Páginas

domingo, 11 de setembro de 2016

(15)COISAS INTERNACIONAIS: GUTERRES VENCE A 4ª VOTAÇÃO!:)

[CAROS BLOGUISTAS:E PRÁ RUBRICA DO "E PORQUE HOJE É DOMINGO", ESCOLHEMOS UM TEXTO SOBRE A 4ª VOTAÇÃO COM VISTA A ELEGER O NOVO SECRETÁRIO GERAL DA ONU, ONDE O CANDIDATO PORTUGUÊS, ANTÓNIO GUTERRES, VOLTOU A VENCER! VOTOS DE BOA LEITURA!ProfAnónima]

António Guterres volta a vencer a quarta votação para a escolha do novo secretário-geral das Nações Unidas

«Conselho de Segurança

Guterres vence quarta votação para secretário-geral da ONU

O ex-primeiro-ministro português António Guterres ficou à frente na quarta votação secreta ocorrida esta sexta-feira entre os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Guterres teve 12 votos "encoraja", dois "desencoraja" - melhorando o resultado da anterior votação - e um "sem opinião".

Durante a votação, cada um dos 15 membros do conselho indicou se "encoraja", "desencoraja" ou "não tem opinião" sobre os 11 candidatos.

Em segundo lugar, ficou novamente o eslovaco Miroslav Lajcak, com 10 encoraja, quatro desencoraja e um "sem opinião", melhorando a sua votação da terceira ronda, em que teve cinco votos negativos e 10 positivos.

Em terceiro lugar, ficou o sérvio Vuc Jeremic, com nove "encoraja", quatro "desencoraja" e dois "sem opinião".

Seguiu-se Srgjan Kerim, da Macedónia, com oito votos positivos mas sete "desencoraja".

A primeira mulher, Irina Bokova, durante muito tempo indicada como favorita, surge em quinto lugar, com sete "encoraja", cinco "desencoraja" e três "sem opinião".

Susanna Malcorra, da Argentina, surge em sexto lugar com o mesmo número de "encoraja" e "desencoraja" - sete - e apenas um "sem opinião".

Os últimos lugares ficaram para o esloveno Danilo Turk, a candidata da Nova Zelândia, Helen Clark, Christiana Figueres, da Costa Rica, e a moldava Natalia Gherman.

Duas outras votações estão agendadas: uma semelhante às primeiras quatro, que acontece a 26 de setembro, e uma na primeira semana de outubro, em que os votos dos membros permanentes do conselho, que têm poder de veto sobre os candidatos, serão destacados.(IN JN-9/9/2016)

(continua nos comentários)

1 comentário:

  1. CONTINUAÇÃO DO TEXTO DO POST-4ª VOTAÇÃO

    (...)

    António Guterres venceu as três primeiras votações para o cargo, que aconteceram a 21 de julho, 5 de agosto e 29 de agosto.

    Na votação de 29 de agosto, Guterres teve 11 votos "encoraja", três "desencoraja" - o seu pior resultado de todas as votações - e um "sem opinião".

    Na primeira votação, recebeu 12 votos de encorajamento e nenhum de desencorajamento. Na segunda, teve 11 votos "encoraja", dois votos "não tem opinião" e dois "desencoraja".

    Neste momento, o lugar de secretário-geral da ONU é disputado por 10 candidatos, metade dos quais mulheres.

    O segundo lugar tem passado entre vários candidatos da Europa de Leste. O cargo é habitualmente atribuído a candidatos de diferentes áreas geográficas e um grupo de países, incluindo a Rússia, defende que chegou a hora de alguém desta região liderar a ONU.

    Na primeira votação, destacou-se o ex-presidente esloveno Danilo Turk; Vuk Jeremic, da Sérvia, subiu depois ao pódio; e, na última ronda, o lugar foi para o ministro dos Negócios Estrangeiros eslovaco, Miroslav Lajcak.

    Apesar da pressão internacional para escolher pela primeira vez uma mulher para o cargo, posição que foi apoiada pelo atual secretário-geral, Ban Ki-moon, ainda nenhuma das candidatas conseguiu melhor do que um terceiro lugar nas votações.

    A mulher mais bem colocada tem sido Irina Bokova, mas sem conseguir os nove votos necessários para ser aprovada.

    Assim que um candidato reunir nove votos entre os 15 países membros e aprovação de todos os membros permanentes - China, França, Reino Unido, Rússia e Estados Unidos - o conselho recomendará o seu nome para aprovação pela Assembleia-Geral da ONU, que reúne representantes de 193 países.

    A organização espera ter encontrado o sucessor de Ban Ki-moon, que termina o seu segundo mandato no final do ano, durante o outono.

    Há 10 anos, quando havia pouca oposição à ideia de que o cidadão de um país asiático devia ser escolhido, Ban Ki-moon foi indicado depois de quatro votações.»

    Leia mais: Guterres vence quarta votação para secretário-geral da ONU http://www.jn.pt/mundo/interior/guterres-vence-quarta-votacao-para-secretario-geral-da-onu-5380996.html#ixzz4JhcML8VT»

    ResponderEliminar