    Num artigo de opinião publicado este sábado no Diário de Notícias, José Sócrates critica o comentário, questiona a imparcialidade do juiz e revelou que já deu ordem aos seus advogados "para apresentarem as respetivas queixas aos órgãos judiciais competentes".

    Carlos Abreu Amorim, deputado do PSD, reagiu ao caso este sábado no Facebook, com um comentário irónico.

    "José Sócrates diz que vai processar o juiz Carlos Alexandre por causa da sua recente entrevista. Percebo a indignação do ex-primeiro-ministro socialista - ir à televisão dizer que vive do seu ordenado e não tem amigos "generosos" que lhe pagam as contas é uma ofensa tremenda. Pessoal e política. Não se faz, não se diz e merece reparação judicial...", escreveu.

    PARTILHE ESTA NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS»

    DAQUI:https://www.noticiasaominuto.com/politica/651545/deputado-do-psd-ironico-com-socrates-por-criticas-a-carlos-alexandre?&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer&utm_content=geral

    ResponderEliminar
  24. TRAZIDO DO SITE DO DN-10/9/2016---ARTIGO DE OPINIÃO

    CASO MARQUÊS: AINDA O CASO DA ENTREVISTA DADA À SIC PELO JUIZ DO PROCESSO

    «O juiz dos direitos

    Dei instruções aos meus advogados para apresentarem as respetivas queixas aos órgãos judiciais competentes
    PUB

    O Sr. Juiz Carlos Alexandre, juiz de instrução no denominado processo Marquês, deu ontem [quinta-feira] uma entrevista à cadeia de televisão SIC onde referiu que "não tem contas bancárias em nome de amigos". Tal alusão, que nada vinha a propósito, não pode deixar de ser entendida - como o foi por todos os que a viram - como uma cobarde e injusta insinuação baseada na imputação que o Ministério Publico me fez no referido processo. Essa imputação, como já disse inúmeras vezes, é falsa, é injusta e é absurda. Nunca tive contas bancárias em nome de amigos. Todas as provas existentes no processo - testemunhais e documentais - confirmam que essa imputação não tem qualquer fundamento.

    A imparcialidade é a condição essencial da autoridade e da legitimidade da ação de um juiz. Ela significa não tomar partido, estar acima das partes, mostrar sempre a mais rigorosa e escrupulosa independência, seja da acusação seja da defesa. Ao fazer tão grave e falsa insinuação o Sr. juiz evidenciou não ter a imparcialidade que é exigível a um juiz de instrução na condução deste processo. Na entrevista de ontem e, mais escandalosamente, sem que tivesse sido deduzida qualquer acusação por parte do Ministério Público, o Sr. juiz decidiu expressar publicamente que, afinal, sempre teve partido.

    A primeira garantia que o Estado deve a qualquer cidadão é dar-lhe a conhecer "sem demora" a acusação (pela evidente razão de que só nos podemos defender do que conhecemos). Ao abuso do Ministério Publico, que a não apresenta, vem agora juntar-se o abuso de um juiz que, sem que haja sequer acusação, decide corroborar publicamente as injustas e falsas teses da acusação. O Sr. juiz de instrução faltou, assim, aos seus deveres de magistrado emitindo em público, embora com recurso à insinuação, um evidente juízo de culpabilidade sem que haja acusação formada, sem que tenha havido julgamento e sem que haja alguma sentença transitada em julgado. Pesando as palavras, o que se pretende é condenar alguém sem julgamento.

    Julgo que nada mais é preciso acrescentar. Esta atuação do Sr. juiz de instrução configura um inqualificável abuso de poder. Parece que se diz que o juiz de instrução é, no nosso ordenamento jurídico, o juiz dos direitos. Pois se assim é, este comportamento vem confirmar que nunca no decorrer deste processo existiu um juiz de instrução imparcial, autónomo da investigação e que pudesse velar pelos direitos civis dos cidadãos preservando-os dos excessos e do arbítrio do Estado. Em síntese, este processo nunca foi um processo justo. Dei instruções aos meus advogados para apresentarem as respetivas queixas aos órgãos judiciais competentes.

    O artigo de opinião de José Sócrates, que o DN publica, foi proposto pelo antigo primeiro-ministro.


    0

    0

    0

    0

    10 DE SETEMBRO DE 2016
    00:27
    José Sócrates»

    [NA SEQUÊNCIA DESTE TEXTO SURGIRAM OUTROS, NOMEADAMENTE O ANTERIOR A ESTE]

    DAQUI:http://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/convidados/interior/o-juiz-dos-direitos-5381656.html

    ResponderEliminar
  25. TRAZIDO DO JN-11/9/2016

    JOGOS PARAOLÍMPICOS DO RIO/16: MAIS RESULTADOS

    «Paralímpicos2016
    Carolina Duarte sexta nos 100 m T13 com recorde nacional

    Carolina Duarte
    Foto: Facebook


    Hoje às 16:17, atualizado às 16:21
    COMENTAR
    Carolina Duarte sexta nos 100 m T13 com recorde nacional
    Comentar
    Facebook
    Twitter
    Partilhar


    RELACIONADAS
    Golo no último milésimo salva Portugal da derrota na estreia
    ÚLTIMAS
    16:26Monica Bellucci aquece redes sociais com nu integral
    16:17Carolina Duarte sexta nos 100 m T13 com recorde nacional
    15:59Pensionista suspeito de matar ex-concorrente do Masterchef
    15:45Costa diz que aumento de colocações é a "morte do modelo" da Direita
    15:31Sismo de magnitude 2,8 registado na Mealhada


    Hoje às 16:17, atualizado às 16:21
    COMENTAR
    A portuguesa Carolina Duarte terminou, este domingo, na sexta posição, com recorde nacional, a final dos 100 metros T13 (deficiência visual) dos Jogos Paralímpicos Rio2016.

    Depois de no sábado ter corrido a eliminatória em 12,53 segundos, Carolina Duarte fez, este domingo, 12,48, numa final ganha pela ucraniana Leilia Adzhametova, com 11,79, um novo recorde mundial.

    "A prova foi rapidíssima, não tenho tanta pedalada para estas velocistas, sou quatrocentista", afirmou a atleta, acrescentando: "devo ter cometido erros, mas é muito bom bater duas vezes a minha marca pessoal".

    Carolina Duarte, que é campeã europeia dos 100 metros T13 e que se estreou em competições paralímpicas no Rio de Janeiro, vai correr no sábado as eliminatórias dos 400 metros T13, prova para a qual admitiu estar "mais confiante".

    A ucraniana Leilia Adzhametova correu para o ouro, fazendo cair o recorde mundial (11,86) que tinha estabelecido nas eliminatórias de sábado, deixando a prata para sul-africana Ilse Hayes (11,91), e o bronze para a norte-americana Kim Crosby (12,24).

    A viver em Londres desde janeiro do ano passado, Carolina Duarte, de 26 anos, já representou Portugal em competições de atletismo regular, nomeadamente nos Europeus de 2012, em Helsínquia.

    Depois de ter deixado a competição, quando o seu problema de visão se agravou, acabou por ser classificada na classe T13 de atletismo adaptado em 2015.

    Nos Europeus de 2016, disputados em Itália, Carolina Duarte conquistou a medalha de ouro nos 100 metros e o bronze nos 400 metros, ambos na classe T13.

    No atletismo, os deficientes visuais são classificados entre as classes 11 e 13. A classe 11 inclui atletas com a visão mais diminuída e a classe desportiva 13 inclui atletas com melhor visão.



    Leia mais: Carolina Duarte sexta nos 100 m T13 com recorde nacional http://www.jn.pt/desporto/interior/carolina-duarte-sexta-nos-100-m-t13-com-recorde-nacional-5383770.html#ixzz4JsL1q17g
    Follow us: jornalnoticias on Facebook»

    ResponderEliminar
  26. TRAZIDO DO JORNAL PÚBLICO-11/9/2016

    POLITICA NACIONAL: GOVERNO REUNE EXTRAORDINARIAMENTE PRA DISCUTIR SAÚDE E FLORESTA

    «
    Governo vira-se para a saúde e para a floresta

    MARGARIDA GOMES 11/09/2016 - 18:10

    Na calha está a apresentação na Concertação Social do livro verde das relações laborais, que dará particular atenção à “precariedade”.


    António Costa e João Torres, líder da JS NELSON GARRIDO
    0


    TÓPICOS
    Governo
    PS
    Autarquias
    Serviço Nacional de Saúde
    António Costa

    O Governo socialista tem uma agenda carregada para o mês de Setembro. Na rentrée política da JS, em Braga, o primeiro-ministro, António Costa anunciou um pacote de medidas para as próximas semanas, destacando dois Conselhos de Ministros extraordinários: um “centrado exclusivamente no reforço do Serviço Nacional de Saúde, uma pela central do nosso modelo social” e outro dedicado à política florestal.

    “Mais do que combater incêndio, é necessário preveni-los e para os prevenir é preciso uma floresta activa, uma floresta sustentável, uma floresta sofisticada, uma floresta que seja fonte de riqueza e não uma ameaça à segurança das populações e dos seus bens”, justificou o primeiro-ministro, em Braga.

    Na calha está também uma reunião do Conselho de Concertação Territorial para concluir o debate com os autarcas” sobre a descentralização, mantendo a intenção de até ao final do ano avançar na “descentralização e na democratização das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, considerando a descentralização como “pedra angular” da reforma do Estado.

    O calendário de iniciativas prossegue com a apresentação na Concertação Social o livro verde das relações laborais, que dará particular atenção à “precariedade”. Segundo António Costa, a precariedade é “o maior inimigo” do modelo de desenvolvimento do PS.»

    DAQUI: https://www.publico.pt/politica/noticia/governo-virase-para-a-saude-e-para-a-floresta-1743813?frm=ult

    ResponderEliminar
  27. TRAZIDO DO JORNAL DE NEGÓCIOS--9/9/2016

    POLÍTICA NACIONAL: SONDAGEM DE SETEMBRO!(aximage)

    «Sondagem: PS alargou vantagem para o PSD durante o Verão

    DAVID SANTIAGO | dsantiago@negocios.pt | 09 Setembro 2016, 18:16

    Sondagem: PS alargou vantagem para o PSD durante o VerãoMIGUEL BALTAZAR/NEGÓCIOS
    6935
    5
    194
    Entre Julho e Setembro os socialistas aumentaram a vantagem sobre o PSD. A sondagem da Aximage mostra que em Setembro o PS lidera com 39,8% das intenções de voto, quase mais 10 pontos do que os 30,1% alcançados pelo PSD. Além dos socialistas, só o Bloco de Esquerda cresceu face a Julho.
    O PS continua a ganhar terreno relativamente ao PSD. De acordo com a sondagem da Aximage para o Negócios e o Correio da Manhã, se as eleições fossem hoje os socialistas venciam com 39,8% dos votos, garantindo uma vantagem próxima dos 10 pontos percentuais face ao PSD.

    Em relação ao último barómetro da Aximage (realizado em Julho), os socialistas conseguiram nestes dois meses de Verão (Agosto e Setembro) subir 0,8 pontos percentuais. Em contrapartida, os sociais-democratas recuaram ténues 0,4 pontos no Verão, de 30,5% em Julho para 30,1% das intenções de voto no presente mês de Setembro.

    Já o Bloco de Esquerda permanece destacado na posição de terceiro maior partido português, afirmando-se mesmo como a única força política para além do PS a melhorar as intenções de voto no período considerado. Os bloquistas cresceram de 10,0% em Julho para 10,6% em Setembro.

    No quarto lugar continua a CDU (coligação entre PCP e PEV) com 6,6% das intenções de voto, isto apesar da ligeira queda de 0,2 pontos comparativamente com o resultado conseguido no mês de Julho. Por fim, o CDS também caiu ligeiramente face a Julho, perdendo 0,3 pontos para 4,6%. Juntos, PSD e CDS, estão agora a cinco pontos do PS. A sondagem da Aximage aponta ainda para uma abstenção de 34,7%.

    Os socialistas conseguiram assim reforçar a vantagem sobre o PSD num período que acabou por ficar marcado pela polémica em torno dos governantes que aceitaram viajar, e assistir a jogos de Portugal no Euro 2016, com as despesas a serem pagas pela Galp. Agosto ficou também marcado pelo elevado número de incêndios que fustigaram o território nacional.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  28. SONDAGEM DE SETEMBRO/16(cont.)

    Costa é o líder mais popular

    Os inquiridos pela Aximage consideram também que o primeiro-ministro, António Costa, é o líder político mais popular. Apesar de um ligeiro recuo em relação a Julho, em Setembro António Costa alcançou uma avaliação positiva de 13,1 pontos no barómetro político da Aximage.

    Catarina Martins, coordenadora do BE, aparece como o segunda líder com melhores níveis de popularidade (11,3 pontos), enquanto Jerónimo de Sousa, secretário-geral comunista, consegue uma avaliação global positiva mesmo à risca (10,1 pontos).

    E se os líderes à esquerda merecem notas positivas da parte dos entrevistados pela Aximage, os dois líderes dos partidos mais à direita não chegam à nota 10. A presidente do CDS, Assunção Cristas, fica próxima da positiva (9,6 pontos), enquanto Passos Coelho, presidente do PSD, não vai além dos 6,5 pontos, a mesma avaliação obtida em Julho pelo líder social-democrata.

    Portugueses confiam mais em Costa do que em Passos para primeiro-ministro

    António Costa também leva vantagem sobre Passos Coelho quando está em causa a comparação entre em qual dos dois os inquiridos confiam mais para desempenhar a função de chefe de governo. Costa recolhe a confiança de 57,3% dos inquiridos e Passos de apenas 31,2%.

    Acerca das expectativas depositadas no Governo liderado por Costa, 27,9% dos inquiridos considera que está a ser "melhor do que esperava". Para 59,6 a equipa chefiada por António Costa está a ter um desempenho "igual ao que esperava", sendo que apenas 17,3% considera que está a ser "pior do que esperava". 1,2% não tem opinião.

    Presidente Marcelo com avaliação positiva esmagadora

    Também a actuação de Marcelo Rebelo de Sousa enquanto Presidente da República foi alvo da avaliação dos inquiridos pela Aximage. E a esmagadora maioria considera que nos "últimos 30 dias" Marcelo tem estado "bem". 4,4% diz que o desempenho do Presidente tem sido "assim-assim" e 3,1% que tem sido "mau". »

    DAQUI:https://www.google.pt/search?q=sondagem+aximage+de+setembro+2016&oq=sondagem+aximage+de+setembro+2016&aqs=chrome..69i57.14741j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8

    ResponderEliminar
  29. TRAZIDO DO FACEBOOK DO MUNICÍPIO DE TAROUCA-12/9/2016

    EDUCAÇÃO: APOIOS SOCIAIS LOCAIS AO PRÉ E 1º CICLO

    «Município de TaroucaGostar da Página
    4 h ·
    MUNICÍPIO DE TAROUCA ISENTA PAGAMENTO DAS REFEIÇÕES ESCOLARES PARA PRÉ ESCOLAR E 1º CICLO E SUBSIDIA A AQUISIÇÃO DE LIVROS E MATERIAL ESCOLAR AOS ALUNOS DO 1ºCICLO

    O Município de Tarouca deliberou em reunião de executivo do passado dia 8 de setembro isentar do pagamento das refeições escolares a todas as crianças e alunos que frequentam o Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como, a atribuição de um subsídio para aquisição dos livros e material escolar para o ano letivo de 2016/2017 aos alunos dos 1º ciclo do ensino básico com escalão A e B.

    "Estas são algumas das medidas que julgamos necessárias e prioritárias no apoio à educação e sucesso escolar, materializando assim com medidas concretas a importância das crianças e jovens no futuro do nosso território, na certeza que todo o apoio e investimento na educação das nossas crianças terá reflexos positivos no amanhã e aliviará despesa nos orçamentos familiares", refere Valdemar Pereira, presidente da Câmara Municipal de Tarouca.

    Os encarregados de educação dos alunos com escalão A e B irão receber um vale, que deverá ser levantado no Serviço de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal de Tarouca, para ser descontado no ato da compra nas papelarias do Concelho (ABC ou Avenida). Esta medida tem também como propósito incentivar e dinamizar o comércio tradicional e a economia local.

    Para mais informações deverá dirigir-se ao Serviço de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal de Tarouca, ou através do email accao.social@cm-tarouca.pt .»

    ResponderEliminar
  30. TRAZIDO DO DIÁRIO DIGITAL-12/9/2016

    TEMPORAL NOCTURNO: AVIVO LARANJA PRA 6 DISTRITOS

    «HOJE às 19:200

    Proteção Civil alerta para possíveis cheias e queda de árvores na terça-feira
    Proteção Civil alerta para possíveis cheias e queda de árvores na terça-feira



    inShare
    A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para a possibilidade de cheias rápidas em zonas urbanas e inundações em locais vulneráveis e possibilidade de quedas de árvores, face às previsões meteorológicas para terça-feira.
    Em comunicado a ANPC lembra que as previsões são de períodos de chuva, por vezes forte, em especial durante a madrugada e manhã, e vento forte, com rajadas até 70 quilómetros por hora nas terras altas.
    Face às previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a ANPC alerta para a possibilidade de se formarem lençóis de água ou de haver inundações em estruturas urbanas subterrâneas, além de danos em estruturas montadas ou suspensas.
    No comunicado a ANPC frisa que é possível minimizar danos com a adoção de medidas preventivas como a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas ou a fixação de estruturas soltas.
    E sugere uma condução cuidadosa, evitando o atravessar de zonas inundadas ou arborizadas (devido ao vento forte).»

    DAQUI:http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=841792

    ResponderEliminar
  31. TRAZIDO DO JN-12/9/2016

    TEMPORAL NOCTURNO: 6 DISTRITOS EM ALERTA LARANJA!

    «Nacional
    Seis distritos em "Aviso Laranja" devido à chuva forte

    Foto: Pedro Granadeiro/Global Imagens/Arquivo


    Hoje às 23:01, atualizado às 23:04
    COMENTAR
    Seis distritos em "Aviso Laranja" devido à chuva forte
    Comentar
    Facebook
    Twitter
    Partilhar


    RELACIONADAS
    Proteção Civil alerta para cheias e queda de árvores
    ÚLTIMAS
    23:11Descoberto meteorito com 30 toneladas na Argentina
    23:01Seis distritos em "Aviso Laranja" devido à chuva forte
    22:39PSD está "em choque" porque não houve orçamento retificativo
    21:58Feirense de volta às vitórias na I Liga
    21:51Trump abre hotel de luxo ao lado da Casa Branca


    Hoje às 23:01, atualizado às 23:04
    COMENTAR
    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera subiu para "Aviso Laranja" o risco de chuva forte e trovoada durante a madrugada de terça-feira em seis distritos do país.

    Nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro e Viseu, inicialmente sob 'Aviso amarelo', estão sob 'aviso laranja' (o segundo mais grave numa escala de quatro) devido à previsão de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, entre as 03:00 e as 06:00.

    A partir dessa hora e até às 09:00, esses distritos passam a ficar sob 'Aviso Amarelo', o mesmo nível de alerta para os restantes 12 distritos.

    Nos distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Leiria e Coimbra, o 'Aviso Amarelo' devido a "precipitação" tem início à meia-noite e termina às 06:00 de terça-feira.

    Com início às 03:00 e conclusão às 09:00 de terça-feira, está o 'Aviso Amarelo' nos distritos de Bragança, Évora, Guarda, Faro, Beja, Castelo Branco e Portalegre.

    A Ilha da Madeira foi igualmente colocada sob 'Aviso Amarelo' devido à previsão de "períodos de chuva, por vezes forte", entre as 22:00 de hoje e as 06:00 de terça-feira.

    O IPMA prevê uma mudança do estado do tempo no continente nos próximos dias, com chuva forte e descida acentuada das temperaturas, em especial na terça e na quarta-feira.

    Depois de, na semana passada, Portugal Continental ter registado temperaturas muito elevadas, tendo sido terça-feira, dia 06, o mais quente do ano, o IPMA prevê que "as temperaturas vão descer para valores que não vão ultrapassar, no máximo dos máximos, 22/23 graus".

    Segundo a página oficial do IPMA na Internet, o 'Aviso Amarelo' é o primeiro (mais fraco) de três avisos (sendo o vermelho o mais forte), sendo acionado em Portugal Continental, no caso da precipitação, para previsões de chuva/aguaceiros entre 10 a 20 milímetros, numa hora, e 30 a 40 milímetros, em seis horas.

    Part


    Leia mais: Seis distritos em "Aviso Laranja" devido à chuva forte http://www.jn.pt/nacional/interior/seis-distritos-em-aviso-laranja-devido-a-chuva-forte-5386064.html#ixzz4JzptARuM
    Follow us: jornalnoticias on Facebook»

    ResponderEliminar
  32. TRAZIDO DO SITE DO AE DE TAROUCA: COMUNICADO DE ABERTURA DO ANO LECTIVO DE 2016/17

    «Abertura do Ano Letivo 2016/2017

    Detalhes
    Visualizações: 463
    Eduardo Costa Almeida, Diretor deste agrupamento de escolas, informa toda a comunidade educativa que as atividades escolares terão início no dia 14 de setembro de 2016, com a receção aos alunos do 5º ano de escolaridade pelas 9:00 horas, na Escola sede, com regresso a casa previsto para as 12:00 horas.

    Informa, também, que a reunião com os encarregados de educação dos alunos do 1º Ciclo e Pré-escolar realizar-se-á no dia 14 de setembro, às 14h 30m (Centro Escolar e Jardim do Castanheiro do Ouro).

    O início das aulas será no dia 15 de setembro de 2016 para todos os anos de escolaridade e crianças do Ensino Pré-escolar, mantendo-se os horários do ano letivo anterior. As aulas na Escola Básica e Secundária Dr. José Leite de Vasconcelos, têm início às 8h:20m e terminam às 16h:45m. Para os restantes estabelecimentos de ensino (Centro Escolar e Jardim do Castanheiro do Ouro), entre as 9h:00m e as 17h:30m.

    O transporte escolar será efetuado de acordo com o horário do ano letivo anterior.

    Tarouca, 26 de agosto de 2016

    O Diretor,

    Eduardo Costa Almeida»

    ResponderEliminar
  33. TRAZIDO DO JORNAL SOL-12/9/2016

    EDUCAÇÕES: ALTERAÇÕES ANUNCIADAS PRÓ ANO LECTIVO 2016/17

    «SOCIEDADE 12 de setembro 2016

    Conheça as novidades do novo ano letivo

    O novo ano letivo apresenta muitas novidades, Saiba quais são.

    http://sol.sapo.pt/artigo/523393/conheca-as-novidades-do-novo-ano-letivo


    COMENTAR PARTILHAR

    Ana Petronilho
    ana.petronilho@sol.pt

    Destaques

    Durão Barroso acusa Bruxelas de discriminação
    PSD defende Durão. CDS compreende decisão de Juncker
    Durão perde privilégios
    Marcelo convoca Conselho de Estado
    Como é que se traz investimento estrangeiro? Pagando, diz Daniel Bessa
    Cristas cautelosa quanto ao aumento do IAS
    1. Novas provas de aferição

    Este vai ser o primeiro ano em que as provas de aferição vão ser obrigatórias para os alunos dos 2º, 5º e 8º anos. As provas não contam para nota final dos alunos. Vieram substituir os exames nacionais, que se mantêm apenas para os alunos do 9º e 12º anos. Além das provas de Português e Matemática os alunos do 2º ano vão realizar também a prova de Expressões Artísticas e Físico-Motoras. No caso dos alunos do 5.º ano, por exemplo, serão aplicadas provas de aferição também a História e Geografia e no 8.º ano a Físico-Química. As provas têm data marcada para junho à exceção dos alunos do 2.º ano que vão a teste em maio.

    2. Inglês obrigatório a partir do 3º ano

    A disciplina de Inglês passa a ser obrigatória para todos os alunos entre o 3.º e o 9.º ano. Medida que foi desenhada pelo anterior ministro Nuno Crato e que Tiago Brandão Rodrigues manteve. A disciplina tem peso na nota, o que significa que tendo negativa (menos de 3 valores numa escala de 0 a 10) a Inglês e a outras duas disciplinas, o aluno reprova de ano escolar.

    3. Tutores para apoiar alunos

    Todas as escolas vão ter, a partir deste ano, um tutor para apoiar os alunos acima dos 12 anos que tenham mais de duas reprovações. Este sistema veio substituir o ensino vocacional, que tinha uma componente mais prática – tinha sido desenhado pelo anterior governo. O tutor terá como função apoiar os alunos com os estudos durante quatro horas semanais em grupos de dez alunos.

    4. Manuais escolares gratuitos

    Este ano os manuais escolares vão ser gratuitos para todos os alunos do 1.º ano do ensino público e privado. São cerca de 80 mil os alunos que podem beneficiar desta medida que tem o custo de três milhões para o Estado. No próximo ano a distribuição gratuita dos livros vai estender-se até aos alunos do 4º ano. Os livros de fichas ficam de fora da distribuição gratuita do Governo. Para os restantes anos escolares, do 2.º ao 12.º ano, este ano letivo, Tiago Brandão Rodrigues optou por congelar o preço dos manuais escolares. Já em setembro de 2017 os manuais do 5º ao 12º vão ter um preço indexado à taxa média anual de inflação.

    5. Atividades extracurriculares sem avaliação e sem TPC

    O ministro da Educação deu orientações às escolas para que as atividades de enriquecimento curricular (AEC), frequentadas apenas pelos alunos do 1.º ciclo com caráter opcional, devem ser «eminentemente lúdicas» e não podem ter avaliação, nem trabalhos para casa. A intenção de Tiago Brandão Rodrigues é que as AEC «não constituam mais horas de ensino formal» e que seja «aliviada a carga horário de atividades letivas dos alunos no 1.º ciclo» para dar «espaço a atividades que cumpram as expectativas das crianças e a da sua formação integral».

    6. Pré-escolar gratuito a partir dos quatro anos

    Todas as crianças que façam quatro anos até dezembro deste ano têm entrada garantida e gratuita numa escola do pré-escolar da rede pública. Esta medida implicou que fossem aprovadas mais 175 turmas de pré-escolar. No próximo ano letivo o alargamento da universalização do pré-escolar será para crianças a partir dos 3 anos.

    (CONT.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (CONTINUAÇÃO)

      7. Turmas divididas em algumas disciplinas

      As escolas vão poder desdobrar turmas nas disciplinas de Português e línguas estrangeiras. Na prática, as escolas vão dividir as turmas nestas disciplinas havendo menos alunos em sala de aula para que se consiga tempo adicional para exercícios práticos, de conversação e escrita. O desdobramento de turmas também será aplicado para as disciplinas das áreas das ciências físicas e naturais.

      8. Exame de Cambridge suspenso

      O ministro da Educação decidiu suspender o exame de inglês do 9.º ano, desenhado pela Universidade de Cambridge, “dada a incompatibilidade” com o novo modelo de avaliação dos alunos (provas de aferição). Caso o exame fosse resolvido pelos alunos teria peso na nota final. O exame foi aplicado pela primeira vez no último ano letivo, e avaliava quatro áreas de domínio da língua: compreensão da leitura (reading), expressão escrita (writing), compreensão oral (listening) e produção oral (speaking).

      9. Programa de Matemática flexibilizado

      No final do mês passado Tiago Brandão Rodrigues enviou orientações às escolas para que o programa da disciplina de Matemática seja flexibilizado, em todos os anos escolares (do 1.º ao 12.º ano). A intenção da tutela é permitir que temas da disciplina possam ser trabalhados pelos alunos ao longo do ciclo de ensino, admitindo a possibilidade de haver objetivos a atingir «em anos diferentes do inicialmente previsto». Com esta medida, o ministro veio pôr fim às críticas dos pais e dos professores de Matemática que defendiam que o programa era muito extenso e desadequado às idades dos alunos.

      10. Cortes nos contratos de associação

      Uma das medidas mais polémicas desta tutela foi o travão ao financiamento dos colégios com contrato de associação. O ministro deixou de autorizar o financiamento de novos contratos de associação para turmas em início de ciclo (5.º, 7.º e 10.º anos escolares) em «zonas onde exista oferta das escolas públicas». Além disso a tutela vai aplicar a regra da limitação geográfica, já prevista na lei, e os alunos do básico e secundário só se podem matricular nas escolas da sua freguesia. Com estas regras, mais de metade (57%) dos colégios dizem que correm o risco de encerrar.»

      DAQUI:
      http://sol.sapo.pt/artigo/523393/conheca-as-novidades-do-novo-ano-letivo» (In Sol, 12/9/201

      Eliminar
  34. TRAZIDO BDO JN-13/9/2016

    EDUCAÇÃO: ALGUMAS DAS RINVIDICAÇÕES DA CDU

    «Nacional
    PCP quer manuais escolares gratuitos para o 1.º ciclo

    O PCP, insistiu o seu secretário-geral, "continuará a bater-se pela progressiva gratuitidade dos manuais"
    Foto: Tiago Petinga/LUSA


    Hoje às 21:03, atualizado às 21:04
    COMENTAR
    PCP quer manuais escolares gratuitos para o 1.º ciclo
    Comentar
    Facebook
    Twitter
    Partilhar

    ÚLTIMAS
    21:08Os números do Euromilhões
    21:03PCP quer manuais escolares gratuitos para o 1.º ciclo
    20:57Piratas informáticos russos divulgam dados sobre atletas dos EUA
    20:02Mau tempo adia Manchester City-Borussia M'Gladbach
    19:47Ex-presidente israelita e Nobel da Paz Shimon Peres hospitalizado


    Hoje às 21:03, atualizado às 21:04
    COMENTAR
    Jerónimo de Sousa disse esta terça-feira que o partido vai bater-se para que os manuais escolares em todo o 1.º ciclo sejam gratuitos já no ano letivo 2017/2018.

    "Estamos a apostar no futuro. Estamos a apostar nas nossas crianças, na sua evolução, na sua aprendizagem", sustentou o líder comunista, que falava numa sessão pública dedicada à gratuitidade dos manuais escolares e realizada hoje à tarde no Seixal.

    O PCP, insistiu o seu secretário-geral, "continuará a bater-se pela progressiva gratuitidade dos manuais", depois de este ano ter conseguido que o parlamento aprovasse uma proposta para manuais escolares gratuitos para os alunos do 1.º ano do 1.º ciclo.

    De acordo com as contas comunistas, o alargar da gratuitidade dos manuais a todo o primeiro ciclo incorpora um custo de 14 milhões de euros.

    Sobre este montante, Jerónimo disse ser necessário avaliar se o mesmo representa um "custo" ou um "investimento".

    "Estamos a ter um custo ou a fazer um investimento? É esta reflexão que temos de fazer. Nós consideramos que é um investimento", realçou o líder comunista, falando perante dezenas de interessados no tema.

    E concretizou: "Defendemos a gratuitidade dos manuais escolares para todo o ensino obrigatório. São um instrumento fundamental para a aprendizagem. É importante travar esta batalha e, por isso, o PCP continuará a bater-se pela progressiva gratuitidade dos manuais escolares".

    A "batalha" pela gratuitidade dos manuais durante o ensino obrigatório continuará na agenda dos comunistas, insistiu Jerónimo de Sousa, que reconheceu que "o andamento" nesta matéria pode não ser de um ano para o outro, mas com "passos para a frente" o PCP assevera a defesa dos jovens e das crianças.

    Partilhe este artigo no Facebook


    Leia mais: PCP quer manuais escolares gratuitos para o 1.º ciclo http://www.jn.pt/nacional/interior/pcp-quer-manuais-escolares-gratuitos-para-o-1o-ciclo-5387845.html#ixzz4K61mjGqa
    Follow us: jornalnoticias on Facebook»

    ResponderEliminar
  35. TRAZIDO DO JN-13/9/2016

    EDUCAÇÃO: ME DÁ ÀS CÂMARAS 200 MILHÕES PRA RECUPERAR ESCOLAS

    «Educação
    Governo investe mais de 200 ME na reabilitação de escolas

    Governo investe mais de 200 ME na reabilitação de escolas
    Foto: ALEXANDRE RIBEIRO/LUSA


    Ontem às 17:33
    COMENTAR
    Governo investe mais de 200 ME na reabilitação de escolas
    Comentar
    Facebook
    Twitter
    Partilhar


    ÚLTIMAS
    17:05Gaia investe quatro milhões para recuperar 36 bairros sociais
    16:54Durão Barroso queixa-se de discriminação da Comissão Europeia
    16:43Câmara do Porto autorizada a pedir empréstimo de 20 milhões
    16:33Purex, o movimento que luta contra o sexo antes do casamento
    16:24Moody"s diz que risco de novo resgate é "baixo"


    Ontem às 17:33
    COMENTAR
    O ministro da Educação anunciou que "mais de 70 municípios" vão celebrar acordos com o Governo para a modernização de 200 escolas num investimento de 200 milhões de euros.

    "Todas estas intervenções que iremos fazer nas escolas públicas portuguesas, um pacote substancial de fundos estruturais que se irão aplicar em muitos estabelecimentos de ensino em Portugal que necessitavam de intervenção, estavam mapeadas nos fundos do Portugal 2020. Agora tivemos oportunidade de tirar do papel e contratualizar com muitos dos municípios de Portugal continental para que as obras efetivamente se façam", afirmou hoje em Paredes de Coura, Tiago Brandão Rodrigues.

    O ministro da Educação adiantou que dos mais de 200 milhões de euros, "168 milhões de euros, 70%, estão preparados para assinar".

    O governante falou aos jornalistas depois da assinatura dos primeiros acordos de colaboração assinados com com nove municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, no âmbito do programa de financiamento para a recuperação de edifícios em zonas de baixa densidade populacional.

    No total foram assinados acordos de colaboração no valor de 19 milhões de euros, que correspondem a 13 intervenções em escolas do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundárias de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença e Viana do Castelo.

    "Juntos, tirámos do papel para o território, 19 milhões de euros que muito vão melhorar o novo sistema de educação", afirmou o ministro da Educação no discurso que assinalou a assinatura dos acordos, celebrada no Centro Cultural daquela vila do Alto Minho.

    Tiago Brandão Rodrigues afirmou que aquele investimento vai abranger um total de 8.056 alunos da região "cumprindo uma promessa incluída no programa eleitoral do Governo e o desejo dos autarcas de uma rápida aplicação dos fundos comunitários".

    O presidente da CIM do Alto Minho, José Maria Costa, afirmou tratar-se de "um dia muito importante" para a região "onde os municípios têm sempre apostado na Educação como fator de desenvolvimento".

    O socialista, que é também presidente da Câmara de Viana do Castelo adiantou que "os municípios estão disponíveis para serem parceiros porque o que querem é escolas de qualidade".

    TÓPICOS
    Nacional


    Leia mais: Governo investe mais de 200 ME na reabilitação de escolas http://www.jn.pt/nacional/interior/governo-investe-mais-de-200-me-na-reabilitacao-de-escolas-5385526.html#ixzz4K63rLDcG
    Follow us: jornalnoticias on Facebook»

    ResponderEliminar
  36. TRAZIDO DA CONTA DO MUNICIPIO DE TAROUCA

    «Já estão à venda as pulseiras que permitem a entrada ao "momments Varosa/16", Estra ano custa 3 euros.

    «Municipio de Tarouca - Eventos
    12/9 às 13:53 ·
    As pulseiras do Varosa Momments 2016 já se encontram à venda.
    Podendo ser adquiridas no Balcão Único da Câmara Municipal, Casa do Paço, Papelaria Avenida, Tony's Bar, Associação da Juventude do Concelho de Tarouca e DH Tarouca pelo preço de 3€.
    Garante a tua entrada!!!!»»

    ResponderEliminar
  37. TRAZIDO DO JORNAL DE NOTÍCIAS-14/9/2016

    CASO MARQUÊS: AFINAL DIA 15 DE SETEMBRO VAI SER TÃO-SOMENTE MAIS UM DIA!...

    «Mais seis meses para concluir investigação da Operação Marquês

    Foto: António Cotrim/Lusa


    Hoje às 19:53, atualizado às 20:36
    COMENTAR
    Mais seis meses para concluir investigação da Operação Marquês
    Comentar
    Facebook
    Twitter
    Partilhar

    RELACIONADAS
    Sócrates pede afastamento do juiz Carlos Alexandre
    ÚLTIMAS
    20:50Homem ferido com gravidade em colisão
    20:05Autarca culpa Passos Coelho de atrasar obra em ETAR poluidora
    19:53Mais seis meses para concluir investigação da Operação Marquês
    19:48PJ ouviu jovem agredido em Ponte de Sor
    19:31A queda de Bella Hadid... e o choque de Raquel Strada


    Hoje às 19:53, atualizado às 20:36
    COMENTAR
    A Procuradoria-Geral da República concedeu mais 180 dias para concluir a investigação do caso conhecido como Operação Marquês, que envolve o ex-primeiro-ministro José Sócrates.

    São mais seis meses para a "realização de todas as diligências de investigação consideradas imprescindíveis".

    Em nota enviada à imprensa ao final da tarde, a PGR sublinha que, "nos últimos dias", os magistrados do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) "afetos ao inquérito informaram o superior hierárquico de que circunstâncias imponderáveis e extraordinárias impediam a conclusão da investigação" no tempo previsto, 15 de setembro, quinta-feira.

    "No essencial", os magistrados referiram que durante a investigação "o Ministério Público foi sendo confrontado com novos factos, integráveis no objeto do processo", foram "identificadas suspeitas de operações de favor em novas áreas de negócios", existe uma "falta parcial de cumprimento dos pedidos de cooperação internacional dirigidos à justiça da Suiça e do Reino Unido" e "subsistem ficheiros informáticos apreendidos que dependem de apreciação judicial, antes de serem disponibilizados e analisados pela investigação".

    SÓCRATES PEDE AFASTAMENTO DO JUIZ CARLOS ALEXANDRE

    Em finais de março, o diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), Amadeu Guerra, fixou para quinta-feira (15 de setembro) o prazo limite para a conclusão do inquérito da Operação Marquês.

    Contudo, em julho passado, numa entrevista, Amadeu Guerra disse que não garantia que o prazo de 15 de setembro fosse cumprido, o que agora foi confirmado.

    No comunicado de hoje, a PGR sublinha que "só a título muito excecional, mediante requerimento fundamentado dos magistrados titulares, poderá ser admitida a possibilidade de prorrogação deste prazo" de seis meses agora prorrogado.

    A PGR sinaliza na nota de hoje "que se justifica, por razões de gestão, organização e racionalização de métodos, fazer uso da prerrogativa hierárquica estabelecida na lei processual penal e determinar a aceleração processual do inquérito", sendo concedidos então mais 180 dias "para a realização de todas as diligências de investigação consideradas imprescindíveis para o esclarecimento dos factos e definição das responsabilidades criminais e para o necessário encerramento do inquérito".

    Já hoje, a defesa de José Sócrates apresentou um pedido de recusa do juiz Carlos Alexandre, do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), disse à Lusa fonte do Tribunal da Relação de Lisboa, instância que vai analisar o incidente.

    O pedido de afastamento de Carlos Alexandre do processo Operação Marquês surge no seguimento de uma entrevista concedida pelo magistrado à estação de televisão SIC na passada quinta-feira.

    Na entrevista, Carlos Alexandre disse sentir-se "escutado" no seu dia-a-dia, acrescentando que não é rico nem tem amigos que o sejam.



    Leia mais: Mais seis meses para concluir investigação da Operação Marquês http://www.jn.pt/nacional/interior/mais-seis-meses-para-concluir--investigacao-da-operacao-marques-5389702.html#ixzz4KGpFItKW
    Follow us: jornalnoticias on Facebook (...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (CONTINUAÇÃO)

      Num artigo de opinião publicado sábado no Diário de Notícias, José Sócrates já havia revelado ter dado instruções aos seus advogados "para apresentarem as respetivas queixas aos órgãos judiciais competentes", entendendo que a referência aos amigos foi uma "alusão" baseada "na imputação que o Ministério Público" lhe faz nesse processo.

      Entretanto, o Conselho Superior da Magistratura, órgão de gestão e disciplina dos juízes, já anunciou que vai analisar o teor da entrevista, em reunião plenária marcada para dia 27.

      A Operação Marquês conta com mais de uma dezena de arguidos, incluindo José Sócrates, que esteve preso preventivamente mais de nove meses e que está indiciado por fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para ato ilícito.

      Além de Sócrates, são também arguidos no processo o ex-administrador da CGD e antigo ministro socialista Armando Vara e a sua filha Bárbara Vara, Carlos Santos Silva, empresário e amigo do ex-primeiro-ministro, Joaquim Barroca, empresário do grupo Lena, João Perna, antigo motorista do ex-líder do PS, Paulo Lalanda de Castro, do grupo Octapharma, Inês do Rosário, mulher de Carlos Santos Silva, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e os empresários Diogo Gaspar Ferreira e Rui Mão de Ferro, assim como o empresário luso-angolano Helder Bataglia.

      TÓPICOS
      Nacional


      Leia mais: Mais seis meses para concluir investigação da Operação Marquês http://www.jn.pt/nacional/interior/mais-seis-meses-para-concluir--investigacao-da-operacao-marques-5389702.html#ixzz4KH39Klcb
      Follow us: jornalnoticias on Facebook»

      Eliminar
  38. TRAZIDO DO DIÁRIO DIGITAL-14/9/2016

    OPERAÇÃO MARQUÊS: DILATAMENTO DO PRAZO PRA INV.

    «Operação Marquês: PGR dá mais seis meses para conclusão da acusação
    Operação Marquês: PGR dá mais seis meses para conclusão da acusação



    inShare
    A Procuradoria-Geral da República (PGR) informou hoje que concedeu mais 180 dias (seis meses) para a "realização de todas as diligências de investigação consideradas imprescindíveis" na Operação Marquês, que envolve o ex-primeiro-ministro José Sócrates.
    Em nota enviada à imprensa ao final da tarde, a PGR sublinha que, "nos últimos dias", os magistrados do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) "afetos ao inquérito informaram o superior hierárquico de que circunstâncias imponderáveis e extraordinárias impediam a conclusão da investigação" no tempo previsto, 15 de setembro, quinta-feira.
    "No essencial", os magistrados referiram que durante a investigação "o Ministério Público foi sendo confrontado com novos factos, integráveis no objeto do processo", foram "identificadas suspeitas de operações de favor em novas áreas de negócios", existe uma "falta parcial de cumprimento dos pedidos de cooperação internacional dirigidos à justiça da Suiça e do Reino Unido" e "subsistem ficheiros informáticos apreendidos que dependem de apreciação judicial, antes de serem disponibilizados e analisados pela investigação".
    Em finais de março, o diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), Amadeu Guerra, fixou para quinta-feira (15 de setembro) o prazo limite para a conclusão do inquérito da Operação Marquês.
    Contudo, em julho passado, numa entrevista, Amadeu Guerra disse que não garantia que o prazo de 15 de setembro fosse cumprido, o que agora foi confirmado.

    (CONT.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (CONTINUAÇÃO)
      No comunicado de hoje, a PGR sublinha que "só a título muito excepcional, mediante requerimento fundamentado dos magistrados titulares, poderá ser admitida a possibilidade de prorrogação deste prazo" de seis meses agora prorrogado.
      A PGR sinaliza na nota de hoje "que se justifica, por razões de gestão, organização e racionalização de métodos, fazer uso da prerrogativa hierárquica estabelecida na lei processual penal e determinar a aceleração processual do inquérito", sendo concedidos então mais 180 dias "para a realização de todas as diligências de investigação consideradas imprescindíveis para o esclarecimento dos factos e definição das responsabilidades criminais e para o necessário encerramento do inquérito".
      Já hoje, a defesa de José Sócrates apresentou um pedido de recusa do juiz Carlos Alexandre, do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), disse à Lusa fonte do Tribunal da Relação de Lisboa, instância que vai analisar o incidente.
      O pedido de afastamento de Carlos Alexandre do processo Operação Marquês surge no seguimento de uma entrevista concedida pelo magistrado à estação de televisão SIC na passada quinta-feira.
      Na entrevista, Carlos Alexandre disse sentir-se "escutado" no seu dia-a-dia, acrescentando que não é rico nem tem amigos que o sejam.
      Num artigo de opinião publicado sábado no Diário de Notícias, José Sócrates já havia revelado ter dado instruções aos seus advogados "para apresentarem as respetivas queixas aos órgãos judiciais competentes", entendendo que a referência aos amigos foi uma "alusão" baseada "na imputação que o Ministério Público" lhe faz nesse processo.
      Entretanto, o Conselho Superior da Magistratura, órgão de gestão e disciplina dos juízes, já anunciou que vai analisar o teor da entrevista, em reunião plenária marcada para dia 27.
      A Operação Marquês conta com mais de uma dezena de arguidos, incluindo José Sócrates, que esteve preso preventivamente mais de nove meses e que está indiciado por fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para ato ilícito.
      Além de Sócrates, são também arguidos no processo o ex-administrador da CGD e antigo ministro socialista Armando Vara e a sua filha Bárbara Vara, Carlos Santos Silva, empresário e amigo do ex-primeiro-ministro, Joaquim Barroca, empresário do grupo Lena, João Perna, antigo motorista do ex-líder do PS, Paulo Lalanda de Castro, do grupo Octapharma, Inês do Rosário, mulher de Carlos Santos Silva, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e os empresários Diogo Gaspar Ferreira e Rui Mão de Ferro, assim como o empresário luso-angolano Helder Bataglia.

      Diário Digital com Lusa»

      DAQUI:«http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=842167»

      Eliminar
  39. TRAZIDO DA CONTA DO FACEBOOK DA DEPUTADA SOCIALISTA MARISABEL MOUTELA

    «Marisabel Moutela

    24/8 às 0:10 ·

    Com Presidente da Federaçao de Viseu do PS em Penedono a trabalhar para mais PS.

    Foto de António Borges.

    António Borges com Marisabel Moutela e Orlando Timóteo.
    23/8 às 16:15 ·

    Reunião do PS em Penedono

    É um dos concelhos do distrito de Viseu onde os socialistas têm tradicionalmente dificuldades de implantação, mas a reunião recentemente realizada em Penedono deixou a certeza de que o PS vai proximamente voltar a ter uma estrutura organizada e pronta a criar uma alternativa.

    Presente enquanto Presidente da Federação Distrital com a coordenadora autárquica Marisabel Moutela, o encontro serviu para avaliar a situação política local e voltou a juntar os militantes no apoio ao Governo, na perspectiva da mudança de políticas que o país desejava, mais viradas para o cidadão, a defesa dos seus direitos e rendimentos e o respeito pelas comunidades do interior do país.

    Num município onde o PS tem dois vereadores, Orlando Timóteo e José Maria Pádua, que apesar da sua condição de independentes também participaram no debate interno, fica a convicção que há um espaço de significativo crescimento dos socialistas em Penedono.

    Da reunião resultou ainda a constituição de uma comissão local que a partir de agora irá informalmente dinamizar a participação partidária e garantir a ligação aos outros níveis de coordenação partidária.

    Referencia ainda para a presença de algumas das atuais referencias locais do PS, como Pedro Baldaia, José Carlos Silva, José Maria Silva e Eugénio Proença.»

    ResponderEliminar
  40. TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO-16/9/2016

    JOGOS PARAOLÍMPICOS/16: PORTUGAL CONQUIA A 3ª MEDALHA DE BRONZE!

    «Portugal conquista terceira medalha nos Paralímpicos

    José Macedo, atleta luso que competia em boccia, ficou no terceiro posto na categoria de BC3.

    © Getty Images
    DESPORTO RIO JANEIRO
    HÁ 54 MINS
    POR NOTÍCIAS AO MINUTO COM LUSA
    PARTILHAR

    Aqui está a terceira medalha de Portugal nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. José Macedo foi o atleta que ficou esta sexta-feira no terceiro posto, conquistando a terceira medalha para o contingente luso.

    PUB

    O português derrotou o sul-coreano Han Soo Kim na categoria de BC3, vencendo assim a medalha de bronze.

    O atleta, que representa o Sporting Clube de Braga, soma agora seis medalhas, em cinco participações em Jogos Paralímpicos.

    Esta é a terceira medalha conseguida por Portugal nos Jogos Rio2016, depois do bronze da equipa de boccia BC1/BC2 e do bronze de Luís Gonçalves nos 400 metros T12 (deficiência visual).

    PARTILHE ESTA NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS»

    ResponderEliminar
  41. TRAZIDO DO SITE DA TSF-18/9/2016

    PARAOLÍMPICOS: CONQUISTA DA 4ª MEDALHA DE BRONZE +RESUMO DE TODAS AS CONQUISTAS!

    «Jogos Paralímpicos: Manuel Mendes conquista medalha de bronze na maratona T46

    18 DE SETEMBRO DE 2016 - 16:38

    Portugal diz adeus ao Rio de Janeiro com quatro medalhas de bronze conquistadas.

    Foto: Direitos Reservados
    FOTOGALERIA DO DIA

    Fotografia de Vida Selvagem: conheça os finalistas do concurso de 2016


    PUB

    TSF
    PARTILHAR
    MAIS

    Maratona
    Jogos Paralímpicos
    O atleta português Manuel Mendes, de 45 anos, terminou a prova da maratona, na classe T46, na terceira posição, com o tempo de 2:49.57. Mendes foi o último atleta de Portugal em prova no Rio de Janeiro, acabando por garantir a quarta medalha de bronze da campanha portuguesa.

    A medalha de ouro foi para o chinês Li Chaoyan, que terminou a prova em 2:33.35, e a prata para o espanhol Abderrahman Ait Khamouch, com o tempo de 2:37.01.

    Manuel Mendes junta-se aos também medalhados Luís Gonçalves (400 metros T12), José Carlos Macedo (boccia/torneio individual BC3) e a equipa BC1/BC2 de boccia (Abílio Valente, António Marques, Cristina Gonçalves e Fernando Ferreira), que no Rio de Janeiro terminaram as suas provas na terceira posição.»

    DAQUI:http://www.tsf.pt/desporto/interior/jogos-paralimpicos-manuel-mendes-conquista-medalha-de-bronze-na-maratona-t46-5395944.html

    ResponderEliminar
  42. TRAZIDO DO JN-18/9/2016

    JOGOS PARAOLÍMPICOS DO RIO/16. BALANÇO FINAL!

    DAQUI:http://www.jn.pt/desporto/interior/resultados-dos-paralimpicos-ficam-para-a-historia-5396383.html

    «Resultados dos Paralímpicos "ficam para a história"

    Manuel Mendes conquistou medalha na maratona
    Foto: AL TIELEMANS/OIS/IOC


    Ontem às 21:35
    COMENTAR
    Resultados dos Paralímpicos "ficam para a história"

    Ontem às 21:35
    COMENTAR
    O presidente do Comité Paralímpico de Portugal considerou este domingo que os Jogos Rio2016 vão ficar para a história do desporto luso, mas voltou a defender a necessidade de o país tratar de forma igual os atletas de excelência.

    Num balanço logo após o final das competições, Humberto Santos destacou o facto de Portugal sair dos Jogos Rio2016 com quatro medalhas, todas de bronze, superando as três conseguidas há quatro anos em Londres2012.

    "Desde Sydney2000 que tínhamos vindo a diminuir o número de medalhas conquistadas, desta vez conseguimos inverter essa tendência. Além disso, temos de associar as quatro medalhas a um conjunto de resultados de excelência e ao surgimento de atletas de grande relevância desportiva", afirmou, acrescentando: "Os Jogos do Rio vão ficar para a nossa história".

    Humberto Santos frisou que "os objetivos do contrato-programa foram mais do que cumpridos, mas também foram cumpridos os objetivos internos do CPP, que eram ter uma prestação semelhante à dos Jogos Londres2012".

    No final das competições dos Jogos Rio2016, o presidente do CPP considerou que as quatro medalhas de bronze conquistadas - duas no boccia e duas no atletismo - mostram que "apesar do aumento qualitativo, Portugal até está a conseguir acompanhar outros países".

    Com o contrato-programa em vigor até 2017 e ainda sem ter tomado uma decisão sobre uma eventual recandidatura à presidência do CPP, Humberto Santos considerou essencial uma aproximação cada vez maior entre as condições dadas aos atletas olímpicos e paralímpicos.

    "Estamos a falar de atletas de excelência, que estão a ser tratados pelo mesmo país de forma diferenciada, e hoje com o nível que os Jogos Paralímpicos têm não há razão para haver essa diferenciação", referiu.

    Apesar do contrato-programa de preparação para o Jogos Rio2016, que rondou os 3,6 milhões de euros, ter superado em cerca de 1,5 milhões de euros o de Londres2012, Humberto Santos referiu que o aumento das verbas não é a questão central.

    "Não podemos ficar por uma questão de duplicação de verbas, temos de criar condições para haver um tratamento de equidade dos atletas de excelência do nosso país. Temos sugestões, temos propostas. Agora vamos para a mesa de negociações tratar disso", disse.

    Humberto Santos reiterou a ideia de que é preciso olhar para os Jogos Paralímpicos, que nesta edição juntaram 4.350 atletas de 164 países, como um evento multidesportivo de alta competição.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  43. (CONTINUA)


    "Aquele olhar para os Jogos Paralímpicos enquanto espaço de confraternização, ao qual as pessoas vinham para fazer umas provas, passou à história. Estamos a falar de competição ao mais alto nível, e para isso temos de ter as melhores condições que o país puder disponibilizar", disse o presidente do CPP, organismo que completa oito anos de existência no final deste mês.

    Nos Jogos Rio2016, Portugal esteve representado por 37 atletas, que competiram em sete modalidades - tendo-se estreado no judo e no tiro -, facto que leva o presidente a afirmar que a renovação do desporto paralímpico está a ser feita, apesar de haver modalidades nas quais isso está a ser feito mais rápido do que noutras.

    "A renovação está a ser feita de forma gradual, estão a chegar novos atletas. Aqui nos Jogos Rio2016, houve um acréscimo de modalidades e aumentámos o número de medalhas e de resultados de excelência, o que para nós foi decisivo", disse.

    Nos Jogos Paralímpicos Rio2016, subiram ao pódio Luís Gonçalves, nos 400 metros T12 (deficiência visual), Manuel Mendes, na maratona T46 (deficiência motora), José Macedo, no torneio individual de boccia BC3 e a equipa de boccia BC1/BC2, constituída por António Marques, Abílio Valente, Fernando Ferreira e Cristina Gonçalves.

    Além das quatro medalhas, os atletas garantiram 25 diplomas, número também superior aos 16 conseguidos em Londres2012.

    Após a sua nona participação paralímpica, Portugal soma agora 92 medalhas paralímpicas, com o atletismo a liderar o número de conquistas, com 53, seguido do boccia, com 26.

    Leia mais: Resultados dos Paralímpicos "ficam para a história" http://www.jn.pt/desporto/interior/resultados-dos-paralimpicos-ficam-para-a-historia-5396383.html#ixzz4KjXwpsaV
    Follow us: jornalnoticias on Facebook»

    ResponderEliminar
  44. TRAZIDO DO SITE DA TSF-21/9/2016

    CULTURA(?):O POLÉMICO LIVRO JÁ NÃO VAI SER APRESENTADO PELO Dr PEDRO PASSOS COELHO!

    «JOSÉ ANTÓNIO SARAIVA
    Passos Coelho: Filtro ao livro de Saraiva foi mal aplicado
    21 DE SETEMBRO DE 2016 - 14:04
    Depois de ter lido o livro de José António Saraiva, Passos Coelho diz que "havia um filtro que não tinha sido aplicado devidamente".

    (FOTO)

    Começou por aceitar apresentar o novo livro de José António Saraiva mesmo antes de o ter lido. Quando foram divulgados alguns dos conteúdos da publicação, Pedro Passos Coelho disse que não era pessoa "de dar o dito por não dito". Mas afinal, recuou. Então, o que mudou? Leu o livro.

    Passos Coelho começa por reforçar que assumiu o compromisso de apresentar o livro de José António Saraiva "guiado sobretudo pela admiração e pelo respeito" que tem pelo autor. Em declarações aos jornalistas, à margem de uma visita ao Taguspark, o presidente do PSD diz que, entretanto, teve oportunidade para ler o livro "Eu e os Políticos" e decidiu, por isso, pedir ao autor que o "desobrigasse" da apresentação da obra.

    As explicações de Pedro Passos Coelho para não apresentar o livro de José António Saraiva.
    "Entendo que o respeito e a admiração que tenho por ele também tenho por pessoas que vêm ali retratadas e que são retratadas em termos que não são estritamente políticos", explica Passos Coelho, "tenho defendido sempre que uma coisa é a política outra coisa são as questões privadas e da intimidade das pessoas e não gostaria de ficar associado a uma discussão que pudesse misturar as duas coisas".

    O presidente do PSD acrescenta: "foi justamente porque tive a oportunidade de ler o livro e de perceber que havia um filtro que não tinha sido aplicado devidamente, pelo menos na minha conceção". Por isso, Passos Coelho pediu a José António Saraiva que o dispensasse de fazer a apresentação do livro, prevista para a próxima segunda-feira, dia 26.

    Sobre se foram as pressões do PSD que o levaram a recuar, Passos Coelho garante que o partido nunca o pressionou. "Sempre disse que era uma questão de natureza particular, que decidi particularmente".

    Também a Gradiva, editora do livro, cancelou a apresentação da obra. À TSF, o diretor adjunto Rodolfo Borgonha explica que foi uma decisão conjunta com o autor e fala sobre a polémica em torno do livro.

    "Eu e os Políticos" revela o conteúdo de conversas privadas do antigo diretor dos semanários Expresso e Sol com 42 personalidades públicas.»

    DAQUI: http://www.tsf.pt/sociedade/interior/passos-coelho-filtro-ao-livro-de-saraiva-foi-mal-aplicado-5401180.html

    ResponderEliminar
  45. IDEM

    «SOCIEDADE
    Passos já não vai apresentar livro de José António Saraiva
    21 DE SETEMBRO DE 2016 - 01:09
    O líder do PSD pediu ao autor para o "desobrigar" de estar presente no lançamento do seu livro "Eu e os políticos", o que levou ao cancelamento da apresentação, informou hoje a editora.

    (FOTO)

    Em comunicado enviado, esta noite à agência Lusa, a editora Gradiva afirma que o ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho "pediu ao autor, por motivos pessoais, para o desobrigar de estar presente na sessão de lançamento do livro", prevista para dia 26, às 18:30, no El Corte Inglés, em Lisboa.

    A Gradiva afirma que "o livro tem sido objecto de uma polémica, por vezes excessivamente inflamada, nos media e nas redes sociais" e nesse sentido, José António Saraiva e "a editora consideram que o momento exige reflexão e que tudo farão para evitar o que possa contribuir para alimentar novas polémicas".

    "Por decisão conjunta do autor e da editora, a cerimónia [de apresentação da obra] foi cancelada", lê-se no mesmo comunicado.

    No livro, Saraiva descreve, segundo a editora Gradiva, "um conjunto de episódios polémicos, vividos na primeira pessoa, com diversos políticos e personalidades" portugueses, como Paulo Portas, Mário Soares, Marcelo Rebelo de Sousa, José Sócrates e Pedro Santana Lopes, assim como o atual primeiro-ministro, António Costa, incluindo pormenores mais íntimos e privados.

    Editor da Gradiva "voltaria a fazer o mesmo"

    Contactado pela TSF, o editor da Gradiva, Guilherme Valente, explica que está fora do país e remete para Rodolfo Begonha, que o representa a ele e à editora "absolutamente".

    Guilherme Valente disse, no entanto, que quando José António Saraiva o contactou a dizer que tinha um livro para publicar, disse imediatamente que sim, "sem o ter lido", por razões que o editor diz serem "tão óbvias que não vale a pena enumerar". "Estar a dizê-las seria alimentar o barulho hipócrita corrente", acrescenta.

    Guilherme Valente adiantou ainda à TSF que, se a situação se voltasse a colocar, "voltaria a fazer o mesmo".»


    DAQUI:http://www.tsf.pt/sociedade/interior/-passos--ja-nao-vai-apresentar-livro-de-jose-antonio-saraiva-5400314.html

    »

    ResponderEliminar
  46. TRAZIDO DO SITE DA TSF-22/9/2016

    FINANCIAMENTO AOS PARTIDOS POLITICOS~: REVERTER O CORTE OU (ainda) NÃO?!

    «PSD recua e quer manter cortes nas subvenções
    22 DE SETEMBRO DE 2016 - 19:58
    O PSD vai apresentar uma proposta de alteração à lei do financiamento dos partidos para tornar definitivos os cortes nas subvenções partidárias.

    (FOTO


    PSD
    Transferências para partidos
    Subvenções
    Política
    O PSD vai apresentar uma proposta de alteração à lei do financiamento dos partidos, para tornar "definitivos" os cortes nas subvenções partidárias.

    O jornalista João Alexandre relata a marcha atrás social-democrata
    Durante a semana, os social-democratas - através do secretário-geral, Matos Rosa -, tinham-se mostrado favoráveis à reposição da totalidade das subvenções, reduzidas em 2010 e continuadas em 2013, mas, o PSD faz agora marcha atrás, e a TSF sabe que será o próprio líder parlamentar, Luís Montenegro, a apresentar a proposta de alteração, em nome do grupo parlamentar do PSD.

    No final do debate quinzenal, ainda sem se saber do avanço por parte dos social-democratas, Luís Montenegro já dava a entender que a proposta poderia ser concretizada.

    "Nós estamos abertos para que se possa mudar a lei se todos os outros partidos tiverem essa disponibilidade, não há de ser pelo PSD que em Portugal não se pode continuar a poupar no volume de meios públicos que é adstrito ao funcionamento dos partidos e das campanhas eleitorais", afirmava.

    Nos últimos dias, PCP, BE e CDS já se tinham manifestado contra a reposição da totalidade das subvenções e a favor do prolongamento dos cortes, por oposição a PS e PSD, que já se tinham manifestado a favor da reposição.

    De acordo com a lei, os cortes, que são considerados "temporários", terminam a 31 de dezembro deste ano, e, para que tal não aconteça, seria preciso introduzir uma norma no Orçamento do Estado para 2017 ou haver uma decisão por parte da Assembleia da República.

    Atualmente, os cortes são de 10% nas subvenções partidárias anuais e de 20% nas subvenções para as campanhas eleitorais.

    PS diz que é preciso "debater" o assunto

    "É uma reflexão que será centrada no âmbito dos trabalhos da Comissão Eventual para o Reforço da Transparência no Exercício de Funções Públicas. Uma comissão que, aliás, foi proposta pelo PS", salientou Carlos César no final do debate quinzenal.

    O líder parlamentar do PS não abre o jogo em relação àquela que será a posição definitiva por parte do grupo parlamentar, mas afirma que os socialistas estão disponíveis para debater "tendo em consideração o momento do país e o valor que devemos, ou não, atribuir aos partidos políticos na concertação que a democracia incorpora".

    Perante a insistência dos jornalistas, Carlos César sublinhou ainda que os partidos políticos "não são um mal da democracia", dando conta de que, no seu entender, se deve "avaliar e averiguar em que dimensão os partidos veem, da parte do Estado o assegurar do seu financiamento condigno".»

    DAQUI: http://www.tsf.pt/politica/interior/psd-recua-e-quer-manter-cortes-nas-subvencoes-5404156.html

    ResponderEliminar
  47. TRAZIDO DO SITE DA TSF-22/9/2016

    FINANCIAMENTO DOS PARTIDOS POLITICOS

    «POLÍTICA
    "Partidos funcionam acima das possibilidades do país"
    22 DE SETEMBRO DE 2016 - 12:11
    A investigadora e politóloga Marina Costa Lobo defende que os partidos em Portugal "funcionam acima das possibilidades do país". A conclusão é sustentada num estudo internacional feito em 19 países.

    (FOTO)

    O estudo que analisou o financiamento de mais de uma centena de partidos em 17 países europeus, e ainda na Austrália e em Israel, demonstra que os partidos políticos portugueses estão entre os que obtêm maior financiamento público, ocupando a quinta posição.

    Olhando para os resultados do estudo em que também participou, a investigadora Marina Costa Lobo, conclui que "os partidos em Portugal estão a financiar-se acima das possibilidades do país" e que "tratar agora de repor os cortes, perante a situação em que nos encontramos, não fará muito sentido".

    O estudo mostra que os partidos portugueses estão entre os que têm rendimentos mais elevados em percentagem do PIB (Produto Interno Bruto) e também são os que mais dependem de financiamento público para a sua atividade.

    "Dependem acima de 70% do financiamento público para o seu rendimento. Isso coloca Portugal no top 5 dos partidos mais dependentes do Estado. Acima de nós estão a Áustria, a Bélgica, a Hungria e a Irlanda, apenas"", afirma a investigadora.

    Os números demonstram, na opinião da politóloga e investigadora do Instituto de Ciências Sociais, que não faz sentido que o Estado gaste mais dinheiro com o financiamento dos partidos.

    O fim dos cortes nesse financiamento tem o apoio do PS e PSD. Marina Costa Lobo diz que "PS e PSD estão muitas vezes de acordo nestas matérias porque são questões corporativas, de proteção dos interesses dos grandes partidos".

    Os cortes de 10 % no financiamento dos partidos entraram em vigor em 2013. Se não for aprovada legislação em contrário, acabam de forma automática no final deste ano.»

    DAQUI:http://www.tsf.pt/politica/interior/partidos-funcionam-acima-das-possibilidades-do-pais-5403081.html

    ResponderEliminar
  48. CIBERCRIME: COMO ESTÁ A SER COMBATIDO, EM PORTUGAL?

    AQUI:://www.publico.pt/sociedade/noticia/autoridades-recorrem-a-universidades-para-contornar-demora-nas-pericias-informaticas-1744816

    ResponderEliminar
  49. TRAZIDO DO SITE DO EXPRESSO-22-23/9/2016

    DEBATE QUINZENAL: MEDIDAS PRA 2017

    «POLÍTICA

    14 principais medidas das Grandes Opções do Plano para 2017

    23.09.2016 às 0h056

    As Grandes Opções do Plano para 2017 são apresentadas em forma de proposta de lei, juntamente com o Orçamento do Estado, que será entregue este ano no parlamento a 14 de outubro, e foram esta quinta-feira tema da intervenção do primeiro-ministro no debate quinzenal no parlamento. Conheça aqui as principais medidas enviadas ao Conselho Económico e Social nas mais diversas áreas

    Expresso
    EXPRESSO
    Lusa
    LUSA
    1. DECIDIR O FUTURO DO AEROPORTO DE LISBOA
    Este ano, o Governo iniciou os estudos de avaliação da capacidade futura do Aeroporto Humberto Delgado, de modo a que, durante o ano de 2017, sejam tomadas as decisões necessárias sobre esta matéria". A decisão pode passar pela sua expansão, ou pela existência de uma infraestrutura complementar, segundo a proposta.

    O aeroporto de Lisboa ultrapassou a barreira dos 20 milhões de passageiros em 2015, uma subida de 10,7% face ao ano anterior, segundo dados divulgados pela ANA - Aeroportos de Portugal, em janeiro.

    2. AUMENTAR ATRATIVIDADE DO RECRUTAMENTO MILITAR
    O ministério da Defesa pretende avançar no próximo ano com medidas para reforçar a "atratividade do recrutamento" militar, através do reconhecimento de competências obtidas durante o serviço militar, entre outras.
    De acordo com a proposta de Grandes Opções do Plano (GOP) para 2017, que o Governo enviou ao Conselho Económico e Social, a que a Lusa teve acesso, estão previstas medidas que visam que as competências obtidas durante o serviço militar possam ser reconhecidas no mercado de trabalho, após os jovens terminarem os contratos com as Forças Armadas.

    3. GOVERNO LANÇA 'ESCOLAS INOVADORAS', QUER MAIS AÇÃO SOCIAL E MENOS INSUCESSO
    O reforço da ação social escolar, o aumento das competências digitais de jovens e adultos, o combate ao insucesso e um novo programa de 'Escolas Inovadoras' estão entre as prioridades para a educação até ao fim da legislatura.

    O Executivo afirma que o reforço dos apoios à ação social escolar é "um instrumento essencial na redução do impacto das desigualdades entre os alunos", mas não quantifica o reforço previsto. No documento, inscreve o objetivo de avançar com o Projeto Escolas Inovadoras, num modelo de experiência piloto restrito a seis estabelecimentos escolares.

    4. GOVERNO REITERA INTENÇÃO DE REVER REFORMAS ANTECIPADAS E ALTERAR FATOR DE SUSTENTABILIDADE
    No documento, está prevista a intenção de rever o regime de reformas antecipadas, valorizando as carreiras contributivas mais longas. O executivo propõe-se igualmente a "reavaliar o fator de sustentabilidade" e a "garantir a não alteração das regras de cálculo das prestações já atribuídas a título definitivo".

    O Governo reitera, no documento, a necessidade de diversificar as fontes de financiamento da Segurança Social e propõe "reavaliar as isenções e reduções da taxa contributiva para a Segurança Social".

    5. CONTINUAR A APOSTAR NO EMPREGO DE QUALIDADE E NO COMBATE À PRECARIEDADE
    O Governo pretende limitar o uso da contratação a termo e dos recibos verdes, uma vez que considera que “o mercado de trabalho continua a apresentar níveis preocupantes de segmentação e precariedade, especialmente entre os jovens”.

    Em 2017, o Governo prosseguirá a agenda de combate à precariedade e de maior equilíbrio nas relações laborais, evitando o uso excessivo de contratos a prazo, os falsos recibos verdes e outras formas atípicas de trabalho, promovendo medidas de equilíbrio da regulação do mercado de trabalho.

    (CONT.)

    ResponderEliminar
  50. CONTINUAÇÃO---DEBATE QUINZENAL-SET/2016


    6. PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE ATUALIZAÇÃO DAS RENDAS
    O Executivo refere que vai avançar com a prorrogação do período transitório para contratos de renda anteriores a 1990, frisando que o subsídio de arrendamento, destinado aos inquilinos não abrangidos pela medida, será aplicado.

    Em causa está o Novo Regime de Arrendamento Urbano (NRAU), que entrou em vigor em 2012 e estabeleceu que as rendas anteriores a 1990 seriam atualizadas, permitindo aumentar as rendas mais antigas através de um processo de negociação entre senhorio e inquilino ou com base em 1/15 do valor patrimonial fiscal do imóvel.

    O Governo pretende ainda "rever o regime do arrendamento, de forma a associar o estado de conservação dos edifícios à atualização das rendas, criando incentivos à respetiva reabilitação".

    7. LANÇAR MEDIDAS PARA LIMPAR CRÉDITO MALPARADO DOS BANCOS
    O Governo considera que o elevado nível de crédito malparado na banca portuguesa representa um risco para a estabilidade financeira e defende a adoção de medidas que permitam aos bancos retirar dos seus balanços estes ativos problemáticos.

    Paralelamente “à atuação direta junto das empresas, através das medidas de capitalização, dos programas de revitalização ou de medidas de cariz fiscal e regulatório, importa igualmente atuar na dimensão bancária desta questão".

    8. ALARGAR BENEFÍCIOS FISCAIS PARA INVESTIMENTOS ACIMA DE 10 MILHÕES DE EUROS
    No sentido de apoiar o dinamismo do setor empresarial português, o executivo liderado por António Costa prevê "rever o regime de benefícios fiscais contratuais ao investimento produtivo" e "alargar os benefícios fiscais para investimentos acima de 10 milhões de euros, para captação de IDE [investimento direto estrangeiro]", refere a versão das GOP hoje enviada ao Conselho Económico e Social (CES).

    Propõe ainda políticas que visem "garantir a necessária estabilidade legislativa através da não alteração de regimes fiscais ou regulatórios" e "remover obstáculos presentes no sistema fiscal à realização do investimento e à capitalização das empresas".

    9. 23 MILHÕES DE EUROS PARA O COMBATE AO CRIME ECONÓMICO
    Vão ser disponibilizados mais de 23 milhões de euros, dos quais 10 milhões de fundos europeus, para o combate ao crime económico, designadamente a corrupção.

    Segundo o GOP, o combate ao crime económico insere-se no pilar da modernização do Estado e prevê a operacionalização da Unidade Nacional de Investigação da Criminalidade Informática (UNICI) da Polícia Judiciária, que inclui um sector de investigação de fraudes relativas a meios de pagamento e sistema bancário, a dinamização do Gabinete de Recuperação de Ativos (GRA) e do Gabinete de Administração de Bens.

    Para isso, o Governo prevê criar instrumentos normativos e de usar de tecnologias de informação, entre os quais está a implementação da Academia RECODE, uma parceria com fabricantes de tecnologia com componente formativa e prática sobre temáticas de programação e rede.

    10. VALORIZAR ZONA COSTEIRA COM PROGRAMA PRÓPRIO
    Elaboração de um programa que estabeleça as ações anuais e plurianuais para defender a integridade da linha de costa é um objetivo definido pelo Governo para o próximo ano.

    No documento, a que a Lusa teve acesso, está presente a intenção de elaborar os Programas da Orla Costeira e os instrumentos de ordenamento do espaço marítimo nacional (Plano de Situação) "de forma articulada e concertada". O executivo de António Costa quer ver efetivada "a coordenação entre os instrumentos de planeamento e de ordenamento do território nos espaços terrestre e marítimo, compatibilizando e dinamizando as múltiplas atividades costeiras, de modo a potenciar as respetivas cadeias de valor".

    (CONT.)

    ResponderEliminar
  51. CONTINUAÇÃO---DEBATE QUINZENAL-SET/2016

    11. APOSTAR NA COESÃO TERRITORIAL COM PROGRAMA DE COMBATE ÀS ASSIMETRIAS
    O Programa Nacional para a Coesão Territorial (PNCT), instrumento que visa combater as assimetrias no país, é uma das apostas do Governo inscritas na GOP para 2017.

    O PNCT "pretende reforçar sistemas de centralidades capazes de garantir a equidade territorial no acesso aos serviços, articulando ofertas setoriais e propondo novos serviços e sistemas de organização [...], tendo em vista a qualidade de vida das populações".

    12. MAIS EQUIPAS FLORESTAIS E CRIAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE FOGO CONTROLADO
    O Governo vai aumentar o número de equipas florestais a partir do primeiro semestre de 2017 e criar um Programa Nacional de Fogo Controlado, como forma de valorizar a floresta e combater os incêndios.

    Vai ser também revisto o Programa Operacional de Sanidade Florestal, para reduzir as pragas e doenças, e ser apoiado o aumento da produção de pinheiro bravo, sobreiro e azinheira.

    13. RECUPERAÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL E REVISÃO DO APOIO ÀS ARTES
    O Governo quer intervir na área do património cultural, nomeadamente na sua recuperação, rever o regime de apoios às artes e dinamizar a capacidade de programação das fundações culturais.

    No documento, pretende-se promover "articulações com a Educação, a Economia e o Turismo, a Ciência e a Tecnologia e os Negócios Estrangeiros" e vai o executivo "definir novos modelos institucionais e de funcionamento das entidades responsáveis pela gestão da oferta cultural e pela produção artística apoiada pelo Estado".

    14. PARTICIPAÇÃO ATIVA DE PORTUGAL NA NEGOCIAÇÃO DO BREXIT
    O executivo considera prioritária uma "participação ativa no processo de negociação da saída do Reino Unido", tendo em vista "a defesa dos direitos e interesses da comunidade portuguesa residente naquele país" e "a manutenção da dimensão estratégica do relacionamento bilateral, designadamente do ponto de vista económico".

    Noutras medidas de política europeia a desenvolver em 2017 incluem-se "a criação de um Eurogrupo da Coesão Social e do Emprego" - sugestão que já fazia parte do Programa do Governo para a legislatura.
    Palavras-chave

    GOP
    ORDEM E MEDIDA / ORDEM / ORDEM
    ACTIVIDADES ECONÓMICAS / TRABALHO E PRODUÇÃO / PRODUÇÃO
    2017
    LUSA
    POLÍTICA
    GOVERNO (SISTEMA)
    GRANDES OPÇÕES DO PLANO
    LISBOA
    ECONOMIA, NEGÓCIOS E FINANÇAS
    CONSELHO ECONÓMICO E SOCIAL
    PORTUGAL
    ACÇÃO / ACÇÃO / PROJECTO
    10 MILHÕES DE EUROS
    O GOVERNO
    ANTÓNIO COSTA
    GOVERNO
    ESCOLAS INOVADORAS
    SEGURANÇA SOCIAL
    ESTADO
    VIDA SOCIAL / POLÍTICA / POLÍTICA
    PNCT»


    http://expresso.sapo.pt/politica/2016-09-22-14-principais-medidas-das-Grandes-Opcoes-do-Plano-para-2017

    ResponderEliminar
  52. TRAZIDO DO OBSERVADOR-23/9/2016

    INTERIOR: GOVERNO PROMETE ANALISAR 155 MEDIDAS PRA VALORIZAR O INTERIOR

    GOVERNO
    Governo estuda 155 medidas para valorizar o interior do país
    23/9/2016, 18:32
    O Governo vai analisar um conjunto de "155 medidas concretas" para valorizar o interior do país, de acordo com um relatório apresentado hoje, revelou o ministro adjunto Eduardo Cabrita.

    (FOTO)

    Governo vai analisar um conjunto de 155 medidas para valorizar o interior do país
    PAULO NOVAIS/LUSA

    Autor


    Agência Lusa
    Mais sobre

    GOVERNO
    PAÍS
    POLÍTICA
    O Governo vai analisar no início de outubro um conjunto de “155 medidas concretas” para valorizar o interior do país, de acordo com um relatório apresentado esta sexta-feira, revelou o ministro adjunto Eduardo Cabrita.

    O relatório do Programa Nacional de Coesão Territorial foi elaborado pela Unidade de Missão para a Valorização do Interior (UMVI), criada em março, e foi apresentado esta sexta-feira em Lisboa numa reunião do Conselho de Concertação Territorial (CCT), que teve a presença do primeiro-ministro, do ministro-adjunto, dos ministros das Finanças, da Economia, das Infraestruturas e do Ambiente, além de representantes dos municípios, das freguesias, das áreas metropolitanas e das comunidades intermunicipais.

    No final do encontro, o ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, destacou, sem concretizar, que o documento “integra cinco eixos de ação, integra oito áreas de desenvolvimento de políticas e integra na sua atual formulação 155 medidas concretas, com uma dimensão transversal, envolvendo […] todas as áreas de promoção das políticas públicas”.

    O governante destacou que o documento será enviado para apreciação a todas as entidades que fazem parte do CCT e será avaliado pelo Conselho de Ministros “no início de outubro”.

    No encontro do CCT foi ainda feito um balanço da preparação do processo de descentralização de competências para as autarquias que o Governo quer ter pronto já no início do próximo ano, para desenvolver no terreno a partir das próximas eleições autárquicas, em 2017.

    Eduardo Cabrita destacou que foi feito um ponto da situação do que está a ser desenvolvido por sete grupos técnicos de trabalho – nas áreas da educação, da saúde, da ação social, do ambiente, ordenamento do território e mar, das finanças locais, de questões gerais de descentralização e um grupo específico da Associação Nacional de freguesias.

    Estes grupos de trabalho estão em pleno funcionamento, em articulação com o Governo, e até ao final deste ano concluirão o processo de discussão de todas as matérias que nos permitirão ter no início do ano, na Assembleia da República […], o conjunto de reformas institucionais que permitam iniciar o próximo ciclo autárquico, decorrente das eleições do final de 2017, com um novo quadro de atribuições e competências”, salientou.
    O CCT foi criado em março de 2014 “para debater assuntos com dimensão territorial relevantes” e tem entre os seus objetivos principais a promoção da coesão e o desenvolvimento territoriais. É presidido pelo primeiro-ministro.»

    DAQUI:http://observador.pt/2016/09/23/governo-estuda-155-medidas-para-valorizar-o-interior-do-pais/

    ResponderEliminar
  53. TRAZIDO DO SITE DA TSF-22/9/2016

    (1º) DEBATE QUINZENAL: ARTIGO DE OPINIÃO

    «OPINIÃO

    Crónica de um debate vazio

    22 DE SETEMBRO DE 2016 - 18:24

    As férias não fizeram bem a ninguém. Nem ao Governo, nem à oposição. O primeiro debate quinzenal acontece no último dia de verão. Talvez seja isso. Talvez ainda esteja toda a gente a pensar na praia.

    (FOTO)

    António Costa prometeu apresentar aos deputados e ao país, as Grandes Opções do Plano. E apresentou. Mais igualdade, reposição de rendimentos, políticas de coesão social, criar condições para fazer crescer o investimento, aposta nas qualificações, qualidade dos territórios, etc, etc. É como o discurso da Miss Mundo. Acabar com a fome, acabar com a guerra e paz para o mundo. Alguém discorda? Dificilmente. Pior é explicar o caminho para lá chegar. E isso, nem a Miss Mundo nem António Costa conseguiram fazer.

    Irónico, o Primeiro-ministro pede à oposição que controle a ansiedade e espere pelo Orçamento do Estado, que será entregue no Parlamento (palavra de António Costa) a 14 de outubro. É justo. Mas é igualmente justo pegar nestas prioridades do Governo e compará-las com as anteriores. E quando fazemos esse exercício, rapidamente chegamos à conclusão que são tiradas a papel químico. O que significa, por um lado coerência. Por outro, que nem tudo está feito e ainda há muito caminho a percorrer. Mas significa também que parte destas opções não estão a produzir o efeito que o Governo desejava e prometia.

    A economia continua com um crescimento anémico. O investimento público é baixo. E as exportações estão muito aquém do desejado. Salva-se o desemprego que vai caindo aos poucos e a perspetiva otimista de que o défice deste ano pode mesmo ser alcançado. Tudo depende de como correr esta última metade do ano.

    As grandes opções da oposição também se mantém as mesmas. O PSD insiste na estratégia de esperar pelo desastre. O CDS segue esquizofrénico a falar de tudo, sem noção do ridículo quando vem defender a classe média que ajudou a destruir, nos últimos quatro anos. E é este o ponto de partida para a discussão do Orçamento do Estado para 2017.

    Um Orçamento do Estado é sempre importante. Mas o do próximo ano, assume uma importância ainda maior. Porque ele pode ser muito mais definidor sobre a validade da estratégia do Governo de António Costa. 2016 foi um ano atípico por todos os motivos. Porque o Orçamento para este ano chegou tarde. Porque António Costa teve que incorporar o acordo com as esquerdas para se manter no poder. E porque o país deu o benefício da dúvida. 2017 terá uma margem de manobra mais estreita.»

    DAQUI:http://www.tsf.pt/opiniao/interior/cronica-de-um-debate-vazio-5403967.html

    ResponderEliminar
  54. TRAZIDO DO PÚBLICO-24/9/2016

    APOIANTES DO EX-PM JOSÉ SÓCRATES PROMOVERAM UM ALMOÇO

    «Sócrates ataca a Justiça e critica o PS em almoço com ambiente de comício

    SOFIA RODRIGUES 24/09/2016 - 14:35 (actualizado às 15:05)

    Ex-primeiro-ministro prometeu fazer muitas intervenções pelo país no lançamento do seu próximo livro sobre teoria política

    (FOTO)

    TÓPICOS
    PS
    José Sócrates
    António Costa
    Carlos Alexandre
    MAIS
    Sócrates aparece, mas PS não sabe o que é que o ex-primeiro-ministro quer

    António Costa diz que PS respeita “muito a liberdade crítica”

    O frenesim de José Sócrates

    Com o telemóvel na mão, uma mulher dizia para a outra: “Vou fazer um directo.” A companheira de mesa respondeu: “Eu costumo gravar, já da outra vez gravei.” As duas mulheres, que deveriam rondar os 50 anos, colocavam-se em bicos dos pés para tentarem ver o ex-primeiro-ministro e arguido no processo Marquês, José Sócrates, que já segurava o microfone para falar aos seus amigos e apoiantes que se juntaram num almoço em Lisboa. Fez um ataque violento à Justiça, criticou a “direcção do PS”, prometeu que não se vai calar e pôs a sala a dar vivas ao partido. A iniciativa foi apresentada pelos organizadores como momento de convívio com amigos, mas acabou em ambiente de comício.

    No mês em que foi adiado o prazo limite para a conclusão do inquérito no processo Marquês, José Sócrates compareceu a um almoço num restaurante em Lisboa – o segundo deste género em dois anos – organizado por um grupo de apoiantes. Desta vez, juntou cerca de 300 pessoas. E, como o próprio disse, foi directo ao assunto, depois de abraços, beijinhos e palmadas nas costas a alguns convidados. O assunto é o seu processo judicial, mas sem passar ao lado do partido que liderou, ainda que omitindo nomes. “Muitos quiseram afastar-me. Detemos-te, pomos-te na prisão, não dás entrevistas. O primeiro objectivo era isolar-me da sociedade portuguesa. Porventura conseguiram esse objectivo com a direcção do PS, mas não me afastaram do coração dos militantes”, afirmou.

    Estas palavras foram recebidas com entusiasmo e os apoiantes gritaram "Sócrates" várias vezes. Momentos antes, já no final do discurso de mais de 23 minutos, José Sócrates lembrou que esta sexta-feira à noite foi recebido com vivas ao PS, numa conferência organizada pelas mulheres socialistas. Fez uma pausa e disse: “Eu sei bem o que isso significa.” E assim os presentes repetiram os vivas ao partido. O momento parecia retratar uma campanha eleitoral numa sala em que estavam alguns dos mais próximos do antigo-primeiro-ministro: António Campos, dirigente histórico do PS e braço direito de Mário Soares, o seu filho Paulo Campos, ex-secretário de Estado das Obras Públicas, e os deputados Renato Sampaio e Isabel Santos. Estes três últimos socialistas saíram a meio do congresso do partido, em Novembro de 2014, para visitar Sócrates à cadeia de Évora, um dia depois de ser detido por suspeita de crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para acto ilícito.

    (CONT.)

    ResponderEliminar
  55. (CONTINUAÇÃO)

    Na sua intervenção, o antigo chefe do executivo começou por questionar a “legitimidade do Estado de direito em prender e ao fim de dois anos não apresentar acusação”. A resposta, disse, é “intuitiva”. “Qualquer pessoa decente dirá não”, exclamou, num discurso algo inflamado. Sócrates acusou a Justiça – referindo-se a “eles” – de “disfarçar um abuso com outro”, de forma a que até se cria a “rotina do abuso”. Mas não se mostrou conformado: “A primeira coisa que temos de fazer é isso, é denunciar o abuso, no processo estão a alterar as regras”. E criticou directamente a procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, por anunciar que ia acelerar o processo quando adiou o prazo limite para a conclusão do inquérito.

    O outro visado foi o juiz Carlos Alexandre, a propósito da entrevista à SIC, quando disse que não tinha dinheiro em contas de amigos. Foi uma “insinuação cobarde”, apontou, assegurando que essa imputação (que lhe é feita no processo judicial) é “falsa, absurda e injusta”. O próprio juiz fez essa declaração com o intuito de se “declarar imparcial”. “O juiz já não existe”, já que violou a “imparcialidade e a presunção de inocência”. Sócrates acredita que se preparam para “cometer o acto mais abjecto que é condenar alguém sem julgamento”.

    O ex-primeiro-ministro prometeu não ficar em silêncio até porque vai lançar um livro sobre teoria política – sobre o processo na Justiça “não é o momento mas lá chegará” – e fará apresentações por todo o país. “Não é um livro de mexericos”, disse. E apelou ao apoio dos que estavam na sala: “Conto convosco.” »

    DAQUI:https://www.publico.pt/politica/noticia/socrates-quiseram-afastarme-e-conseguiram-com-a-direccao-do-ps-1745102

    ResponderEliminar
  56. TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO-24/9/2016

    EDUCAÇÃO/SAÚDES: ESTUDO REVELA QUE ESTUDANTES PORTUGUESES CONSOMEM MUITOS SEDATIVOS

    «Obsessão em medicar crianças para estarem mais atentas é preocupante
    A obsessão em ter as crianças mais atentas e sossegadas, com recurso a substâncias químicas, poderá representar um condicionamento irreversível do seu desenvolvimento cognitivo e social que nenhum medicamento poderá recuperar, alerta o Conselho Nacional de Educação (CNE).

    (FOTO)

    PAÍS EDUCAÇÃO
    HÁ 18 HORAS
    POR LUSA
    PARTILHAR

    No relatório 'Estado da Educação 2015', hoje divulgado, o presidente do CNE, David Justino, escreve que se tornou preocupante o consumo de substâncias estimulantes do sistema nervoso central, especialmente as orientadas para a superação de "supostos problemas" de hiperatividade e défice de atenção.

    PUB

    "O recurso cada vez mais generalizado ao metilfenidato (princípio ativo da designação comercial de Ritalina) reflete um problema que não deverá ser menosprezado", adverte o ex-ministro da Educação na apresentação do documento.

    O investigador refere a venda de quase 300.000 embalagens deste medicamento, em 2014 (dados do Infarmed), para defender uma reflexão por parte dos pais, dos professores, dos profissionais de saúde e dos decisores políticos sobre as razões de "tão rápido crescimento do consumo" e sobre os efeitos que o abuso destas substâncias pode ter no desenvolvimento geral das crianças.

    O CNE recorreu também a dados da Direção-Geral de Saúde para mostrar que o consumo destes medicamentos passou de 2.937.039 doses diárias em 2009 para 6.515.293 em 2013 (considerando os fármacos comparticipados e dispensados à população em regime de ambulatório).

    De acordo com o relatório Saúde Mental em Números 2015, as crianças portuguesas até aos 14 anos estão a consumir mais de cinco milhões de doses diárias de metilfenidato.

    O investigador nota, por outro lado, uma "assinalável tendência" para a diminuição do consumo de substâncias aditivas: "Há uma clara redução dos que reconhecem ter experimentado o consumo de tabaco e cannabis e uma tendência positiva dos que afirmam não consumir".

    Os resultados apurados por este estudo relativamente às bebidas alcoólicas referem uma situação menos favorável, "ainda que a tendência seja para diminuir".

    No que diz respeito ao ensino superior, o presidente do CNE assinala que há alunos e oportunidades a menos e que um dos problemas que se coloca na internacionalização das instituições é "a escassa especialização".

    "As ofertas generalistas de caráter tradicional tendem a dominar, face ao desejável desenvolvimento de núcleos de ensino e investigação especializados em domínios onde as instituições portuguesas possam ser reconhecidas e com capacidade para competir com as suas congéneres estrangeiras", observa.

    David Justino refere também que os indicadores de produção científica "continuam a ser moderados" quando comparados com os de países de idêntico nível de desenvolvimento económico e social.

    "O facto de possuirmos alguns centros de excelência, não consegue esconder que a maioria não ultrapassa a mediania, bem como a irremediável tendência para paroquialização e enquistamento das equipas e das instituições de investigação científica", critica o presidente do CNE.

    O documento, de 300 páginas, é editado anualmente pelo CNE.


    PARTILHE ESTA NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS»

    DAQUI:https://www.noticiasaominuto.com/pais/658644/obsessao-em-medicar-criancas-para-estarem-mais-atentas-e-preocupante?&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer&utm_content=geral

    ResponderEliminar
  57. TRAZIDO DO OBSERVADOR-23/9/2016

    AUSTERIDADE: LÍDER CENTRISTA QUER OS PARTIDOS A DAREM O EXEMPLO!

    «IMI

    “Austeridade à la esquerda”? Assunção Cristas quer partidos a dar o exemplo

    23/9/2016, 23:19596
    1
    Líder do CDS diz que se os partidos que apoiam o Governo querem continuar com a "austeridade à la esquerda" devem aprovar o fim da isenção do IMI para os imóveis partidários.

    Partilhe

    Assunção Cristas falava aos jornalistas durante uma visita à Feira das Colheitas em Arouca, Aveiro
    CARLOS BARROSO/LUSA

    Autor


    Agência Lusa
    Mais sobre

    ASSUNÇÃO CRISTAS
    IMI
    CDS-PP
    POLÍTICA
    IMPOSTOS
    ECONOMIA
    A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, disse esta sexta-feira que se os partidos que apoiam o Governo querem continuar com a “austeridade à la esquerda” devem aprovar o fim da isenção do IMI para os imóveis partidários.

    Assunção Cristas falava aos jornalistas durante uma visita à Feira das Colheitas em Arouca, Aveiro, onde se cruzou com o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, e cumprimentou Herman José, quando este estava a ensaiar no palco do certame.

    A líder do CDS-PP manifestou a convicção de que a classe média terá poucos motivos para festejar com o próximo Orçamento do Estado, que disse prolongar a austeridade, exigindo-se dos partidos o exemplo.

    O CDS entende que, se não há uma mudança na austeridade, então tem de haver um exemplo dado pelos próprios partidos políticos e reitero o desafio ao PS, PCP e BE, que apoiam este Governo, para que aceitem votar a proposta que o CDS vai apresentar, em sede do Orçamento do Estado, para acabar com a isenção do Imposto Municipal sobre Imóveis para os partidos políticos”, disse.
    Assunção Cristas lembrou o “aumento de impostos sobre a classe média, por exemplo nos combustíveis”, e disse não esperar para o próximo ano coisa diferente”, dado que o primeiro-ministro, António Costa, afirmou que será mantida a linha seguida este ano. “Estamos à espera do tal aumento de impostos indiretos de que [o ministro das Finanças] Mário Centeno falava”, disse.

    Sobre os dados revelados da execução orçamental, com um défice de 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro semestre, Cristas afirmou que “mais do que o défice interessa ver como se alcança o resultado, o que significam as cativações com a queda de investimento e a nota que se vai tendo em vários serviços, da Educação à Saúde, onde falta dinheiro”.

    “É importante que se cumpra o défice, mas é preciso ver em concreto como é que se está a cumprir esse défice. Olhamos para um crescimento que é metade do que o Governo previu, temos de perceber que vai faltar dinheiro de algum lado para coisas que são essenciais para o desenvolvimento do País”, disse.

    Assunção Cristas sublinhou que “é muito importante o défice ficar abaixo dos 3%”, mas “também é importante perceber que políticas levam a esse resultado e em política fazem-se escolhas”.

    “Estas escolhas não seriam as do CDS, quando vemos o investimento parado, as exportações a diminuírem e um primeiro-ministro que entrou por um discurso que arranjou números à sua medida, para negar essa realidade que não nos trás tranquilidade quanto ao futuro da economia”, concluiu.»

    DAQUI:http://observador.pt/2016/09/23/austeridade-a-la-esquerda-assuncao-cristas-quer-partidos-a-dar-o-exemplo/

    ResponderEliminar
  58. TRAZIDO DO DINHEIRO DIGITAL-24/9/2016

    INTERIOR: APOIO À CRIAÇÃO DE EMPREGOS NO INTERIOR DO PAÍS

    «Saltar os links da Barra SAPOSAPO
    Mail
    Úteis
    Notícias
    Vida
    Compras
    Classificados
    Internacional
    Dinheiro Digital

    OUTROS SITES DA REDE: DIÁRIO DIGITAL| DISCO DIGITAL

    Pesquisar....
    ok
    domingo, 25 de Setembro de 2016 | 02:16
    ACOMPANHE-NOS Facebook | RSS
    HOMEBANCA E SEGUROSNEGÓCIOSFINANÇASECONOMIAMERCADOSTECNOLOGIAS/MEDIAEMPREENDEDORISMO
    ONTEM às 14:56
    Colocações e empregos criados em zonas de baixa densidade vão ser apoiados, diz Governo
    Colocações e empregos criados em zonas de baixa densidade vão ser apoiados, diz Governo


    O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social disse hoje que as políticas ativas de emprego vão voltar a diferenciar positivamente as colocações e os empregos criados em zonas de baixa densidade, medidas em desenvolvimento no final do ano.

    À margem da Universidade de Verão do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas da Federação da Área Urbana de Lisboa, Vieira da Silva (na foto) foi questionado pelos jornalistas sobre a notícia avançada hoje pelo Jornal de Notícias de que serão dados apoios financeiros aos desempregados que se mudem das grandes áreas urbanas para o interior do país, no âmbito das medidas anunciadas sexta-feira pelo Governo no Conselho de Concertação Territorial.
    "As políticas activas de emprego voltarão a diferenciar positivamente as colocações e os empregos criados em zonas de baixa densidade, zonas que tem mais carência de iniciativa económica. Isso já aconteceu no passado, não estava a acontecer no passado recente e já foi anunciado que voltará a ser um critério prioritário", explicou.
    Em relação a prazos, o ministro antecipou que "do ponto de vista de políticas ativas de emprego elas estarão já em desenvolvimento no final deste ano, nos próximos meses".
    Vieira da Silva detalhou ainda que será dirigido "um esforço mais forte para que se apoie a criação de emprego em zonas que carecem desses empregos" porque "o que é difícil é a criação de oportunidades em zonas onde elas existem menos".
    "O que o Estado pode fazer é, através dos instrumentos que tem, que são os apoios à contratação seja no domínio dos apoios financeiros seja no domínio por exemplo da Segurança Social, privilegiar para que os apoios que são concedidos sejam mais fortes para um emprego criado nessas regiões com carência de emprego do que um emprego criado noutra região do país", referiu.
    O Governo vai analisar no início de Outubro um conjunto de "155 medidas concretas" para valorizar o interior do país, de acordo com um relatório apresentado sexta-feira, revelou o ministro adjunto Eduardo Cabrita.
    O relatório do Programa Nacional de Coesão Territorial foi elaborado pela Unidade de Missão para a Valorização do Interior (UMVI), criada em Março, e foi apresentado em Lisboa numa reunião do Conselho de Concertação Territorial (CCT), que teve a presença do primeiro-ministro, do ministro-adjunto, dos ministros das Finanças, da Economia, das Infraestruturas e do Ambiente, além de representantes dos municípios, das freguesias, das áreas metropolitanas e das comunidades intermunicipais.

    Dinheiro Digital com Lusa»

    DAQUI:http://dinheirodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=254596

    ResponderEliminar
  59. TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO-25/9/2016

    O LIVRO DOS MEXERICOS (SEXUAIS E OUTROS): O AUTOR EXPLICA-SE...

    «"De repente, achei que o país se tinha transformado num manicómio"

    Ex-jornalista diz ser "uma injustiça" associar Pedro Passos Coelho ao polémico livro.

    PAÍS ANTÓNIO SARAIVA
    HÁ 8 HORAS
    POR JOÃO OLIVEIRA
    PARTILHAR

    ‘Eu e os Políticos’. Este é o nome da obra que está no centro da polémica do momento. É da autoria de António José Saraiva, antigo diretor do Expresso, e revela pormenores íntimos da vida dos grandes protagonistas da política nacional.

    PUB

    É atualmente descrito como um “livro de mexericos” e o autor não terá percebido o porquê de tanta polémica. “De repente, achei que o país se tinha transformado num manicómio. De repente, há uma fagulha que incendeia a gasolina e foi isso que aconteceu”, desabafou o ex-jornalista numa entrevista a Manuel Luís Goucha.

    No ver do arquiteto, a maneira como a obra foi inicialmente anunciada foi o que gerou tamanha polémica. “A manchete do Diário de Notícias colocou isto como um livro de mexericos sexuais e deu ao livro uma imagem completamente diferente. Foi isso que provocou o escândalo”, afirmou.

    José António Saraiva garante que o material revelado resulta de conversas abertas e “sem relação de cumplicidade” que teve com “os grandes protagonistas da política portuguesa”. No entanto, apesar de aceitar as críticas, garante não se arrepender do passo que decidiu tomar.

    “Pensei ‘o que devo fazer? Deixar este material soterrado para sempre ou devo fazer um livro que pode dar do nosso tempo uma perspetiva que mais ninguém possa dar?’”, explicou.

    Por fim, sobre o convite feito a Pedro Passos Coelho para apresentar a obra, o autor diz que se arrepende sim de “eventualmente o ter induzido em erro”, visto que o social-democrata tinha aceite desde logo apresentar o livro “sem o ler” e apenas “pelo respeito e consideração” que tinha por António José Saraiva. “É uma injustiça estar a envolvê-lo com o livro”, acrescenta.

    É de referir que ‘Eu e os Políticos’, cuja apresentação já foi totalmente cancelada, tinha uma tiragem inicial de 500 exemplares, mas já vai na sétima edição.

    PARTILHE ESTA NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS»

    DAQUI:https://www.noticiasaominuto.com/pais/659080/de-repente-achei-que-o-pais-se-tinha-transformado-num-manicomio

    ResponderEliminar
  60. TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO-26/9/2016

    COISAS INTERNACIONAIS: GUTERRES VOLTA A VENCER A 5ª VOTAÇÃO!:)

    «António Guterres vence quinta votação para secretário-geral da ONU
    O ex-primeiro-ministro português António Guterres ficou à frente na quinta votação secreta ocorrida hoje entre os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas para eleger o próximo secretário-geral da organização, disseram fontes diplomáticas à Lusa.

    (foto)


    HÁ 7 HORAS
    POR LUSA
    PARTILHAR

    Guterres teve 12 votos "encoraja", dois "desencoraja" e um "sem opinião", precisamente o mesmo resultado da última votação.

    Publiidade
    PUB

    Durante o voto, cada um dos 15 membros do conselho indicou se "encoraja", "desencoraja" ou "não tem opinião" sobre os nove candidatos.

    A próxima votação, que está agendada para a primeira semana de outubro, vai destacar pela primeira vez os votos dos membros permanentes do conselho, que têm poder de veto sobre os candidatos.

    Em segundo lugar, ficou o sérvio Vuk Jeremic, mas com apenas oito votos de encorajamento, seis "desencoraja" e um "sem opinião.

    O eslovaco Miroslav Lajcak, que ficara em segundo lugar da última vez, desce para terceiro e piora os seus resultados: oito "encoraja", sete "desencoraja" e nenhum "sem opinião".

    Susana Malcorra, da Argentina, fica no quarto lugar, com sete "desencoraja" e o mesmo número de "encoraja", alcançando o seu melhor resultado.

    Danilo Turk, da Eslovénia, empata no quarto lugar com os mesmo votos.

    Irina Bokova, que lidera a UNESCO e foi durante muito tempo considerada a favorita na corrida, tem agora mais votos "desencoraja" (sete), do que "encorajamentos" (seis).

    A nova-zelandeza Helen Clark tem nove "desencoraja" e apenas seis "encoraja".

    Srgjan Kerim, da Macedónia, e Natalia Gherman, da Moldávia, ocupam os dois últimos lugares.

    António Guterres venceu as quatro primeiras votações para o cargo, que aconteceram a 21 de julho, 05 de agosto, 29 de agosto e 09 de setembro.

    Neste momento, o lugar de secretário-geral da ONU é disputado por 9 candidatos, quatro deles mulheres.

    O segundo lugar tem passado entre vários candidatos da Europa de Leste. O cargo é habitualmente atribuído a candidatos de diferentes áreas geográficas e um grupo de países, incluindo a Rússia, defende que chegou a hora de alguém desta região liderar a ONU.

    Na primeira votação, destacou-se o ex-Presidente esloveno Danilo Turk, enquanto Vuk Jeremic, da Sérvia, subiu depois ao pódio e na terceira ronda, o lugar foi para o ministro dos Negócios Estrangeiros eslovaco, Miroslav Lajcak.

    Apesar da pressão internacional para escolher pela primeira vez uma mulher para o cargo, posição que foi apoiada pelo atual secretário-geral, Ban Ki-moon, ainda nenhuma das candidatas conseguiu melhor do que um terceiro lugar nas votações.

    Assim que um candidato reunir nove votos entre os 15 países membros e aprovação de todos os membros permanentes - China, França, Reino Unido, Rússia e Estados Unidos - o conselho recomendará o seu nome para aprovação pela Assembleia-Geral da ONU, que reúne representantes de 193 países.

    A organização espera ter encontrado o sucessor de Ban Ki-moon, que termina o seu segundo mandato no final do ano, durante o outono.

    Há 10 anos, quando havia pouca oposição à ideia de que o cidadão de um país asiático devia ser escolhido, Ban Ki-moon foi indicado depois de quatro votações.»

    DAQUI:https://www.noticiasaominuto.com/pais/659666/antonio-guterres-vence-quinta-votacao-para-secretario-geral-da-onu?utm_source=notification&utm_medium=push&utm_campaign=659666

    ResponderEliminar
  61. TRAZODO DO JN-27/9/2016

    A QUESTÃO DO AMIANTO

    «Nacional

    Amianto retirado de 252 edifícios até final de 2018

    Ontem às 16:37
    COMENTAR
    O ministro do Ambiente avançou, esta terça-feira, que 252 edifícios, considerados prioritários, vão ter intervenções para remover amianto, que deverão estar concluídas até final de 2018.

    "Para 252 edifícios prioritários será realizada intervenção", em processos que vão ter um investimento de 46 milhões de euros, afirmou o governante.

    João Matos Fernandes está a ser ouvido na Assembleia da República, na Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação.

    As obras deverão começar "no início de 2017 e concluídas até final de 2018", salientou o ministro.

    Segundo as contas do Ministério do Ambiente, são 2.892 os edifícios com amianto, 252 são prioritários, dos quais 76 "são primeira prioridade".

    Por outro lado, 1.180 são tutelados pelo Ministério da Educação, acrescentou o ministro sobre este assunto que foi alvo de questões dos deputados Álvaro Castelo Branco, do CDS, e de Heloísa Apolónia, do partido ecologista Os Verdes.

    Num conselho de ministros dedicado ao ambiente, realizado no início de junho, o Governo anunciou que iria dar prioridade à retirada do amianto dos edifícios públicos que apresentem projetos com garantia de aumento da eficiência energética.

    Naquela altura o ministro disse que "a priorização dos investimentos está por fazer e cabe a cada ministério promover as obras para a eficiência".

    As obras do amianto podem ser realizadas através do programa para a eficiência energética dos edifícios da Administração Pública, área que tem uma verba de 200 milhões de euros.

    No Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), há uma parcela destinada à eficiência energética dos imóveis que "vai dar prioridade à retirada do amianto dos edifícios para dotar de músculo financeiro" esta tarefa.



    Leia mais: Amianto retirado de 252 edifícios até final de 2018 http://www.jn.pt/nacional/interior/amianto-retirado-de-252-edificios-ate-final-de-2018-5411813.html#ixzz4LVTDjXvn
    Follow us: jornalnoticias on Facebook

    DAQUI:http://www.jn.pt/nacional/interior/amianto-retirado-de-252-edificios-ate-final-de-2018-5411813.html

    ResponderEliminar
  62. TRAZIDO DO SITE DA TSF-28/9/2016

    FASE VERMELHA DOS FOGOS FOI ALARGADA ATÉ 15 DE OUTUBRO/16

    «Governo estende periodo crítico de incêndios até 15 de outubro
    27 DE SETEMBRO DE 2016 - 23:05
    A preocupação com as condições meteorológicas para os próximos dias levam o Governo a adiar o fim do período crítico de incêndios.

    Lusa
    PARTILHAR
    "O secretário de Estado das Florestas assinou já a portaria que prorroga até ao próximo 15 de outubro o período crítico do Sistema de Defesa da Floresta contra incêndio", refere, em comunicado, o gabinete do secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Amândio Torres.

    O período crítico de incêndios, que deveria termina na sexta-feira, foi prorrogado devido às "condições meteorológicas".

    "As condições meteorológicas determinam a adoção desta medida, tendo em conta que se prevê tempo seco e quente e ventos, ou seja, a conjugação de fatores amigos do fogo, que ajudam à propagação de incêndios e que podem transformar qualquer pequena ocorrência num enorme desastre", refere o secretário de Estado, citado no comunicado.

    Durante o período crítico de incêndios é proibido nos espaços florestais e agrícolas fumar, fazer lume ou fogueiras, fazer queimas e queimadas, lanças foguetes ou balões de mecha acesa, bem como fumigar ou desinfestar e fazer circular tratores, máquinas e veículos de transporte pesados que não possuam extintor, sistema de retenção de fagulhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés.

    Segundo a Autoridade Nacional da Proteção Civil, a área ardida este ano quase duplicou em relação a 2015, tendo os incêndios florestais consumido até 31 de agosto 107.128 hectares.

    Em contrapartida, o número de ocorrências de fogo registadas, entre 01 de janeiro e 31 de agosto, desceu quase 25 por cento face ao mesmo período de 2015, segundo dados divulgados pela Autoridade Nacional da Proteção Civil a 06 de setembro.»

    DAQUI:http://www.tsf.pt/sociedade/interior/governo-adia-fim-do-periodo-critico-de-incendios-para-15-de-outubro-5412504.html

    ResponderEliminar