Páginas

domingo, 14 de abril de 2013

(22)MOSTEIRO DE S. JOÃO DE TAROUCA! (musealização das ruínas)


[TRAZIDO DO SITE OFICIAL DO NOTÍCIAS DE VILA REAL: MOSTEIRO DE S.JOÃO DE TAROUCA]

Região | 09-04-2013

Ruínas do Mosteiro de S. João de Tarouca musealizadas

A musealização das ruínas expostas pelas escavações arqueológicas no Mosteiro de S. João de Tarouca finaliza um ciclo de descobertas e de estudo que ao longo de nove anos, entre 1998 e 2007, foi expondo os espaços que originalmente compunham o mosteiro.
A obra em curso, que inclui um vasto conjunto de trabalhos, está integrada no projeto “Vale do Varosa”, da responsabilidade da Direção Regional de Cultura do Norte.

Duas ideias gerais orientam este programa: a preservação dos vestígios existentes e a transmissão ao público do conhecimento adquirido sobre o mosteiro ao longo dos trabalhos arqueológicos.

As obras incluem a criação das infraestruturas (acessos; iluminação; estacionamento; reconstrução de muros de encanamento de ribeiras; recolocação de escadaria na torre sineira, entre muitos outros) necessárias à integração das ruínas do mosteiro num circuito visitável; a reabilitação do antigo celeiro do século XVIII para apoio logístico e reserva arqueológica; e a salvaguarda e conservação dos vestígios descobertos durante as escavações arqueológicas, incluindo paredes, pisos, painéis de azulejos e sepulturas.

(...)

Atualmente, o número de elementos arquitetónicos recolhidos (desde pedras pertencentes a janelas e portas, a colunas, lajeados e muitos outros), com valor histórico e arquitectónico, já ascende às centenas, encontrando-se já colocada por completo a primeira fiada de pedra aparelhada prevista no projeto inicial.

No decorrer da obra tem sido ainda possível pôr a descoberto várias condutas, contribuindo assim para a compreensão do vazamento e abastecimento das águas no interior dos edifícios do mosteiro.

A abertura ao público está prevista para outubro de 2013.

(ENVIADO POR: PA/DI )


Sem comentários:

Enviar um comentário