Páginas

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

(40)ARTIGO DE OPINIÃO:AS DUAS VERGONHAS NACIONAIS!

[trazido do facebook: notícias ao minuto]

ARTIGO DE OPINIÃO:AS DUAS VERGONHAS NACIONAIS!(vasco graça moura)

Vasco Graça Moura "As duas vergonhas nacionais"
O escritor Vasco Graça Moura assina esta quarta-feira um contundente artigo de opinião no Diário de Notícias. Intitulado ‘Duas Vergonhas Nacionais’, o texto refere-se à manifestação protagonizada pelas forças policiais, que na passada quinta-feira invadiram as escadarias da Assembleia da República, e à “consabida propensão do dr. Mário Soares para a obscenidade política”.
POLÍTICA
As duas vergonhas nacionais
DR
“No mesmo dia, Lisboa, a capital de um país da União Europeia chamado Portugal, foi cenário de duas manifestações que envergonham a democracia e o País”, começa por escrever Vasco Graça Moura num artigo de opinião publicado na edição de hoje do Jornal de Notícias, que baptizou de “Duas vergonhas nacionais”.

Ora, as “vergonhas” a que o escritor se refere remetem para o protesto dos polícias, que desembocou na invasão da escadaria do Parlamento, e ao discurso do antigo Presidente da República, Mário Soares, na Aula Magna.

“No caso da horda policial ululante (…), não foram apenas postas em questão (…) as regras formais e substantivas atinentes à disciplina, à cadeia de comando, à missão das forças da ordem, à segurança da sede daquele órgão de soberania. Não foi apenas o respeito elementar da autoridade democrática que a essas forças cabia garantir (…) que foi atingido no seu próprio cerne. Foi também seriamente abalada a confiança dos portugueses”, discorre Vasco Graça Moura.

E prossegue, “doravante vão perguntar-se com que Polícia de Segurança Pública é que podem contar e em que termos. E também que gente é esta que não só não cumpre ordens como facilita a insubordinação e a arruaça dos seus pares”.

Já sobre “a segunda vergonha nacional”, o colunista diz que a mesma se traduz na “consabida propensão do dr. Mário Soares para a obscenidade política”, que “sente que atingiu um limite de impunidade que não vale a pena discutir, para não se cair eventualmente em teorias de inimputabilidade”.

“O que me faz a maior das impressões”, salienta Graça Moura, “é que alguém que foi Presidente da República (…) salte para a ribalta nos termos destemperados em que o fez”.

(ENVIADO POR:PA/DI)

5 comentários:

  1. Já agora publico aqui um artigo de opinião também ele interessante:

    Um mito em desconstrução

    18 de Novembro, 2013 por José António Saraiva, Jornal SOL

    http://sol.sapo.pt/inicio/Opiniao/interior.aspx?content_id=92734&opiniao=Pol%EDtica%20a%20S%E9rio

    ResponderEliminar
  2. UM ESCLARECIMENTO ADICIONAL:

    O texto do Dr Graça Moura foi aqui colocando pra continuarmos a fazer jus ao n/slogan de sempre (*), já que a nossa visão dos factos aqui relatados está expressa no post 38: as figuras da 3ª semana de novembro.

    ProfAnónima

    (*)TAROUCAndo, UM BLOG MUITO SINGULAR...MAS MUITO PLURAL TAMBÉM!

    ResponderEliminar
  3. (trazido dopost 38)

    III-POSITIVOS OU NEGATIVOS?! NÃO SABEMOS, PELO QUE NÃO SÃO ELEITOS:

    1-Dr MÁRIO SOARES: Porque organizou o Congresso em Defesa da Constituição e do Estado Social (positiva) MAS também proferiu "palavras-explosivas" (negativa).Voltamos a dizer que a Malta do TAROUCAndo, tem um enorme respeitoPolitico/DEMOCRÁTICO pelo Dr Mário Soares, pois ele é um Homem do antes, durante e do pós 25 de Abril, mas "palavras-explosivas", NÃO!


    2-MANIFESTAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA: Porque se uns (poucos) derrubaram a barreira de segurança e até subiram as escadarias da AR (negativa); já outros (a grande maioria) protestaram ordeiramente e outros ainda, até "detiveram" os mais revoltosos (positiva).

    Contudo, aqui também existiram 2 acontecimentos que nos parece muito grave: o arrebentamento de petardos e um tiro. Isto sim, parece-nos ser MUITO grave e devia ser investigado (isto é um acto premeditado, o resto é a emoção a falar...): terão sido agentes ou alguém infiltrado?!

    ResponderEliminar
  4. INFORMAÇÃO EXTRA:

    TAROUCA É NOTÍCIA:

    No Jornal de Notícias de hoje (pág 2) por causa do ex-Presidente da Câmara Municipal, Sr Mário Ferreira, ser um dos ex-autarcas que pediu o subsídio de integração.

    ProfAnónima

    NB: RECORDAMOS QUE ESTE SUBSÍDIO TINHA SIDO EXTINTO PELO GOVERNO DE ENTÃO, EM 2005, MAS AO QUE PARECE A ANMP FÊ-LO RENASCER!

    ResponderEliminar
  5. UMA CURIOSIDADE TRAZIDA DOS DIVERSOS DE NOV/13:

    URLs de referência

    Entrada Visualizações de páginas
    https://www.google.pt/
    2
    http://taroucahoje.blogs.sapo.pt/
    1
    http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CDAQFjAA&url=http%3A%2F%2Ftaroucando.blogspot.com%2F&ei=H1aXUubwGO3A7AaK24BI&usg=AFQjCNH1lnkUkzq4KhtjCOBlXHqDAOr3qg&bvm=bv.57155469,d.ZGU
    1

    ResponderEliminar