Páginas

quarta-feira, 1 de maio de 2013

(2)-DIVERSOS DE MAIO/2013!(Pergunte-Denuncie-Elogie-Informe...)

«PRA EDUCAR UMA CRIANÇA É PRECISO TODA UMA ALDEIA!»(provérbio africano)

Caros Bloguistas!

Ora aqui está o post que vai assegurar os  "Diversos de Maio"!
Como certamente que já saberá que é aqui que deve deixar as suas informações ou fazer os seus elogios e denúncia ou colocar as suas perguntas!(e depois esperar pra ver se alguém as vem esclarecer)
Aquele Abraço!
ProfAnónima
INFORMAÇÃO IMPORTANTE: OS ELOGIOS, AS DENÚNCIAS, AS INFORMAÇÕES, ETC, ESTÃO LÁ ABAIXO EM FORMA DE COMENTÁRIOS!

35 comentários:

  1. INFORMAÇÃO 1:

    Nós cá não mudamos a letra dos postes...conforme o PC assim aparece uma ou outra! (ou nenhuma...)

    VOTOS DE UM BOM MÊS DE MAIO!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  2. INFORMAÇÃO 2: POSTES IMPORTANTES DIVULGADOS NO MÊS DE ABRIL/2013:

    1-Aparecimento de 3 Movimentos Civicos em Tarouca: Post nº 45

    2-Os candidatos do Bloco de Esquerda: Post nº 46

    3-Atribuição dos Galardões Relativos a 2012: Post nº 47

    4-MOVIMENTO SIM APRESENTA PROPOSTA: Soluções i: Post nº48

    5-Resumo da Reunião da Assembeleia Municipal de Fevereiro/2013: post 49 e seguintes.

    6-AUTÁRQUICAS/2013: Ponto de Situação! Post nº 54

    ProfAnónima

    NB:Aproveitamos pra pedir desculpas pelo facto da ordenação dos postes, no final de abril, não estar correcta mas voltamos a ter esse problema apartir de determinada altura! :(

    ResponderEliminar
  3. INFORMAÇÃO 3: OUTROS POSTES DIVULGADOS EM ABRIL/2013

    1-Poderá saber qual foi a n/partidinha no Dia 1 de Abril!(posts 1 e 3)

    2-Poderá participar no NOVO concurso do TAROUCAndo: "o entrevistador é você!" (post 39)

    3-Poderá ainda ver/recordar os Discursos que os Politicos Locais fizeram no 39º Aniversário do 25 De Abril!(post?)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  4. INFORMAÇÃO 4:

    Muito em breve divulgaremos os seguintes postes:

    1-Os potes pra assegurar as rubricas habituais: Por Tarouca Aconteceu/Vai Acontecer, Tarouca Foi Notícia,O TAROUCAndo Elege As Figuras da Semana, etc;

    2-Os postes especificos das Autárquicas/2013: "Ponto de Situação" e "Sobrevoando As Autárquicas/2013".

    3-Iremos voltar a Publicar o post "Por Tarouca Vai Acontecer: Tome Nota", devidamente actualizado.

    4-E depois outros postes serão publicados conforme as coisas correrem!

    ProfAnónima

    NB:INFORMAMOS QUE MUITOS DOS ASSUNTOS DAS NOTÍCIAS (POR TAROUCA ACONTECEU/VAI ACONTECER) PODEM "BIRAR" POST POR INICIATIVA NOSSA OU A PEDIDO DOS PROMOTORES!

    ResponderEliminar
  5. INFORMAÇÃO 5: ESCLARECIMENTO

    Voltamos a lembrar que publicamos todos os comentários nem fazemos "textos a pedido" (*)

    Igualmente informamos que este blog não existe pra apoiar ou desapoiar nenhum projecto especifico!( embora tenhamos as nossas cores)

    O N/LEMA: TAROUCAndo, UM BLOG MUITO SINGULAR...MAS MUITO PLURAL TAMBÉM!

    ProfAnónima

    (*)Parece que lá prós lados de Lamego, existe um "poeta" que nas horas livres presta esse tipo de serviço: não sabemos se "leva" caro...mas dizem(-nos) que os "clientes" dele mostram-se bastante satisfeitos!-X

    ResponderEliminar
  6. SOBRE OS JORNAIS:

    Dizem que a circulação de jornais (que nunca foi grande) está a cair, e a cair bastante. Fico triste, mas entendo. Numa altura de crise e, por outro lado, de multiplicação de meios (sobretudo a net), só uma qualidade super mudaria o panorama. Os jornais precisam de cativar. Não me espanta, por isso, o cenário, embora o lamente!

    Pe João Teixeira, IN Facebook

    ResponderEliminar
  7. PERGUNTA:

    Ontem o CDS reuniu. Será que já há fumo branco??

    ResponderEliminar
  8. INFORMAÇÃO:

    Acabamos de divulgar as Figuras TAROUCAndo, relativas à última semana de Abril! (ver os comentários ao post 13 de abril)

    ProfAnónima

    NB:O facto de termos passado a divulgar primeiro a listagem e só depois a fundamentação, tem levado a outro "dinamismo" desta rubrica.

    ResponderEliminar
  9. [TRAZIDO DO BLOG OLHO DE GATO]

    Tomar parte*

    * Publicado hoje no Jornal do Centro

    1. A política em Lisboa é um teatro de papelão que dá de comer a uma chusma de papagaios nas televisões. É tudo um fingimento que esquece um facto básico: desde Maio de 2011 estamos a ser governados pelos credores e, no essencial, a fazer o que eles querem. Isso só vai terminar quando pudermos regressar aos mercados.

    As eleições legislativas, nesta fase da crise sistémica global, tendem a ser um ludíbrio aos eleitores. Até na França, país que não está intervencionado por nenhuma troika, Hollande no ano passado fez uma campanha “anti-austeritária” aldrabando os franceses, agora eles estão furiosos e até já têm saudades do marido da Carla Bruni.

    Se Lisboa nesta fase governa pouco, já nos nossos concelhos e nas nossas freguesias ainda podemos governar-nos com autonomia. Por isso, as autárquicas que aí vêm são importantes e são genuínas. Isto é, o voto das pessoas tem consequência directa nas políticas.

    2. Tomar partido é, depois da necessária ponderação, escolher uma parte. Feita essa escolha, há que exercer o juízo crítico com severidade, especialmente com a “nossa” parte. É esta a boa tradição do pensamento europeu.
    Tomar parte nas autárquicas vale a pena pelas razões apontadas. Nas deste ano escolhi uma parte: estou a colaborar com a candidatura de José Junqueiro à câmara de Viseu.
    Ele sabe que, quando fizer asneiras, contará aqui, como sempre, com o meu juízo crítico.

    3. Votações acima de 90%, como as que aconteceram no último congresso do PS, não são bom sinal. São sinal de falta do oxigénio da democracia, sinal de falta de pensamento crítico.

    Dois erros de Seguro:

    (i) Cavaco é adversário do comentador de domingo da RTP, não é adversário do PS.

    (ii) Pedir a maioria absoluta de quê? Não era a altura de pedir a maioria absoluta das câmaras e a presidência da Associação Nacional de Municípios Portugueses?

    Publicada por Joaquim Alexandre Rodrigues

    (ENVIDO POR: Profª Anónima Devidamente Identificada)

    ResponderEliminar
  10. Número total de visualizações de página 157 777

    Arquivo do blogue

    ▼ 2013 (163)

    ▼ Maio (3)

    ResponderEliminar
  11. [TRAZIDO DO FACEBOOK: PSD TAROUCA REDENDE-SE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO!]

    MENSAGEM DO PRESIDENTE DA COMISSÃO POLÍTICA PSD TAROUCA

    Amigos Tarouquenses,

    Vivemos numa sociedade mediática, neste contexto e conscientes da importância da informação, é objetivo do PSD Tarouca através da sua página no Facebook, dirigir... a sua própria comunicação, escutar as opiniões dos Tarouquenses e trazer para a discussão propostas válidas para benefício do nosso Concelho.

    A forma de fazer e de estar na política alterou-se radicalmente nos últimos anos, pretendemos por isso, centrar toda a nossa atividade política na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Só assim vale a pena, no entanto, tal só é possível se existir o envolvimento de todos, não é importante que sejam militantes ou simpatizantes do PSD, é fundamental a opinião de muitos para que juntos sejamos capazes de encontrar as melhores soluções.

    O ano de 2013 é cheio de desafios, estando nós solidários com as dificuldades que muitos Tarouquenses sentem, sabemos muito bem que é um ano difícil, mas decisivo para o nosso futuro coletivo.

    Aproximam-se mais umas eleições autárquicas, o PSD Tarouca quer estar neste processo eleitoral com um elevado sentido de responsabilidade, na escolha das equipas, no rigor e ambição dos compromissos eleitorais, sendo dever de todos os Órgãos Políticos garantir a unidade, a transparência de processos e o respeito por todos que gostam de Tarouca.

    Queremos estar com uma postura de futuro, de total liberdade para todas as sensibilidades políticas e ideológicas. Estamos de braços abertos às iniciativas de cidadãos e por isso apoiamos o movimento SIM Tarouca e o trabalho de se encontrarem soluções inovadoras, independentes e inclusivas. Temos o sonho de construir um futuro de participação de todos os cidadãos, cada um à sua maneira, mas todos num grande objetivo, fazer de Tarouca um concelho de gente muito feliz.

    Em conjunto com todos os Tarouquenses que connosco queiram participar, presentes ou não nas listas do PSD, tenho confiança que seremos capazes de trilhar este caminho e atingir assim a vitória nas próximas eleições autárquicas.
    Oportunamente apresentar-vos-emos candidatos, projetos e soluções para um Concelho que todos gostamos, Tarouca.

    Eu, digo SIM.
    Um abraço do amigo,
    Rui Raimundo
    Ver mais

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  12. MUDAR TAROUCA

    I OBJECTIVOS GERAIS: OPERACIONALIZAÇÃO

    1-Mudar a forma de fazer politica:

    #OUVIR os tarouquenses, em sede própria, antes de serem tomadas GRANDES decisões: Piscinas Municipais ou Parque Indistruial?? Parque Industrial ou Teleféfico??

    #LUTAR pelos ideais em que se acredita até ao dia das eleições. Depois disso, ser-se o Presidente de Câmara de TODOS os tarouquenses.

    #VER nos "outros politicos", verdadeiros adversários politicos e não inimigos a abater.

    #APROVEITAR todos os contributos dos outros adversários politicos, desde que positivos para Tarouca e para os tarouquenses.

    #CONTINUAR a apoiar todos os projectos em curso, que demonstraram ser uma mais valia para as populações, como por exemplo o Projecto Rejuvenescer Tarouca, etc.

    #REPENSAR e se necessário PARAR com os projectos que não sejam prioritários: Ampliação do Edificio da Câmara??Arquivo Municipal?? etc.

    #APOIAR todas iniciativas oriunda da sociedade civil e não competir com ela: Grupo Elas, etc.


    #DIVULGAR com antecedência as reuniões da Assembleia Municipal com as respectiva ordem de trabalhos.

    #PUBLICAR no site oficial da Câmara Municipal de Tarouca as actas das Assembleias Municipais, referindo com o pormenor necessário os resultados das votações.

    #...

    2-Unir os tarouquenses em torno dos objectivos fundamentais ao desenvolvimento e bem estar de todos;

    3-Despolitizar as instituições dos município;

    4-Ajudar os mais desfavorecidos;

    5-Reconquistar o orgulho de ser tarouquense ou de aqui morar.

    Agora, falamos do ponto 1...amanhã ou depois, falaremos do ponto 2 e assim sucessivamente!

    Cumprimentos

    OS VERDADEIROS CIDADÃOS

    [CONTINUA]

    ResponderEliminar
  13. INFORMAÇÃO:

    O Bloco de Esquerda lança hino de campanha.

    m.a.

    ResponderEliminar
  14. [TRAZIDO DO SITE OFICIAL DA TSF]

    Ministérios vão ter de cortar 10% em gastos com bens e serviços em 2014

    Publicado ontem às 21:04

    Os ministérios do Estado vão ter de cortar algumas rubricas das despesas correntes em 10% já em 2014, disse hoje o primeiro-ministro
    «Precisamos de mandatar os ministérios para proceder a reduções de encargos no mínimo de 10%, face a 2013, em despesas com aquisições de bens e serviços e outras despesas correntes», afirmou Passos Coelho.

    Desta forma, afirmou o chefe do executivo, irá ser «redobrado o esforço que já tem vindo a ser feito» em termos de contenção de despesas dos serviços da administração central.

    Lusa

    NÃO SE PREOCUPE...TAROUCA ESTÁ DISPENSADA DESTES E "DOUTROS" CORTES!

    ResponderEliminar
  15. DIA DA MÃE:


    MÃE

    Fazer anos é fácil :
    Basta viver !

    Ser mulher é lindo :
    Basta saber !

    Ser esposa é bom :
    Basta amar !

    Ser mae é difficil :
    Basta sofrer !

    ENVIADO POR: Profª Anónim Devidamente Identificada

    ResponderEliminar
  16. [TRAZIDO DO FB/TSF: PM FALA DAS AUTÁRQUICAS!]

    Passos Coelho espera «grande resultado» do PSD nas autárquicas

    Publicado hoje às 17:31

    Numa referência às autárquicas de outubro, Passos Coelho mostrou-se confiante de que as «próximas eleições não vão ser aquilo que tanta gente gostaria que fosse».

    O primeiro-ministro espera que o PSD possa ter um «grande resultado nas autárquicas» de outubro e garantiu que enquanto estiver à frente do Executivo «não haverá pântanos em Portugal».

    Em Pombal, durante o discurso que encerrou as comemorações do 39º aniversário do PSD, Passos Coelho considerou ainda que «aconteça o que acontecer, o PSD continuará a ser um grande partido das autarquias locais».

    O chefe do Executivo considerou que o seu partido tem «grandes autarcas» e «gente que todos os dias trabalha em prol dos portugueses» e, por isso, está confiante de que «estas próximas eleições não vão ser aquilo que tanta gente gostaria que fosse».

    Passos Coelho disse que muita gente gostaria que as autárquicas fosse uma «espécie de pântano» e uma «espécie de antecâmara do colapso nacional», hipóteses que rejeitou, porque «enquanto for primeiro-ministro não há pântanos em Portugal»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  17. [TRAZIDO DO FB/BLOG OLHO DE GATO]

    PIADA DO DIA: FERNANDO RUAS DIZ:

    Lido melhor com os ataques pessoais agora do que lidava aqui há uns tempos, Fernando Ruas dixit! A ver vamos...

    ENVIADO POR PA/DI

    PERGUNTO:SERÁ QUE ACONTECE O MESMO COM OS POLITICOS CÁ DO BURGO?!HUMMMM....

    ResponderEliminar
  18. [TRAZIDO DO FB]

    Centro Paroquial Tarouca

    Autoridade e crescimento

    Autoridade vem de augere, que quer dizer fazer crescer. Ter autoridade não é ser uma pessoa repressora. A repressão é uma deformação da autoridade que, no seu correto exercício, implica criar um espaço para que a pessoa possa crescer. Alguém com autoridade é alguém capaz de criar um espaço de crescimento.

    Jorge Bergoglio no livro-entrevista de Francesca Ambrogetti e Sergio Rubin, "Papa Francisco, Conversas com Jorge Bergoglio", Paulinas, pág, 68, in Tribo de Jacob

    Gosto · · Partilhar · há 48 minutos

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  19. [TRAZIDO DO FB: EXAME DE PORTUGUÊS DO 4ºANO]

    Crianças do 4º ano com opiniões divergentes quanto ao exame de Português
    Paulo Braz

    07 Mai, 2013, 12:53 / atualizado em 07 Mai, 2013, 14:30

    O exame de Português do 4º ano terminou por volta do meio-dia e à saída das salas as opiniões das crianças eram divergentes. Houve quem dissesse que a prova era fácil, mas houve quem dissesse o contrário.
    Na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Paúl, na Covilhã, a Antena1 testemunhou que quase todos os alunos usaram os tempos de tolerância previstos.

    Do lado dos professores, a opinião de Leonor Narciso é que o primeiro texto – sobre o mar – era demasiado longo e complexo. Para além disso, não foi tido em conta que nem todas as crianças conhecem o mar.

    (com Sandra Henriques)

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  20. [TRAZIDO DO NOTÍCIAS DE VILA REAL]

    Região | 07-05-2013

    Câmara de Lamego cede espaço para sede da Associação de Municípios do Douro Sul

    A Associação de Municípios do Vale do Douro Sul (AMVDS) vai passar a funcionar na ala poente do edifício da antiga Escola nº1, situado em frente à Escola Secundária Latino Coelho, a partir do último trimestre deste ano.
    Esta transferência decorre da celebração de um contrato de comodato com a Câmara Municipal de Lamego, através do qual esta cede, pelo prazo de trinta anos, aquele espaço para a instalação da nova sede.

    Com o objetivo de garantir o bom desenvolvimento das ações que desenvolve, a AMVDS já adjudicou as obras de remodelação e modernização da parte do edifício que ocupará no antigo estabelecimento escolar, que se encontra completamente desocupado, num investimento total de 200 mil euros. A empresa selecionada já se encontra, aliás, a executar estes trabalhos.

    O acordo firmado com a autarquia de Lamego prevê que a Associação de Municípios possa, por sua vez, estabelecer contratos de comodato de parte desse espaço para a instalação da sede da CIMDOURO-Comunidade Intermunicipal do Douro que agrega dezanove municípios durienses, ficando também aí colocada a sede da Associação Beira Douro, instituição de desenvolvimento regional que abrange os 10 concelhos do Douro-Sul.

    Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego, realça “a centralidade regional de Lamego para acolher a sede destes três organismos que têm vindo a funcionar precariamente nas instalações do antigo GAT, sendo certo que a cedência deste espaço permitirá um melhor atendimento e uma maior eficiência na qualidade dos serviços prestados”.

    De acordo com o contrato de comodato celebrado entre a autarquia e a Associação de Municípios, as obras de remodelação e adaptação do espaço cedido ficam a cargo da AMVDS.

    (ENVIADO POR:PA/DI)



    ResponderEliminar
  21. [TRAZIDO DO NOTÍCIAS DE VILA REAL]

    A MICROPRODUÇÃO AGRÍCOLA EM RISCO

    Nos últimos tempos têm-se ouvido repetidas vezes por parte de políticos no poder, apelos ao regresso à agricultura, apelos para que esta atividade seja redinamizada, rejuvenescida, e que constitua uma solução alternativa para muitos jovens, e não só.
    A começar pelo sr. Presidente da República, provavelmente sentindo a consciência pesada pela sua política anti-agrícola durante a década em que governou o país, e terminando na atual responsável pela pasta da agricultura, o discurso tem sido o mesmo. A valorização desta atividade, como fundamental para o país evoluir para o equilíbrio da balança de pagamentos, e para a produção de bens alimentares de que o país tem deficit.

    Ainda bem que alguma luz começa a orientar, pelo menos no discurso, a cabeça dos atuais responsáveis.

    Mas será que a realidade das políticas está sintonizada com o conteúdo desses mesmos discursos ? Será que o setor tem sentido positivamente o efeito de novas políticas ? E será que os agricultores se governam apenas com mediatização ?

    Uma política orientada para a modernização da agricultura, para a instalação de novos agricultores, para o aumento do produto, para a melhoria do rendimento de quem trabalha a terra, pressupõe o conhecimento profundo do nosso tecido social agrícola, da cultura que lhe está subjacente, da sua história, do potencial endógeno dos nossos territórios, do nosso saber fazer, das fileiras estratégicas em que podemos ser competitivos em qualquer parte do mundo, mas também um conhecimento da malha fina do sistema, do microprodutor, do agricultor de subsistência.

    Há dois mundos na agricultura, que se complementam, mas que têm um registo social e económico completamente distintos.

    Um, tem a ver com uma agricultura empresarial, virada para os mercados internos e externos, que assenta numa competitividade interna e externa, e que tenta produzir bens alimentares de forma competitiva, tanto no preço, como na qualidade, sobretudo de apresentação, e que tem no seu horizonte, o crescimento da organização, o atingimento duma boa escala de produção, o que lhe pode trazer cada vez mais competitividade e internacionalização.
    Outro, tem a ver com a microprodução, com a agricultura de subsistência, com a agricultura familiar, para a produção de bens consumidos na família, vendidos a vizinhos, a cooperativas, e ainda nos pequenos mercados locais. Esta agricultura, ocupa, nas regiões do interior como a nossa, muitos milhares de pessoas e famílias. Contribui para a ocupação do território, a manutenção de áreas agricultadas, obstáculos decisivos à propagação de incêndios, e constitui ainda um fator importantíssimo na economia local.

    Não entender esta agricultura, e sobretudo, não a proteger, constitui quanto a mim, um atentado ao mundo rural, às economias locais, e um fator conducente ao abandono das terras, e a todas as consequências daí decorrentes.

    A recente publicação de legislação que obriga todos estes microprodutores a coletarem-se, a terem registos contabilísticos, e a terem que passar faturas, é um atentado contra esta agricultura de subsistência. Obrigar a estar inscrito nas finanças, e ter o fisco à perna, um produtor que vende umas centenas de quilos de batata, umas tronchas, umas ervilhas e outros renovos, assim como aquele que entrega na cooperativa meia dúzia de pipas de vinho, é não perceber nada do que se passa nos territórios, é não entender nada do nosso mundo rural.

    A coleta para o dr. Gaspar, será ridícula. Mas o abandono da atividade por parte de muitos agricultores, será uma coisa muito séria e de consequências bem nefastas. Sr. Presidente da República, depois de tanto discurso, o que pode fazer por esta gente?

    (Por Jorge Almeida:1/5/2013)

    ENVIADO POR:PA/DI)





    ResponderEliminar
  22. [TRAZIDO DO BLOG VIRIATUS:MENSAGEM DA CÁRITAS NO DIA DO TRABALHADOR!]

    "MEDO" OBRIGA BRABALHADORES A ACEITAR TUDO!

    A Cáritas Portuguesa afirmou hoje que o "mundo laboral" vive atualmente "debaixo de um sentimento de medo" que condiciona e obriga os trabalhadores a aceitarem "todas as regras e todas as imposições".

    "Não podemos permitir que isto aconteça. Não podemos permitir que ter um emprego, seja ele qual for e em que condições, se torne uma atitude de resignação", sublinhou a Cáritas numa mensagem publicada no seu site para assinalar o Dia do Trabalhador.

    Na mensagem, a organização manifestou a sua solidariedade com "todos os que estão sem trabalho ou o têm, mas não recebem salários", assegurando que "não cruzará os braços na procura de caminhos que levem Portugal a ser um país de maior justiça social, alicerçada no sentido do bem comum".

    A Cáritas lembrou que a taxa de desemprego em Portugal nunca foi tão elevada como é hoje, acima dos 17%, o que, para a instituição, significa que "o acesso ao trabalho está a ser negado a muitos cidadãos que veem assim as suas vidas atiradas para o beco da exclusão social".

    Além da perda de rendimentos, não ter trabalho é também "perder estatuto social", porque, para a sociedade, apenas os que são "ativos" e que "produzem" têm valor e lugar social, salientou.
    "Isto faz com que os que vêm a sua atividade limitada por via do desemprego se sintam colocados nas periferias da participação cidadã", lamentou.
    A Cáritas referiu ainda que a "imagem de 'fracasso' está desde sempre associada" aos desempregados e que a crise "veio agudizar esta realidade".

    Mesmo não tendo falhado no plano pessoal, muitos portugueses "sentem-se derrotados. Para estes o Governo e a sociedade civil têm de encontrar novas respostas", defendeu.

    "Não podemos esperar que os programas e planos de combate ao desemprego sejam hoje os mesmos que eram há cinco anos. As pessoas e os problemas que carregam consigo não são as mesmas e as causas são também muito diferentes", sustentou na mensagem.

    Para a Cáritas, é preciso estabelecer "novas dinâmicas de organização da própria sociedade e renovar a capacidade de correr riscos" e encontrar novas formas de dignificar o trabalho, porque também os que estão na vida ativa "têm direito a mais do que um posto de trabalho e uma remuneração".

    "Têm direito à segurança e a poder viver as suas vidas em liberdade e tranquilidade", advogou.

    Para a organização, assinalar o 1.º de Maio é "lembrar a empregadores e empregados e a governos e sociedade civil as suas responsabilidades, direitos e deveres".

    "É exaltar as dimensões da liberdade, equidade e subsidiariedade", acrescentou.

    Quarta-feira, 1 de Maio de 2013
    Fonte:Publicada por Viriato à(s) 08:48

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  23. [TRAZIDO DO SITE OFICIAL DO JORNAL SOL]

    Exame de matemática do 4º ano bem estruturado e com dificuldade adequada

    10 de Maio, 2013

    A Sociedade Portuguesa de Matemática considerou o exame de Matemática do 4.º ano, hoje realizado por mais de 100 mil alunos, como uma prova "bem estruturada" e com um "nível de dificuldade adequado", que cumpre os objectivos propostos.
    "A Prova Final de Matemática do 1.º ciclo do Ensino Básico que se realizou hoje tem, em qualquer dos cadernos, uma extensão adequada ao tempo previsto para a sua resolução e um grau de exigência apropriado à avaliação dos conhecimentos e capacidades dos alunos que terminam este ciclo. A prova cobre de forma equilibrada os vários temas do programa de matemática", refere o comunicado da Sociedade Portuguesa da Matemática (SPM) sobre o exame.

    A SPM considera também que o exame apresenta "um equilíbrio entre itens de resposta imediata e outros que envolvem raciocínios de um e mais passos", e salienta a ausência de pontos "demasiado triviais" na prova, frisando que a inclusão de "problemas com nível de complexidade mais elevado permite valorizar o trabalho dos melhores alunos".

    A sociedade de matemática considera ainda "extremamente positivo" o destaque dado na prova à capacidade de cálculo, "um ponto central do programa, no qual os alunos investem um tempo considerável", considerando que os procedimentos de cálculo aritmético "são devidamente avaliados".

    A SPM, que se congratula com a realização de exames neste nível de ensino com peso para a nota final dos alunos, por considerar que aumenta a "seriedade e rigor na avaliação dos conhecimentos", deixou, no entanto, críticas ao enunciado demasiado centrado num único tema, o que pode, na opinião dos responsáveis da instituição, "constituir uma limitação".

    Lusa/SOL

    Tags: Exames, Sociedade, matemática

    (ENVIASO POR: PA/DI)

    Mais Notícias
    Porto Santo é a Câmara que pior pagava no final de 2012

    Relacionadas
    Secretário de Estado assegura tranquilidade na prova de Matemática
    Crianças do 4.º ano fazem hoje prova de Matemática

    ResponderEliminar
  24. [TRAZIDO DO NOTÍCIAS DE VILA REAL: O SLOGAN DE CAMPANHA DO PS DE VILA REAL!]

    Política | 03-05-2013

    Manuel Martins critica campanha “avançar” de Rui Santos

    O presidente da autarquia de Vila Real não poupou críticas à candidatura “Avançar 2013” do socialista Rui Santos, aquando da última Assembleia Municipal de Vila Real. Manuel Martins disse que “prometer sem saber se poderá ou não cumprir é fácil” e garantiu que fará tudo para ajudar António Carvalho a vencer as próximas autárquicas.
    “É espantoso e preocupante como há candidatos que vivem já num verdadeiro frenesim eleitoral e, ávidos de poder, prometem o verdadeiro ‘milagre das rosas’ num discurso demagógico e mágico com todas as soluções”, avançou Manuel Martins contra Rui Santos. “Avançar em tudo e com todos, a qualquer preço, na ânsia de conquistar votos e ganhar as eleições. Quanto custa este ‘avançar’? Não sabem nem importa, é a politica do ‘logo se verá’!”, continuou.

    O presidente da autarquia, enquanto se pronunciava sobre o Relatório de Gestão e Contas do município, não foi parco em palavra quando se dirigia ao seu adversário político: “não podemos permitir que a exigência do rigor, da disciplina da gestão dos recursos públicos, e das boas contas do município sejam destronadas pelo aventureirismo”.

    O autarca apontou um caminho no qual os munícipes “não se poderão desviar”, sob pena de “a Câmara Municipal ‘avançar’ para o abismo e para a falência, colocando em risco o pagamento às freguesias, às associações (sociais, humanitárias, culturais e desportivas), aos fornecedores e mesmo dos vencimentos aos funcionários.”

    Rodrigo Sá, do PS, mostrou-se “satisfeito” pela frequência com que Manuel Martins repetiu o slogan “avançar”, numa clara publicidade à campanha de Rui Santos, acrescentando que o presidente se encontra “nervoso e incomodado”.

    Filipe Ribeiro

    (ENVIADO POR: Profª Pouco Anónima)

    ResponderEliminar
  25. [TRAZIDO DO SITE DO MOVIMENTO TAROUCA MERECE/BE: HINO DE CAMPAMHA]

    •Disponibilizamos a letra do nosso Hino.


    Refrão


    Tarouquenses está na hora,
    Tarouquenses já é hora,
    De esta terra para a frente
    Pôr a andar!

    Tarouquenses está na hora,

    Tarouquenses já é hora,
    Desta vez, temos todos
    De votar.


    I


    Todos temos de sentir a confiança,
    Todos temos de a vir a merecer.
    Temos de nos empenhar,
    Temos de participar
    Num futuro que é de todos
    E é de esperança.


    II


    Trabalharmos em perfeita união,
    A pensarmos nesta terra bem-amada.
    Todos merecem sentir
    Que o futuro vai sorrir,
    Vamos todos, todos
    Nesta caminhada.

    (ENVIADO POR: PA/DI)

    ResponderEliminar
  26. {COMENTÁRIO DEIXADO NO POST Nº6 DE MAIO]

    Anónimo18 de Maio de 2013 à0 18:57

    MOVIMENTO MUDAR TAROUCA: O HINO DE CAMPANHA!(adaptação da música "mulher gorda para mim não me convém)

    REFRÃO: AI AI AI AI / EU GOSTO DESTA CIDADE / QUERO CASAR COM ELA, P`RA PENSAR NA MOCIDADE!

    1-Os Roseirais, para nós não nos convém/NÃO NOS CONVÉM/eles prometem tudo a toda a gente/mas só dão ao seu harém! (REFRÃO)

    2-Os poPuleiros, para nós não nos convém/NÃO NOS CONVÉM/eles trataram-nos este tempo todo/com distância e desdém! (REFRÃO)

    3-Os Bomboquistas, para nós não nos convém/NÃO NOS CONVÉM/eles querem concorrerem aqui/mas são de jerusAlém!(REFRÃO)

    4-Os Marteleiros, para nós não nos convém/NÃO NOS CONVÉM/eles querem concorrer a Tarouca/mas só pensam (em S.Bento e)em Belém!(REFRÃO)

    5-Os falsos independentes, para nós não nos convém/NÃO NOS CONVÉM/eles vestem camisola verde/mas foram comprados por alguém!(REFRÃO)

    6-Os Laranjais, para nós não nos convém/NÃO NOS CONVÉM/eles dizem ter SOLUÇÕES i/mas não as mostram a ninguém! (REFRÃO)

    7-MUDAR TAROUCA, é o Movimento que nos convém/QUE NOS CONVÉM/ele tem ideias concretas prós idosos e prós jovens também! (REFRÃO 2 VEZES)

    VENHA DAÍ CONNOSCO!

    PEL`OS VERDADEIROS CIDADÃOS: MPdT

    (ENVIADO POR: PA/DI)



    ResponderEliminar
  27. Falta carne e peixe na mesa de mais de 320 mil famílias

    Ovos e conservas são alternativas saudáveis, diz nutricionista

    Áudio Eugénio Fonseca preocupado com efeitos da má nutrição

    Áudio Deficiências alimentares colmatadas com excedentes dos restaurantes

    Áudio Quem são as famílias mais atingidas?

    Áudio Nutricionista Nuno Borges desvaloriza falta de carne e peixe
    1 de 2"Estamos a falar da sobrevivência das pessoas e do respeito essencial pela sua dignidade", diz o presidente da Cáritas Portuguesa. Nutricionista ouvido pela Renascença deixa algumas recomendações a quem passa dificuldades. 16-05-2013 13:00
    394

    Comentar18
    Fonte
    SAIBA MAIS
    "Mulheres de Sangue Azul" levam alimentos aos carenciados do Porto
    Trabalhadores da Carris angariam tonelada e meia de alimentos para colegas
    Banco Alimentar de Setúbal tem 50 instituições em lista de espera
    Há pessoas a emigrar para “matar a fome”
    Os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que mais de 320 mil famílias não têm capacidade para fazer uma refeição de carne e peixe de dois em dois dias. A Cáritas Portuguesa confirma o aumento substancial do número de famílias sem acesso a estas duas fontes de proteína.

    "Preocupa-me muito, porque estamos a falar da sobrevivência das pessoas e do respeito essencial pela sua dignidade, um elemento constitutivo. Sem uma alimentação equilibrada, as pessoas não podem, de forma alguma, ter condições anímicas e que as levem a olhar com esperança para o futuro", refere à Renascença o presidente da Cáritas, Eugénio da Fonseca.

    Idosos e mulheres estão entre os mais atingidos pela situação, tal como as famílias numerosas e, por outro lado, as monoparentais. O presidente da Cáritas foca a preocupação nos mais novos e nos mais velhos, pois nas "crianças pode condicionar o seu desenvolvimento equilibrado e os idosos estão mais expostos a determinado tipo de doenças", como a tuberculose, cuja incidência tem vindo a aumentar.

    A Cáritas tenta minimizar as carências por via da ajuda financeira directa às famílias e do apoio do sector da restauração, através dos "excedentes que resultam do consumo feito em restaurantes e que algumas instituições vão buscar ao fim do dia".

    Para o nutricionista Nuno Borges, da Associação Nacional de Nutricionistas, "não comer carne e peixe é mau, mas não é péssimo". No seu entender, o que mais importa é a "capacidade de fazer as melhores escolhas com muito menos recursos".

    "Não comer carne e peixe é mau, mas não é péssimo. Quais são as alternativas? O leite e seus derivados, os ovos e a conserva clássica, que é muito interessante na relação quantidade proteica/euros", refere Nuno Borges à Renascença.

    Share on facebook Share on twitter Share on email More Sharing Services

    PARTILHAR

    ResponderEliminar
  28. AUTÁRQUICAS/2013: MAIS DOIS INCIDENTES AUTÁRQUICOS?!(parece que sim...)

    Caros Bloguistas!

    Ao que tudo indica estamos perantes mais dois incidentes autárquicos:

    1º) Sr ELOY RATO, está a protagonizar um dos Incidentes Autárquicos, depois de terá dado o seu nome pra integrar as listas do Bloco de Esquerda mas depois desistir alegadamente porque setiu pressões de alguém! (nós confirmamos que o seu nome já não consta nas listas).
    Dizem(-nos) que só lhe foram dadas 2 hipoteses: ou ficar "quietinho" ou então integrar as listas do partido X.

    2º) O Sr JORGE MELO, também está a protagonizar um Incidente Autárquico (chatinho) pois fala-se que ele andou a espalhar que tinha nas suas listas pessoas que não terão aceite intregar a sua lista. Agora estas pessoas estão a preparar uma queixa colectiva contra o Sr Jorge Melo, pois acham que ele usou abusivamente os seus nomes.
    O TAROUCAndo sem conhecer as pessoas que fazem parte das listas não adianta mais nada, mas pergunta: será preciso meter o Tribunal nisto?!

    Aquele Abraço!
    ProfAnónima

    NB:E COM ESTES NOVOS CASOS JÁ TEMOS 6 INCIDENTES AUTÁRQUICOS!(chatinhos, mas tudo muito soft)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O senhor Jorge Melo ainda não resolveu um imbrólio onde se meteu e já anda a arranjar outro ao andar por aí a dizer que existe uma sondagem que dá a vitória ao candidato XPTO quando se sabe que aquilo mais não é do que o número de partilhas no faceboke.

      Mas quem lhe encomendou o sermão??

      EU

      Eliminar
  29. (??)AUTÁRQUICAS(2013:UM PONTO DE SITUACÃO ESPECIAL!(programas, slogans,...)

    AUTÁRQUICAS(2013:UM PONTO DE SITUACÃO ESPECIAL: FALTAM 4 MESES!

    Caros Bloguistas!

    A 4 meses das eleições e ainda não se conhecem muitos candidatos (ver o post ?), mas como uma campanha eleitoral não se faz apenas de candidatos/pessoas, aqui estamos pra vós dar conta de outrops aspectos:

    1-QUEM APOIA QUEM?!

    1.1-O movimento TAROUCA MERECE, apoia o Bloco de Esquerda.

    1.2-O MOVIMENTO SIM, apoia a candidatura do PSD.

    1.3-O movimento (A.) MUDAR TAROUCA, continua a assumir-se como totalmente independente pelo que não recebe nem dá apoio a nenhum partido.

    14-OUTROS: Neste momento, não são conhecidos outros movimentos


    2-SLOGANS DE CAMPANHA:

    2.1- O Partido Socialista escolheu o "Renovar e Avançar".

    2.2-O Partido Social-Democrata escolheu o "Diga SIM".

    2.3- O BE escolheu o "TAROUCA MERECE!"

    2.4-O Movimento (A.)MUDAR TAROUCA, ainda não se percebeu bem, mas ao que tudo indica vai ser:
    -MUDAR TAROUCA, O MOVIMENTO DAS IDEIAS CONCRETAS! (SERÁ?!?!?)

    2.5:OUTROS PARTIDOS: Não sao conhecidos outros slogans!

    3-OUTROS ASPECTOS: Muito em breve divulgaremos um outro post com "Tipos de Comunicação" e "Linhas Programáticas".

    Aquele Abraço!
    Profanónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que alguns candidatos deviam conhecer bem a linguagem de certos "mass média" antes de se meterem lá.

      No facebook não interessa muito palavriado, lá interessa mais uma boa imagem ou uma boa ideia transmitida em poucas palavras!!!

      Atenção: preferivel não usar o facebook do que fazer um mau uso!!!

      EU

      PS: Uma boa imagem não passa exactamente por postar mulheres quase descascadas!

      Eliminar
    2. UMA SONDAGEM LOCAL!

      M/Caros Tarouquenses!

      A 4 meses das eleições fui ver as sondagens que estão a decorrer nos sites oficiais de Partidos ou Movimentos.

      Desta vez vou debruçar-me sobre a sondagem do site oficial do PSD Local. Por lá é perguntado "qual a caracteristica que mais valoriza num candidato?" e as respostas obtidas, até ontem, foram:

      1º)Honestidade----------------------77%

      2º)Capacidade de Trabalho-----------14%

      3º)Capacidade de Comunicação----------4%

      4º)Simpatia--------------------------4%
      5º) Iniciativa------------------------2%

      Com base nestes resultados, não restam dúvidas que os tarouquenses valorizam essencialmente a capacidade de trabalho e a honestidade (juntas somam mais de 90%) embora também apreciem a comunicação e a simpatia.

      Assim, que ninguém pense que conquista o voto aos tarouquenses apenas com a cantiga do bandido e/ou com um sorriso de orelha a orelha!Pois...

      ATÉ BREVE!(se...)
      Profª Anónima Devidamente Identificada

      NB:De seguida farei uma analise às sondagens nacionais, relativas a maio, realizadas pela Aximagem pró Correeio da Manhã.

      Eliminar
  30. [TRAZIDO DO FB: QUESTÕES DE INSEGURANÇA!]

    Sentir Segurança é um sentimento primário para a estabilidade emocional.

    As situações de insegurança provocam um desassossego interior desconfortável.
    As localidades do interior, por norma, são territórios cujo sentimento de segurança é estável.
    Contudo são cada vez mais os exemplos que contrariam esta certeza.
    Recentemente temos assistido a situações relatadas na primeira pessoa que merecem re...flexão e antes do mais uma atitude de solidariedade para com quem viveu de perto estes profundos desconfortos emocionais.
    Estou a usar uma linguagem redonda para amenizar o problema.
    As entidades e autoridades terão que considerar a preservação da segurança como uma absoluta necessidade. Certamente encontrarão a melhor forma de o fazer, pois acredito ser uma das principais prioridades para todos.
    DN

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  31. MOVIMENTO(A) MUDAR TAROUCA: APOIO ÀS FAMÍLIAS CARENCIADAS OU COM DIFICULDADES PONTUAIS: 20 MEDIDAS SOCIAIS:

    Caros Tarouquenses

    Todos sabemos que os recursos são escassos pelo que não se deve prometer tudo e mais alguma coisa. Mas não podemos esquecer que estamos a viver a maior crise dos últimos 100 anos pelo que as MEDIDAS SOCIAIS, devem ser pensadas com a cabeça mas também com o coração.

    Acreditem que não estamos nas Autárquicas/2013 com o intuito de ficarmos na História de Tarouca como os grandes mentores de obras megalómanas, mas imbuídos do espírito de que AS PESSOAS ESTÃO EM PRIMEIRO LUGAR.

    AS NOSSAS 20 IDEIAS CONCRETAS NA ÁREA SOCIAL:

    1-DELEGAR nas Juntas de Freguesia a elaboração do processo de candidatura ao fundo de emergência social criado pela AM. À Câmara cabe dar o parecer final e fiscalizar todo o processo.

    2-CRIAR os Conselhos Municipais dos Idosos e dos Jovens ouvi-los enquanto nas politicas que lhe digam respeito.

    3-REVITALIZAR o Conselho Municipal da Educação.

    4-DAR continuidade aos serviços prestado pelo Programa Rejuvenecer Tarouca e aumentar os serviços por ele prestados:

    4.1-CRIAR parcerias com as entidades competentes para ser possível proporcionar uma semana de termas aos idosos, que integrem o programa, pagas conforme os rendimentos de cada um.

    5-CRIAR bolsas de estudo para os filhos das famílias mais carenciadas e que obtenham bons resultados escolares. Tarouca não pode permitir que os bons alunos desistam de estudar só porque pertencem a famílias de parcos recursos.

    6-CRIAR, no Agrupamento de Escolas, o escalão A+, para os alunos filhos de famílias com carências extremas. A estes alunos serão dadas três refeições diárias.

    6.1-ESTUDAR a possibilidades destes alunos levarem o jantar para casa. (prática já em vigor em muitas escolas)

    7-CRIAR actividades desportivas e outras, no período das férias escolares.

    8-CRIAR centros de explicações gratuitas em todo o municipio, nas antigas escolas primárias ou nas sedes das juntas, através do regime de voluntariado.

    9-ESTABELECER os protocolos necessários com a INATEL e outras instituições, para que as nossas crianças e jovens possam ser contempladas nas colónias de férias (uma semana de praia paga conforme os rendimentos).

    10-ESTUDAR com o Centro de Saúde de Tarouca a melhor forma de se articularem os transportes públicos com as consultas das diferentes freguesias.

    (cont.)

    Não seremos certamente os melhores, mas somos seguramente diferentes na forma de pensar e fazer politica.

    CONNOSCO, AS PESSOAS ESTÃO EM PRIMEIRO LUGAR!

    JUNTE-SE A NÓS!

    PEL`OS VERDADEIROS CIDADÃOS: MPdT

    ResponderEliminar
  32. [TRAZIDO DO BLOG ASAS DA MONTANHA: UM PEDIDO (muito conveniente?]

    partidos e movimentos políticos locais

    UM PEDIDO

    Asas da Montanha não procura ser apolítico, mas procura ser apartidário.
    Não tem sido minha intenção enveredar por questões partidárias e muito menos partidárias locais.

    Embora este blog seja estritamente pessoal, ligado à minha humilde pessoa, não a cargos ou funções que a minha humilde pessoa exerça, todos certamente compreenderão que devo manter uma certa distância em relação aos partidos e movimentos políticos locais. As pessoas têm sempre muita dificuldade em separar pessoas e cargos.

    Assim peço aos partidos e movimentos políticos locais que NÃO enviem para este blog textos, programas ou comentários.

    Penso que, como pessoas de bem, compreenderão a minha postura.

    Muito obrigado.

    POSTADO POR ASAS DA MONTANHA À(S) 15:02

    (ENVIADO POR: PA/DI)

    ResponderEliminar