Páginas

quarta-feira, 26 de março de 2014

(47)SAÚDE/CANCRO: O CANCRO JÁ NÃO É O "PAPÃO" QUE ERA, MAS...!

[TRAZIDO DO FB:CONTA DA TC/DIÁRIO DE NOTÍCIAS]

POST INFORMATIVO: O CANCRO JÁ NÃO É O "PAPÃO" QUE ERA, MAS...!(saúde)

ESPECIALISTA

Cancro está a passar de "incurável" a "doença cronica"

por Lusa, publicado por Helena TecedeiroOntem39 comentários

O médico especialista em Oncologia Sérgio Barroso defendeu hoje que o cancro está a deixar de ser uma "doença incurável" para se tornar numa doença crónica, com tratamento ou até cura, graças às inovações científicas mais recentes.
"Um dos nossos desafios principais é conseguir transformar o cancro numa doença crónica. Já o conseguimos fazer em muitas situações" e, noutros casos, "também conseguimos curá-lo verdadeiramente, através de técnicas de cirurgia ou de radioterapia ou de medicamentos", salientou.

O especialista, diretor do Serviço de Oncologia do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), reconheceu à agência Lusa que, "infelizmente, há ainda uma parte" dos casos de cancro que não se consegue curar.

Mas as inovações científicas que "a cada ano" têm surgido, disse, são "contributos que, no seu conjunto, se têm traduzido por aumentos significativos da sobrevivência dos doentes" e da sua "qualidade de vida".

Por isso, sublinhou, o cancro não deve continuar a ser encarado, de forma geral, "como uma doença incurável, sem tratamento ou invariavelmente mortal".

"Devemos considerá-la como uma doença que, na maior parte dos casos, já tem tratamento" e em que é possível "aumentar a esperança de vida dos doentes e a sua qualidade de vida", afiançou.

Ler Artigo Completo(Pág.1/3)





























(ENVIADO POR: PA/DI)

NB:APROVEITAMOS PRA INFORMAR QUE NO SÁBADO (29/3 PELAS 22 HORAS) A ASSOCIAÇÃO DE FESTAS DA UCANHA, E NO DOMINGO /30/3), O BTT-TAROUCA, VÃO LEVAR ACABO UMA ACÇÃO DE CAMPANHA A FAVOR DA FABIANA QUE ANDA A TRAVAR UMA LUTA CONTRA O MALDITO CANCRO!(saiba mais nos postes:10, 26 e 48)

3 comentários:

  1. A ESTE PROPÓSITO, RECORDAMOS O TEXTO DO POST 26 DE FEVEREIRO (postado a 15/3/2014):

    TAROUCA: TODOS PELA FABIANA!(onda de solidariedade)

    QUEM DISSE: SE AS PESSOAS TOMASSEM CONTA DOS

    NECESSITADOS DA SUA ALDEIA/CIDADE/BAIRRO...NÃO

    SERIA PRECISO A SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL»?!



    M/Caros Bloguistas!

    É verdade que, hoje em dia, o cancro já não assusta como antigamente.

    Sim, mercê dos avanços cientificos e tecnologicos, as coisas já não o que eram!:)

    Contudo, quem recebe este diagnóstico ainda sofre MUITO e o seu tratamento ainda ficas MUITO caro, principalmente pra quem está longe dos locais de tratamento.

    A pensar nisso, Tarouca mobilizou-se prá ajudar a n/Fabiana que luta contra o maldito desde os 17 anos.

    Foto

    Pra se juntar a esta verdadeira Onda de Solidariedade, poderá fazê-lo das seguintes formas:


    1-Colocando o seu donativo numa das muitas latinhas que se encontram espalhadas por diversos estabelecimentos comerciais;


    2-Fazendo uma tranferência bancária e/ou comprando uma camisola concebida pró efeito (informações: 254 679 879)


    3-Participar amanhã (15/3 pelas 22 horas), no Baile-Solidário, organizado pela Associação de Mondim da Beira!

    3.1-Uma sugestão: que tal ir bailar pela Fabiana, levando a sua camisola vestida?!

    4-Participar, no próximo dia 30 de Março na Caminhada-Solidária, integrada no evento "À Procura das Maravilhas de Tarouca", organiza pelo BTT-Tarouca!


    ATÉ BREVE!(se...)

    Profª Anónima Devidamente Identificada

    NB:INFORMAMOS QUE DEPOIS DE TERMOS DIVULGADO ESTE POST,OUTRAS INICIATIVAS SURGIRAM, NO ÂMBITO: TODOS PELA N/FABIANA!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. INFORMAÇÃO ADICIONAL:

      No próximo sábado, também a Comissão de Festas da Ucanha, se associa a esta causa, promovendo uma recolha de donativos durante um baibalico que vai ter lugar na sede da junta local!

      ProfAnónima

      Eliminar
  2. [TRAZIDO DO SITE OFICIAL DO IPO-PORTO]

    Dia Nacional do Dador de Sangue

    QUANDO: 27 de Março de 2014
    ONDE: IPO-Porto
    Rua Dr. António Bernardino de Almeida

    No Dia Nacional do Dador de Sangue, 27 de março, o IPO-Porto sai mais uma vez à rua para alertar a população para o ato altruísta da dádiva de sangue. Através da mascote gota de sangue, os utentes da linha amarela do metro do Porto vão ser sensibilizados e informados para dar sangue no IPO-Porto. Vai decorrer, também, uma campanha de sensibilização no Facebook para alertar para a diminuição em quatro por cento das dádivas de sangue ao longo dos últimos meses.
    Para o IPO-Porto, a doação de sangue tem-se tornado fundamental, na medida em que a incidência do cancro em Portugal está a aumentar, estimando-se que todos os anos no nosso país morrem mais de 25 mil pessoas da doença oncológica.
    Assim, das 07h00 da manhã às 20h00 da tarde, uma mascote em forma de gota de sangue vai percorrer toda a linha de metro que dá acesso ao IPO-Porto. A mascote vai distribuir folhetos informativos e tirar dúvidas quanto ao processo de dádiva de sangue. Em paralelo, alguns serviços do Instituto vão juntar-se para uma campanha na página de Facebook da Instituição e, utilizando a famosa ‘Selfie’, os próprios colaboradores vão dar um exemplo de dedicação à causa.

    UM BEM HAJA MUITO GRANDE A TODOS OS DADORES DE SANGUE!:)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar