Páginas

domingo, 26 de maio de 2013

(51)MOVIMENTO (A) MUDAR TAROUCA: 20 MEDIDAS SOCIAIS!(as pessoas em primeiro lugar)


MOVIMENTO (A) MUDAR TAROUCA: APOIO ÀS FAMÍLIAS CARENCIADAS OU COM DIFICULDADES PONTUAIS: 20 MEDIDAS SOCIAIS:

Caros Tarouquenses

Todos sabemos que os recursos são escassos pelo que não se deve prometer tudo e mais alguma coisa. Mas não podemos esquecer que estamos a viver a maior crise dos últimos 100 anos pelo que as MEDIDAS SOCIAIS, devem ser pensadas com a cabeça mas também com o coração.

Acreditem que não estamos nas Autárquicas/2013 com o intuito de ficarmos na História de Tarouca como os grandes mentores de obras megalómanas, mas imbuídos do espírito de que AS PESSOAS ESTÃO EM PRIMEIRO LUGAR.

AS NOSSAS 20 IDEIAS CONCRETAS NA ÁREA SOCIAL SÃO:

1-DELEGAR nas Juntas de Freguesia a elaboração do processo de candidatura ao fundo de emergência social criado pela AM. À Câmara cabe dar o parecer final e fiscalizar todo o processo.

2-CRIAR os Conselhos Municipais dos Idosos e dos Jovens e ouvi-los, enquanto parceiros, nas politicas que lhes digam respeito.

3-REVITALIZAR o Conselho Municipal da Educação que está moribundo. (ou extingui-lo)

4-DAR continuidade aos serviços prestado pelo Programa Rejuvenecer Tarouca e aumentar os serviços por ele prestados:

4.1-CRIAR parcerias com as entidades competentes para ser possível proporcionar uma semana de termas aos idosos, que integrem o programa, pagas conforme os rendimentos de cada um.

5-CRIAR bolsas de estudo universitárias para os filhos das famílias mais carenciadas e que obtenham bons resultados escolares. Tarouca não pode permitir que os bons alunos desistam de estudar só porque pertencem a famílias de parcos recursos.

6-CRIAR, no Agrupamento de Escolas, o escalão A+, para os alunos filhos de famílias com carências extremas. A estes alunos serão dadas três refeições diárias.

6.1-ESTUDAR a possibilidades destes alunos levarem o jantar para casa. (prática já em vigor em muitas escolas)

7-CRIAR actividades desportivas e outras, no período das férias escolares!(muitas outras câmaras já o fazem)

8-CRIAR centros de explicações gratuitas em todo o municipio, nas antigas escolas primárias ou nas sedes das juntas, através do regime de voluntariado.

9-ESTABELECER os protocolos necessários com a INATEL e outras instituições, para que as nossas crianças e jovens possam ser contempladas nas colónias de férias. (uma semana de praia paga conforme os rendimentos).

10-ESTUDAR com o Centro de Saúde de Tarouca a melhor forma de se articularem os transportes públicos com as consultas das diferentes freguesias. (com as alterações aos transportes muitos idosos têm que pagar 10/15 euros pelo que faltam às consultas)

(cont.)

Não seremos certamente os melhores, mas somos seguramente diferentes na forma de pensar e fazer politica.

CONNOSCO, AS PESSOAS ESTÃO EM PRIMEIRO LUGAR!

JUNTE-SE A NÓS!

PEL`OS VERDADEIROS CIDADÃOS: MPdT

11 comentários:

  1. [COMENTÁRIO DO POST 50]

    UMA INFORMAÇÃO:

    TAROUCA VESTIU-SE A RIGOR E ENCHEU O CENTRO CÍVICO DA CIDADE PRA VER E OUVIR AS SUAS BANDAS!

    O S.PEDRO AJUDOU AO DAR UM TEMPO AGRADÁVEL E AGORA CHEGOU A HORA DAS BANDAS MOSTRAREM (uma vez mais) DO MUITO QUE SÂO CAPAZES! :)

    ProfAnónima

    NB:DEBAIXO DO COBERTO OS 3 ASSADORES JÁ FUMEGAM! ;)

    ResponderEliminar
  2. MUDAR TAROUCA: O MOVIMENTO (A) DAS IDEIAS CONCRETAS

    Caros Tarouquenses

    E enquanto uns continuam a discutir pessoas nós continuamos a apresentar as nossas IDEIAS CONCRETAS para Tarouca e para os tarouquenses, sempre abertos a ouvir as vossas sugestões.

    Mas agora vamos fazer uma pequena pausa para vós anunciar mais duas coisas:

    1ª) A NOSSA COR: O LILÁS (*)

    2ª) O NOSSO SIMBOLO: O ROSMANINHO

    Um dia explicaremos o porquê da escolhas destes simbolos.

    Aproveitamos para vós informar que, em breve, aqui voltaremos para vós anunciar, em primeira mão, as restantes IDEIAS SOCIAIS, que temos para si...mas também para o resto da sua família.

    Não somos certamente os melhores, mas somos seguramente diferentes na forma de pensar e fazer politica.

    VENHA DAÍ CONNOSCO!

    PEL`OS VERDADEIROS CIDADÃOS


    ResponderEliminar
  3. 20 MEDIDAS??

    Eu só conto 10, vá 12. Onde estão as outras??

    ResponderEliminar
  4. MUDAR TAROUCA: O MOVIMENTO (A) DAS IDEIAS CONCRETAS

    Caros Tarouquenses

    Sempre dissemos que o actual Executivo Camarário tinha esquecido as nossas crianças e jovens. Ao que parece, vem agora dar-nos razão ao promover, no próximo sábado, uma actividade para as crianças. Assim, não podemos deixar de registar com agrado este facto, mas desde já lamentamos que só o façam por ser ano de eleições.

    Aproveitamos para alertar que os problemas das nossas crianças e jovens não se resolvem apenas com a promoção de "um dia cheio de euforia" em vésperas de eleições.

    Sugerimos que vão ao post 51 do Blog TAROUCAndo ver algumas das nossas IDEIAS CONCRETAS para os jovens e para os menos jovens.

    Não somos certamente os melhores, mas somos seguramente diferentes a pensar e a fazer politica.

    CONNOSCO, AS PESSOAS ESTÃO EM PRIMEIRO LUGAR!

    JUNTE-SE A NÓS!

    PEL`OS VERDADEIROS CIDADÃOS: NPdT

    (texto enviado para o asas da montanha, cogitos e TAROUCAndo)

    ResponderEliminar
  5. SERÁ QUE O MOVIMENTO (A) MUDAR TAROUCA/MOVIMENTO LILÁS GANHOU UM APOIANTE DE PESO??? ORA VEJAM:

    DN DomingosNascimento

    Percebo melhor, a cada dia que passa, que há por estes lados, facebook, um conjunto extraordinário de pessoas, de todas as idades, com profunda vontade de participar na reflexão acerca do novo tempo social e das dificuldades, mas também das oportunidades, que a vida atual nos apresenta.
    Façamo-lo sem receios. Estejamos prontos para intervir na mudança. No seio da família de cada um, na comunidade, ou na vida profissional, há uma necessidade urgente de repensar, de encontrarmos novos caminhos e agirmos transformando este tempo injusto e incerto, num tempo novo mais sereno e aberto. DN
    Não gosto · · Partilhar · há 40 minutos ·

    ResponderEliminar
  6. [COMENTÁRIO DEIXADO NO POST 60: UM FDS EM CHEIO!]

    UMA PERGUNTA: MOV. LARANJA OU MOV. LILÁS?!

    AFINAL DE CONTA O Dr DOMINGOS DA EUROGESTÃO ESTÁ COM O MOVIMENTO LARANJA OU COM O MOVIMENTO LILÁS/MUDAR TAROUCA?!

    VEJAM O QUE VI NO FACEBOOK:

    «DN DomingosNascimento

    há 17 horas

    Estejamos prontos para intervir na mudança. No seio da família de cada um, na comunidade, ou na vida profissional. Há uma necessidade urgente de repensar, de encontrarmos novos caminhos e agirmos, transformando este tempo injusto e incerto, num tempo novo, mais sereno e aberto. DN »

    ALGUÉM QUE (NOS) EXPLIQUE, SE FAZ FAVOR!

    Profª Anónima Devidamente Identificada

    ResponderEliminar
  7. MUDAR TAROUCA; O MOVIMENTO DAS MEDIDAS CONCRETAS

    Caros Tarouquenses

    Aproveitamos o Dia da Criança para anunciarmos mais 3 MEDIDAS SOCIAIS:

    11- CRIAR URGENTEMENTE DA PP:

    A PP mais não é do que a 1ª Porta onde os tarouquenses podem bater em caso da crise lhe bater à porta de forma inesperada, seja porque perderam o emprego ou porque chegaram ao final do mês e o patrão pagou o salário (muitas empresas também estão a passar por momento difil).

    11.1- Sabemos que no Município de Tarouca existem muitas IPSS, mas o certo é que ninguém sabe a que porta bater se a desgraça lhe cair na sua causa.


    12-CRIAR O CFMG:

    O CFMG mais não é do que criar um Cabaz Familiar Mensal Garantido, em função do número do agregado familiar.

    12.1-Neste momento, as famílias recebem muito (às vezes até de mais) mas não sabem com o que podem contar no mês seguinte.


    13-ESTUDAR A POSSIBILIDADE DA CRIAÇÃO DE HC`s:

    As HC`s mais não são do que a formação de hortas comunitárias (mas sempre com total respeito pela propriedade privada comprada ou herdada) em que a Câmara serve de intermediário entre os proprietários e os interessados em se dedicarem à agricultura (mas sempre com total respeito pela propriedade privada comprada ou herdada). Os Serviços camarários ajudarão ainda este "Novos Agricultores", seja através da construção de caminhos agrícolas, furos de água, etc.

    13.1-Recordamos que a criação do espaço para o mercado semanal onde os possam vender os produtos excedentários já foi anunciada

    (CONTINUA)

    Não somos certamente os melhores, mas somos seguramente diferentes a pensar e a fazer politica!

    LILÁS, O MOVIMENTO QUE PROMETE E FAZ!

    JUNTE-SE A NÓS!

    PEL` OS VERDADEIROS CIDADÃOS: MPdT

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. MUDAR TAROUCA: O MOVIMENTO (A) MUDAR TAROUCA

    Caros Tarouquenses

    Como o próximo fim-de-sema vai ser muito "aberto" pensamos juntar-nos a essa "abertura" divulgando mais ? MEDIDAS SOCIAIS.

    14-APOSTAR na recontrução de casas antigas para uso dos próprios ou para arrendar a preços econámicos.

    Entendemos que esta medida evita o despovoamento das nossas freguesias e favorece o cultivo das terras. Além disso, pensamos que Tarouca não precisa de apostar na construção de mais bairros sociais em altura.

    15-CRIAR um espaço para o Mercado Municipal onde as famílias possam vender os produtos excedentários.

    16-CONTRUÇÃO de um espaço amplo e com bancas, onde os(as) tarouquenses possam ir vender os produtos que produzem em suas casa. O edificio será propriedade da Câmara que arrenda a todos os eventuais interessados.

    17-MANTER o gabinete de apoio aos nossos emigrantes e AUMENTAR os serviços por ele prestado, principlamente no que toca aos filhos que ficam entregues aos avós quando os seus pais emigram.

    Como podem ver, temos ideias GERAIS para as famílias mas também temos ideias ESPECIFICAS para cada membro do agregado famíliar.

    Além, disso estamos sempre abertos a mais sugestões que nos queiram dar, desde que visem o bem estar de TODOS e não ultrapassem o Orçamento Camarário.

    Não somos certamente os melhores, mas somos seguramente diferentes na forma de pensar e fazer politica.

    JUNTE-SE A NÓS!

    LILÁS, O MOVIMENTO QUE PROMETE E FAZ!

    ResponderEliminar
  10. MUDAR TAROUCA: O MOVIMENTO (A) DAS IDEIAS CONCRETAS

    Caros Tarouquenses!

    Aqui voltamos para apresentar mais duas IDEIAS CONCRETAS na Àrea do Social

    18-ATRIBUIR UM SUPLEMENTO REMUNERATÓRIO a todas aquelas pessoas que estando a receber subsidio de desemprego ou RSOI, aceitem prestar serviços especificos à comunidade.
    A Sociedade lucra com esse serviço e o empregado beneficia não só no aumento do rendimemto disponivel mas também ao nível da auto-estima (sente-se útil).

    19-APOIAR TODAS AS FORMAS DE INVESTIMENTO: Porque não há Desenvolvimento Sustentado sem desenvolvimento economico, paralelamente a estas medidas mais direccionadas para as PESSOAS mais desforecidas, entendemos que devemos de fazer todos os esforços no sentido de atrair investimento dos Municipios vizinhos e, principalmente, dos nossos emigrantes. Nesse sentido vamos:

    19.1. APOIAR TODOS OS INVESTIMENTOS (empresas ou auto-emprego): seja através da afixação de impostos e taxas mais favoráveis, seja através da construção da tão almejada ZONA INDUSTRIAL;

    19.2. APOIAR TODAS AS PESSOAS QUE QUEIRAM DEDICAR-SE À AGRICULTURA, tanto ao nível logistico como de infra-estruturas (abertura caminhos e furos de água) como ainda ao nível da primeira lavoura.

    19.3-CONSTRUÇÃO DO MERCADO MUNICIPAL: com o objectivo de se ali serem vendidos os produtos excedentários.

    19.4.ESTUDAR A VIABILIDADE DA COOPERATIVA, não podemos permitir mais que estejamos numa zona onde se produzem das MELHORES maçãs do País e até do mundo, e os tarouquenses só encontrem à venda maçãs das regiões vizinhas e até do estrangeiro (sem sabor e cheias de quimicos).

    19.5-FAZER UMA REAVALIAÇÃO DA FÁBRICA DA BAGA: é inconcebivel que se tenham gasto rios de dinheiros público na construção de um equipamento que apenas labora 1 mês por ano. Tenham que rentabilizar aquele equipamento ou, se não for viável temos que o encerrar e apostar na nossa cooperativa.

    19.6-INCLUIR TAROUCA NAS ROTAS TURISTICAS: Tanto do Turismo Natural (flor do sabugueiro) como do Turismo Histórico (diversos monumentos de valor elevadíssimo) como no Turismo Politico (Judiaria de Salzedas).

    19.7- ETC.

    20: QUESTÃO LIGADA AO EMPREGO

    (cont)

    Não somos certamente os melhores, mas como pode ver, somos diferentes na forma de pensar e fazer politica!

    JUNTE-SE A NÓS!

    JUNTE-SE AO MOVIMENTO LILÁS, O MOVIMENTO QUE PROMETE E FAZ!

    PEL`OS VERDADEIROS CIDADÃOS: MPdT

    ResponderEliminar