quinta-feira, 29 de setembro de 2016

(38)FOGOS FLORESTAIS: FASE VERMELHA FOI ALARGADA ATÉ 15 DE OUT/16!

[CAROS BLOGUISTAS: ATENDENDO ÀS PREVISÕES CLIMATÉRICAS PRÁS PRÓXIMAS 2 SEMANAS, O GOVERNO DECRETOU QUE, ESTE ANO, A FASE VERMELHA" SE ESTENDE ATÉ 15 DE OUTUBRO. OU SEJA, ATÉ OUTUBRO, OS AGRICULTORES DEVEM PROCEDER COMO SE ESTIVESSE EM PLENO AGOSTO!ProfAnónima]
Resultado de imagem para imagem de tempo quente

1-PROLONGAMENTO DA FASE VERMELHA

«Governo estende periodo crítico de incêndios até 15 de outubro
A preocupação com as condições meteorológicas para os próximos dias levam o Governo a adiar o fim do período crítico de incêndios.

"O secretário de Estado das Florestas assinou já a portaria que prorroga até ao próximo 15 de outubro o período crítico do Sistema de Defesa da Floresta contra incêndio", refere, em comunicado, o gabinete do secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Amândio Torres.

O período crítico de incêndios, que deveria termina na sexta-feira, foi prorrogado [até 15 de outubro] devido às "condições meteorológicas".

"As condições meteorológicas determinam a adoção desta medida, tendo em conta que se prevê tempo seco e quente e ventos, ou seja, a conjugação de fatores amigos do fogo, que ajudam à propagação de incêndios e que podem transformar qualquer pequena ocorrência num enorme desastre", refere o secretário de Estado, citado no comunicado.

Durante o período crítico de incêndios É PROIBIDO nos espaços florestais e agrícolas fumar, fazer lume ou fogueiras, fazer queimas e queimadas, lanças foguetes ou balões de mecha acesa, bem como fumigar ou desinfestar e fazer circular tratores, máquinas e veículos de transporte pesados que não possuam extintor, sistema de retenção de fagulhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés.

2-BALANÇO DOS FOGOS FLORESTAIS/2016

Segundo a Autoridade Nacional da Proteção Civil, a área ardida este ano quase duplicou em relação a 2015, tendo os incêndios florestais consumido até 31 de agosto 107.128 hectares.

Em contrapartida, o número de ocorrências de fogo registadas, entre 01 de janeiro e 31 de agosto, desceu quase 25 por cento face ao mesmo período de 2015, segundo dados divulgados pela Autoridade Nacional da Proteção Civil a 06 de setembro.»-[IN TSF-28/9/2016]

NB: EM AGOSTO, FOI ANUNCIADO UM CONSELHO DE MINISTROS EXTRAORDINÁRIO PRA TRATAREM ESPECIFICAMENTE DESTA PROBLEMÁTICA. ALGUÉM NOS SABE DIZER SE JÁ OCORREU?

1 comentário:

  1. DAQUI:http://www.tsf.pt/sociedade/interior/governo-adia-fim-do-periodo-critico-de-incendios-para-15-de-outubro-5412504.html

    ResponderEliminar