Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

(22)OPERAÇÃO MARQUÊS: VAI CONTINUAR EM SEGREDO DE JUSTIÇA!

OPERAÇÃO MARQUÊS: AFINAL DIA 15 DE SETEMBRO/2016 VAI SER TÃO-SOMENTE MAIS UM DIA!...

Caros Bloguistas!

Acabamos de saber que o processo baptizado de "Operação Marquês", cujo desfecho devia ser conhecido amanhã, vai continuar em segredo de justiça!(*)
Esta informação foi colhida nas contas do Facebook do Sol e do JN, que se basearam num comunicado da PGR.
Pra quem quiser saber mais pormenores aqui deixamos um texto acabadinho de ser divulgado pelo JN-Digital.
Resultado de imagem para tribunais+imagem-Resultado de imagem para imagens de relogios de areia
«Mais seis meses para concluir investigação da Operação Marquês

A Procuradoria-Geral da República concedeu mais 180 dias para concluir a investigação do caso conhecido como Operação Marquês, que envolve o ex-primeiro-ministro José Sócrates.

São mais seis meses para a "realização de todas as diligências de investigação consideradas imprescindíveis".

Em nota enviada à imprensa ao final da tarde, a PGR sublinha que, "nos últimos dias", os magistrados do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) "afetos ao inquérito informaram o superior hierárquico de que circunstâncias imponderáveis e extraordinárias impediam a conclusão da investigação" no tempo previsto, 15 de setembro, quinta-feira.

"No essencial", os magistrados referiram que durante a investigação "o Ministério Público foi sendo confrontado com novos factos, integráveis no objeto do processo", foram "identificadas suspeitas de operações de favor em novas áreas de negócios", existe uma "falta parcial de cumprimento dos pedidos de cooperação internacional dirigidos à justiça da Suiça e do Reino Unido" e "subsistem ficheiros informáticos apreendidos que dependem de apreciação judicial, antes de serem disponibilizados e analisados pela investigação".

SÓCRATES PEDE AFASTAMENTO DO JUIZ CARLOS ALEXANDRE

Em finais de março, o diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), Amadeu Guerra, fixou para quinta-feira (15 de setembro) o prazo limite para a conclusão do inquérito da Operação Marquês.

Contudo, em julho passado, numa entrevista, Amadeu Guerra disse que não garantia que o prazo de 15 de setembro fosse cumprido, o que agora foi confirmado.

No comunicado de hoje, a PGR sublinha que "só a título muito excecional, mediante requerimento fundamentado dos magistrados titulares, poderá ser admitida a possibilidade de prorrogação deste prazo" de seis meses agora prorrogado.

A PGR sinaliza na nota de hoje "que se justifica, por razões de gestão, organização e racionalização de métodos, fazer uso da prerrogativa hierárquica estabelecida na lei processual penal e determinar a aceleração processual do inquérito", sendo concedidos então mais 180 dias "para a realização de todas as diligências de investigação consideradas imprescindíveis para o esclarecimento dos factos e definição das responsabilidades criminais e para o necessário encerramento do inquérito".

Já hoje, a defesa de José Sócrates apresentou um pedido de recusa do juiz Carlos Alexandre, do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), disse à Lusa fonte do Tribunal da Relação de Lisboa, instância que vai analisar o incidente.

O pedido de afastamento de Carlos Alexandre do processo Operação Marquês surge no seguimento de uma entrevista concedida pelo magistrado à estação de televisão SIC na passada quinta-feira.

Na entrevista, Carlos Alexandre disse sentir-se "escutado" no seu dia-a-dia, acrescentando que não é rico nem tem amigos que o sejam.

(...)» (continua nos comentários)

(*) "VAI CONTINUAR EM SEGREDO DE JUSTIÇA" DIZEMOS NÓS, PORQUE SE VÃO PROSSEGUIR AS INVESTIGAÇÕES É SUPOSTO QUE ASSIM SEJA, MAS....VAMOS VER COMO VAI SER!-X

7 comentários:

  1. DAQUI:

    Mais seis meses para concluir investigação da Operação Marquês http://www.jn.pt/nacional/interior/mais-seis-meses-para-concluir--investigacao-da-operacao-marques-5389702.html#ixzz4»

    ResponderEliminar
  2. ESCLARECIMENTO: OPERAÇÃO MARQUÊS vs CASO MARQUÊS-AS DIFERENÇAS

    Ora bem, pra nós existia uma processo judicial denominado "Operação Marquês". Mas esta operação começou a ficar tão "embrulhada", que ela própria se transformou num CASO. Daí a denominação de "Caso Marquês".

    Em suma: embora as 2 coisas estejam intimamente ligadas, entendemos que são coisas distintas, e é justamente ao "caso marquês" que estamos mais atentos pois é este que reflete o estado da nossa Justiça.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebi E assim sendo é a "operação" que vai continuar em segredo, certo?

      Eliminar
  3. Aoperação ou caso marquês vai continuar em segredo de justiça como até aqui onde todos os dias divulgam matéria do processo!!!

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. INFORMAÇÃO: NOVOS DESENVOLVIMENTOS

    Os novos desenvolvimentos foram e serão colocados no lugar dos comentários do Post 1 de Setembro/16.

    Gratos pela V/compreensão!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar