Páginas

domingo, 25 de setembro de 2016

(34)O AUTOR DO LIVRO DOS MEXERICOS (SEXUAIS E OUTROS), DESCULPA-SE!

[CAROS BLOGUISTAS: E PORQUE HOJE É DOMINGO QUEREMOS DAR VOZ AO AUTOR DO LIVRO DOS "MEXERICOS SEXUAIS E OUTROS", PRA ASSIM COLOCARMOS UM PONTO FINAL NO TEMA. PRÓ EFEITO ESCOLHEMOS UM TEXTO DO NOTÍCIAS AO MINUTO QUE FAZ ECO DE UMA ENTREVISTA DADA PELO AUTOR DO LIVRO AO LUÍS GOUCHA. ONDE,SEGUNDO ELE, A CULPA DESTA POLÉMICA TODA É DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS!ProfAnónima]

«"De repente, achei que o país se tinha transformado num manicómio"

‘Eu e os Políticos’. Este é o nome da obra que está no centro da polémica do momento. É da autoria de António José Saraiva, antigo diretor do Expresso [e do Sol], e revela pormenores íntimos da vida dos grandes protagonistas da política nacional.

É atualmente descrito como um “livro de mexericos” e o autor não terá percebido o porquê de tanta polémica. “De repente, achei que o país se tinha transformado num manicómio. De repente, há uma fagulha que incendeia a gasolina e foi isso que aconteceu”, desabafou o ex-jornalista numa entrevista a Manuel Luís Goucha.

No ver do arquiteto, a maneira como a obra foi inicialmente anunciada foi o que gerou tamanha polémica. “A manchete do Diário de Notícias colocou isto como um livro de mexericos sexuais e deu ao livro uma imagem completamente diferente. Foi isso que provocou o escândalo”, afirmou.

José António Saraiva garante que o material revelado resulta de conversas abertas e “sem relação de cumplicidade” que teve com “os grandes protagonistas da política portuguesa”. No entanto, apesar de aceitar as críticas, garante não se arrepender do passo que decidiu tomar.

“Pensei ‘o que devo fazer? Deixar este material soterrado para sempre ou devo fazer um livro que pode dar do nosso tempo uma perspetiva que mais ninguém possa dar?’”, explicou.

Por fim, sobre o convite feito a Pedro Passos Coelho para apresentar a obra, o autor diz que se arrepende sim de “eventualmente o ter induzido em erro”, visto que o social-democrata tinha aceite desde logo apresentar o livro “sem o ler” e apenas “pelo respeito e consideração” que tinha por António José Saraiva. “É uma injustiça estar a envolvê-lo com o livro”, acrescenta.

É de referir que ‘Eu e os Políticos’, cuja apresentação já foi totalmente cancelada, tinha uma tiragem inicial de 500 exemplares, mas já vai na sétima edição.» (In Notícias ao minuto-25/9/2016)

4 comentários:

  1. DAQUI:https://www.noticiasaominuto.com/pais/659080/de-repente-achei-que-o-pais-se-tinha-transformado-num-manicomio

    ResponderEliminar
  2. O TITULO COMPLETO DO LIVRO:«Eu e os Políticos
    O que não pude (ou não quis) escrever até hoje - O livro proibido--de José António Saraiva)

    ResponderEliminar
  3. INFORMAÇÃO RELACIONADA

    O ex-Primeiro Ministro, José Sócrates, aproveitou um almoço de apoio que lhe fizeram este fim-de-semana, pra dizer que também vai lançar um novo livro, mas prometeu "Não Ser Sobre Mexericos"!...

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  4. Sobre o livro dos "mexericos" o que mais me surpreendeu foi o autor ver no livro uma coisa normalíssima e até achar que era um contributo histórico. Isto ficou bem patente numa entrevista que deu ao Sol:http://sol.sapo.pt/artigo/524666/jose-antonio-saraiva-quis-deixar-um-contributo-para-a-historia

    ResponderEliminar