Páginas

terça-feira, 19 de novembro de 2013

(24)POLITICA NACIONAL:VAMOS TER UM NOVO PRESIDENTE NO IML?!(parece que sim...)

[TRAZIDO DO FACEBOOK:CONTA DO JN]

Ministra da Justiça afasta presidente do Instituto de Medicina Legal

Publicado às 14.50


O presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal Duarte Nuno Vieira cessou funções por decisão já comunicada ao próprio pela ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz.
foto VASCO NEVES/GLOBAL IMAGENS
Ministra da Justiça afasta presidente do Instituto de Medicina Legal
Duarte Nuno Vieira
O nome do sucessor de Duarte Nuno Vieira não foi adiantado, mas o Instituto Nacional de Medicina Legal (INML) dispõe de um Conselho Diretivo e de um vice-presidente, Francisco Corte-Real, que asseguram o normal funcionamento deste instituto público, que desde o ano passado dispõe de uma nova Lei Orgânica.

A decisão da ministra da Justiça foi comunicada a Duarte Nuno Vieira na passada sexta-feira, e segundo fonte governamental, este responsável nunca manifestou à ministra da Justiça a intenção de abandonar o cargo por iniciativa própria.

O INML tem a natureza de laboratório do Estado e está dotado de autonomia administrativa e financeira e de património próprio, tendo jurisdição sobre todo o território nacional.

Tem por missão assegurar a prestação de serviços periciais médico-legais e forenses e de cooperar com os tribunais e demais serviços e entidades que intervêm no sistema de administração da justiça.

Compete-lhe ainda assegurar o funcionamento da Base de dados de Perfis ADN.
Nos últimos anos, responsáveis do setor judiciário alertaram para atrasos na realização de perícias e exames por parte do INML, o que foi contestado pelo seu presidente, apesar do reconhecimento da falta de especialistas médicos em algumas zonas do país.

(ENVIADO POR:PA/DI)


Sem comentários:

Enviar um comentário