Páginas

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

(45)UM ESCLARECIMENTO QUE HÁ MUITO SE IMPUNHA!(1ªparte)

(trazido trazido dos diversos de novembro)

O ESCLARECIMENTO QUE HÁ MUITO SE IMPUNHA!(1ªparte)

  1. ESTE É O TEXTO QUE EU NUNCA PENSEI TER QUE ESCREVER E MUITO MENOS SENTIR NECESSIDADE DE O DIVULGAR

    M/Caros Amigos(as)

    Acreditem que este é um texto que eu NUNCA pensei ter que escrever e muito menos ter necessidade de o divulgar. Mas a situação foi-se complicando de tal ordem, que não me restou outra saída.

    FACE AO DIZ QUE DISSE, AQUI DEIXO À VOSSA CONSIDERAÇÃO A M/VERSÃO DOS FACTOS:

    1-Como é domínio público, desde que foi introduzido o Novo Modelo de Gestão na Escola de Tarouca (que permite as câmaras meterem-se na vida das escolas, nomeadamente eleger o director), que passei a sofrer pressões/represálias de todo o tipo, vinda tanto do Órgão de Gestão (e seus braços direitos) como da Coordenadora do Departamento (Profª Teresa Seguro).

    1.1-Entre outras coisas, negavam-me informação importante para a m/carreira e para os m/alunos, em tempo útil (só queriam que eu fosse para a net/emails procurar o que pretendia) e, chegaram mesmo ao ponto de me colocarem a dar aulas/A ENSINAR MATEMÁTICA, ao lado da sala de Ed. Musical.

    1.1.1-Não obstantes estes e outros "constrangimentos" os meus alunos VOLTARAM a ser os melhores da escola, ultrapassando as médias nacionais.

    1.2-Como o Sr Director NADA fazia (bem pelo contrário), recorri então, primeiro ao CAE-Douro Sul (Dr Libânio e Prof. César) e depois aos serviços da DREN, nomeadamente à Inspecção Geral. Destes organismos, até hoje ainda não obtive qualquer resposta. E do Sr Director apenas e só ofícios a informar-me do arquivamento das queixas ou por vicio de forma (uma de 2011) ou por outro motivo qualquer.

    1.2.1-Um dos braços-direitos do Sr Director (Prof. Jorge Saraiva), chegou mesmo a dizer-me: "acreditam mais depressa numa mentira minha ou do Carreira do que em mil verdades tuas".

    1.3-(face à inércia destes organismos?) As "coisas" foram subindo de tom, já que às palavras desrespeitosas (drogada, espiar, etc), seguiram-se o incitamento ao suicídio (porque não te matas? etc) e as ameaças (feitas no terreno ou vindas novas tecnologias).

    1.4-Também as ameaças foram subindo de tom, até que em Maio de 2012 um dos braços-direitos do Sr Director (e também da coordenadora de departamento da matemática), me avisou/AMEAÇOU que me ia/iam fazer uma espera no fim das aulas, no portão.

    1.4.1-Pelas 15:30 horas, participei a situação ao Sr Director, através de um requerimento escrito entregue na Secretaria da Escola. Pelas 16 horas obtive a confirmação de o mesmo já lhe tinha chegado às mãos.

    1.4.2-No final das aulas (16:45 horas), constatei que os dois agressores estavam, de facto, no portão da escola (um é fumador, mas o outro há muito que o deixou de ser). Igualmente constatei que nem a GNR nem a Escola Segura estavam presentes. Recordo que a Escola de Tarouca é um TEIP e além disso eu havia solicitado ao Dr Director, no tal oficio, que chama-se a GNR. Igualmente soube através de um dos Adjunto do Director, que o Sr Director não estava na escola.

    2-(...)
    3-Atendendo a tantas ausências, mais nada me restou que não fosse ser eu a chamar as Autoridades :primeiro ligo às de Tarouca, que me dizem nada poder fazer porquanto a patrulha tinha ido para uma missão importante e demorada, na Granja Nova, pelo que me sugeriram ligar às de Lamego e, depois estas sugerem-me as de Viseu, o que fiz). 
  2. Pró efeito usei o telefone do PBX da escola.

    3.1-No final, peço a factura dos telefonemas mas a "escola" recusou-se a fazê-lo e só muito mais tarde é que me foi dada a factura tal como a tinha inicialmente pedido: factura com as chamadas discriminadas.

    3.2-Já passavam das 17:20 minutos e as autoridades continuavam sem aparecer (nem mesmo pra "guardar" os alunos de Várzea):
    MAS OS AGRESSORES CONTINUAVAM NO PORTÃO.

    3.3-Pelas 17.25 horas telefono então à DREN, cuja telefonista encaminha a chamada para os serviços de prevenção da violência nas escolas.

    3.4-Num ápice aparece logo o Vice-Director que me pede para falar: "Não se preocupe Srª Doutora, aqui está tudo bem... aqui não está mais ninguém. Aqui só estou eu, a Profª Assunção Monteiro e a Funcionária....Não está aqui ninguém: é tudo invenção dela"(...)

    TUDO ISTO, E AS AUTORIDADES CONTINUAVAM SEM APARECER: MAS OS DOIS AGRESSORES CONTINUAVAM NO PORTÃO!

    3.5-(...)

    3.6-Vou para a sala dos professores à espera das autoridades (onde estavam mais 3 pessoas, nomeadamente o Sr Pe Victor, ao computador).

    3.7-Passados muito pouco tempo aparece o Sr Director e chama-me ao seu gabinete, (...) e, na minha presença, telefona à GNR nestes termos: "solicito a patrulha da GNR na escola porque tenho aqui uma pessoa barricada e quero fechar a escola".

    3.7.1-Só aqui percebi, entre outras coisas, a relutância do Sr Director em mandar passar a factura detalhada das chamadas que eu tinha feito!!!

    3.7.2-SÓ NESTA ALTURA É QUE OS DOIS AGRESSORES SAIEM DO PORTÃO DA ESCOLA!(um escondeu-se atrás dos armários da sala dos professores e o outro "fugiu" para a BP)

    3.8-Passados 7 minutos, a patrulha chega e constacta que NINGUÉM estava barricado e que existiam, de facto, outras pessoas na escola.
    Depois de umas breve palavras, sai acompanhada por eles, a pé, depois de agradecer a "boleia" que me haviam oferecido.

    3.9-(...)

    4-No dia seguinte, enviei um detective a Granja Nova para perceber O MOTIVO de tanto atraso da GNR DE TAROUCA. Segundo ele: na Granja Nova, no dia anterior, NADA se tinha passado de importante, em termos policiais.
  3. 5-Desta vez a escola abre um inquérito interno para apurar os factos (disseram-me que foi uma exigência da DREN).

    6-Passadas 2/3 semanas dos factos narrados no ponto 1.4 e seguintes, sou chamada à escola onde a D. Elizabete e o Sr Moura me dão para assinar, uma nota de serviço, onde o Sr Director me dispensava de todo os serviço. Tal gesto encheu-me de alegria pelo que agradeci aos presentes e logo a seguir ao Sr Director, pois vi neste gesto uma prova de boa vontade e bom senso.

    6.1-Refiro que esta "libertação de outros serviços" (matriculas, vigilâncias, etc) vinha ao encontro do que tinha anteriormente pedido, pois estava a preparar os alunos que se iam realizar exame de matemática, nos finais de junho.

    6.2-Passada uma semana soube, através do próprio Sr Director que afinal aquela nota de serviço era a SUSPENDER-ME de todo o serviço, por imposição da DREN.

    6.1.1-Telefono à DREN que nega categoricamente tal ordem.

    6.1.2-Depois andava por aí a dizer que não sabia de mim. (sem comentários)
    7-Dois dias depois dos factos narrados em 1.4.fui ao post da GNR para falar com o Sr. Comandante. Só consegui falar com ele passadas 2/3 semanas pois tinha estado de férias.

    [CONTINUA NO POST SEGUINTE]

    ASSINA:Assunção Monteiro

2 comentários:

  1. ESCLARECIMENTOS/RESPOSTAS:

    A pergunta que me fazem mais frequentemente é: "porquê só agora escrever isto".

    Ora bem, além de ter precisado de algum tempo pra digerir TANTA coisa (e não está aqui tudo) sempre pensei que um dia as instituições acabariam por funcionar, pelo que foi adiando.

    Além disso, e quiçá o MAIS importante, o tipo de pessoas envolvidas, directa ou indirectamente, eram politicos e era expectável que fossem candidatos autárquicos, como veio a acontecer com alguns. Ora, eu não quis ser acusada de estar movida por questões meramente politicas (embora o tivesse sido).

    Assim, entendi que devia deixar passar TODO o período autárquico.

    E se agora o faço é porque, passado este tempo todo, algumas instituições CONTINUAM a não funcionar e outras ainda (como o MP Tribunal de Lamego, por exemplo) até já deram alguns "sinais", mas parecem-me que ou estão embuidos de erros grosseiros (não procuram as provas, etc) e/ou carecem da isenção que se impunha e, não raras vezes, até falta rigor/verdade.

    Em face do exposto, faço um pedido: « Durante este tempo todo tive que suportar a malvadez (por vezes disfarçado) de uns e a indiferença de outros. Igualmente tive que compreender aqueles que até gostariam de ajudar, mas nada pudiam fazer. Agora, só eu que peço que compreendam o meu protesto pacífico Muito Obrigada! (peço desculpa por eventuais incómodos)»

    Tarouca, 20 de Dezembro de 2013

    Assunção Monteiro

    ResponderEliminar
  2. (TRAZIDO DOS DIVERSOS DE DEZEMBRO/2013)

    INFORMAÇÃO: EXPLICAÇÕES GRATUITAS

    Informo que não vou puder continuar com as explicações (nas instalações da antiga escola primária) pois além da questão do espaço, o problema da minha segurança ainda não está resolvido, não obstante ter já ter solicitado apoio tanto às entidades locais (até foi à Assembleia Municial de Setembro/2012) como ao Tribunal de Lamego, até ao momento NADA foi resolvido, o que mostra bem o quão "complexa" é a situação.

    Agradeço a vossa compreensão.

    Profª Assunção Monteiro

    NB:APROVEITO PRA INFORMAR QUE JÁ SEI QUEM, HÁ COISA DE 5 ANOS, FOI FALAR COM O M/PAI PRÓ INFORMAR QUE EU TINHA SÉRIOS PROBLEMAS PROFISSIONAIS PELO QUE CORRIA RISCOS DE SER EXPULSA (UMA PREOCUPAÇÃO HIPÓCRITA, COMO SE PODE CONSTAR PELOS DESENVOLVIMENTOS FUTUROS): O PROF. ALBERTO CARREIRA.

    ResponderEliminar