Páginas

sábado, 29 de dezembro de 2012

(31)O NOVO HOSPITAL DE LAMEGO!(abertura em janeiro?)

[TRAZIDO DO SITE DO NOTÍCIAS DE VILA REAL]

Novo Hospital de Lamego terá urgências e serviço de medicina interna

O novo Hospital de Proximidade de Lamego vai dispor de uma urgência básica qualificada com o apoio de especialidades médico-cirúrgicas e de um serviço de medicina interna com 30 camas de internamento para doentes agudos.

Quem garantiu estes serviços foi Manuel Teixeira, secretário de Estado da Saúde na reunião com o Presidente da autarquia, Francisco Lopes, que decorreu no dia 19 de Dezembro na Administração Regional de Saúde – ARS Norte. O despacho que define estas valências foi já remetido ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Estas melhorias servirão a região do Douro Sul e vão de encontro às reivindicações que têm sido manifestadas durante os últimos anos pelo Presidente da Câmara e pelo executivo camarário, pela Assembleia Municipal, pelos profissionais de saúde e pela população em geral, que apontavam a ausência dessas valências como fragilidades graves do modelo funcional e que não estava em conformidade com o programa proposto pelo então ministro Correia de Campos.

Manuel Teixeira assegurou que o novo hospital, erguido junto ao nó de Lamego da A24, vai ser preferencial na cirurgia de ambulatório para toda a área de influência do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro. Garante ainda que serão eventualmente criadas sete camas para a prestação de cuidados paliativos para doentes graves.

Francisco Lopes, Presidente da autarquia, garante estarem “estão reunidas as condições adequadas à abertura, no próximo mês de janeiro, deste equipamento tão importante e tão ansiado durante décadas pela população do Douro Sul”, acreditando que que “apesar do reduzido numero de camas, terá capacidade para garantir uma resposta suficiente aos doentes agudos”.

As alterações introduzidas foram propostas ao Governo pela ARS Norte, através do presidente Castanheira Nunes, com a concordância do presidente do Centro Hospitalar, Carlos Vaz.

Para sustentar a urgência da criação de um serviço de medicina interna para os doentes agudos, o Ministério da Saúde foi alertado para a grande distância que os doentes percorreriam até Vila Real, local de “drenagem” deste tipo de doentes e sede do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, e para o consequente congestionamento do serviço. Esta preocupação é agravada pela ausência de transportes públicos que liguem o Douro Sul e Vila Real e pela introdução de portagens na A24.

Na reunião na ARS Norte com Francisco Lopes, o Governo comprometeu-se a avaliar, em conjunto com a União das Misericórdias, as condições que se revelem mais favoráveis de devolução à Santa Casa da Misericórdia de Lamego e futuro aproveitamento do edifício onde funciona o atual Hospital, por forma a zelas pelos interesses quer do Estado, quer da Santa Casa da Misericórdia de Lamego, proprietária do imóvel.

Com um investimento estimado em cerca de 42 milhões de euros, o futuro Hospital de Proximidade de Lamego privilegiará a componente de ambulatório e consolidará as valências de cirurgia de ambulatório, consulta externa, urgência básica qualificada, hospital de dia e visitas domiciliárias.

ENVIADO POR:PA/DI

3 comentários:

  1. INFORMAÇÃO:

    Segundo informações avançadas na última Assembleia Municipal de Tarouca, este Hospital "perde" ortopedia mas ganha (à régua) oftamologia.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  2. OUTRA INFORMAÇÃO:

    Na mesma reunião, o Dr Simões disse k "o reduzido número de camas não é problema pois o recobro é feito muito melhor em casa, junto da família, do k num hospital" (se ele o diz...)

    ENVIADO POR:PA/DI

    ResponderEliminar
  3. AINDA OUTRA INFORMAÇÂO:

    No início desta semana o Novo Hospital de Lamego foi notícia no Diário de Viseu.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar